Apague a luz se for chorar

Apague a luz se for chorar Fabiane Guimarães

Resenhas - Apague a luz se for chorar

Graci 19/11/2021

Foda
O jeito que o livro te induz a acreditar é muito bom, muito sensível, jugar o personagem e ele ser completamente diferente.

tscissa 17/06/2021

Emocionante e real!
A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi justamente o título, que lá no final vamos perceber que faz total sentido. A narrativa de Fabiane Guimarães conta duas histórias, a de João e a de Cecília.

Os capítulos são curtos e intercalados contando a historia de cada um dos personagens principais. Cecília, que tem a vida virada de cabeça para baixo quando recebe a notícia que seus pais morreram juntos e dormindo. Aquilo parece ser coincidência demais para ser verdade e natural, então a partir daí ela começa a investigar.

João é um veterinário, pai solteiro de uma criança com paralisia cerebral, o Adam. Ele tenta levar a vida da forma que lhe é possível, com o objetivo de um dia conseguir tratamento para seu filho. Um dia, a oportunidade perfeita aparece.

A narrativa é bastante envolvente, apesar de densa e pesada em alguns momentos necessários. Cecília e João são personagens reais com problemas e dilemas reais.

Somos cada vez mais levados pela narrativa e com o crescente questionamento de: “em qual momento essas histórias vão se cruzar?”.

Eu terminei o livro aos prantos e com aquele sentimento maravilhoso que de a leitura valeu a pena.

@digaaopovoquelivro

site: https://www.instagram.com/digaaopovoquelivro/

Debyh 26/06/2021

Eu estava bem curiosa quanto a Apague a Luz se for Chorar, já tinha escutado bem por cima sobre o que era a história. Sabia que era um drama, que se passava no Brasil, e na verdade eu só sabia isso mesmo. Ah sim e que tínhamos um mistério envolvendo morte. Fiquei surpresa pela história ser mais que isso, e mesmo discordando de algumas coisas ainda assim gostei muito do que li.
Cecília está de volta à sua cidade natal porque seus pais morreram. Por achar toda a situação estranha ela começa sua própria investigação sobre o que realmente aconteceu. João leva uma vida complicada, é pai solteiro de um filho que requer muitos cuidados e sua situação financeira não está perto de melhorar.

site: https://euinsisto.com.br/apague-a-luz-se-for-chorar-fabiane-guimaraes/

Larissa.Guimaraes 08/07/2021

(Não) Apague a luz se for chorar
Confesso que comecei a leitura já esperando muito por ter sido uma recomendação mas foi ainda melhor do que esperava.
Fabiane Guimarães consegue prender o leitor com os capítulos intercalados e o suspense/expectativa criados através da ansiedade e nervosismo da própria Cecília e da intensidade da rotina de João.
Apesar de acreditar já ter compreendido a conexão entre as duas narrativas, Fabiane surpreende novamente.
De escrita leve, história tocante, trechos mais pesados mas necessários para a construção da narrativa instigante e de fim ainda mais surpreendente e tocante. Fiquei extremamente emocionada e encantada com a história.

Ler literatura nacional contemporânea é tão necessário e tem se mostrado cada vez mais prazeroso. Abrir espaços para o novo, sem abandonar o que nos trouxe até aqui.

Leiam Fabiane Guimarães e Apague a luz se for chorar.

aafantis 19/07/2021

Personagens muito humanos
Esse livro de estréia é muito maduro! A linguagem e o enredo contruídos pela autora é de uma habilidade incrível! A história me prendeu do início ao fim, li o livro eu pouquíssimo tempo e quando o pegava não conseguia largar. Eu adoro ler histórias com personagens humanos em sua essência, cheios de defeitos e qualidades, e que nos fazem ora ou outra nos enxergar neles. Esse livro me deu várias lições de vida! Gostei muito!

ALLAN 30/03/2021

O que este livro quer dizer?
Este livro tem diversas possibilidades de responder esta pergunta.
É um romance composto por duas narrativas uma por Cecília uma médica veterinária que perdeu os pais e descreve seus pensamentos de uma forma um tanto insensível.
Na segunda narrativa o foco é protagonizado por João, pai de Adam, um menino que tem paralisia cerebral, que tenta juntar dinheiro para um tratamento experimental.
O livro é sobre a história dos personagens. Eles não estão ali apenas para fazer a história seguir, são autônomos e diversificados. São pessoas que encontramos no nosso dia a dia e isso trouxe verdade ao livro.
Pensei que eu fosse ficar triste por conta do título do livro, mas na verdade foi uma leitura divertida

carol.pinheiro 02/08/2021

Abordando principalmente uma relação familiar onde ninguém conversa, esse livro começou de uma forma sensacional que me prendeu muito mas depois foi só ladeira abaixo, pareceu que foi se tornando outro livro escrito por outra pessoa, não me apeguei a nenhum personagem, achei que eles foram mal explorados. O livro trata de assuntos super bons para conversar com as amigas, sorte que li com elas e rendeu.

Giovana 05/08/2021

Gostei. Uma boa história para passar o tempo. A escrita é limpa e direta, faz você não conseguir parar de ler até chegar ao fim e descobrir tudo.

Manuela.Quireza 11/08/2021

Perfeito
Peguei o livro e não larguei mais ? li de uma só vez , me fisgou.
João , Cecília ? duas histórias , duas vidas , e inesperadamente se cruzam.
Mistério do começo ao fim.
Eu amei

Yago 24/08/2021

A complexidade da vida
Esse livro tem tanto sentimento, ensinamento e sofrimento... e eu, que já não sou bom em resenhas, num caso desses, fica ainda mais difícil.
Mas, resumidamente, como bem disse a autora (ou a personagem Cecília, como preferir): "no fim, a vida é só você e você mesmo".

Andreia.Kohut 28/08/2021

Não sabia nada a respeito desse livro, mas o nome dele me chamou a atenção e larguei tudo o que estava lendo para mergulhar nessa história. João e Cecília são os protagonistas. Ambos veterinários, terão seus destinos interligados num momento muito inesperado da história. Enquanto ela sofre o luto da morte repentina de seus pais, já idosos, ele busca tratamento para seu filho que tem paralisia cerebral. Acontecimentos bem inusitados perpassam suas trajetórias até culminarem num fim digno para ambos. Gostei muito!

07/10/2021

Leitura sensacional, com final inesperado, Fabiane guia as nuances para onde quer, quando se pensa que sabe o que aconteceu, ela surpreende dando uma ligação entre João e Cecília muito diferente da que se supõe, a escrita é fluida e é desses livros de se ler numa dia mas ficar refletindo sobre ele muito mais tempo, pois traz temas sensíveis e complexos.

Alan kleber 11/10/2021

A literatura nacional vive
"O medo e a tristeza saem um pouquinho da gente quando deixamos que eles se manifestem. Nossos fantasmas, Cecília, são só os que estão aqui dentro. Todo o resto é coragem. Você tem que sofrer.
Mas sofrer com parcimônia, é claro, como tudo na vida, porque sofrimento também vicia."
"Chega uma hora em que a gente tem que parar de ver a vida como uma fábrica de tragédias."

Cecília não sabe muito bem o que fazer com a própria vida. Depois de mudar de Brasília para o Rio de Janeiro, a jovem ainda não conseguiu encontrar um emprego nem organizar seu futuro.
João, pai solteiro de uma criança com paralisia cerebral, tenta levar a vida em Brasília como pode. Trabalha como veterinário na capital federal durante o dia e procura formas de ganhar mais dinheiro à noite ? o objetivo é juntar quantia suficiente para bancar um tratamento experimental para o filho.
Quando os pais de Cecília morrem, ela é forçada a voltar para a pequena cidade de sua infância, onde eles ainda moravam. Mas uma dúvida começa a atormentá-la: a possibilidade de que eles foram assassinados. E João, desesperado por mais recursos, começa a se aventurar por trabalhos pouco recomendáveis.
Ao cruzar suas histórias, Fabiane Guimarães cria um suspense impactante sobre o que significa ser parte de uma família, e os limites que estamos dispostos a ultrapassar para mantê-la.

andrealog 13/10/2021

O vazio de se estar só
Ao seu modo Cecília e João nos contam como cada um enfrenta as enormes dificuldades de suas vidas, os pais que morrem e a deixam sozinha no mundo, um misterioso desconhecido que ela tenta saber quem é, por outro lado João tem o desafio de criar sozinho um filho com paralisia cerebral. Esses dois tem suas histórias entrelaçadas de modo surpreendente.