Formação Política do Agronegócio

Formação Política do Agronegócio Caio Pompeia

Resenhas - Formação política do agronegócio

Tarsila.Helena 18/03/2024

O agro não é POP.
Este livro estava entre os mais importantes para ler este ano em minha lista. Isto porque sou nutricionista e professora em minha área, então sentia que precisava entender mais a fundo das as questões que cercam o assunto.

O livro é uma verdadeira linha cronológica detalhada de como os acontecimentos se desencadearam pra, infelizmente, gerar um golpe em Dilma e chegarmos ao desgoverno Bolsonaro.

É outro livro sobre a história do Brasil que vale a pena ler, só foi cansativo pra mim todos os nomes das entidades envolvidas mas isso seria inevitável

Bruno Palmeiras 18/07/2022

Quem poderia imaginar...
... oq o agronegócio no Brasil (e no mundo) tem estreitas ligações com o Estado e q essa ligação foi construída a base de mtos esquemas?
O livro mostra a criação do termo nos EUA, mostrando como ano a ano foram aumentando as publicações na imprensa e na academia sobre o tema (e no Brasil tb). Depois o livro foca no Brasil passando pelas relações do agro com os governos, com grupos públicos ou privadas e os "conflitos" (entre aspas pq o autor chama assim, mas não rola chamar de conflito qd um lado tem bilhões e mto poder e o outro nada ou quase nada) com pequenos agricultores, povos originários, reforma agraria, trabalho escravo e meio ambiente.
O livro poderia (e deveria) ser mto mais critico ao agro que destrói o meio ambiente, que mata povos ribeirinhos e indígenas e animais. E tb com suas relações estreitas com governos, políticos e poderosos do pais.

Joaquim 18/07/2021

Esclarecedor e essencial aos estudiosos do agronegócio
O autor elabora, com rigor científico, uma antropologia do meio político desenvolvido em volta do termo "agronegócio", partindo de suas origens, no "agribusiness" de Harvard, chegando até o governo Bolsonaro. A descrição rigorosa dos fatos, feita com clareza e delimitação (sempre voltada à análise das instituições, mais do que aos personagens), é esclarecedora e revela que o "agronegócio" é algo heterogêneo e sofre intensas modificações ao longo dos tempos, adaptando-se ao meio político da ocasião, ora conferindo maior relevância a certos grupos, ora a outros. Com essa obra essencial à compreensão do agronegócio, o autor permite que compreendamos a realidade atual e tracemos o cenário futuro desse setor, que, goste-se ou não, é central à política brasileira.

Gregori Pavan 06/05/2021

Agro é tech. Agro é pop. Agro é tudo. Será?
O autor apresenta com fatos e dados, sem os artifícios lúdicos das propagandas, uma visão mais realista e ponderada deste setor. É um Agro pouco do campo e muito da indústria, que foi e continua alavancado com muito incentivo estatal.
Sob o legítimo tema da segurança alimentar, o Agro tem cada vez mais concentrado terras, mercado, riqueza e poder social e político, impondo transgênicos e agrotóxicos, que resultam em degradação do solo, do meio ambiente, desaparecimento de populações e animais, reduzindo a diversidade biológica e no fim apresentando invariavelmente alimentos ultra processados e/ou pura química com rótulo de alimento.

Ruan 07/04/2021

Leitura um pouco cansativa, mas extremamente necessária. Aprendi que o agronegócio não é uma coisa homogênea e que o agro que conhecemos hoje nem sempre foi assim. Indico bastante pra quem curte o tema.