Eu tenho um nome

Eu tenho um nome Chanel Miller

Resenhas - Eu tenho um nome

Paloma 30/06/2023

Sensacional!
"Com que rapidez as vítimas devem começar a lutar, a converter sentimentos em lógica, se familiarizar com o sistema jurídico, a intrusão de estranhos, o julgamento implacável?"

Um dos livros que eu mais demorei pra ler por ter uma história tão cruel, indigesta e pesada que eu já li na vida! Tão poderoso, intenso, comovente e bem escrito. Desconfortável e difícil de ler, mas necessário. Por vezes achei que iria vomitar, me gerou muito mal estar físico. E não somente pelo crime em si, mas também por a toda injustiça que sucedeu, toda uma série de falhas sociais e políticas.. Foi cruel! Um livro corajoso e importante. Chanel tem minha eterna admiração.

Carla.Zuqueti 16/06/2023

Luta contra o abuso
?Eu não sabia que dinheiro tem o poder de abrir portas na cadeia. Não sabia que, se uma mulher estivesse bebada quando fosse violentada, ela não seria levada a sério. Não sabia que , se ele estivesse bebado qusndo cometesse um ato de violência, as pessoas teriam pena dele. Não sabia que minha perda de memória se tornaria uma oportunidade para ele. Não sabia que ser vítima era sinônimo de ser desacreditada.?

História real:

Chanel era recém formada, tinha um namorado e um emprego, quando resolve acompanhar a irmã Tiffany e sua amiga Júlia em uma festa da fraternidade na universidade Stanford.

Chanel bebeu mais que deveria e foi abusada por um estudante durante um apagão. Era penetrada pelos dedos de Broke Tunner, quando o ato foi interrompido por dois turistas suecos que, ao ver que estava inconsciente, empurraram e bateram no aluno, que fugiu.

Essa é logo a apresentação do livro, mas não é a parte principal. A partir daí, Chanel entra em uma longa batalha judicial contra Tunner e relata tudo que sentiu, como sua vida, de sua família e namorado foram afetadas e como foi encarar o difícil julgamento, onde muitas vezes parecia que a julgada era a vítima.

Porque o abusador era um garoto. Era um nadador promissor. Seria um cirurgião. Por que estragar o futuro de um garoto loiro, rico e promissor? Porque hoje, ele era um abusador. E porque abusadores não passarão.

O livro é um pouco cansativo, Chanel é bem repetitiva e muitas vezes ingenuamente boba.

Mas o ponto principal que gostaria de ressaltar é: como as mulheres são julgadas e julgadas e julgadas. Como muitas vezes seu corpo não é nada. Como o simples fato de estar bebendo em uma festa ou usar roupas justas parece já permitir que um homem se aproprie do seu corpo e tenha comportamento deplorável com você.

Eu já fugi de amigos bebados. E já fugi de amigos sóbrios. Já ouvi ?ou da ou desce?. E desci. Já sentei a mão em macho idiota. Você sempre precisa estar atenta. E colocando limites. E dizendo não. E se defendendo. E isso é cansativo.

E quando uma garota descuida e bebe demais, e o abuso acontece, ainda precisa ouvir que o motivo foi a bebida. Foi ela ter apagado. Como se o fato dela beber já lhe permite ser abusada. Como se estar numa festa, num bar, já indica que você está permitindo o abuso.

A luta contra o abuso é de todas e não apenas de quem foi abusada. Mesmo porque, muitas garotas abusadas não relatam, porque a vida da mulher abusada muda pra sempre. Porque é difícil reunir provas. Porque o mundo é machista e sempre há o questionamento se a mulher realmente não queria aquilo.

E a única forma de previnir o abuso, é formar homens conscientes que não é não. E que se a mulher estiver bebada e não conseguir responder, também é não.
E quando acontece, precisa haver punição. De forma que não se repita. A luta contra o abuso, precisa ser hoje.

Mari 13/06/2023

É uma bibliografia da Chanel, é uma angústia o que ela passou e como o sistema jurídico é falho com as vítimas de abuso, a gente lê querendo justiça e que ela tenha paz.

Gabriela2201 26/05/2023

Eu tenho nome

?????
Me fez refletir,  um dos melhores livros de 2023 que eu vou levar para vida

Ianara 26/05/2023

Chanel ??
Não sei se consigo descrever bem o suficiente meus sentimentos durante essa leitura...Demorei meses para terminá-la, pois esse tema me afeta demais. Eu sentia tanto nojo, raiva e indignação que acabei até escrevendo xingamentos em algumas partes do livro.
A Chanel é mulher incrível que transformou a sua dor em atitutes para ajudar outras vitimas.Toda minha admiração e amor para ela. ??

gabriele 22/05/2023

?A história acontece quando encontramos pessoas que passaram pelo que estamos passando. Que não apenas estiveram lá, mas sobreviveram àquilo. Que não só sobreviveram, mas mudaram as condições existentes. Cujos esforços as informaram. A história mostra o que as pessoas enfrentaram antes de nós. (?) A história mostra que, mesmo quando somos minoria, mesmo quando ninguém acredita em nós, não significa que estamos erradas. Na verdade, significa que a sociedade está demorando a nos alcançar. E, se essas minorias não cedem, não desistem de suas verdades, o mundo muda sob seus pés?

Rodrigo 20/05/2023

Indignação é a palavra
Eu não conhecia a Chanel. Não sabia da história dela e do abuso que ela sofreu mesmo o depoimento dela ter viralizado na época. Foram diversas as passagens desse livro que me deixaram com muita raiva de tudoo nesse mundo. Mas, o que mais me deixa irritado, é como não existe justiça nesse mundo a não ser que nós a façamos pq o sistema judiciário é a maior falácia desse mundo. Nada é preto no branco como deveria ser. Tudo é refeito! E por trás de cada juiz e juri existe uma pessoa com pensamentos e preconceitos que não consegue dissociar disso e agir da maneira mais fiel a verdade. Eu agradeço muito a Chanel por trazer sua história e dar voz a tantas vítimas de abusos sexuais.

Maria 29/04/2023

Eu tenho um nome
Chanel Miller conta sobre seu estupro e sobre como a justiça tenta sempre fazer com que a vítima seja a culpada e o agressor absolvido.
Ela lutou com muita coragem para ser respeitada, para ter sua voz ouvida e para ter justiça para ela e para outras mulheres.
É um relato impressionante, recomendo demais esse livro.

GarciaV4n 28/04/2023

Todo mundo deveria ler esse livro
Apesar de saber da premissa, a sensação de consumir esse livro é indescritível.
Ele é envolvente, forte e deveria ser lido por todas as pessoas do mundo pelo menos uma vez na vida.
Chanel representa tantas mulheres, tantas que foram abusadas sexualmente e caladas pelas circunstâncias, pelo sistema, pelas insinuações, pelo medo, pelo cansaço...
É um livro forte, impactante, envolvente e único.
Prazer em ser alfabetizada pra poder ler uma obra dessas.
LEIAM ESSE LIVRO

Nicole 17/04/2023

Demorei muito pra ler esse livro, muito mesmo. Foi uma leitura que de destruiu em várias formas, me arrepiou, me machucou, me feriu e me impactou
Não é um livro com final feliz, ou uma história pra ler e se apaixonar e sorrir, é cruelmente real, frio e verdadeiro
Chanel Miller conta sua história e todas as fases vividas em sua vida depois do estupro que sofreu em janeiro de 2015, mas ela é uma em um milhão, todos os dias temos notícias parecidas e essa história horripilante se tornou uma manchete comum, como foi que nos acostumamos a isso?! Onde foi que um abuso passou a ser normal? Como ninguém liga pra dor da vítima?

?Está não é a verdade absoluta, mas é a minha. [?] Vou entregar o que posso, pegue o que precisar. [?] Sou uma vítima. Não tenho problemas com essa palavra, meu problema é me reduzir a isso.?

?Eu estava sozinha, minha história agora selada dentro de mim, uma moça sem rosto me alimentando com banalidades pelo telefone?

?Eu perdi tudo?

?Segurança sempre foi uma ilusão?

?Escrevi este livro porque o mundo pode ser difícil, horrível e, muitas vezes, imperdoável. Escrevi porque houve momentos em que não quis viver. [?] Este livro não tem um final feliz. A parte feliz é que não há fim porque sempre vou dar um jeito de seguir em frente.?

Obrigada Chanel.

Natie 12/04/2023

Um relato que causa dor em todas as mulheres que lerem!
Esse livro deveria ser distribuído nas escolas, nas universidades, nas mesas de debates do Congresso, deveria ser leitura obrigatória para profissionais do Sistema Judicial brasileiro e principalmente, para os homens.

Um livro que retrata simplesmente o cotidiano de uma mulher e em como nos dias mais comuns um homem sempre vai se achar no direito de culpabilizar uma vítima de abuso.

Uma história dolorosa nada desconhecida, que exibe como as mulheres são questionadas e vistas como ameaça, até mesmo quando elas que são as VÍTIMAS. Mostra também como o sistema judicial pode brutalizar mais ainda o corpo e a mente de uma mulher.

Channel Miller libertou muitas vozes com esse relato, desbloqueou memórias e escancarou para o mundo a nossa realidade.

Não consegui ler algumas partes do livro, não por completo, as emoções eram fortes demais. Espero um dia reler sem o peso do sofrimento, mas mesmo não tendo sido uma leitura por completo esse livro não deixa de ser um 5 estrelas favorito.

Rafa 07/04/2023

Um relato comovente e necessário
Nunca imaginei que um livro fosse mexer tanto comigo. Claro, já li muitos de ficção com histórias que chocam e nos fazem pensar, mas saber que tudo ali era um relato real do que a autora passou, tornou tudo mais denso e assustador.

A história é ?simples? são coisas do cotidiano, não existe uma reviravolta mirabolante. Mas acompanhar a rotina dela em busca de uma justiça que de início parece até forçada a aceitar, é pesado, é exaustivo e você sente toda a agonia dela em cada momento dos dias, das horas, das ações.

Mas também sente a força, a força e coragem de voltar para o trabalho - mesmo ainda sendo um momento de absorção de tudo que aconteceu, ela reagiu com uma força que poucas vezes presenciei - de contar a família, ao namorado!!! Os momentos que mais doeram no início foram justamente o contato com namorado, eu chorei junto com ela, fiz o mesmo sorriso torto para fingir que estava tudo bem e passei todos os dias enquanto li pensando na história.

Mas não me dei ao luxo de pesquisar sobre, eu esperei acabar, pra ouvir pela voz dela o desfecho da história. Não queria im resumo de outra voz, eu quis ir até o final com ela e absorver todos os sentimentos.

Esse livro deveria ser levado às escolas, distribuído nas universidades e mais do que lido por mulheres, ser lido - principalmente - pelos homens.

Afinal, não são todos os homens, mas é sempre um homem. Que eles não nos abalem, não nos toquem e respeitem nosso consentimento como respeitamos o deles.

Jasmin 06/04/2023

Foi o primeiro não ficção que eu li.
Eu fiquei impactada com tudo que aconteceu e angustiada também.
Esse livro me fez sofrer junto com Chanel e em diversos momentos eu me vi nela.
A leitura foi bem fluida e escrita dela é incrível!

Maria.Clara 06/04/2023

Apenas sem comentários.
Aquele livro que todos deveriam ler, pesado, visceral e mostra como a realidade de um assédio é dura...

JAssica.Leituras 01/04/2023

Sabe aquele livro que você termina a leitura e já quer indicar para todo mundo, aquele livro que você passa horas lendo e não vê o tempo passar. A história e os relatos de Channel, me tocaram profundamente. Ao final do livro você se sente abraçada. Com certeza um leitura favorita é necessária.