A Loucura das Massas

A Loucura das Massas Douglas Murray

Resenhas - A Loucura das Massas

Ogaiht 07/02/2024

A Herança Maldita do Pós-Modernismo
O francês Michel Foucault com sua teoria das relações de poder no discurso e da negação de uma verdade objetiva onde tudo é relativo deu início ao pós-modernismo nos anos 60, tornando o autor o mais citado em trabalhos acadêmicos no mundo. Mas qual o legado dessa corrente de pensamento?
Na superfície o pós-modernismo parece bem razoável e interessante. Afinal, palavras podem sim ter muito poder, e muitas vezes é sábio não ser inflexível e saber relativizar as coisas. Mas o que os seguidores dessa que agora parece ter virado uma seita não conseguem ver é que isso pode funcionar para coisas mundanas do dia a dia, mas o mundo é bem mais complexo.
As ideias de Foucault e outros teóricos pós-modernistas tiverem enorme influência nas teorias de raça, gênero e identidade. Nas teorias feministas influenciaram as ideias que homens e mulheres são exatamente iguais, que as diferenças entre os sexos são meras construções sociais. Portanto, qualquer diferença entre os sexos só pode ser discriminação. Em muitas escolas dos EUA, professores têm evitado o ensino de música clássica porque não há compositoras e temem ser acusados de sexismo.
Nas teorias de raça chegaram a conclusão que o racismo está em todo lugar. Se alguém branco não ver um negro pela cor de sua pele mas pelo sua essência é visto como indiferença e portanto um comportamento racista. Mas se o mesmo branco tem ciência da cor da pele do outro, também é considerado racista. Também criou-se o mito que apenas os brancos podem ter preconceitos raciais e os membros de minorias étnicas não. Ha até aqueles que criticam o ensino da matemática nas escolas, porque segundo eles, essa é uma ciência de homens brancos que morreram há muito tempo e que só serve para reforçar a dominação branca sobre os demais.
Nas teorias trans chegam a defender que a ideia de sexo, que é algo biológico também é uma construção social. Se alguém ousar dizer que homens são aqueles seres formados pelo cromossomo XY e mulheres XX, São imediatamente descreditados e taxados de transfóbicos.
Esse anti cientificismo é resultado dessa hiper relativização dos pós-modernistas, que negam verdades objetivas. Pela lógica deles, alguém poderia defender que a terra é plana, pois essa é a verdade dele, e ela é tão válida quanto a verdade daqueles que acreditam que a terra é redonda.
O autor Douglas Murray faz um excelente trabalho neste livro mostrando como essas ideias, que antes eram parte de uma elite intelectual bem restrita, se espalharam por todas universidades do Ocidente e depois pelas mídias criando vários grupos que defendem pautas identitárias cujos objetivos são nobres mas cujas maneiras de defendê-las são extremante equivocadas. Esses paladinos da justiça social se espalharam com as redes sociais e hoje temos que viver numa sociedade onde a cultura do cancelamento e do linchamento virtual são coisas normais e usadas em nome de um bem maior, que acabam mais atrapalhando do que ajudando causas cujos princípios são nobres. Chega a ser assustador ao nos darmos contato que um apoiador da extrema direita, anti-vacina, terraplanista, crítico ao casamento gay por razões biológicas tem muito em comum com a militante de esquerda, paladino da justiça social, que acredita que tudo é uma mera construção social, que não existem diferenças entre os sexos, defensores de linguagem neutra. Ambos são anti-ciência, são um reflexo da ignorância que impera no mundo atualmente.
edu basílio 07/02/2024minha estante
ao meu ver, há muita coerência nas suas colocações. elas me fazem lembrar algo que eu sempre penso: para mim, um fanático de uma religião X qq pra quem tudo é pecado e condenação e inferno não difere, em essência e modo de funcionamento psíquico, de um ateu (e eu sou agnóstico).

Joezer.Moreira 07/02/2024minha estante
Edu basílio, falou pouco mas falou merda

edu basílio 07/02/2024minha estante
caro joezer, é normal e está tudo bem ter posicionamentos e formas de pensar diferentes?? boas leituras aí??

Joezer.Moreira 08/02/2024minha estante
Está tudo bem quando os posicionamentos são sensatos ou fazem algum sentido, não quando disparates são ditos a torto e a direito. Comparar ateísmo com comportamentos de fanáticos religiosos? Pfff

Você sabe o quê é ateísmo? É simplesmente não acreditar que existam deuses (especialmente no sentido mais comum da palavra). No que isso implica em um problema psíquico?

Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Loucura das Massas" de Douglas Murray é um livro que analisa a atual cultura da sociedade ocidental, que é marcada por questões de gênero, raça e identidade. O autor argumenta que a sociedade está em um estado de "loucura das massas", em que as pessoas estão sendo levadas a acreditar em ideias que não fazem sentido lógico ou científico. Essas ideias incluem a ideologia de gênero, a identidade de gênero e o racismo reverso.

Murray discute como essas ideias estão sendo promovidas por políticos, mídia e líderes acadêmicos, e como elas estão prejudicando a sociedade. Ele argumenta que a ideologia de gênero está sendo empurrada de forma agressiva e que a identidade de gênero é uma ideia perigosa que está levando as pessoas a rejeitar suas próprias características biológicas e, portanto, causando confusão e sofrimento. Ele também discute o impacto negativo do racismo reverso e como ele pode ser prejudicial para as relações raciais.

O autor também examina as raízes dessas ideias e argumenta que elas são baseadas em uma visão de mundo pós-moderna que nega a existência de verdades objetivas e universais. Murray defende a importância da razão e da ciência em contraponto a essas ideias, e argumenta que a sociedade precisa voltar a valorizar a busca pela verdade e pelo conhecimento.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Afonso74 21/10/2022

Uma ode à Verdade
A Loucura das Massas é uma resposta aos exageros e excessos de militância representados pela chamada cultura “woke”, cujas pautas crescem em países como o Brasil mas já estão muito consolidadas em países desenvolvidos. A visão do autor inglês é com base experiência desses países de Primeiro Mundo e serve como reflexão se realmente é o modelo de sociedade que desejamos.

Sua argumentação em nenhum momento descamba para preconceitos mas sim evidencia como parte dessas “demandas” sobre racismo, direito LGBT e feministas são contra-produtivas para a sociedade como um todo e como distorcem a verdade dos fatos. A obra demonstra como a militância a favor dessas causas não é apenas contra qualquer tipo de preconceito, mas sim trabalha para dividir nossa sociedade.

Recomendo leitura para os defensores dessa pauta dita “progressista” para que questionem parte das ações dos grupos militantes radicais que supostamente estão ao seu lado. Mas também aos “conservadores” que leiam essa obra para que encontrem aqui argumentos racionais, e não religiosos / morais, que irão engrandecer suas muitas vezes limitadas visões de mundo.

Elton.Oliveira 23/03/2022

Temas delicados
O autor aborda alguns temas que são geralmente bem espinhosos de debater e q atualmente está havendo várias cisões na sociedade.
Concordo com a maioria de suas visões mas confesso q não sou adepto há algumas benevolências com pessoas q , não entendem/não querem enteder , a individualidade ou identidade do próximo !
Sei q são conceitos novos , q estamos gerando novas nomenclaturas , novas idéias de sociedade .... Mas creio q temos sim q nos adaptar o quanto antes a liberdade de qualquer classe oprimida !! Rejeito qualquer preconceito , exclusão , discriminações... geradas pelas religiões !!

Recomendo a leitura pois tive muitos bons insights !!

Rogerio.Flores 31/12/2021

A loucura das massas
Com um título muito apropriado, Douglas Murray, comentarista político britânico, navega de forma habilidosa por conturbadas águas ao abordar possivelmente os temas mais complexos e delicados da atualidade; o preconceito contra gays, mulheres, raças e trans.
Através de uma análise detalhada e contundente, adentra em cada detalhe de cada tema, trazendo toda a complexidade que, de fato, os envolve e, ilustrando com fatos acontecidos em momentos diversos da evolução do tema, levanta questões necessárias para que possamos evoluir no entendimento e na solução dos conflitos.
Independente do posicionamento político do leitor, torna-se uma leitura necessária para aqueles que realmente querem encontrar soluções para as vorazes disputas que hoje dividem mais do que somam.
À medida que os capítulos evoluem, a leitura melhora, tendo nos capítulos finais o seu ápice. Assim, até mesmo a ordem de abordagem dos temas foi tratada de forma a, não somente conhecer mais do assunto e fomentar o debate, mas de propor caminhos para a solução.
Recomendo bastante.

Graciano 24/10/2021

Direto e esclarescedor
O autor vai direto ao ponto, sem muitos floreios, e expõe seu ponto de vista de forma bastante clara. A leitura é fluida, porém os temas são polêmicos e as vezes os 'causos' são pesados.
Se for pra ficar revoltado com a situação, não leia este livro... mas se só ouviu falar mal dele, pense duas vezes.
Não espere encontrar um critica filosófica rígida, não é esse o objetivo, pois o livro me parece ser voltado, curiosamente, para as massas. Existe uma boa dose de referencias para a maior parte dos fatos citados, muita coisa pode ser facilmente encontrar com uma busca na internet.
Senti falta de um prefácio por alguém "da área" ou algo assim.

Diego 24/05/2021

Imprescindível
Trata-se de obra imprescindível para quem quer entender o contexto da sociedade ocidental atual (felizmente, no Brasil estamos vivendo a transformação em velocidade menor), as tendências de futuro e suas possíveis consequências indesejadas(?)...
Diego 24/05/2021minha estante
Esqueci de mencionar que a tradução poderia ser mais caprichada.