O silêncio das filhas

O silêncio das filhas Jennie Melamed

Resenhas - O silêncio das filhas

Amanda @litera.pura 25/01/2022

"Não permitirás mulheres que não sejam irmã, filha ou mãe, se reunirem sem um homem para orientá-las. Não deverás desobedecer a teu pai."
O mundo que conhecemos não existe mais. A maldade humana e o pecado fizeram com que o mundo fosse amaldiçoado, mas alguns escolhidos conseguiram chegar até uma ilha isolada, onde reconstruíram a civilização em um novo molde. Nesse lugar, as meninas e mulheres têm funções bem definidas: procriar, obedecer e nunca questionar. Quando um menino nasce, as pessoas comemoram. Quando uma menina nascem, todos choram. As filhas pertencem aos pais até a chegada da primeira menstruação, quando passam a pertencer aos maridos. E quando eu digo que "pertencem aos pais", eu quero dizer que os pais fazem absolutamente TUDO com elas, se é que vocês me entendem. Sem nenhum contato com o mundo externo (que está destruído e em chamas), resta às mulheres acreditar que aquele modo de viver é o único que existe e que, apesar do sofrimento, estão cumprindo a vontade de Deus.

Acompanhamos a história pelos olhos de várias personagens. Amanda, que acabou de ter seu primeiro filho. Vanessa, que ainda não se casou mas sabe que o momento está se aproximando. Janey, que está firme em seu propósito de jamais se submeter aos homens. Junto com algumas outras garotas da ilha, elas começam a questionar se tudo aquilo é certo. Elas merecem tanto sofrimento e tanta violência simplesmente por serem mulheres? Por que Deus odeia tanto as meninas?

O Silêncio das Filhas é um livro incômodo, que nos desperta muita angústia e revolta. Apesar dos ares distópicos, ele é um retrato do que acontece na vida real: machismo, violência, fanatismo, a pressão que existe para que as mulheres casem/tenham filhos/sejam subservientes ao marido. Ambientado em uma ilha isolada, sem nenhuma forma de fugir ou pedir ajuda, a história quase nos sufoca. Gostaria que mais pessoas lessem esse livro, porque não vejo ninguém falando sobre ele. Vi algumas pessoas dizendo que o final era ruim... acho que é porque estamos muito acostumados aos finais felizes e nos incomodamos com os finais realistas. Gostei muito, apesar de tanto sofrimento.
⠀⠀

site: http://www.instagram.com/litera.pura
Rafael Kerr 25/01/2022minha estante

Gabi 21/03/2021

Desfecho horrível. O livro todo eu esperei um grande acontecimento, uma reviravolta para as mulheres e as crianças e o que eu recebo? Esse final fracassado. Tanto temas importantes abordados, violência doméstica, uma seita com fanatismo, incesto, estupro, e a autora cagou pra isso.
Brena Menezes 13/07/2021minha estante
Simm, também não gostei do final

Rê Lima 23/02/2021

É um livro bem duro, difícil, doído.
Dá uma sensação de sufocamento e desesperança.

July 01/08/2021

O silêncio das filhas
Um livro impactante trazendo temas delicados como abuso infantil, incesto, estrupo, privação de liberdade de meninas e mulheres que vivem na ilha.
Um sociedade autoritária regida por uma ideologia totalmente a favor dos homens. Eles seguem protocolos que apenas o favorecem, e as mulheres/meninas têm que se submeterem a sua vontade e desejos em obediência.

No geral o livro é bom, embora abordando temas muito tristes que te deixa angustiada e revoltada a todo momento. O final deixa a desejar.

Amanda 18/12/2022

Um livro que começa muito interessante mas se estende de maneira desnecessária e não há um fechamento à altura. Tinha tudo pra ser muito bom, mas sinto que a história se perdeu
Khall 20/03/2023minha estante
Discordo.

Amanda 05/04/2023minha estante
Kkkkkkk Discorra

mccaveirinha 22/08/2021

Uma das minhas piores leituras
Esse livro foi uma completa frustração.De primeira eu não consigui entrar na história,o que me fez ficar perdida em muitos aspectos,a frequência de acontecimentos,ora muito rápida ora muito lenta deixou essa leitura exaustiva.

Em relação aos personagens eu tive um apego muito grande em basicamente todas as meninas, porém achei as mortes de algumas muito repentina,elas poderiam agregar muito na história.Ao meu ver, foram mortes prematuras e desnecessárias.

Quanto ao final,foi ruim pra não dizer péssimo.Senti que perdi tempo lendo esse livro, porém falta uma continuação,afinal esse livro todo é muito vago e cheio de lacunas.

_limamanu 07/09/2021

Deixou a desejar
Achei bem mais ou menos, o enredo é interessante, mas achei meio raso, muitos detalhes em coisas desnecessárias e poucos detalhes em partes importantes.

Kelthy 29/10/2021

o silêncio das filhas
A trama é ambientado em uma ilha, onde seus habitantes vivem isolados do resto da humanidade de (um mundo devastado), essa comunidade tem suas próprias regras, regra essas deixadas pelos ancestrais. Essas diretrizes só favorecem aos homens, é tanto que quando nasce um menino é motivo de alegria e uma menina de tristeza.⁣

Os temas abordados na história, são extremamente fortes, como, abuso infantil, incestos, submissão das mulheres as vontades dos homens. ⁣

A narrativa é dividida entre quatro vozes femininas, Amanda, Vanessa, Caitlin, Janey, cada capítulo elas falam sobre suas expectativas, medos, aventuras, dúvidas e o cotidiano de homens e mulheres da ilha.⁣

Embora a leitura seja de fácil compreensão, fluida e rápida, mas por conta dos temas abordados, ela se torna angustiante e nojenta, porque nojenta? Por conter descrições das práticas desconcertantes e perturbadoras cometidas contra os personagens femininos, especificamente suas crianças e adolescentes.⁣
Por mais que o silêncio das filhas seja uma obra de ficção distopia, não está longe da nossa vida real, pois só o que vimos nos noticiários é a violência e a opressão contra a mulher. ⁣

Se gostei do livro? Sim, mesmo com esses assuntos incômodos, a leitura se torna bem reflexiva. Contudo, algumas partes achei desnecessário, como a morte de algumas meninas da ilha e o ponto final que ficou solto. ⁣

Isa 12/12/2022

O segredo das filhas
Um livro chocante, que com certeza não se parece com nada que eu tenha lido até agora.. Desperta várias emoções durante a leitura.

IaraGuilherme 08/08/2021

A cada capítulo um mix de emoções diferentes, apesar de ser uma distopia os temas tratados são muito atuais e nos levam a uma profunda reflexão a respeito do assunto proposto. Recomendo a leitura!

iammoremylrds 24/05/2023

Uma obra bem interessante com uma leitura densa e pesada, trazendo diversos questionamentos e reflexões ao longo dela, além de ser bem chocante, aflorando diversos sentimentos durante a leitura, uma distopia muito bem construída

mere 02/05/2021

Dificilmente um livro de ficção mexe comigo ao ponto de me.enojar.
E sim , esse livro muitas vzs embrulhou o meu estômago. Apesar.de ter gostado bastante.
Mas a história em si é muito difícil. Muito triste. E pensar que mesmo nos dias de hoje , ainda muitas meninas passam por isso.

Isa 05/04/2024

Esperava mais
O tema me chamou atenção, essa ilha que segue os 'mandamentos' dos ancestrais e cria uma sociedade onde meninas e mulheres servem aos pais e depois aos seus maridos e tudo fora da ilha é condenado. Pesado o que estas meninas vivem...mas a historia não dá em nada. Os desenvolvimentos das personagem são decepcionante pq não chegam a lugar nenhum, que pena