Um Milhão de Pequenas Coisas

Um Milhão de Pequenas Coisas Jodi Picoult

Resenhas - Um milhão de pequenas coisas

juliette 08/04/2024

Amei!
Amei a leitura, fiquei ansiosa a cada página. Senti tudo que a Ruth e a Kennedy sentiram. A escrita é tão boa que você até ""entende"" as motivações do Turk. Foi um misto de raiva e pena mas fiquei feliz que ele teve uma redenção no final. A história fluiu demais e me prendeu muito! Foram tópicos muito importantes sendo mto bem tratados. Realmente faz vc pensar

Lane 03/04/2024

Incrível
Quando eu comecei esse livro não achei que ia gostar tanto dele "Um milhão de pequenas coisas" consegue abordar o racismo de uma maneira sensível e extremamente necessária, gostei muito do livro

Suzana 23/03/2024

Nauseante,emocionante e necessário
"- Há uma diferença entre racismo ativo e racismo passimo.[...] Racismo ativo é ter uma tatuagem de uma suástica na cabeça. Racismo ativo é dizer a enfermeira-chefe que uma enfermeira afro-americana não pode encostar no seu bebê. É rir de uma piada preconceituosa. Mas racismo passivo? É notar que existe uma única pessoa negra no seu escritório e não perguntar ao seu chefe por quê. É ler o currículo escolar da quarta série do seu filho e ver que a única história negra abordada é a escravidão,e não questionar por quê."

Que livraço,nauseante as partes contadas pelo Turk,mostrando o lado mais podre do ser humano,ao mesmo tempo que é lindo e emocionante ver o despertar da Ruth e da Kennedy.

Dani 18/03/2024

História impactante e necessária.
Reflexão especialmente importante para pessoas brancas: como você está fazendo parte do problema e o que pode fazer para tentar melhorar isso?

Lohane 17/03/2024

Racismo é coisa de branco
Começo dizendo que o meu maior defeito é a hipocrisia. Eu sempre acreditei que racismo é coisa de gente branca, e, sendo assim, deveria ser resolvido por eles, já que foram eles que criaram esse monstro. Mas o primeiro histórico de leitura que fiz desse livro foi justamente questionando o fato dele ter sido escrito por uma mulher branca. Em minha defesa, eu estava em 13% da leitura.
Com o decorrer da leitura, percebi que ele precisava ser escrito por uma pessoa caucasiana, porque a intenção dele é escancarar o racismo, tanto o ativo quanto o passivo, e, se é um problema de brancos, precisa ser exposto pra gente branca por quem é como eles, pois é muito mais fácil que eles escutem um igual.
Eu sou uma mulher preta, sei como é sofrer racismo, então não preciso que uma mulher branca venha me dizer como o mundo é injusto nesse sentido. Mas esse livro não foi escrito pra mim. Foi escrito pra eles.

A passividade da Ruth em relação aos pequenos preconceitos sofridos por ela diariamente me irritou muito, mas essa é a realidade de uma pessoa preta que tenta se encaixar numa comunidade inteiramente branca: tentar se encaixar. Ver ela despertando foi triste porque eu passei pelo mesmo, e é horrível, mas foi tão libertador quanto quando aconteceu comigo.

O despertar da Kennedy, advogada branca, me fez chegar a uma conclusão: esse livro PRECISA estar incluído no repertório de qualquer pessoa branca que se diga aliada da luta antirracista, justamente porque ele joga na cara que você não tem como não ser racista enquanto se utiliza de privilégios de raça em benefício próprio, mas não pra conscientizar os seus iguais.

Roberta543 05/03/2024

MARAVILHOSO
Demorei mais do que o normal para ler esse livro, mas que livro, acho tão necessário que todos leiam, foi meu primeiro contato com a autora Jodi e ela entregou tudo e mais um pouco.
O livro conta a história de Ruth uma enfermeira com mais de 20 anos de profissão que é afastada do atendimento de um bebê recém nascido pelo simples fato de ser negra, os pais de Davis são supdemacistas brancos e não aceitam atendimento de uma afro-americana, porém em uma emergência no hospital e com baixa de funcionários Ruth se ver em um beco sem saída, ajudo no socorro de uma criança pelo juramento que fiz ou não toco nela por escolha dos próprios pais?
Ruth é uma personagem forte, corajosa e potente. Sua advogada é uma grande surpresa.
Só leiam!!!!!!

Lorran.Deives 29/02/2024

O que falar dessa obra prima? Simplesmente perfeito, o livro é incrível e ao mesmo tempo deixar o leitor querer saber mais do desenvolvimento dos personagens envolvidos! Amei o livro, e recomendo muito quem queira ler.

Júlia Maria 21/02/2024

Extremamente necessário!! Amor, raiva, alegria, angústia? alguns dos sentimentos que senti lendo o livro

Kauane Parra 24/01/2024

Uma história comovente e muito bem escrita. É absurdo pensar que ainda existem pessoas com uma filosofia de vida tão radical e que de fato se sentem superiores, porém o maior impacto é justamente o racismo oculto e talvez inconsciente que está empregando na sociedade. Acredito que a altura conseguiu atingir o objetivo de causar reflexão.

marcela 13/01/2024

Muito bem escrito, com discussões importantíssimas e personagens muito bem desenvolvidos!

Não sabia que era escrito por uma mulher branca e fiquei surpresa quando vi no final do livro, admito que isso me deu uma retraída assim que vi, mas depois de terminar de ler a nota que ela deixou, entendi a necessidade de pessoas brancas começarem a entender o racismo como uma responsabilidade inegociável. É muito fácil se manter numa possível confortável e omissa com a desculpa de não ser nosso lugar de fala, porém só quando refletirmos e falarmos sobre o racismo que existe dentro da gente, iremos nos tornar verdadeiramente aliados nessa luta tão dura.

E vamos adiante nesse processo de desconstrução!!

Andrea Lacombe 12/01/2024

Simplesmente perfeito!
?É um livro tão pertinente, que deveria ser lido por todo mundo. Questões raciais são explicadas de uma forma tão didática que se torna uma aula. Excelente!?

Mirlla 11/01/2024

Small Great Things
Comecei o livro bem receosa porque a autora é uma mulher branca tratando sobre racismo. Mas, foi indicado por uma booktuber que acompanho há alguns anos e gostei muito da premissa, então comprei o livro e deixei guardado por um tempo longo antes de iniciá-lo.

Em vários momentos me peguei voltando para a orelha do livro para checar se a autora era mesmo branca ou não, porque eu sentia que poderia ter ali uma sugestão de representação/expressão do que seria a visão de uma pessoa branca sobre o racismo narrando e construindo uma personagem negra.

E não deixa de ser.

Acho que é necessário engatar a história, passar por toda ela para no fim nos depararmos com quem e para quem realmente Jodi está escrevendo e construindo esse discurso, e não é para pessoas negras.

Esse livro, para as pessoas mais conscientes e ativas em seus estudos sobre raça e racismo pode ser até um pouco didático demais, ou básico demais.

Mas é uma história intrigante, que vai nos prendendo e se construindo de uma maneira muito instigante.

Acho que vale a pena a leitura!

samyra 04/01/2024

Bom!
O livro é ótimo, gostei que apresenta a perspectiva de uma pessoa branca sobre o racismo, já que a maioria da literatura sobre o assunto fala apenas do nosso lado.
Achei a Ruth burra pra cacete, porque se isso não fosse uma história fictícia ela com certeza estaria apodrecendo na cadeia só porque quis abrir a boca. Não entendi essa necessidade dela de querer falar no tribunal, sendo que haveriam mil e uma oportunidades depois do julgamento pra ela contar a própria versão.
A única coisa de que não gostei e que me impediu de dar cinco estrelas foi o fato do Turk ter se redimido no final só por causa das "exceções" que ele encontrou no próprio ódio. Quando a pessoa é uma racista de m3rda e faz disso a própria vida, batendo em minorias, espalhando esse ódio através de um blog e impedindo que uma enfermeira negra toque no seu filho, a pessoa é ruim. Ponto. Esse tipo de redenção é pura balela, e na verdade não me surpreende ter vindo de uma autora branca. Só eles mesmo pra acreditarem nesse tipo de coisa.

Lara1596 25/12/2023

Resenha: um milhão de pequenas coisas
Um livro comovente é bastante reflexivo, nos faz pensar sobre o racismo através de situações cotidianas que não paramos para refletir durante o dia.

Ruth é uma enfermeira negra que sempre lutou para ter seu lugar na sociedade, estudou, se dedicou e teve uma família, uma mulher que teve uma educação muita rígida devida sua cor de pele. O que ela não esperava era ser impedida de fazer seu trabalho justamente por conta de sua cor de pele, pais supremacistas brancos impedem que Ruth cuide de seu bebê e no desenrolar da história ela acaba sofrendo um processo injusto.

Um livro comovente que mostra lições de vida que passam despercebidas pela visão de pessoas brancas, muito comovente e inspirador.
Fabricio268 25/12/2023minha estante
Essa autora é boa demais. Minha próxima leitura será Coração de mãe, já leu?

lipelimma 23/12/2023

Experiência de leitura incrível