A Ordem

A Ordem Daniel Silva

Resenhas - A Ordem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Hellio Piagge 02/05/2021

Conspiração e assassinatos no alto escalão do Vaticano
A Ordem é um romance de espionagem, que se caracteriza, em termos narrativos, uma obra com espiões e espionagem entre nações.

Gabriel Allon estava de férias em Veneza quando o papa Paulo VII morreu sob circunstâncias misteriosas. Ao lado de seu velho amigo, o arcebispo Luigi Donati, Allon começa sua investigação e descobre um evangelho perdido nos arquivos secretos do Vaticano.
Por essa razão, a Ordem de Santa Helena, uma sociedade católica, fará de tudo para deixar o texto longe das mãos do espião.

Com um enredo carregado de ação, política e assassinato, Daniel Silva nos entrega uma obra que mescla realidade com ficção. A escrita do autor flui bem em todo o tempo e mesmo tratando de temas densos, como política e sociedade, A Ordem é viciante.

É impossível não admirar a destreza de Gabriel Allon durante o desenvolvimento da trama. Ele é um espião extremamente inteligente e com certeza entrou para o hall dos meus investigadores preferidos.

Um dos meus pontos favoritos foi a ambientação: A Ordem tem cenas em Roma, Vaticano, Assis e diversos pontos turísticos. Toda a construção permite ao leitor conhecer diversos locais da Itália e se aventurar na história local. E, mesclando a realidade com a ficção, o autor levantou questões que estão em disseminação nos tempos de hoje como antissemitismo, imigração e xenofobia.

Em síntese, destaco a belíssima edição da HarperCollins Brasil, que contém um mapa do Vaticano e uma tradução impecável. A Ordem é uma história de espionagem perfeita, com muita ação e um surpreendente final de tirar o fôlego. O enredo de Daniel Silva foi construído com tanta maestria que em vários momentos acreditei que a Ordem de Santa Helena era real.

Rene Brito 13/05/2021

Livro com reviravoltas surpreendentes e todas possíveis de se acontecer nessa realidade tão louca que estamos vivendo.

Para quem for ler, não leve tudo ao pé da letra é só uma obra de ficção excelente para o nosso entretenimento.

Leiam!

Vivianne19 18/05/2021

Decepcionante
Escolhi esse livro pela temática semelhante à de Anjos e Demônios, mas acabei me decepcionando. E muito.
O livro demora a engatilhar, cenas de ação já acontecem na reta final e quando acontecem são apenas algumas páginas. Acontece muita coisa conveniente, tecnologias absurdas, aparições sem pé e nem cabeça. Eu já queria abandonar o livro por minha versão ser PT/PT, mas como não gosto de fazer isso, segui avançando, mas até no encerramento eu estava pensando em abandonar e nem querer saber o desfecho (eu deveria ter feito isso e ir ler outro livro).
Sinceramente, não recomendo, mas se quiser tentar, vá em frente.

Karina :) 21/05/2021

* A Ordem *
Uma boa história de ficção, com suspense, reviravoltas e muita investigação.

Mostra a busca de Gabriel Allon por evidências do assassinato do papa junto com seu amigo, Luigi Donati, secretário particular do pontífice.

Nesse caminho acabam se deparando com a Ordem de Santana Helena, cuja influência é maior do imaginavam, e um dos segredos mais guardados por eles é capaz de mudar toda a história da Igreja como é conhecida.

Marília 06/07/2021

Gostei muito dessa história. Havia partes em que não conseguia parar de ler. Vou botar os outros livros do autor no quero ler.
Quem era o padre Joshua?

Elizabeth 24/05/2021

Uma boa história com Gabriel Allon, mas pra mim ficou um pouco aquém do padrão Daniel Silva.
Neste livro não temos tanta ação, quanto em alguns outros e a história lembra um pouco os romances de Dan Brown. O enredo até é interessante, mas não me empolgou.

Weslley 26/05/2021

Uma trama de investigação em meio a religião
Livro da saga do investigador Gabriel Allon traz ela de volta ao vaticano, interrompendo suas férias, após um perca de alguém próximo.
O livro é muito bom, em algumas partes se torna um pouco cansativo por excesso de detalhes e por remeter muito ao passado, mas no geral é um grande suspense, o fim é de tirar o fôlego. Faz nos apegarmos aos personagens e torcer pelo sucesso deles, o que torna um livro especial, não li os anteriores, mas estou ansioso pelos próximos.

Renato Vitório 28/05/2021

Mediano
É um livro mediano, nem ruim nem extraordinariamente bom!
Tem um bom suspense e um ótimo desenvolvimento mas o autor peca na quantidade de informações, deixando o livro um tanto que chato ou maçante.
O fim é satisfatório

Mari 29/05/2021

Bom entretenimento
Gostei bastante da narrativa e a forma de escrita do autor q eu ainda nao conhecia.
A trama me prendeu bastante. Porém o plot twist achei bem mais ou menos.
Parece a foi meio forçado pra "chocar" e um elemento de sobrenatural q nao me ganhou em nada.

FabiBraga 31/05/2021

Conclave em risco
Já li muitos livros do Daniel Silva, confesso que adoro, mas esse ficou um pouco aquém das minhas expectativas. Mesmo assim é uma trama bem montada com assuntos atuais como anti-semitismo, xenofobia, extremismo. Gabriel Allon é um dos meus personagens favoritos.

Kelly Karina Martins 05/06/2021

A ordem
A escolha de ler ?A Ordem? e não uma obra mais antiga de Daniel Silva foi pela temática: um evangelho apócrifo escondido nos Arquivos Secretos do Vaticano que pode causar uma revolução em um das acusações mais antigas da humanidade, a morte cercada de mistério do Papa e os planos de uma ordem extremista existente dentro da Igreja. E essa preleção pela ?A Ordem? é influência de ?O Código Da Vinci? (livro responsável por criar o meu hábito de leitura) e ?Anjos e Demônios? (a melhor história escrita por Dan Brown).

E com 23 títulos já escritos, sendo 20 com Gabriel Allon como protagonista, e 2 prêmios Barry de melhor thriller, fiquei bastante surpreso ao constatar que ?A Ordem? é uma leitura bem mediana.

Começo minha análise por Gabriel Allon, o protagonista de ?A Ordem?. Intitulado como ?lendário? pelo escritor, todos os seus planos são executados de forma muito fácil. Todos os obstáculos são contornados como se eles simplesmente não existissem. O próprio Escritório, como é chamado o setor de inteligência israelense que Allon, comanda executa tudo sem nenhuma dificuldade, quase como em um passe de mágica.

Até entendo a ideia do autor em querer mostrar Gabriel Allon e o Escritório como algo extraordinário e superior a quaisquer outros agentes e órgãos de inteligência do mundo, mas até mesmo James Bond e o MI-6 passam algum perrengue. A forma como a resolução dos problemas pelo lendário agente secreto israelense e seus companheiros é mostrada nas páginas de ?A Ordem? não trazem nenhuma emoção à história.

E se Gabriel Allon e o Escritório são invencíveis, os seus oponentes são medíocres. A misteriosa morte do Papa, a possível manipulação do Conclave e as tramoias para colocar a extrema-direita nos cargos de comando dos países europeus possuem o dedo da Ordem de Santa Helena, uma organização dentro da Igreja Católica com grande poder político e financeiro.

Fiquei muito frustrado pois esperava mais da Ordem, que nada fazia para impedir os movimentos de Allon, dono de um currículo e fama incríveis em impedir os maiores e mais perigosos planos ao redor do mundo. Em determinada passagem do livro, um dos integrantes dessa organização fala para seu líder que o agente secreto israelense tem provas importantes sobre os planos deles e que pretende impedi-los. E o que acontece? Nada! E esse nada acontece em uma sucessão surpreendente.

O grande foco de ?A Ordem? é o ódio milenar dos povos para com os judeus. Nesse ponto Daniel Silva se aprofunda bastante relatando fatos históricos, como por exemplo, a conivência da Igreja em relação ao massacre dos judeus realizados pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Além disso ele aborda as divergências existentes nos Evangelhos do papel do povo de Deus na crucificação de Jesus. E para reforçar esse ponto específico, o escritor traz à tona um evangelho apócrifo escrito por uma das pessoas mais importantes no julgamento do Nazareno, desmentindo uma das falas mais famosas da Bíblia que trouxe toda essa ira milenar direcionada aos judeus.

O escritor traz muita informação técnica e histórica, além de descrever de forma bastante detalhada as localidades por onde a trama passa e acontece. Mas esses aspectos narrativos, apesar de mostrar uma extenso trabalho de pesquisa por parte de Daniel Silva, não podem ser considerados como ponto de destaque, já que um thriller literário tem que ter como regra essas características.

Apesar de tudo isso, a escrita e forma de conduzir a história de Daniel Silva é ótima, trazendo uma leitura veloz mesmo com uma quantidade muito grande de descrições e informações históricas, geográficas e religiosas.

Minha conclusão em relação ?A Ordem? é que Daniel Silva possui uma escrita muito ágil e envolvente, mas trouxe uma história sem nenhum atrativo narrativo, tanto por parte do protagonista, como por parte dos seus oponentes.

André Luís 09/06/2021

Primeiro livro que eu li do escritor Daniel Silva e fiquei muito imprrssionado. O livro flui muito bem e o personagem principal é fantástico. Irei procurar os outros livros com certeza!!!

SemAria.Freire 14/06/2021

Eu achei esse livro muito bom, não me prendeu logo de cara. Tive muita dificuldade pois esse é o primeiro livro que leio desse autor, e tem muitas referencias a outros livros dele sobre a estória do personagem. Acho que a experiência seria melhor se eu conhece melhor mais o universo desse personagem.
Eu também achei que pouca coisa foi revelada, tipo o que vai acontecer com a Ordem de Santa Helena, os que foram acusados qual destino, esse tipo de coisa.
Mas vale super a pena a leitura.

Filino 30/06/2021

Uma história eletrizante (e com algumas polêmicas)
Uma trama que envolve a Igreja Católica e a sucessão papal, escândalos na cúpula dos poderes de vários países, uma ordem mundial e um evangelho apócrifo são ingredientes que dão azo a uma boa trama policial. E Daniel Silva não contraria essa regra. Aliado a isso, o autor não deixa de tocar num ponto sensível, a saber, o tratamento conferido pela Igreja, desde os primórdios, aos judeus. Em virtude de um dos personagens principais ter ascendência judaica, a história toma contornos ainda mais interessantes.

As vielas de Veneza, o Vaticano, bem como outras paisagens europeias compõem os diversos cenários de uma história eletrizante. Uma leitura eletrizante e que vale a pena!

1 | 2 | 3 | 4 | 5