A Ordem

Resenhas - A Ordem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Anna 30/03/2021

Clichê favorito...
Para começar: eu sou fã do Daniel Silva. Depois de ler este livro, entendi porque teve leitor que não gostou.

É uma aventura bem igual Dan Brown, confere comigo:
- Trama que envolve o Vaticano e conclave? Check
- Tem "livro" perdido? Check
- "Vilões" que querem destruir o catolicismo como conhecemos? Check
- Reuniões em casas fantásticas nas montanhas? Check
- Herói correndo contra o tempo? Check

Igual? Longe disso! O livro do Daniel Silva é mais real, quase da para acreditar que a ordem de Santa Helena existe por aí! Leitores mais antigos devem ter sentido saudade das tramas políticas e tiros, espionagem e tal. Para mim foi leitura de férias, delicinha e relaxante, totalmente clichê, mas sempre bom! Não é meu favorito dele, mas recomendo para relaxar!
Ju Arruda 30/03/2021minha estante
Qual o seu favorito dele?!

Anna 30/03/2021minha estante
Gosto de "A garota inglesa", "O espião inglês" (por causa do Keller), mas meu favorito é o desertor.

Ju Arruda 30/03/2021minha estante
Ah obrigada! Vou add esses à minha lista!

Heloisa 07/04/2021minha estante
Eu vim perguntar a mesma coisa! Hahaha... Vc não falou o meu favorito dele que é "retrato de uma espia", mas eu tbm não li "desertor". Vai entrar na lista!

Raissab33 26/04/2021minha estante
O meu favorito é : o caso Rembrandt

LadyEl 10/07/2021

Leitura empolgante
No começo me lembrou Anjos e Demônios porque a trama começa no Vaticano. Não tem tantos mistérios, mas é empolgante e movimentado.

Marcianeysa 16/08/2022

Dan Brown melhorado
Morte suspeita do Papa, um evangelho desaparecido, corrupção na igreja...tudo de mais clichê e repetitivo, mas na mão do autor fica bom por envolver o componente do antissemitismo e as discussões sobre perseguição aos judeus. Bem melhor que o livro anterior dele que li.
Pedro 20/08/2022minha estante
Ah, muito bom saber disso. Assim como você, eu também não gostei muito de Viúva Negra, mas queria dar outra chance para o autor, já que gosto muito desse gênero.

Marcianeysa 20/08/2022minha estante
Esse é melhor

Filino 30/06/2021

Uma história eletrizante (e com algumas polêmicas)
Uma trama que envolve a Igreja Católica e a sucessão papal, escândalos na cúpula dos poderes de vários países, uma ordem mundial e um evangelho apócrifo são ingredientes que dão azo a uma boa trama policial. E Daniel Silva não contraria essa regra. Aliado a isso, o autor não deixa de tocar num ponto sensível, a saber, o tratamento conferido pela Igreja, desde os primórdios, aos judeus. Em virtude de um dos personagens principais ter ascendência judaica, a história toma contornos ainda mais interessantes.

As vielas de Veneza, o Vaticano, bem como outras paisagens europeias compõem os diversos cenários de uma história eletrizante. Uma leitura eletrizante e que vale a pena!

PsicoThriller 28/04/2021

Simplesmente sensacional!
? A morte misteriosa de um Papa leva um espião, e antigo amigo do Vaticano, a interromper suas férias em família para uma caçada feroz a uma ordem secreta da igreja ligada com a extrema direita européia e a um desconhecido documento que pode mudar tudo o que sabemos sobre a Igreja Católica.

Essa é a premissa de "A Ordem" lançamento da @harpercollinsbrasil que não decepciona naquilo que promete. Essa foi minha leitura conjunta com meu amigo @heleitura e nossa reação lendo esse livro foi simplesmente: ?

A Ordem é o último livro da série do espião Gabriel Allon, o que em alguns momentos pode deixar a leitura confusa caso vocês não tenham lido os livros anteriores (como foi o meu caso). Mas isso em nada atrapalha a leitura que é fluida e muito instingante e que te impulsiona a querer ler os outro livros da série.

A escrita do Daniel Silva me lembrou muito os livros do Dan brown (o qual sou suspeita de falar porque sou extremamente viciada rs). Repleto de investigação, suspense e muita ação!

Apesar de ser uma ficção, o livro coloca em pauta assuntos como política de imigração, antisemitismo, conservadorismo e política de extrema direita, trazendo críticas importantíssimas e gerando diálogo e reflexão do leitor acerca desses assuntos.

Além disso temos uma excelente aula de história durante a leitura. Daniel Silva consegue de forma excepcional trazer à tona o passado, desde o período bíblico até o nazismo e os dias atuais, fazendo com que o leitor entre em uma cápsula do tempo e relembre acontecimentos históricos de forma bem realista.

A ambientação foi o que eu mais amei nesse livro! O autor descreve com precisão locais incríveis na Itália de forma tão detalhada que você se sente imerso durante a leitura.

"A Ordem" não deixa a desejar quando o assunto é conspiração política, religiosa e ordens secretas. Repleto de cenas de ação, espionagem e com humor na medida certa e personagens cativantes, com certeza esse livro entrou no hall de favoritos e me deu mais vontade de ler outros livros do Gabriel Allon. Super recomendo! ?

Fábio 14/07/2021

Bom livro... Nunca havia lido uma obra do autor, mas gostei bastante do personagem Gabriel... Com certeza vou procurar outros livros no autor...

Vanessa 25/07/2021

Eletrizante
Daniel Silva escreve um romance cinematográfico, que lembra um pouco os livros de Dan Brown, sobre mistérios e conspirações que levaram ao assassinato de um papa. É o primeiro livro do Daniel Silva que eu leio. Certamente um dos melhores autores de histórias de espionagem que li. A história é muito bem escrita. Não tem enrolação, nem trechos sem sentido. Ação do começo ao fim. Muita história, política e geografia atualizadas. Percebe-se que o autor conta com considerável número de consultores nos mais diversos assuntos para poder ter uma história com alta qualidade em várias áreas do conhecimento. Não dá vontade de parar de ler. Show!!

Kelly Karina Martins 05/06/2021

A ordem
A escolha de ler ?A Ordem? e não uma obra mais antiga de Daniel Silva foi pela temática: um evangelho apócrifo escondido nos Arquivos Secretos do Vaticano que pode causar uma revolução em um das acusações mais antigas da humanidade, a morte cercada de mistério do Papa e os planos de uma ordem extremista existente dentro da Igreja. E essa preleção pela ?A Ordem? é influência de ?O Código Da Vinci? (livro responsável por criar o meu hábito de leitura) e ?Anjos e Demônios? (a melhor história escrita por Dan Brown).

E com 23 títulos já escritos, sendo 20 com Gabriel Allon como protagonista, e 2 prêmios Barry de melhor thriller, fiquei bastante surpreso ao constatar que ?A Ordem? é uma leitura bem mediana.

Começo minha análise por Gabriel Allon, o protagonista de ?A Ordem?. Intitulado como ?lendário? pelo escritor, todos os seus planos são executados de forma muito fácil. Todos os obstáculos são contornados como se eles simplesmente não existissem. O próprio Escritório, como é chamado o setor de inteligência israelense que Allon, comanda executa tudo sem nenhuma dificuldade, quase como em um passe de mágica.

Até entendo a ideia do autor em querer mostrar Gabriel Allon e o Escritório como algo extraordinário e superior a quaisquer outros agentes e órgãos de inteligência do mundo, mas até mesmo James Bond e o MI-6 passam algum perrengue. A forma como a resolução dos problemas pelo lendário agente secreto israelense e seus companheiros é mostrada nas páginas de ?A Ordem? não trazem nenhuma emoção à história.

E se Gabriel Allon e o Escritório são invencíveis, os seus oponentes são medíocres. A misteriosa morte do Papa, a possível manipulação do Conclave e as tramoias para colocar a extrema-direita nos cargos de comando dos países europeus possuem o dedo da Ordem de Santa Helena, uma organização dentro da Igreja Católica com grande poder político e financeiro.

Fiquei muito frustrado pois esperava mais da Ordem, que nada fazia para impedir os movimentos de Allon, dono de um currículo e fama incríveis em impedir os maiores e mais perigosos planos ao redor do mundo. Em determinada passagem do livro, um dos integrantes dessa organização fala para seu líder que o agente secreto israelense tem provas importantes sobre os planos deles e que pretende impedi-los. E o que acontece? Nada! E esse nada acontece em uma sucessão surpreendente.

O grande foco de ?A Ordem? é o ódio milenar dos povos para com os judeus. Nesse ponto Daniel Silva se aprofunda bastante relatando fatos históricos, como por exemplo, a conivência da Igreja em relação ao massacre dos judeus realizados pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Além disso ele aborda as divergências existentes nos Evangelhos do papel do povo de Deus na crucificação de Jesus. E para reforçar esse ponto específico, o escritor traz à tona um evangelho apócrifo escrito por uma das pessoas mais importantes no julgamento do Nazareno, desmentindo uma das falas mais famosas da Bíblia que trouxe toda essa ira milenar direcionada aos judeus.

O escritor traz muita informação técnica e histórica, além de descrever de forma bastante detalhada as localidades por onde a trama passa e acontece. Mas esses aspectos narrativos, apesar de mostrar uma extenso trabalho de pesquisa por parte de Daniel Silva, não podem ser considerados como ponto de destaque, já que um thriller literário tem que ter como regra essas características.

Apesar de tudo isso, a escrita e forma de conduzir a história de Daniel Silva é ótima, trazendo uma leitura veloz mesmo com uma quantidade muito grande de descrições e informações históricas, geográficas e religiosas.

Minha conclusão em relação ?A Ordem? é que Daniel Silva possui uma escrita muito ágil e envolvente, mas trouxe uma história sem nenhum atrativo narrativo, tanto por parte do protagonista, como por parte dos seus oponentes.

Wally.Mota 21/07/2021

Resenha publicada no @livrosdowally!
UM LIVRO PERDIDO PÕE EM XEQUE A MAIOR HISTÓRIA DO CATOLICISMO!

Gabriel Allon e sua esposa planejam tirar férias que há tanto tempo não conseguem por conta do ritmo frenético de sua vida. Porém, quando se trata de um espião renomado, chefe da inteligência israelense, o trabalho sempre o encontra.
~
Quando o Papa Paulo VII morre inesperadamente, o arcebispo Luigi Donati, seu secretário particular, desconfia de que ele tenha sido assassinado por conta das circunstâncias de sua morte. Visando descobrir o que realmente aconteceu, buscará ajuda de Gabriel, por quem o Papa nutria grande apreço.
~
Enquanto investiga o possível assassinato, Allon vai mergulhar numa teoria da conspiração sobre um evangelho perdido que pode redimir toda uma civilização há muito condenada pela Igreja, e uma nova ordem mundial com planos diabólicos.
~
A Ordem é um thriller intenso, instigante e altamente conspirativo, que vai colocar em dúvida tudo o que você sabe (ou pensa saber) sobre a Bíblia e a Igreja Católica. Misturando ação, intriga política e corrupção da fé, os fãs de O Código da Vinci vão pirar, já que diferentemente deste, Daniel Silva mostra que alguns fatos de sua história não são totalmente fictícios. Excelente leitura!

Até a próxima! ??

day 16/07/2021

Apaixonante
Primeiro livro que leio do autor e me surpreendeu muito ! Recebi ele na caixa do clube skoob,e li só de obrigação a princípio porque gosto de ler todo livro que recebo,porém eu fui me prendendo desde o primeiro capítulo .
Totalmente envolvente e cheio de mistérios
O legal também é que apesar de ser uma ficção ,o autor traz muitas informações verdadeiras da época do holocausto e do papel da igreja em alguns momentos da história mundial .
Eu amei o livro ,fiquei super curiosa para ler outros do autor .

Patricia.Granado 01/05/2021

Lição de casa
Eu nunca teria escolhido esse livro para ler, se não estivesse no clube Skoob... Não gostei do nome, não gostei da capa, não gostei do tema, não conhecia o autor. Mas como eu assinei o Clube e fiz um compromisso comigo mesma de ler todos os livros das caixa, lá fui eu ... Logo de cara já achei muito parecido com o livro do Dan Brown, quase o mesmo enredo. Mas resolvi dar uma chance e continuei a ler.
A forma de escrita do autor é muito boa, fácil de ler, com boas sacadas, e não é a toa que ele é um bestseller. A história apesar de não parecer novidade, não deixa de ser boa por isso. Achei meio devagar no começo, mas do meio pra frente engatou! Quanto ao tema, apesar de não me chamar atenção de início, teve informações bem interessantes.
Enfim, gostei, não foi nenhum sacrifício ler, mas confesso que li com pressa, querendo acabar logo, como se fosse um tarefa de escola. Não sei se leria outros livros do mesmo autor, isso iria depender muito do tema ou de indicações!
Indico o livro para quem tem uma opinião aberta sobre a igreja católica, o cristianismo, e a Bíblia e que aceite críticas e opiniões bem diferentes do tradicional.

ranylson.carvalho 22/05/2021

Emocionado
Sim, estou emocionado com história. As bases dos relatos são incríveis. Mais incrível ainda é a forma como o Daniel passa tudo isso pro leitor. Comecei a leitura repreendendo a igreja e terminei maravilhado com a experiência divina do protagonista.

Joyce 19/08/2021

Confesso que tive um preconceito ao ler os resumos do livro, de fato é um livro que deixaria fanáticos irritados...
Mas como leitora, deixando minha fé de lado, apreciei muito o livro, a todo momento queria ler e saber o que aconteceria, quem estava por trás de que! Li super rápido...

1 | 2 | 3 | 4 | 5