Cinco Semanas Em Um Balão

Cinco Semanas Em Um Balão Júlio Verne

Resenhas - Cinco semanas em um balão

Pricila.lima 02/03/2023

Primeiro livro de sucesso de Júlio Verne, Cinco semanas num balão é uma aventura de exploração pelo continente africano.

Publicada em 1863, a obra traz detalhes da geografia, das culturas e dos animais da África.

Tudo fruto de pesquisas e da inventividade de Verne, que nunca pôs os pés no continente africano ou em um balão.

A história narra a jornada de Samuel Fergusson, que, acompanhado de seu criado e de um caçador escocês, parte de Zanzibar em um balão.

O trio busca chegar à outra costa da África e encontrar no caminho a nascente do rio Nilo.

Felipe.Tura 17/02/2023

Joe Maluco da Cabeça
Sério, comprei um box de livros do Júlio assim que acabei de ler ?Da terra à Lua?.

Comecei por esse por ser no primeiro livros de sucesso dele, e valeu a pena.

Dr. Fergusson, Joe, e Dick pareciam estar na minha frente. Na verdade, me sentia ali com eles fazendo a viagem de balão pela África.

O livro todo é muito bom, e pra quem gosta de uma boa questão de Hidroestática, vai no capítulo do dimensionamento do balão. Não vou mentir, parei no meio da leitura pra conferir o cálculo do empuxo, e ver a força de sustentação. Correto.

Julio Verne seria um grande engenheiro.

Mais um livro com o grande dia 21 de fevereiro como parte de sua história.

Pablo 12/02/2023

Aventureiro Cego
Personagem Marcante:
Joe (aventureiro cego)

A edição específica deste livro lembra bastante As Aventuras de Gulliver, mas focado na África.
O livro é maravilhoso, delicioso de se ler e os problemas são genuínos e críveis. Adorei.

Helo 30/01/2023

Cinco Semanas em um Balão - Júlio Verne
Júlio Verne sempre entrega aventuras delirantes que mexem com a nossa imaginação e nos fazem devorar o livro. Cinco semanas em um balão é divertido e cativante, porém algumas questões do livro envelheceram mal pela forma que o autor retrata a África, hoje aprendemos a ter uma visão mais respeitosa sobre o continente, e é compreensível que os relatos são frutos da mentalidade da época. Mas não posso deixar de me incomodar pelos diversos adjetivos como bárbaros, selvagens e outros que são usados, e os europeus retratados como deuses absolutos sendo os objetos mais simples que são atirados para fora do balão vistos como objetos de adoração pelos nativos. E também a menção final aos Talibas, vistos como destruidores das culturas nativas da região e os franceses como salvadores e mantenedores da paz e da ordem.

Giovanna 19/01/2023

Esse foi o meu primeiro livro do genero de ficção, então não posso opinar muito, mas gostei muito do livro, o começo achei entediante, mas quando vai desenrolado a história eu gostei bastante, o final foi o esperado e curto
Como eu falei, pro meu primeiro livro de ficção, eu gostei

Emily 18/01/2023

Um bom livro
Como o título já diz, é um livro bom. Em muitos momentos eu o achei maçante e de leitura difícil, mas apesar disso eu gostei. As aventuras que os personagens viveram eram sim legais, porém não é um livro q eu leria novamente.

luiza 18/01/2023

a aventura é bem interessante, porém a narração conta com vários preconceitos e estereótipos comuns à época.

Everton 16/01/2023

Poderia ser mais emocionante
Percebi que a história tem um arco parecido com "A volta ao mundo em 80 dias". É um livro bonzinho. Acho que faltou ter mais aventuras. Mas valeu a fértil imaginação de Júlio Verne, hehehe.

Samu 15/01/2023

Viagem incrível!
Esse foi o meu primeiro contato com Júlio Verne e estou animado para conhecer mais obras do autor.
Neste livro me aventurei por uma África pré-apartheid que pouco se fala. Júlio nos apresenta este continente aos olhos dos europeusl do século XIX, que tanto desconheciam este território tão diverso. Acompanhamos os 3 mosqueteiros - o engenhoso Samuel, o bravo Joe e o vigoroso Dick - que bravamente se lançam, em um balão, à desbravar desertos, savanas e aldeias 'selvagens'. Aqui nos foram apresentadas as riquezas naturais do Continente Mãe, bem como a riqueza cultural dos seus povos. O livro possui uma dinâmica extremamente estimulante e todos os capítulos se tornam aliciantes. Percebe-se também na viagem dos aventureiros um reflexo da vida real, em que na abundância o vigor prevalece, porém no descaso só restam lamentações, como 'os céus nos abandonou', e logo no luxo seguinte o sentimento de que nada os pode afligir.

Mary 13/01/2023

A África vista de cima!
Esse foi o 6° livro e o último desses que foram traduzidos pela Príncips, que eu li. Ele segue a fórmula de sempre do Verne, o que eu acho que deixa a leitura fluir bastante, que é colocar momentos mais descritivos e intercalar com momentos de aventura. eu gosto muito disso nos livros dele, acho que prende a pessoa no enredo. é um bom livro, gosto dos personagens, como sempre personagens bem construídos e que nos ensinam algo, com personalidades fortes, autênticas, com virtudes. gostei de ver a amizade do Dick, Samuel e Joe, nossos três companheiros do balão, que me ensinaram sobre amizade, fidelidade, nos sacrificar por quem amamos mesmo que isso nos custe e confiança uns nos outros. foi um excelente passeio de balão pela África, apesar de todos os percalços. achei só um pouco corrido o final, teve emoção mas achei que poderia ter sido mais desenvolvido, mas por ser o primeiro livro que o Verne lançou, acho ok, ele foi evoluindo ao longo da escrita. e dos 6 livros dele, meu ranking ficou:
A ilha misteriosa (leia 20k leguas submarinas antes), volta ao mundo em 80 dias (os dois melhores), cinco semanas em um balão, 20 mil léguas submarinas, da terra a lua e viagem ao centro da terra. Aprendi tanto com esses livros, com essas viagens todas, fui a tantos lugares sem nunca ter ido, viajei pela terra de barco, elefante, balao, pelo mar de submarino e ate mesmo fui a lua! aprendi ate algo sobre fisica kkkkkkk. que coisa boa, que honra ter tido a oportunidade de conhecer esse escritor tão incrível que é o Júlio Verne!

Lucas 09/01/2023

Livro mediano
Uma boa leitura, porém, levei meses pra ler porque procrastinei a leitura.

Os livros do Verne valem a pena serem lidos, são livros que trazem um conhecimento diferente do convencional, ainda sim, as histórias que eu li até agora dele, podem ser bem massantes, especialmente nas versões de primeira tradução.
Não recomendo a leitura pra pessoas que não estejam dispostas a ler livros muito detalhistas ou pra pessoas que lêem devagar.

leobupi 04/01/2023

Esse livro seguiu a formula de Júlio Verne: Um protagonista aventureiro e metódico que é acompanhado em uma aventura nunca antes vista.
Não há grandes surpresas no decorrer do enredo, o que não significa que ele seja chato, várias vezes me impressionei com os acontecimentos e fiquei nervoso ou eufórico junto com personagens.
Leitura recomendada para quem quer uma aventura. (Senti falta de um Mapa para poder consultar a rota e progresso da aventura)

Pedro 02/01/2023

Achei meio devagar, como os outros livros do Verne, contudo esse não chega nem a criar mistérios sobre a resolução dos problemas.