Rebecca

Resenhas - Rebecca

1 | 2 | 3 | 4

Nane 29/11/2020

Muito bom!!
O livro é muito descritivo, inicialmente achei a leitura parada e chata, mas com o desenvolver da história começam a surgir novas situações e informações que deixam o leitor angustiado para resolução dos fatos. A autora vai revelando aos poucos cada revelação ou momento importante da história. Gostei muito e indico a leitura!

vicqs 17/12/2020

Um bom livro
Uma boa leitura, sem duvidas, apesar de descordar de muitos elogios atribuídos ao livro! De qualquer forma, gosto das reviravoltas

Emi - Espider-Gil ;) 31/12/2020

? Rebecca
OBS: Confesso que os gêneros apresentados nesse livro não são os meus favoritos, então não sei se sou a melhor pessoa para avalia-lo ;-;

De qualquer forma a autora impressionou-me bastante, quando achava que tudo estava sendo resolvido era passado mais uma informação que mudava tudo. Isso foi uma das coisas que mais gostei!

Outra coisa foi as descrições, tanto dos lugares quanto dos costumes daquele tempo (admito que gostei muito de ler como era a vida naquela época). A autora fez-me sentir em Manderley, no Vale Feliz, na saleta, na biblioteca ou até mesmo no hall de entrada.

Enfim, a trama é bem envolvente e nos prende na curiosidade de saber o que irá acontecer. No final fiquei um pouco confusa, mas depois compreendi (talvez a tradução que eu estava lendo não ajudou muito).

Se você gosta de ficção gótica misturada com romance e uma pitada de drama, com certeza irá gostar desse livro!

???

Elaine 15/02/2021

Razoável
Eu sei que esse livro tem suas qualidades, principalmente levando em consideração a época em que foi escrito, porém não me agradou. Os livros que me agradam, geralmente são aqueles em que consigo sentir algo que não seja só vergonha alheia pelos protagonistas e nesse livro, senti bastante vergonha. Porém, admirei e senti raiva de Rebecca (pois apesar dos defeitos, era uma mulher que sabia o que queria).

@larimours 25/02/2021

Envolvente
Rebecca, (1938) de Daphne Du Maurier é um romance gótico cheio de mistérios e conta a história da jovem Mrs. de Winter (seu nome não é mencionado no livro) que trabalhava como dama de companhia de uma rica senhora quando conhece o misterioso viúvo Max de Winter, eles se conectam e ?se apaixonam? (coloco entre aspas pois seus encontros são atípicos e muito pouco dos sentimentos deles são revelados, principalmente de Maxim), ele a pede em casamento e os dois passam a morar em Manderley, a famosa mansão que pertence a Mr. de Winter.
Agora já casada e como Mrs. de Winter a jovem se depara com empregados taciturnos e uma governada nada amigável, chamada Mrs. Danvers, ela  deixa claro que não lhe agrada nada que a nova esposa de Maxim venha ocupar o lugar da sua antiga senhora, Rebecca.
A jovem Mrs. de Winter descobre que Rebecca é idolatrada por Mrs. Danvers e os outros empregados da mansão, além dos vizinhos que também sempre demonstraram o quando a admiravam e isso só colabora para a insegurança da nova Mrs. de Winter.
A jovem Senhora de Winter é uma moça bem jovem, imatura, tímida e sem nenhuma autoestima. Sua insegurança está impregnada em cada frase do livro. Em alguns momentos senti um misto de raiva e pena da protagonista, que sempre se coloca para baixo, se compara com os outros, nunca se sente feliz ou satisfeita e está sempre assustada com tudo.
Para a jovem tudo na mansão remete a Rebecca, foi Rebecca quem decorou e tornou Manderley o que é, ela não se sente à vontade e não se impõe como senhora da casa, não se interessa por ter esse poder, e cada vez mais se compara com Rebecca que era uma senhora altiva e cheia de atitude.
A governanta, Mrs. Danvers, é uma das personagens mais intrigantes da história. Pela descrição da narradora-protagonista, a mulher é cínica, maldosa e sente prazer em fazer provocações, principalmente nas comparações com Rebecca. Ela é assustadora e tem modos suspeitos, mas age devagar, com pequenos gestos e tramoias que, aos poucos, vão deixando a protagonista cada vez mais enfraquecida psicologicamente.
Du Maurier nos faz sentir enjaulados, sufocados junto à narradora, sentindo seus medos e tentando entender certos acontecimentos estranhos que ocorrem na casa.
Os mistérios que rodeiam a casa são revelados gradativamente e sem pressa, isso dá à narrativa um toque muito especial pois ao final de cada capítulo estava ansiosa para descobrir o que aconteceria no próximo, a experiência narrativa é excelente.
Esse livro foi uma leitura bem interessante e eu curti bastante a experiência, adorei a escrita da autora, sem pressa e reveladora na medida certa, fica aqui minha recomendação desse livro incrível.

Adaptações para Cinema: O livro possui duas adaptações para o cinema, Rebecca: a mulher inesquecível (1940), (disponível no youtube) dirigida por Alfred Hitchcock, que ganhou o Oscar de melhor filme e uma recente, que é um remake do primeiro filme de 1940, Rebecca (2020) dirigida por Ben Wheatley e lançada pela Netflix.

Camila.Dias 01/03/2021

Um livro surpreendente
Quando comecei a leitura do livro não imaginei que me seurpreenderia tanto, e foi uma grata surpresa!
Os últimos 30% eu li em um frenesi, não consegui parar até saber onde essa história estava me levando, a cada página novas teorias para o desfecho da história iam surgindo e a curiosidade cada vez mais aguçada sobre como seria o final.
Eu não pude imaginar qual seria o desfecho, todas as minhas teorias logo caiam por terra.
Uma excelente leitura, recomendada principalmente pra quem gosta de um suspense leve, mas que surpreende!

Daiane 03/03/2021

Só soube da existência desse livro em uma Leitura coletiva do livro A Sucessora.
Fiquei horrorizada em saber que ocorreu um suposto plágio da Daphne em relação a obra da Caroline. Fiquei curiosa em ler os dois livros. E hoje o que posso dizer é que se Daphne du Maurier plagiou o livro de Carolina Nabuco, fez de uma maneira extraordinária. O livro Rebecca é infinitamente melhor (minha opinião), há mais enredos, reviravoltas. Se houve plágio Daphne realmente melhorou toda a história. Adorei o livro

Angelica Brezel 01/12/2012

Esperava bem mais...
Rebecca foi escrito em 1938 e teve sua primeira adaptação para o cinema em 1941, através do mestre Alfred Hitchcock.

O livro é sobre uma adolescente que trabalha como acompanhante de uma senhora rica. Ao acompanhar essa senhora em uma viagem, elas encontram no restaurante do hotel onde estão hospedadas, o viúvo Max Winter.

Essa senhora considera Max Winter um grande “partido” para casar alguma de suas netas, pois ele é rico e mora em uma mansão na Inglaterra chamada Manderley.
Mas, o que ela não espera, é que o viúvo Max Winter acabaria se apaixonando pela menina que é sua acompanhante e a pede em casamento.
Muito a contra gosto, a senhora libera a jovem de suas funções e, assim, ela parte com Max Winter rumo ao seu novo lar: Manderley.

Ao chegar à mansão, a jovem, agora chamada de Mrs. Winter, já que se tornou esposa de Max Winter, fica completamente encantada com o lugar!
Manderley possui uma paisagem exuberante com jardins repletos de flores e lindas plantas. Além disso, possui um terraço com uma vista da praia de se tirar o fôlego!

A mansão Manderley fica próxima à praia e aos seus rochedos. E é nessa praia que o mistério começa...

Mas, antes disso, Mrs. Winter é apresentada aos empregados da casa. Pessoas simples, com exceção de Mrs. Danvers, a governanta da mansão, que fará de tudo para tornar a vida da jovem um inferno.

Mrs. Danvers é uma defensora frenética de sua ex-patroa Rebecca, a esposa morta de Max Winter. E, por isso, não vai aceitar de jeito algum que uma jovem tome o lugar de sua ama.

Mrs. Winter não consegue sentir-se à vontade na mansão, sente-se como se fosse uma intrusa e que nunca vai conseguir ficar à altura da falecida Rebecca.

Todos que lhe falavam sobre Rebecca, diziam que esta era uma pessoa incrível! Era linda, corajosa, possuía personalidade forte e todos a admiravam.
Além disso, Mrs. Winter começa a ficar magoada devido ao fato de o marido não lhe dar muita atenção desde que chegaram à Manderley. Para a jovem, isso acontece porque acredita não ter correspondido às expectativas do marido e, além disso, por nunca conseguir se nivelar à tão aclamada Rebecca.

No entanto, nem tudo é o que parece em Manderley. Vários segredos assombram o lugar...

No decorrer dos capítulos, você vai descobrir tudo isso. Inclusive, quem realmente era Rebecca.

* Minha opinião sobre a obra:

Achei o livro muito bem escrito. A autora consegue nos prender por completo com o mistério que sonda Manderley. No entanto, quando o fim chegou, fiquei pensando “é só isso?”.
Fiquei esperando uma grande virada, um grande final, mas isso não aconteceu.
Além disso, achei o mistério bem previsível... Então, não conseguiu atingir as minhas expectativas.
Mas a narrativa da autora é muito boa! Tanto os personagens quanto a mansão Manderley se tornam reais para nós! A autora consegue nos envolver por completo na leitura.
Outro ponto importante a ser mencionado é que a autora consegue descrever bem duas personagens em fases distintas da vida de forma convincente. Mostra Mrs. Winter, uma adolescente insegura, que tenta se ambientar em um mundo que não lhe pertence. E, Rebecca, uma mulher bem decidida e cheia de atitude que conquista a todos - mesmo depois da sua morte.

Mas, até hoje, há uma questão no ar: a obra Rebecca é plágio?

Até hoje pairam suspeitas de plágio da trama de Rebecca, escrito por Daphne em 1938. A história guarda muitas semelhanças com um romance brasileiro publicado quatro anos antes: A Sucessora, de Carolina Nabuco, obscuro livro que só ganhou notoriedade por ocasião de uma adaptação em forma de telenovela exibida pela Rede Globo em 1978. Há investigações sérias dando conta que, de fato, Daphne leu A Sucessora antes de escrever Rebecca. Fonte: Wikipédia

Enfim, se você está afim de ler um clássico com pitada de suspense, fica aí a dica!

* Confira outras resenhas em http://pensamentotangencial.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4