Rebecca

Rebecca Daphne du Maurier

Resenhas - Rebecca

1 | 2 | 3 | 4

Vivi.Montarde 31/12/2022

O livro, que foi publicado pela primeira vez em 1938, é um romance gótico sobre uma jovem que se casa com um viúvo quase 20 anos mais velho e vai morar na residência dele, chamada Manderley. Lá ela vive uma atmosfera sufocante e opressiva pela presença da tal Rebecca, a primeira esposa falecida, que parece que não morreu de tanto que se faz presente. Os objetos de Rebecca estão espalhados pela casa e todos só falam de Rebecca, que ela era linda, maravilhosa, sabia fazer tudo perfeitamente bem e por aí vai. A história é muito boa, mas o início é bem arrastado e pra mim muitas páginas ali não fazem falta. Depois do plot twist, que realmente é surpreendente, porque não há nenhuma dica do que seria, a leitura prende muito e fica difícil largar.
Sandro.Gomes 31/12/2022minha estante
Já assisti o filme, um clássico dos anos 40

Vivi.Montarde 01/01/2023minha estante
Queria ver esse dos anos 40, mas não achei em nenhum lugar. Vi só o mais novo que fizeram esse ano e está na netflix.

Sandro.Gomes 14/01/2023minha estante
Vivi pode assistir no YouTube no Cine Antiqua

Vivi.Montarde 16/01/2023minha estante
Vou procurar. Obrigada ?

Marcia 27/03/2024

Minhas impressões sobre o livro
Rebecca - A mulher inesquecível da escritora Daphne du Maurier .
Uma das raras vezes que gostei mais do filme que do livro.
Gostei da história, tem uma reviravolta no caminho que me surpreendeu mas a narrativa achei um pouco arrastada em alguns trechos.
Comparando com o filme, dessa vez gostei mais do filme apesar de ter algumas diferenças. O filme não é 100% fiel ao livro.
Vale a leitura e vale assistir o filme.
A história se passa na mansão Mandeley onde vive uma jovem recem casada com o viúvo Maxim de Winter. A jovem é de origem humilde, era dama de companhia e passeava num hotel com a patroa quando conheceu Maxim. Eles se apaixonaram e rapidamente se casaram. Foram morar na mansão onde tudo era novidade para jovem e um pouco assustador devido sua ignorância a esse modo de vida. Um mundo de riqueza que ela desconhecia.
Mas o problema é que a casa e os os empregados ainda viviam como a falecida - Rebecca- deixou e sua memória está bem forte na mansão.
Tudo do jeito que Rebecca deixou ha 1 ano... Apesar de ja ter morrido ela ainda esta muito "presente" na mansão.
A forma como ela morreu é estranha, ninguem fala muito sobre sua morte , existe um certo mistério.
"À medida que o enredo se desenvolve, a jovem terá de redefinir a sua identidade num cenário em que os sonhos ameaçam tornar-se pesadelos?"
Valeu!
Regis 27/03/2024minha estante
Já vi o filme e é triste saber que a obra original não está no mesmo nível. Vou deixar no final da lista. Rsrsr
Gostei muito da resenha, Márcia!

ClaudiaMF 02/04/2020

Uma conquista lenta
A leitura de Rebecca não foi fácil no início. Estou um pouco cansada de histórias em ambientes refinados, balneários luxuosos, mansões maravilhosas. Por isso parei e só voltei a ler meses depois. Fiz bem em não desistir.

O enredo que se desenvolve é cativante, vai nos conquistando, nos envolvendo cada vez mais. Logo somos a narradora, sentimos o que ela sente, viajamos com ela nas cenas imaginárias e em seus devaneios. Uma história de mistério, sem grandes surpresas, escrita de forma primorosa. Valeu a leitura. Ainda bem que dei uma.nova chance Rebecca.
Priii Reis 22/10/2020minha estante
Assiste o novo filme,saiu hoje no Netflix! Amei a resenha!

Indria 16/05/2020

Um dos melhores livros que já li, me surpreendeu de diversas formas
Fiquei muito curiosa!! E saiu o novo filme tb vale a pena ver! No Netflix

Mariana.Piasenski 16/10/2020

Leiam Rebecca
Eu AMEI Rebecca.

Amei que o leitor não consegue perceber quem é a protagonista, por vezes é Rebecca por vezes é a nova Senhora de Winter.

Amei que a nova Senhora de Winter começa insossa e inexpressiva e vai crescendo ao decorrer da história. Os devaneios e percepções que vão surgindo no enredo são por demais envolventes.

Amei que a autora não deu nome a nova Senhora de Winter, isso deixa o leitor ainda mais em dúvida sobre de quem é história.

Amei que o livro demonstra as inseguranças, a vida e as (im)possibilidades de uma mulher de seu tempo. Essas limitações da época são retratadas por todas personagens femininas no livro, da governanta e criadas até as senhoras da casa.

Agora, o que eu não amei foi essa história do plágio. Não li A Sucessora mas agora pretendo ler e logo.
Priii Reis 22/10/2020minha estante
O novo filme saiu hoje no Netflix,senti curiosidade de ler o livro gostei muito da Resenha!

Angelica Brezel 01/12/2012

Esperava bem mais...
Rebecca foi escrito em 1938 e teve sua primeira adaptação para o cinema em 1941, através do mestre Alfred Hitchcock.

O livro é sobre uma adolescente que trabalha como acompanhante de uma senhora rica. Ao acompanhar essa senhora em uma viagem, elas encontram no restaurante do hotel onde estão hospedadas, o viúvo Max Winter.

Essa senhora considera Max Winter um grande “partido” para casar alguma de suas netas, pois ele é rico e mora em uma mansão na Inglaterra chamada Manderley.
Mas, o que ela não espera, é que o viúvo Max Winter acabaria se apaixonando pela menina que é sua acompanhante e a pede em casamento.
Muito a contra gosto, a senhora libera a jovem de suas funções e, assim, ela parte com Max Winter rumo ao seu novo lar: Manderley.

Ao chegar à mansão, a jovem, agora chamada de Mrs. Winter, já que se tornou esposa de Max Winter, fica completamente encantada com o lugar!
Manderley possui uma paisagem exuberante com jardins repletos de flores e lindas plantas. Além disso, possui um terraço com uma vista da praia de se tirar o fôlego!

A mansão Manderley fica próxima à praia e aos seus rochedos. E é nessa praia que o mistério começa...

Mas, antes disso, Mrs. Winter é apresentada aos empregados da casa. Pessoas simples, com exceção de Mrs. Danvers, a governanta da mansão, que fará de tudo para tornar a vida da jovem um inferno.

Mrs. Danvers é uma defensora frenética de sua ex-patroa Rebecca, a esposa morta de Max Winter. E, por isso, não vai aceitar de jeito algum que uma jovem tome o lugar de sua ama.

Mrs. Winter não consegue sentir-se à vontade na mansão, sente-se como se fosse uma intrusa e que nunca vai conseguir ficar à altura da falecida Rebecca.

Todos que lhe falavam sobre Rebecca, diziam que esta era uma pessoa incrível! Era linda, corajosa, possuía personalidade forte e todos a admiravam.
Além disso, Mrs. Winter começa a ficar magoada devido ao fato de o marido não lhe dar muita atenção desde que chegaram à Manderley. Para a jovem, isso acontece porque acredita não ter correspondido às expectativas do marido e, além disso, por nunca conseguir se nivelar à tão aclamada Rebecca.

No entanto, nem tudo é o que parece em Manderley. Vários segredos assombram o lugar...

No decorrer dos capítulos, você vai descobrir tudo isso. Inclusive, quem realmente era Rebecca.

* Minha opinião sobre a obra:

Achei o livro muito bem escrito. A autora consegue nos prender por completo com o mistério que sonda Manderley. No entanto, quando o fim chegou, fiquei pensando “é só isso?”.
Fiquei esperando uma grande virada, um grande final, mas isso não aconteceu.
Além disso, achei o mistério bem previsível... Então, não conseguiu atingir as minhas expectativas.
Mas a narrativa da autora é muito boa! Tanto os personagens quanto a mansão Manderley se tornam reais para nós! A autora consegue nos envolver por completo na leitura.
Outro ponto importante a ser mencionado é que a autora consegue descrever bem duas personagens em fases distintas da vida de forma convincente. Mostra Mrs. Winter, uma adolescente insegura, que tenta se ambientar em um mundo que não lhe pertence. E, Rebecca, uma mulher bem decidida e cheia de atitude que conquista a todos - mesmo depois da sua morte.

Mas, até hoje, há uma questão no ar: a obra Rebecca é plágio?

Até hoje pairam suspeitas de plágio da trama de Rebecca, escrito por Daphne em 1938. A história guarda muitas semelhanças com um romance brasileiro publicado quatro anos antes: A Sucessora, de Carolina Nabuco, obscuro livro que só ganhou notoriedade por ocasião de uma adaptação em forma de telenovela exibida pela Rede Globo em 1978. Há investigações sérias dando conta que, de fato, Daphne leu A Sucessora antes de escrever Rebecca. Fonte: Wikipédia

Enfim, se você está afim de ler um clássico com pitada de suspense, fica aí a dica!

* Confira outras resenhas em http://pensamentotangencial.blogspot.com

Cília 15/05/2012

A mulher inesquecível.

O livro é tão bom que mesmo sabendo o final ( no meu caso ) ainda agrada, e muito.
Max Winter é um viúvo, 42 anos, cavalheiro e dono de uma mansão na Inglaterra: Manderley. Ele encontra uma jovem ( cujo nome não aparece no livro),tímida sem grande beleza, de 22 anos que trabalha como acompanhante de uma rica senhora. Pede-a em casamento e a jovem torna-se Mrs. Winter. A jovem ingênua vai para a mansão e vê-se às voltas com a governanta Mrs. Danvers uma mulher autoritária e profundamente ligada a Rebecca, a primeira senhora Winter. A jovem terá que lutar para amadurecer e conseguir superar as diferenças de costumes,enfrentar a criada, e entender um mistério que ronda a morte de Rebecca.
O final do romance como aparece no filme ( Joan Fontaine como a jovem Mrs. Winter ) é bem mais sugestivo. Único senão.

Bruna 14/04/2014

Rebecca é um thriller psicológico escrito na década de 1930, que retrata a vida da jovem Sra. Winter, uma adolescente que se casa com um lindo, rico e jovem viúvo, mas vive assombrada pelo fantasma de sua falecida esposa, a aparentemente inesquecível Rebecca. Após um casamento realizado em tempo recorde, a jovem tímida e de origem humilde, vai viver com o marido em sua residência familiar, uma propriedade antiga e intimidante chamada Manderley, e logo se depara com vários mistérios acerca da antiga senhora da mansão. Alguns idolatram Rebecca, outros a detestam, mas o fato é todos que conhecem Maxim Winter tem algo a falar sobre sua falecida esposa.

A jovem senhora Winter é completamente apaixonada pelo marido, mas sempre se sente em segundo lugar, vivendo à sombra da falecida. E em relação a isso, é interessante observar uma tática da autora, que não revela o nome da protagonista, enquanto a todo momento é mencionado o de Rebecca.

O livro é bem interessante, e me deixou curiosa para saber qual o tal secreto a respeito de Rebecca, e porque ela ainda exercia tanto poder sobre todos, mesmo após morta. Mas o final não foi tão surpreendente quanto eu esperava. E não sei se foi porque li uma versão bem antiga do livro, e na época não estava acostumada com livros mais antigo, mas tive um pouco de dificuldade com a linguagem adotada. Tanto que tenho vontade de reler a obra, e ver se hoje a consideraria mais fácil.

Mas, mesmo que esses poréns, recomendo a leitura, principalmente para quem curto suspenses e mistérios.

Curiosidades: Rebecca é plágio de uma obra brasileira?
Uma curiosidade super interessante sobre Rebecca, é a possibilidade dele ser um plágio, e de uma obra brasileira! O fato é que alguns anos antes da publicação original de Rebecca (1938), foi lançado o livro A Sucessora, de Carolina Nabuco, que só se tornou conhecido após adaptação para uma novela da Rede Globo em 1978. E os dois livros são muito parecidos, segundo minhas pesquisas.

Bom, gente,é isso. Espero que tenham gostado.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/04/li-e-recomendo-rebecca-daphne-du-maurier.html

Rafa 08/06/2015

Arrastando as Alpargatas
Eu não sei exatamente como descrevê-lo, ele lembra em estilo de Jane Eyre e O Morro dos Ventos Uivantes, mas vai um pouco além.

Começo pelo título do livro. Rebecca não é uma personagem do livro, mas é a protagonista da história que é contada. Já de início, sabemos que Rebecca está morta e a personagem-narradora ocupa seu lugar, como nova Mrs. de Winter.

Ele é contado do futuro, depois de tudo acontecer e relembrando como foram os acontecimentos da época. Desde quando a nova Mrs. de Winter não tinha esse título e era uma simples acompanhante de uma senhora.

Numa viagem, ela conhece e se apaixona pelo Sr. de Winter e ambos se casam, indo morar em Manderley. Mas não se trata de um romance. Tem um suspense que percorre pela história do casal, a sombra de Rebecca sempre se impõe.

É como se Mrs. de Winter, que não é nomeada ao longo do livro, pegasse a vida de Rebecca de onde ela parou e continuasse. Seja mantendo a casa ordenada da mesma forma, tentando se vestir da mesma forma, sempre se perguntando sobre o que Rebecca faria em tal situação.

Toda a história vai construindo uma angústia. É como se Rebecca não tivesse saído da vida dos personagens. Em certo ponto, como em Jane Eyre, achei que a história teria uma reviravolta sobrenatural, mas não. As respostas chegam ao final.

A linguagem do livro é muito bonita. A autora soube explorar as palavras para construir o thrill da história. É envolvente, quanto mais você lê, mais quer ler. É um livro realmente fantástico, que valeu a leitura.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Gláucia 09/03/2016

Rebecca - Daphne Du Maurier
Releitura de um livro que li na adolescência e me impressionou muito. Positivamente. Gostei mas não me impactou tanto quanto da primeira vez, provavelmente por conta do elemento surpresa que á alma do livro. Dessa vez me incomodou um pouco o excesso de soluções convenientes.
Narrado em primeira pessoa por uma mulher cujo nome não aparece, casa-se com Max de Winter mas não deixa de viver sob a sombra de Rebecca. Suspense com clima sombrio. Destaque para a gélida governanta Mrs Danver. Medo dela.

Rebeca 26/11/2017

Apesar de ter se tornado um filme famoso, eu não conhecia a história, e achei uma puta sacanagem essa capa... O Spoiler já vem na capa...

Leila de Carvalho e Gonçalves 06/05/2019

Coincidência, Inspiração Ou Plágio
Publicado em 1938 na Inglaterra, ?Rebecca? de Daphne du Maurier, rapidamente ascendeu a lista dos livros mais vendidos e ainda hoje conquista novos leitores ao apresentar uma espécie de conto de fadas que reúne elementos góticos e uma atmosfera digna de um bom thriller.

Sua história tem como protagonista e narradora uma jovem ingênua - jamais nomeada - que é salva de uma vida anônima e insípida como dama de companhia, quando aceita o pedido de casamento de um rico viúvo, Maximilian de Winter, após manterem um breve namoro em Monte Carlo.

Ao regressar de uma romântica lua de mel, o casal vai viver numa mansão na Inglaterra, Manderley, onde reinou absoluta Rebecca, a primeira senhora de Winter. A bem da verdade, todos, até mesmo Maxim, parecem enfeitiçados pela personalidade sedutora e incontestável beleza da falecida, todavia a história ganha novos contornos, conforme segredos vêm à tona, trazendo dúvidas a respeito de sua morte.

Para quem leu ?Jane Eyre?, é clara a semelhança entre Maxim de Winter e o Sr. Rochester cujos casamentos anteriores são responsáveis pelas intrigas que conduzem as duas histórias. Entretanto, essa semelhança é ainda maior, se comparar ?Rebecca? com ?A Sucessora?, de Carolina Nabuco. Por sinal, reunidas as evidências, o romance brasileiro pode ter sido plagiado.

Evitando cometer spoilers, é possível elencar alguns pontos:
* Nina Auerbach, professora de literatura da Universidade da Pensilvânia, relata no livro ?Daphne du Maurier, Haunted Heiress?, que ?A Sucessora? foi lançada em 1934 e por conta da boa receptividade, sua tradução foi encaminhado para um editor inglês que não levou adiante.o projeto. Coincidentemente, foi ele quem publicou ?Rebecca? quatro anos mais tarde e sua autora esteve entre as pessoas escolhidas para ler e opinar sobre o texto.
* Os dois romances possuem a mesma temática. Em ?A Sucessora?, o viúvo é Roberto Steen, um rico industrial, e a jovem ingênua, Marina, foi criada na fazenda da família, em franca decadência após a Abolição.
* Boa parte da história ocorre num requintado palacete, localizado no bairro do Paissandu, onde residia a elite na época. Por sinal, Alice, a primeira Madame Steen, também era famosa pelos mesmos atributos de Rebecca e deixou marcas indeléveis no local.
* Chama atenção as inúmeras situações análogas, por exemplo, uma festa a fantasia na mansão de Maxim e os festejos carnavalescos no Rio de Janeiro.
* Se não bastasse, em ?Rebecca?, existe até uma coincidência de nomes: Robert é um ajudante e Alice uma criada de quarto em Manderley.

Para encerrar, não só recomendo ?Rebecca?. Se ainda não leu, aproveite a oportunidade para conhecer o clássico ?Jane Eyre?, além de ?A Sucessora? que depois de muitos anos, acaba de ser reeditada. Também não deixe de assistir assistir a ?Rebecca, A Mulher Inesquecível?, disponível no YouTube. A película foi dirigido por Alfred Hitchcock e recebeu o Oscar de Melhor Filme em 1941.

Nota: Optei pelo e-book que, com bom preço, atendeu minhas expectativas.

1 | 2 | 3 | 4