Gótico Mexicano

Gótico Mexicano Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Gótico Mexicano

Daniel.Gomes 17/03/2023

O Reino Fungi no centro do goticismo latino-americano ?
Finalmente consegui terminar essa história tão misterioso. Primeiramente, eu adoro cogumelos, não aqueles "mágicos", nunca experimentei um desses e de comer só Champignon no meio de algum Strogonoff. Eu gosto de cogumelos pelo seu aspecto e diversidade, são tantos das mais diversas formas, cores e níveis de toxicidade, acho fascinante. E cogumelos são uma parte crucial dessa história que eu finalizei, história essa que podia ser melhor, mas ainda é uma história muito instigante e bem contada.

O livro se arrasta um pouco em alguns momentos, mas acredito que isso seja proposital e no momento atual da minha vida eu não tô com muita paciência pra desenvolvimentos lentos, por isso que eu sempre atropelo tudo, assim como Noemi, a protagonista. Ela é uma protagonista que difere muito de outras, pois ela não é uma garota boba e ingênua e isso faz você gostar dela, apesar de às vezes ela ser irritante, coisa que eu também sou.

O final é realmente incrível, e vale a pena se arrastar por algumas páginas ali pelo meio pra chegar nele. A primeira leitura do ano foi concluída, mesmo que ela tenha começado em Agosto do ano passado.

Emily.fonseca 09/03/2023

Perfeitamente perturbador @livrosrabiscando
Noemí é uma jovem moradora da Cidade do México, divide seu tempo nas festas da cidade grande, mas almeja um futuro nos estudos, seu grande sonho é estudar na universidade.

Porém um dia toda sua vida de festanças chega ao fim, seu pai recebe uma carta muito estranha de Catalina, prima de Noemi, onde a moça relata coisas absurdas, quase afirmando a existência de fantasmas. O pai de Noemi fica apavorado, preocupado de que a sobrinha esteja precisando de auxilio psiquiátricos, assim resolve mandar a filha em auxilio da prima.

Em troca de poder seguir com seus estudos, e preocupada com sua prima e amiga , Noemi viaja ao auxilio de Catalina. Tendo em mente que precisa honrar com o que seu pai pediu e ajudar a moça.

Ao chegar no vilarejo, Noemi se sente estranha, é tudo muito diferente da cidade grande, além de uma neblina insuportável que paira sobre a cidade. Os Doyle vivem em uma mansão no meio das montanhas, afastados de todos. A família é super estranha e tem uns costumes bizarros, fora que o lugar está caindo aos pedaços com mofo por toda parte.

A mansão é estranha, com empregados mais estranho ainda, como se fossem indiferentes ou nem percebessem presença dela ali, os moradores da cidade não gostam muito dos Doyles, pois a família possui muitas histórias de assombrações e um passado trágico. Porem tudo fica mais confuso, estranho e macabro quando Noemi também começa a ver algumas aparições.

Eu simplesmente fiquei obcecada por essa construção de ambiente, são poucos os livros que me deixam aflita com o suspense psicológico, me fazendo querer desvendar o mistério e achar tudo muito estranho, cheguei a sonhar com algumas coisas do livro.

Eu saquei algumas coisas que estavam acontecendo e por qual caminho iria seguir, mas não acertei todo o plot.

Todos os personagens são bem trabalhados, com personalidades e bizarrices próprias, amei conhecer, torcer ou não por cada um deles. O ritmo do livro é incrível, te deixando com um gostinho de quero mais a cada fim de capitulo.

?Gótico mexicano? cumpre ao que se propõe, fazendo com que você fique obcecado pela história.

Brennda 07/03/2023

Gótico mexicano
No começo do livro demorei pra pegar no ritmo, mas quando começou a revelar o mistério foi super rápido para terminar de ler. Adorei o livro, super coerente com a temática de The Last of Us, podia facilmente ser um filme.

BiancaPavoni 03/03/2023

Não sei o que dizer...
Gostei muito da leitura, apesar dele ter ido para um caminho que não esperava e que costumo não gostar.

O livro tem uma `wibe` parecida com "Morro dos Ventos Uivantes" tando que este é mencionado várias vezes ao decorrer da história.

Emilia.Reis 03/03/2023

Maluquinho
A escrita é boa, a gente se envolve depois de um tempo, mas detesto cenas nojentas, esse lance do cogumelo parece que foi inspirado no apocalipse do jogo de video game famoso.
Também acho que todo mundo queria mais sobre a cultura mexicana, não só sobre os Ingleses safados morando isolados no México.
Rayza.Figueiredo 03/03/2023minha estante

N° de páginas: 288
Editora: Darkside
Formato: Livro Físico
Plataforma: -

Noemí, uma garota de 21 anos, aristocrata na alta sociedade do México tem tudo aos seus pés. Nascida de família rica, frequentadora de altas festas da socialite e tendo vários homens a seus pés e frequentadora de uma universidade. Uma vida que qualquer mulher na idade dela gostaria de ter. Até que um dia seu pai a convoca para uma reunião no meio de uma festa, falando que recebeu uma carta estranha de sua prima de El Triunfo, dizendo que coisas estranhas estão acontecendo com ela e na casa onde ela vive com seu esposo e sua família e convoca a presença de Noemi alegando que está com saudades de sua prima e que deseja vê-la.
Seu pai pede para que a Noemi viaje até El Triunfo para visitar a prima e que gente verificar o que anda acontecendo dentro daquela casa e se possível tentá-la trazê-la de volta.

O mistério do livro foi indo bem até chegar no final dela. Quando foi descoberto o problema dos integrantes da casa e com a própria casa, não me surpreendeu. Não tive conexão com nenhum personagem e achei a história um porre. Infelizmente a autoria tentou imitar Stephen King com seu hotel mal assombrado no livro O Iluminado e acabou caindo do cavalo. O livro não funcionou comigo.
? Assuntos abordados e possíveis gatilhos:

- Suicidio
- Tentativa de estupro
- Abuso moral
- Submissão
Büttner 07/05/2023minha estante
Não achei em nenhum momento parecido alguma coisa com O Iluminado.

Pheriannath 28/02/2023

Gótico mexicano made in China
Esse livro tinha um potencial gigantesco e foi disperdicado. Pelo título (sem ler resenhas/comentários) entendesse que é uma história gótica mexicana certo? Errado.

O cenário gótico é totalmente europeu, o contexto é o gótico europeu clichê, o contexto em que os personagens vivem e são descritos é EXTREMAMENTE clichê hollywoodiano. O livro que tá como "gótico mexicano" e a gente compra na 25 de março.

E confesso que quando vi o título, me interessei de verdade, porque pensei comigo "nossa a cultura mexicana é tão rica né, eles tem tantos rituais espirituais que são sinistros, lidam com a morte de forma diferente, tem todo um ritual macabro no dia de finados, envolve todo um rolê sinistro de fazer pratos típicos e levar e deixam no túmulo dos mortos, cantar músicas pra acorda-los/chama-los ao mundo dos vivos de novo, que interessante um autor/autora explorar isso, nunca vi antes, deve se muito legal"

Se você for esse leitor, que teve essa ideia de expansão cultural, achar que o ambiente dessa história seria uma narrativa interessante sobre a cultura mexicana, não leia esse livro então perca seu tempo.

A personagem principal é a sexy, mexicana, personalidade forte, belíssima, Salma Hayek, perfeita sem defeitos.

O restante dos personagens o mesmo blé gótico, emo core, triste, vazio, branco, cruel, olhos azuis, replicados em vários personagens que parecem npcs.

É literalmente só a nomenclatura dos personagens, nomes de cidades e pratos típicos mexicanos. Só. Só isso.

Gleiciane.Aline 25/02/2023

Gótico Mexicano
O livro é lindo e o corte é um dos mais bonitos da Darkside, mas até agora não consegui vincular o título com a narrativa. O livro é narrado por Noemí, uma personagem aparentemente forte, que quer quebrar os padrões de sua época. Boa parte do livro, até uns 70% foi bem lento, li, mas não fluiu tão bem. E sério, um fungo? Eu esperava mais. Minhas expectativas eram bem mais altas e senti que não foram suprida. Achei que entregaria muito mais. Muitas partes me deixaram confusa, não sabia de era real, se era invenção da cabeça de Noemí, se era uma assombração da casa. Enfim, o final foi ok, um plot wist que supriu o básico para terminar o livro.

Duda 24/02/2023

INCRÍVEL, MARAVILHOSO
Sério, que livro espetacular!!!
A cultura mexicana as referências divino!!
A escrita da autora me prendeu de uma forma, fiquei envolvida dms na história, nunca curti muito o gênero suspense/terror/gótico mas esse ganhou meu coração, cada descoberta foi de cair o c* da bund*
Incrível dms ??

Ajscal 23/02/2023

Primeiro suspense lido pra começar com o nivel alto
Sinceramente, QUE SUSPENSE BOM! No início da leitura você acha que já sabe sobre o plot, mas mesmo assim o final te surpreende por completo e te deixa completamente chocado. A descrição dos ambientes e a narração são impecáveis, um dos melhores já lidos.

Guilherme107 22/02/2023

Resenha: Gótico mexicano
Gótico mexicano foi uma leitura no mínimo peculiar.

A primeira metade do livro foi um enredo bem ok... Mas bastante chato e algumas coisa pareciam bem jogadas, em compensação a segunda metade foi uma verdadeira aventura sem pé nem cabeça.

Os personagens foram legais e eu já suspeitei deles desde o começo, mas sinceramente o plot twist me decepcionou um pouco e eu fiquei tipo.. "Gente que que ta acontecendo aqui, o que esse povo usou? ".

No geral foi uma leitura boa e continuarei de olho na autora pois acho que outras histórias dela poderão funcionar melhor.

Karina 18/02/2023

Gótico mexicano
Este livro me surpreendeu, seguiu um caminho que eu não esperava. Gostei.
Confesso que senti falta de mais elementos da cultura mexicana. Não conheço muito sobre e esperava aprender mais, principalmente com os Doyle sendo tão tradicionais e Noemí, tão raiz. Mas não teve.

Depois que a verdade é revelada, as coisas se tornam mais interessantes, mas pena que ocorre só mais próximo do final.

Alecia Rodrigues 16/02/2023

Resenha: Gótico mexicano
Pelo gênero e algumas resenhas que li eu esperava mais, a sinopse trazia algo MAIS.

É uma ideia legal, tem personagens um pouco interessante, partes que me fascinou, porém a autora não soube aproveitar os melhores aspectos do livro.

Também não gostei do jeito que ela usou os abusos (vamos chama assim) no enredo.

O final deixou a desejar

Gostei bastante do relacionamento do Francis e Noemi. Recomeo a leitura, pois para mim não pode ter sido tudo que eu esperava, porém para outros leitores podem gosta mais.

Manu 14/02/2023

"Não é mais uma mente humana..ele a refez."
Noemí Taboada. Eis aqui uma personalidade que admiro muito.

Abri o livro e dei de cara com uma escrita que me cativa demais. Escrita e ambientação tipo "o morro dos ventos uivantes". Silvia Moreno colocou em um liquidificador uma personagem forte e ambiciosa, uma família de embrulhar o estômago (escrevo isso totalmente enjoada lembrando de Howard), um plot que ninguém esperava e uma escrita de cair o queixo.

O plot é um pouco difícil de entender no início, li duas vezes para realmente saber para onde a Silvia queria nos levar. E depois que entendi, todo o resto fez sentido.

Quando leio uma sinopse, nesse tipo de narrativa, que indica "uma personagem forte" eu já reviro o olho porque eu nunca me simpatizei com nenhuma (logo, não me importava se ela viveria ou morreria) . Quando Noemí expôs seus pensamentos eu fiquei em choque. ADOREI essa personagem. E colocando a época do livro em questão, ela era totalmente "fora da casinha".

Então, por que não 5 estrelas?
Em termos, pelo jeito em que o plot foi explicado (achei muito confuso, não conseguia diferenciar se era os pensamentos da Noemí ou os de Howard). E alguns personagens poderiam ter sido mais explorados. Tipo, a Catalina. Temos a visão da Noemí sobre a Catalina, mas gostaria de saber como tudo isso se desenrolava em sua mente desde o início.

"Nosso senhor e soberano. Nosso Deus. Um ovo partido e uma cobra surgindo dele, com a boca escancarada. Nosso maior legado, revirado em cartilagem, sangue e raízes, tão profundamente. Deuses não morrem."