A Escola do bem e do mal

A Escola do bem e do mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do bem e do mal – Vol. 5

Ruan Mattia 03/12/2022

Interessante, mas meio parado
Bom, eu gostei de maneira geral, mas acredito que faltou algo, não sei bem o que é. Algumas partes foram de tirar o fôlego, outras deram ódio, mesmo assim foi o que menos gostei entre os 5 livros da série. Estou ansioso para ler o próximo e descobrir como acaba, por mais que eu já imagine como, porém, ainda amo essa série e a escrita do Soman continua impecável. Personagens perfeitos, cenários bem detalhados e cativantes e que final... agora acho que o Tedros pode ter sua hora de brilhar (está mais do que na hora, o garoto só sofre).

PS: queria que a série "A Escola do Bem e do Mal" tivesse 30 livros, eu leria todos.

Mia_Lilly 26/12/2022

Enfim, aqui estamos.
Soman, querido, você é maravilhoso mas caramba! Esse livro foi tedioso a ponto de ter que empurrar com a barriga para concluir. Sério, gente. Eu senti que o enredo desse e do livro anterior ficaram bastante "engessados", por assim dizer. Nós leitores fazemos nosso trabalho e acompanhamos a história com vigor, contudo, só parece que estamos nos dispondo à toa, porque não há muito com o que se empolgar aqui. Acho que o que tornou esse livro tão exaustivo foi o fato de que os personagens estão presos em demasia a algumas situações que eles deviam já saber como sair. Há muitos feitiços do 1° ano que eles simplesmente esqueceram, muitas habilidades que poderiam ter usado se pensassem um pouco mais. Sophie, a exemplo, foi a Rainha do Mal, A BRUXA MAIS TEMIDA durante boa parte da história, e aqui ela fica à mercê de circunstâncias ridículas para alguém no nível dela. Em suma, foi uma experiência maçante, de modo que fiquei tentada a largar a história. É uma benção que ela tenha guinado para o outro lado da balança durante os capítulos finais, e agora meu interesse foi renovado. Felizmente, iniciarei o outro livro em breve.

Anita 04/01/2023

Gostei, super indico, com certeza esse vai ser uns dos melhores livros do ano apesar de ser o primeiro.

andyflower 08/01/2023

Essa livro foi bem melhor que o anterior e, diferente dele, não teve o plot tão previsível. Aqui dá pra ver que os personagens amadureceram muito e que essa história ruma para um grande final.

Carla 12/01/2023

Quase no fim
Quase no fim dessa saga maravilhosa. Algumas partes se passaram voando, outas se arrastaram, mas uma leitura gostosa que já bate aquela bad em saber que tá chegando o fim.

Mari1894 17/01/2023

Achei o livro meio "meh". Tipo, ele é legal e tals, só acho que faltou alguma coisa. Esse livro foi muito importante para esclarecer algumas coisas, já que ele tem mais "aventuras" do que calmaria. Por mais que eu não tenha gostado tanto, acho que ele foi bem importante para a história em si. Vamos ver o que Soman aprontou para o próximo livro.

Vivi 17/01/2023

Acredito que esse segundo arco seja melhor que o primeiro.

Porque gostei mais quando a história envolveu a floresta toda do que quando ficou contida na escola.

Porque gostei mais de ver a Sophie como heroína do que como vilã, principalmente vendo a evolução dela como personagem.

Porque gostei mais de ver todos lutando por um bem maior, Sempres e Nuncas (apesar de que no final do terceiro livro também tinha, mas não 100% deles), estando no mesmo lado sem que nenhunzinho tenha dúvida de por qual lado devem lutar.

Enfim, a história não acabou, mas esse livro mostrou uma evolução nos personagens principais, tanto com a Sophie realmente sendo uma personagem boa e não tão egoísta e fazendo o que é certo e até querendo se sacrificar. Tanto a Agatha assumindo a liderança e não desistindo de salvar todos que precisam. Quanto o Tedros se empoderando e ganhando a confiança que precisa para poder derrotar a Cobra e conseguir seu reino de volta.

Veremos como essa história se fecha.

site: mabeirobooks.com

Giulia29 21/01/2023

Sobre o livro cinco
Esse com certeza foi um dos melhores da saga, perdendo por enquanto para o primeiro que na minha opinião é perfeito demais.
Ele já começa com uma proposta de caos sendo instaurado e desenvolve muito bem, trazendo elementos de surpresa, mexendo com a gente.
Fiquei chocada com o final? Fiquei!
Odiei os personagens inseridos? Quase todos hahahah
Mas em geral é um livro ótimo, super fácil de ler, que te prende do início ao fim e te faz questionar as decisões das meninas o tempo inteirinho!

Nota: 4,2/5,0

Raíssa Neujahr 25/01/2023

Livro incrível tu não sente vontade de parar de ler até o momento final tu quer descobrir os mistérios e as tramas e todas as perguntas que o autor deixa em aberto o final surpreendente e emocionante essa saga é uma da minhas favoritas e eu amo cada um dos personagens.

Madu Costa 30/01/2023

A saga é perfeita pra quem curte fantasia, ação e romance. Com vários personagens ousados e geniais, e mistérios que parecem impossíveis de resolver.

roberta 30/01/2023

Um Kindle Molhado
Eu gostaria de um prólogo com esse conselho: Caro leitor, daqui em diante uma caixa de lenço ou duas te servirá bem. De toda a série de livros, o Cristal do Tempo carrega em suas páginas a responsabilidade da narrativa mais emocionante comparada as anteriores, construída tijolo a tijolo e cimentada com a melhor das imprevisibilidades, nem no choro existe certeza se é seguro chorar agora, talvez tudo mude.

Não posso dizer que existe algo em particular que me sopra essa sensação, acho que é o conjunto de um artista completo, mas enquanto lia era capaz de sentir uma vulnerabilidade na história que deve ser toda creditada ao Soman. Por um lado, a narrativa do conto de fadas pela primeira vez sente o fantasma da dúvida voltar com a promessa de ficar, as armas do bem serão capazes de enfrentar o maior dos males? O que é muito perspicaz, porque para além da ficção essa assombração vaga no nosso mundo, ainda que não seja dada uma circunstância prévia, a busca por essa resposta provavelmente já foi motivo de tormenta individual. Por outro fragmento de cristal, (gratidão Soman Chainani por uma metáfora gratuita) arcos pendentes precisaram se encerrar e confesso puro achismo nessas linhas, me pergunto se essas despedidas quase que familiares não foram tão pessoais para leitor e autor a ponto de concretizar uma intimidade tão forte, que tudo o que restava era dar espaço ao nosso lado mais sentimental.

Mais uma vez ele não deixa desamparos porque é um autor que sabe construir reflexos, por favor só pode ser muita coincidência com esse título. Ainda que deteste uma personagem, discorde das suas ações, feche o livro e só abra no dia seguinte, alguma coisa nas camadas sem fim dos personagens vai ser como se olhar em um espelho, o vidro dizendo: "Aqui é seguro!". Não atoa o Soman conduz o equilíbrio entre bem e mal dentro de cada um, como se fosse brincadeira de criança, ele apenas sabe o que faz.

Não posso deixar de me sentir grata pelo presente que é a oportunidade de ler o capítulo 16 removido, é um presente ver a obra sem cortes, mais que isso são os cortes trazerem o prazer da descoberta simultânea, como se eu e os personagens fossemos amigos íntimos apenas distantes por um cristal do tempo. Só posso dizer brilhante e brilhante!

Clara 01/02/2023

Quando o homem se tornar a caneta, o verdadeiro rei reinará.
O jeito que a história inteira se conecta e os personagens são complexos e únicos é simplesmente maravilhoso!

Frases preferidas:

" Era uma vez o bem e o mal
Agora eles viviam no meio dos dois"

"Você pensa que guia o próprio destino. Que a caneta a segue. Mas nem sempre isso é verdade. Às vezes é a história que guia você."

" O medo de voar não existe"

" Quando o verdadeiro teste chegar, ninguém estará ao seu lado para te salvar"

" o que faz meu coração bater?"

" O bem tem dessas coisas... Sempre encontra um jeito"

Gigikordei 03/02/2023

A escola do bem e do mal
Olha confesso que a história me prendeu mas não me cativou tanto...
O livro em si tem bastante referência aos contos de fadas conhecidos..
Os personagens são interessantes e apresentados de forma engraçada
A escrita é um pouco diferente para recomendar para crianças de 12 anos, mas vai de cada um.
Eu a história bem infantil mas gostei, contos de fadas são assim né?

Larissa2064 09/02/2023

Acho que nunca vou superar essa saga
Uma leitura que te prende do começo ao fim. Na minha opinião, esse foi o melhor livro da saga, sem sombras de dúvidas.

A cada reviravolta, mais eu ficava intrigada pra saber o que ia acontecer, eu sentia as emoções dos protagonistas junto com eles. Algumas evoluções de personagem que esse livro teve me deixaram de coração quentinho.

Eu amei o livro e leria de novo com toda a certeza.