A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

Cassio Kendi 31/03/2021

Normalmente quando leio sobre finanças, não faço tantas pausas, só vou absorvendo o conteúdo técnico. Esta leitura foi diferente: várias vezes eu lia uma frase que me fazia olhar pro teto e ficar pensando.

Fazendo um paralelo com dietas, o conhecimento que um investidor médio precisa não é tão extenso, assim como alguém que quer se alimentar bem não precisa saber tanto assim de nutrição. O que mais importa no longo prazo, nos dois casos, é a consistência do comportamento. É mais importante, por exemplo, saber onde seu ego pode falhar do que saber os detalhes de como operar derivativos, pelo menos para grande maioria que não trabalha com isso.

Se fosse escolher um livro sobre o assunto para ler todo ano, hoje seria esse.
DEA 05/08/2021minha estante
Já estava na minha lista mas agora fiquei com mais vontade de ler.

Italo 16/03/2022minha estante
Dea, não vai se arrepender. É um ótimo livro...

DEA 16/03/2022minha estante
Bom saber Italo ?

Mirian 16/03/2022minha estante
Vou começar a ler só por causa dessa resenha ??

Zonis 17/05/2022minha estante
Sensacional, lendo pela segunda vez. Mudança de paradigma sobre finanças e investimentos, o livro é simples e objetivo.

Tom 24/01/2023minha estante
Está na minha lista de leitura mas preciso adquirí-lo, mas a única opção na minha cidade é a Americanas, então...

Hellen264 04/05/2023minha estante
Como é que abre o livro?

Paulo 03/07/2023minha estante
Verdade estou fazendo isto tambem

â¨Mel⨠09/07/2023minha estante
Como faz pra ler os livros neste epp?

Larissa4054 22/03/2024minha estante
Gente tem como ler esse livro por esse app

DEA 22/03/2024minha estante
Não tem como ler aqui, aqui só dá para colocar resenha, fazer lista de leitura etc.

AliceFonseca.25 22/02/2024

Achei muita humildade do autor ao dizer que não há respostas certas, cada um sabe o que é melhor, possível dentro de sua realidade, personalidade. O autor mostra a importância da psicologia aplicada na área financeira para desvendar para nós mesmos as respostas de nossos comportamentos, como por exemplo, queremos luxos, ter um carro top, não porque é necessário ou porque gostamos mas para satisfazer uma necessidade de atenção das outras pessoas, queremos parecer bem sucedidos, ricos, inteligentes. Assim como explica, e mostra com exemplo das redes sociais que norteiam nossa nessa área, sendo partes de nossos reflexos, vivências passadas ou presentes do contexto em que atualmente vivemos.
Clara Oaky 22/02/2024minha estante
Aí siiim, achei ele muito assertivo. Pensando seriamente em reler...

AliceFonseca.25 22/02/2024minha estante
Simm

Brave 26/02/2024

Agrega.
É um bom livro para os amantes da economia e/ou aqueles que querem mudar a própria vida financeira.

Não achei ele muito rico, mas isso se deve a grande propaganda que esse livro recebe no meio dos investidores e obviamente as espectativas que criaram em mim. Mas é uma boa didática pra quem curte o assunto.
Lina_2013 26/02/2024minha estante
Bom saber, tenho curiosidade para ler ele, mas agora acho q não vou kkkk

Brave 26/02/2024minha estante
Eu já li outros muitos melhores que esse, que passavam as mesmas informações.

Jessica M. 25/07/2023

Esperava algo diferente. A leitura começa empolgante, e não posso dizer que não aprendi alguma coisa, mas os conselhos são totalmente voltados para cidadãos nascidos nos Estados Unidos que querem ser milionários, e que quando alcançam o sonho, gastam na mesma proporção com inutilidades para se aparecer.

Para um brasileiro pertencente às classes econômicas mais baixas e que faz malabarismos com o que ganha para não se endividar, não há nada de novo sob o Sol.

Após a metade do livro, eu já me questionava aonde o autor queria chegar, afinal. Gostei da abordagem sobre economia geral – o efeito cascata de uma bolha, uma guerra – mas terminei com a sensação de que ele falou muito, mas não teve foco específico. Foram conselhos aleatórios.
Canoff 25/07/2023minha estante
Uma resenha de poucas linhas e uma puta critica social. Em dois parágrafos, você resumiu o livro e me fez colocá-lo na lista dos livros enviesados. Ótima resenha, Jéssica!

Jessica M. 25/07/2023minha estante
Muito obrigada, Robson! ?

LariLeitão 29/05/2021

Desmistificador
O livro aborda várias formas de colocação do dinheiro nas vidas das pessoas mostrando que é possível se relacionar bem com o dinheiro em relação as suas expectativas.
Emy 29/05/2021minha estante
Parece ser muito bom

Junior.Silva 31/05/2021minha estante
Para quem tem interesse em baixar esse livro completo em PDF
ta ai o link. Abraços

Moreira 22/05/2022

Brilhante e inteligente, leitura praticamente obrigatória
Sempre que surge um novo livro sobre finanças, a primeira coisa que devemos esperar é que uma grande parcela da leitura não será mais do que ?mais do mesmo? para quem já é familiarizado com o assunto. Questões sobre frugalidade, diversificação de investimentos e métodos para fazer com que o dinheiro trabalhe para nós é de praxe no gênero. Curiosamente, em ?A Psicologia Financeira? isso não acontece. Ao menos não na mesma proporção que de costume. Morgan Housel trás uma abordagem original a respeito da relação entre questões psicológicas e o dinheiro.

A Psicologia Financeira é um livro de leitura simples e de fácil compreensão, mas com um conteúdo de grande relevância para quem busca a tão sonhada liberdade financeira. Analogias certeiras e precisão nas exposições tornam o livro rápido e prazeroso de se ler. Ao longo de vinte capítulos, o autor discorre sobre como a maior parcela da sociedade americana foi moldada a pensar em finanças de maneira imediatista e consumista, e nos oferece lições sobre como tomar as decisões corretas para não cometer os mesmos erros.

No fim, Housel nos oferece uma última lição: Nem só de racionalidade e matemática devem ser tomadas nossas decisões. Quando se trata de dinheiro, mais importante do que estar certo é tomar a decisão que te faça dormir melhor. Brilhante, inteligente, inédito e leitura praticamente obrigatória, assim defino a obra prima de Morgan Housel.
Priscila 22/05/2022minha estante
Ótima resenha. Obrigada, vou colocar na minha lista. ???

Priscila 22/05/2022minha estante
Ótima resenha. Obrigada, vou colocar na minha lista. ???

Kaiane 19/09/2023

Indico!
Se você já leu ou não algum livro sobre finanças, esse livro é para você. Ele traz muitas reflexões que quando lemos alguns outros livros (pelo menos os que li até agora) sobre o tema, trazem coisas que nem é sempre possível fazermos, e este livro traz realidades, tipos diferentes de investidores, sem ficarmos nos martirizando.

Aborda a questão do suficiente x comparação social, e também da paciência, em um mundo atualmente imediato creio ser bem importante.

Por fim reflito o seguinte:
Felicidade" -> controle do tempo e vida -> poder de escolha -> dinheiro... isso não quer dizer que você deva ser extremamente rico para isso, mas sim, vc precisa do dinheiro para poder tomar certas decisões e proporcionar alguns momentos. Até pq não adianta trabalhar horrores e ter um belo salário, se vc não desfruta do seu tempo com algo que goste (lazer, hobbies...).

Enfim, leiam!
Paula 20/09/2023minha estante
Que bom que gostou :)))

Kaiane 20/09/2023minha estante
Siim, obri!! ?

Elisio Rebouças 25/12/2022

Um ponto de vista bom
Apesar de ser bem americanizado, se você souber colocar em contexto tira-se muitas lições, algumas dicas e principalmente como você deve pensar sobre sua vida e o dinheiro. Leitura agradável e que valeu a pena. Recomendo
Dinei.Rosa 30/12/2022minha estante
Achei bom até cara mas muito repetitivo...

Caroline.Kinchin 24/05/2022

Psicologia financeira é necessário para quem quer investir
Entender que uma boa relação com o dinheiro e investimentos é muito mais psicológico que lógico. E que a forma de lidar com o dinheiro é particular para cada um por diversos fatores descritos no livro.
Pedro Garcia 24/05/2022minha estante
???

Adelia.Buriti 12/06/2024

Enfim?
Levei 6 meses para concluir essa leitura. O livro é bom mas em determinados momentos é repetitivo. O fato de não contar uma história fez com que eu demorasse tanto.
Aborda questões financeiras, perfil do investidor mas em vários momentos consegui linkar as lições com outros aspectos da vida. Demorei mesmo porque priorizei outras leituras e histórias e porque de fato não estou pensando em ser investidora e acabou não sendo a minha maior área de interesse.
DaviLector 15/06/2024minha estante
Nesse sentido, acredito que o último capítulo é o mais importante, pois, basicamente, tudo que ele ensinou é o que ele pratica, logo, esse capítulo amarra todos os pontos que são abordados.

Darty 27/09/2022

Liberdade
A possibilidade de fazer o que se quer, quando se quer, com quem se quer, pelo tempo que desejar, não tem preço.
Ter dinheiro é igual a ter liberdade de escolha.
Tiago Absolão. 27/09/2022minha estante
Perfeito.

Elaine 12/01/2024

Maravilhoso
Esse livro não é pra todo mundo. Não é um tutorial de como ficar rico ou investir, mas sim lições sobre dinheiro, ganância e felicidade.
Ele fala sobre a importância de guardar dinheiro, sobre como é bom termos liberdade financeira, sobre ganancia.
Ele traz lições muito valiosas e reflexões extremamente importantes.
Não é pra todo mundo porque as pessoas não estão prontas para aceitar a realidade de como é importante economizar e sobre como a ganacia é destrutiva. É um livro valiosíssimo
Mari 12/01/2024minha estante
Gostei da resenha! Obrigada, quero muito ler.

JoAo366 27/05/2024

????
Na moral, nem sei como começar isso aqui.
Esse livro é sensacional, lembro q em 2022 pedi pra uma estudante de Economia da UEL me recomendar um livro sobre economia e ele me recomendou esse. Nunca fui alguém muito ligado a leitura, tenho TDAH e dificulta a concentração, mas esse livro me cativou bastante, smp me mantive muito na leitura, smp ficava focado ao ler. Posso afirmar que absorvi tudo que li. Simplesmente sensacional.
Esse livro também me ajudou a me concentrar mais e ter mais vontade de ler, e agr, eu qro ler um monte de livro da área (q não seja livro didático da faculdade).
É isso, recomendo muito.
biiaaa_nunesss 27/05/2024minha estante
Olha elee, todo lindo escrevendo uma resenha ?

Kirk 07/02/2022

Valeu muito a pena
É um livro muito diferente para um tema muito parecido. Você vai se surpreender com a abordagem. São muitos paralelos da psicologia pessoal frente aos riscos em relação ao seu presente e futuro financeiro.

Já parou para pensar no seu comportamento diante do dinheiro?
Rinaldo.Sousa 17/02/2022minha estante
Excelente!

Dongo 20/08/2021

Morno
O livro tem seus momentos interessantes, mas são poucos.

Se tratando de finanças, existem títulos mais inspiradores.

Nota 6/10
TalitaRuiz 22/12/2021minha estante
Finalmente um comentário condizente com a minha percepção sobre o livro. Já estava achando que eu tinha interpretado totalmente errado.