Sobre a terra somos belos por um instante

Sobre a terra somos belos por um instante Ocean Vuong

Resenhas - Sobre a Terra Somos Belos por um Instante

C4nteiros 08/12/2023

Um vernáculo do silêncio
Não ouso ter palavras suficientemente bonitas e tristes para esse livro.
Só sei que tudo isso ainda vai reverberar em muitas partes minhas e por muito tempo.
Essa é a graça da literatura, a manutenção de descoberta de emoções que você nem imaginaria caber dentro de si.
A troca foi justa.

Irving Bruno 13/01/2024

O título está acima da obra...
Eu criei muita expectativa sobre o livro por causa do título, por uma postagem de indicação do skoob e pelas resenhas que
vi de booksters. E esse livro me fez chegar
na máxima de nunca confiar em resenha e
sempre ler, pelo menos parte, para tirar suas conclusões.

Pois apesar de ser bem exaltado, achei o livro
confuso, com descrições ao meu ver desnecessárias e significativas apenas para o autor, com mesclas de poesias, reflexões e punch lines muito boas.

Aliás, são essas poesias, reflexões, punchlines, frases de efeito e meu tic por terminar livros que me fizeram seguir até o fim, pois a escrita do autor, para mim, se perde numa tentativa de soar poético e não linear.

Por ser um livro que aborda sobre homossexualidade, raça, classe, traumas e a relação de uma mãe solo e seu filho, tem um apelo forte e necessário, o que vai tocar muita gente que se identifica. Mas apesar de ter me gerado alguns momentos de reflexões fortes, não foi uma experiência de transcendência para mim, sendo um livro que voltaria para ler frases que marquei e não a história.

Lembrando, nunca confie em resenha, e a minha é mais uma delas. Eu gosto muito, por exemplo, da Isabel Allende, que consegue soar poética e reflexiva sem tornar a obra confusa e muitas vezes monótona. Mas você deve ler para tirar suas conclusões.

crixtine 18/07/2023

Mesmo sem saber nada sobre o autor ou o restante de sua obra, esse livro entrega logo que se trata do trabalho de um poeta.

“Sobre a terra somos belos por um instante” é uma inscrição de si norteada pelo outro, pela necessidade de comunicação com uma mãe, que acaba presa num paradoxo já que o seu principal destinatário nem sequer fala a língua em que o texto é escrito.

A partir dessa necessidade, o livro explora diversas provocações sobre linguagem como matéria de estudo, sem abandonar a intenção artística. Dentro dessa exploração nós encontramos um cenário de trauma, luto, descobertas, pertencimento, beleza e crescimento.

Primeiro, a comunicação em família: o dito e o não dito, os traumas guardados, a dinâmica entre os familiares - em especial o não-dito que é expresso na cumplicidade entre Lan e Cachorrinho. Depois, a comunicação da família com o mundo de fora e as barreiras de idioma. E, por fim, a colisão desses dois mundos na formação de um sujeito mergulhado em culturas diferentes.

Outro tema importante no livro é a vivência e descoberta LGBTQ+, desde o desejo, o medo, a exploração, a performance, até o ato de se assumir múltiplas vezes, para si mesmo e para os outros.

Para concluir, apesar de eu me dar melhor com prosas poéticas do que com o poema em verso, minha parte favorita do livro é quando o autor, num frenesi, assume quase uma versificação da narrativa e o texto se torna pura poesia com quebras de linha que geram ambiguidades que me causaram arrepios.

É isso, daria 6 estrelas se pudesse e me arrependi de não ter comprado a versão física. Eu recomendo assistir a algumas entrevistas do autor depois de ler o livro porque, além de falar poesia, a voz dele é incrível.

Sara 04/12/2022

Vidas se sucedendo, pessoas tropeçando no destino umas das outras.
O quanto uma escolha pode ser a causadora da necessidade de se tomar uma segunda escolha e ainda mais difícil.
Dolorido, mas doce

Sterdiada 05/09/2023

De começo não consegui entender bem, mas segui a leitura. pra mim não foi uma das melhores... porém é profundamente poético e bem pessoal. pretendo reler futuramente.

Gabi 13/06/2023

Belo por um instante e triste no resto do tempo
Eu vinha ouvindo falar desse livro pelas redes, a um tempo já. E quando a oportunidade surgiu, eu nem hesitei em começar a ler! Que livro lindo, maravilhoso e perfeito! Nossa eu tava chorando muito num capítulo aí no outro já tava rindo.
Foi meu primeiro contato com a perspectiva narrativa de uma pessoa Vietnamita, e foi uma experiência literária MUITO enriquecedora, nossa. Eu amei os personagens (nem todos, obv) e a maneira em que ou autor ia traçando os acontecimentos da sua vida, envolvendo sua mãe, avó, familiares, amigos e do interesse amoroso também. Amei como o autor explorou com sinceridade os diversos lados de uma pessoa, que uma hora pode ser amável e boa, e em outro momento pode também ser um "monstro". Não tenho palavras pra descrever os sentimentos lindos e doloridos que esse livro despertou em mim.
O livro engloba vários temas relevantes e delicados, de uma maneira bastante poética e artística.

Giovanna 14/01/2023

Sobre a terra somos belos por um instante
Ocean Vuong tem uma escrita delicada e através de pedaços soltos das vidas dessas pessoas consegue apresentar uma história completa e nos envolver de forma incrível. Além disso, ele trás vários aspectos da cultura vietnamita (o que foi uma das coisas que me chamou atenção) e nos faz conhecer um pedacinho desse país e dessa cultura também através das pessoas. E como foi/é viver como um vietnamita na América.
Excelente livro para começar o ano ?

Gabi 20/09/2023

Ocean Vuog em menos de 300 palavras nos entrega uma enxurrada de acontecimentos que aos poucos se unem e formam essa obra de arte. O livro se trata de uma carta íntima e sincera de um filho para sua mãe, e nos leva a conhecer uma família imigrante que possui traumas da guerra do Vietnã e como é dolorosa a perda gradativa da sua cultura e sua língua para adaptar-se a realidade americana.
Livro belíssimo, do começo ao fim. Amei demais

Camila | @abismos.literarios 27/01/2023

uma história pra dilacerar o coração.
(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

A história nos é contada através de uma carta que Ocean escreve quando adulto para a própria mãe, que não sabe ler. Relatando e relembrando toda a sua vida, as histórias vão se entrelaçando entre a nostalgia, o sofrimento e as partidas, entre o amor, a família e os anseios, entre a guerra e as violências. É uma história intensa, complexa e sensível. A escrita de Vuong, demasiada poética e não linear, não agrada a todos, mas para mim foi um encanto, doeu e deixou em mim reflexões que me dilaceraram.

“Mas ao escrever, eu desfiguro. Mudo, embelezo e preservo você, tudo ao mesmo tempo.”

Nas memórias da sua vida, Cachorrinho (apelido que a família lhe deu) vai nos relatando sobre sua relação com a mãe e a avó, sobre a brevidade da presença violenta de seu pai, sobre as marcas da guerra em sua família vietnamita, sobre o preconceito e racismo presentes nos EUA. Entre a infância e adolescência, vamos acompanhar sua descoberta acerca da sexualidade, o uso abusivo de drogas, o primeiro amor e constantemente os impactos do que há de pior na humanidade: racismo, homofobia, xenofobia, guerra, violência e perdas.

"Eu não sabia que a guerra ainda estava dentro de você, nem sabia que existia uma guerra, que quando ela entra em você nunca mais sai."

Sobre a terra somos belos por um instante é um emaranhado de sentimentos. Apesar de belo e curto, é infinito. Vuong abre inteiramente seu coração nessas páginas, suas memórias e seus sentimentos são um desabafo e é impossível não deixar marcas e dores no próprio leitor. É uma leitura difícil, dolorosa e de uma sensibilidade sem tamanho. É um livro que pretendo revisitar e tempos em tempos, permitindo que me emocione e me transforme a cada leitura.

“Se comparada com a história do nosso planeta, uma vida individual é tão curta, um piscar de olhos, como dizem, então ser belo, mesmo que do dia em que nasce até o dia em que você morre, é ser belo apenas por um instante.”

site: https://www.instagram.com/p/Cn6-3XJLiXZ/

Maria <3 14/02/2023

Eu não vou escrever uma resenha agora pq eu não tenho palavras suficientes pra expressar o quanto esse livro me impactou. Eu nunca li um livro que tivesse uma escrita tão incrivelmente bonita como essa, e nunca vi alguém conseguir transformar experiências e momentos difíceis da própria vida em algo tão belo e poético. A única coisa que eu posso dizer agora é que todo mundo deveria ler esse livro antes de morrer.

stefanie.luciani 26/02/2023

"Durante todo esse tempo eu disse a mim mesmo que nós nascemos da guerra ? mas eu estava enganado, Mãe. Nós nascemos da beleza."

Acho que esse foi um dos livros mais comoventes que li nos últimos tempos, porque o autor escancara da forma mais crua possível como a dor intensa que a guerra gera não afeta apenas aquele que a vivenciou, mas todas as futuras gerações; eles se interligam por meio dessa ferida.

O autor tem uma forma única de escrever, algo que jamais vi parecido, pois ele te leva em uma jornada, detalhando os mínimos detalhes para nós sermos capazes de acreditar que estamos vivenciando aquilo no mesmo momento (da mesma forma que sua avó fazia com ele).

É um livro que fala sobre dor, perda, luto e compaixão, que me fez marcar diversas páginas do livro, porque o autor sabe muito bem usar as palavras e nos fazer senti-las.

Biancajml 07/04/2023

O livro começa com o filho escrevendo uma carta para a mãe que não sabe ler. Ele revive o passado, visitando momentos turbulentos na relação entre os dois, mas em seguida ele fala sobre um bom momento que viveram.

Sua memória traz todas as vezes em que sua mãe lhe agrediu, e em seguida um momento vivido que o marcou, não importa a simplicidade como uma ida ao parque ou um passei no shopping onde só podiam comprar alguns quadradinhos de chocolate. A mãe tentava recompensar aquela agressividade lhe dando algo bom depois.

A vida de ambos foi muito complicada, tendo o mínimo necessário para sobreviver.

Chegou um momento em sua vida, onde ele precisou enfrentar sua mãe como ele enfrentava os valentões da escola, isso aos treze anos de idade.

Há uma barreira que sua mãe não consegue ultrapassar, primeiro o fato de não conseguir ler, depois a língua que ela não conseguia falar. Isso muitas vezes a excluía da sociedade em que vivia. (Ela é vietnamita)

A dificuldade que essa família enfrenta não só por conta da diferença cultural, mas principalmente pela barreira linguística é enorme. Eles deixam claro que os Estados Unidos é um belo pais para morar, mas depende de quem você é. O que deixa subentendido que é um belo pais para os americanos e não para imigrantes.

A matriarca da família, Lan, foi uma mulher que fugiu de um casamento arranjado com um homem três vezes mais velho. Ela presenciou a guerra. Ela que não tinha um nome se deu um nome. Uma garota que precisou fugir para conseguir uma vida melhor.

Vemos a vida dessa família disfuncional, e o Cachorrinho, como é chamado o protagonista, se descobrindo. Ele se apaixona por um rapaz, um jovem branco que não aceitar ser gay.

Uma história tocante, delicada. Que fala sobre os imigrantes, sobre guerra, homosexualidade, família?

iris lendo 13/04/2023

"Para ser belo, você primeiro precisa ser visto...
Mas ser visto sempre permite que você seja caçado."

Eu nunca antes tinha lido um livro assim, com essa estrutura e poética. Foi lindo, confuso, extraordinário e também muito dolorido.
A forma como os cortes de narrativas completamente diferentes se interligam e tornam-se complemento um do outro de maneiras inesperadas é simplesmente arte.
Ocean Vuong tem um talento que eu nunca vi antes, de se expressar com as palavras de uma forma linda e tão verdadeira que chega a machucar.
Eu espero poder apreciar muitos outros trabalhos dele, que coisa bonita de ler e experienciar