Sobre a terra somos belos por um instante

Sobre a terra somos belos por um instante Ocean Vuong

Resenhas - Sobre a Terra Somos Belos por um Instante

Ross 30/01/2022

Só somos belos por um instante
O autor mostra cenas cotidianas com tanta os detalhes e a gente se perde dentro das cenas, e faz de uma forma que não é cansativa.
A forma que ele narra a guerra vivida pela vó, a vida de imigrante vivida pela mãe nos EUA, como ele sofreu bullying na infância e adolescência é brilhante e toca a cada novo detalhe.

Tronquilho 01/10/2023

Uau. Nunca li algo assim. Tão sensível, tão real, tão cru.
É uma história com camadas e camadas, que me pegaram desprevenidos.
O livro me fez querer marcar as frases perfeitas, e cada página tinha uma.

Lu F. 02/03/2022

?Em um mundo infinito como o nosso, o olhar é um ato singular: olhar para algo é preencher toda a minha vida com aquilo, ainda que brevemente?

Nossa? ainda estou refletindo sobre. É um livro muito forte, direto, triste. A prosa do Ocean Vuong é linda, linda mesmo. E melancólica, me deixou extremamente triste.

Eu gostei muito do livro, principalmente porque estava lendo sobre a a vida e as vivências de uma pessoa completamente diferente de mim e foi muito interessante e enriquecedor conhecer mais sobre a cultura vietnamita.

Acho que o livro tenta falar de muitos assuntos em poucas páginas, e isso atrapalhou a leitura. É um livro sobre pessoas com mommy issues, mas também é um livro que fala sobre imigração, estresse pós-traumático, relacionamento interracial, abuso sexual e doméstico, homofobia, depressão, vício em drogas? é tudo muito complexo e muito forte. Alguns assuntos foram quase que pincelados e eu tenho certeza que eles poderiam ter sido mais explorados se o livro fosse maior ou então em alguma outra obra do autor.

É um ótimo livro, mas leiam com cuidado e prestem atenção aos gatilhos, ele trata de temas sensíveis.

MaPetrini 08/03/2022

Poesia em forma de história
Narrado em três partes, Vuong fala sobre sua infância, sobre família, sobre guerra e cicatrizes.
A memória da infância marcada pela dor é o que rege a primeira parte. ?Você é uma mãe, Mãe. Você também é um monstro. Mas eu também sou ? é por isso que eu não posso me afastar de você.?
A segunda parte mostra um autor que ?reflete sobre como seus sentimentos são condutores de suas ações?. É nessa parte também que ele descobre novos sentimentos (sua mãe personifica a dor, sua avó o conforto) e descobre o desejo e como é sentir-se desejado.
A terceira parte fala de luto e resignação.
Recomendo muito. Mas é um livro denso. ?????

Vasconcelos0 10/03/2022

Necessário e pesado
É um livro muito importante reconheço, ele é pesado em vários momentos então demorei um pouco pra ler, dei um tempo e depois voltei, dei mais um tempo e assim foi indo.
Gostei de entrar em contato com a cultura vietnamita, gostei da escrita cheia de detalhes e muitas vezes envolvente.
É um livro bonito porém, triste.

Stasi 03/07/2022

Peguei sem saber nada sobre a história, os comentários deq é simplesmente poético, é uma história escrita pra uma mãe analfabeta. Não vou falar mais nada sobre, tudo q vc precisa saber sobre ele é isso.

Não vai funcionar pra todo mundo, mas pra mim funcionou e eu fico muito feliz por isso.

Marina.Araujo 03/07/2022

"Seria isso a arte? Ser tocado acreditando que o sentimento é nosso quando, na verdade, era de outra pessoa, que tendo desejo, nos encontra?"

Julia Ledra 13/09/2023

Me decepcionei um pouco com esse livro…
É o tipo de livro que não acontece muita coisa, são devaneios e divagações do narrador te mostrando momentos da vida dele de uma forma não linear. E pessoalmente eu achei isso tão sem rumo e sem propósito que me dava muita preguiça de ler o livro - tipo pra que que eu vou ler o livro se ele não tá indo pra lugar nenhum?

Por outro lado, mesmo o livro tendo um objetivo, enquanto eu lia ele eu conseguia ler por muito tempo, porque ele é fácil de ler e esse formato meio sem rumo remete bastante à uma conversa com um amigo, então dá pra seguir por muito tempo sem cansar.

Mas apesar disso, quando eu parava de ler eu pensava: sobre o que é esse livro?

O livro fala sobre xenofobia, solidão, traumas geracionais, se descobrir LGBT, primeiro romance… Ele mostra momentos da vida do protagonista em que esses temas são vistos, mas a narrativa é quase como um fluxo de consciência, misturando parágrafos sobre um tema com o outro, o que cria uma confusão na história.

Isso dificultou que eu me importasse com qualquer coisa que acontecia no livro, porque me afastava de todo mundo. A única parte que eu gostei de verdade foi a história da avó do protagonista (e isso se passou em 1 capítulo…).

Gabi 20/09/2023

Ocean Vuog em menos de 300 palavras nos entrega uma enxurrada de acontecimentos que aos poucos se unem e formam essa obra de arte. O livro se trata de uma carta íntima e sincera de um filho para sua mãe, e nos leva a conhecer uma família imigrante que possui traumas da guerra do Vietnã e como é dolorosa a perda gradativa da sua cultura e sua língua para adaptar-se a realidade americana.
Livro belíssimo, do começo ao fim. Amei demais

danda 27/05/2023

Acabo de terminar a leitura e descubro que o livro é uma ficção? procuro não saber muita coisa sobre o livro antes e durante a leitura para que eu possa ir formulando minhas suposições, o livro é tão profundo, permeia tantas linhas temporais que me fiz crer ser uma biografia, mas não, o autor que foi incrível em sua escrita a ponto de deixar tudo tão pessoal e imersivo.

Júlia 17/10/2023

Um livro sensível e delicado sobre racismo, homofobia, identidade e estruturas familiares. é linda a forma em que é descrito como certos traumas são permanentes em uma família, independente da geração.
não foi o meu favorito e eu acabei me distanciando da história e dos personagens em alguns momentos, mas a escrita é realmente muito comovente.

Sterdiada 05/09/2023

De começo não consegui entender bem, mas segui a leitura. pra mim não foi uma das melhores... porém é profundamente poético e bem pessoal. pretendo reler futuramente.

Sara 04/12/2022

Vidas se sucedendo, pessoas tropeçando no destino umas das outras.
O quanto uma escolha pode ser a causadora da necessidade de se tomar uma segunda escolha e ainda mais difícil.
Dolorido, mas doce