Sobre a terra somos belos por um instante

Sobre a terra somos belos por um instante Ocean Vuong

Resenhas - Sobre a Terra Somos Belos por um Instante

Olgashion 23/07/2023

História de uma família vietnamita saída fugida da guerra e o ponto de vista do filho que se descobre homossexual junto com um companheiro de trabalho de verão. E nessa descoberta ele escreve cartas pra mãe pra se entender e com ela

Laura.Roberta 09/11/2022

Levei quase um ano pra terminar esse livro (literalmente, comecei em março e só terminei agora em novembro). No começo a escrita me fascinou, perdi a conta de quantas citações eu destaquei e quantas ressoaram com os meus próprios sentimentos. Entretanto, lá pela terceira parte do livro, a escrita poética começou a ficar maçante e não mais me interessava. Por ser autobiográfico, não vou comentar sobre a história, em si, porque foram experiências do próprio autor que não me dizem respeito. Mas enfim, apesar de ser curto, foi difícil de ler e eu só terminei porque peguei o audiobook.

João 15/11/2022

?In Vietnamese, the word for missing someone and remembering them is the same: nh?. Sometimes, when you ask me over the phone, Có nh? me? không? I flinch, thinking you meant, Do you remember me?

I miss you more than I remember you.?

lAvia494 23/11/2022

"Em um mundo infinito como o nosso, o olhar é um ato singular: olhar para algo é preencher toda a minha vida com aquilo, ainda que brevemente."

Ed 19/12/2022

Sobre a terra somos belos por um instante
"Se comparada com a história do nosso planeta, uma vida individual é tão curta, um piscar de olhos, como dizem, então ser belo, mesmo que do dia em que você nasce até o dia em que você morre, é ser belo apenas por um instante."

Esse é o tipo de livro que eu amo. Por ser distante da minha realidade, é interessante pra expandir a visão de mundo, se colocar no lugar de pessoas, vidas, histórias que você não poderia conhecer se não fosse por esse contato. É um exercício empático.
Além disso, a escrita do autor me agradou muuito. A falta de linearidade e o modo como ele vai associando os fatos deixa o livro ainda mais sensível.
Merece cinco estrelas. :')

Lurdes 24/12/2022

O título poético já entrega o quanto de bonito e sensível é este livro.

A narrativa vem em forma de carta do protagonista à sua mãe, onde ele compartilha seus medos, anseios, descobertas.

Sua mãe, Rose, é filha de uma vietnamita e de um ex soldado americano. Praticamente não fala inglês e é analfabeta e, portanto, nunca vai chegar a ler a carta de seu filho.
A impossibilidade de leitura é libertadora e é para se libertar que ele escreve.

Vamos conhecer também, e nos apaixonar, por Lan, sua avó, que além de esquizofrênica, sofre de stress pós traumático devido à Guerra.
Lan o apelidou de Cachorrinho como forma de protegê-lo dos maus espíritos.

São muitas as dificuldades enfrentadas por esta pequena família. Desde o subemprego da mãe como manicure, a doença da avó, o preconceito geral que enfrentam por serem imigrantes (que no caso da avó e da mãe, sequer conseguem falar inglês).
Tampouco se sentiriam acolhidos no Vietnã, onde sua avó era condenada por ter se casado com um soldado americano.

Além de todas as dificuldades, Cachorrinho quer poder expor sua homossexualidade, ser aceito e ser amado. Através da relação com Trevor ele vai conhecer o desejo, o amor e o prazer.

"Eu fui visto ?eu que raras vezes tinha sido visto por alguém. Eu que aprendi a ser invisível para ficar em segurança..."

A narrativa tem saltos temporais conforme as lembranças vão sendo contadas na carta/livro.

Se em um primeiro momento fiquei com receio de o formato "carta" se tornar tedioso, foi só um receio bobo mesmo.

O autor vai nos conduzindo com muita sensibilidade e delicadeza pelas suas mais íntimas e queridas lembranças.

Um livro que superou todas as minhas expectativas.

wileninha 26/12/2022

horrivel
meu deus que livro ruim. a premissa da história eh muito boa e por isso me interessei por ler, mas lá pela metade do livro o autor se perde muito nos pensamentos, não entendi nada com nada do fluxo de ideias dele, a escrita do nada fica muito poética nao da pra entender a cronologia das coisas meu DEUS horrivel.

Beatriz 19/04/2023

Um filho escrevendo uma carta para sua mãe, uma carta que nunca será lida, uma vez que ela não sabe ler, por isso ele pode se despir em palavras, deixar a caneta fluir levando toda a sinceridade de seu coração, toda angústia, todo medo, toda felicidade que já viveu, a dor da guerra, a dor da xenofobia, a dor da droga, a dor do preconceito, a dor do luto. Um livro muito delicado, valioso, que desperta diversos sentimentos em quem está lendo.

brenoviniciusnm 18/04/2023

Não dá pra saber ou prever quase nada da sinopse - e acho que nenhuma conseguiria. Vi algumas entrevistas do Ocean Vuong e é nessa indefinição que reside toda a beleza de “Sobre a terra somos belos por um instante”.

Nem sabia que dava pra escrever assim. Cartas, poesias, ensaio, romance. A mãe, a guerra do Vietnã, ser (e amar) queer, a epidemia de opioides. Algumas identificações fáceis, como um espelho, e, outras, graças à imersão nas palavras, pelo sentimento - o afeto e a violência são universais.

Também demorei pra terminar, talvez pela falta de costume junto à necessidade de absorver tudo aquilo. Uma exaltação também ao tradutor pois nem imagino o trabalho que deva ter sido trazer algo tão poético para outra língua - e ainda mantê-lo belo.

tangerina4 06/10/2023

Um livro melancólico e sincero sobre um filho escrevendo uma carta pra sua mãe, cheio de memórias e traumas, principalmente da guerra do Vietnã
Uma história muito profunda e linda, apesar de ser bem denso de ler, recomendo bastante a leitura

Lika.Tanaka 28/01/2024

Você é uma mãe, Mãe. Você também é um monstro. Mas eu também sou ? e é por isso que eu não posso me afastar de você."
Sobre a Terra Somos Belos por um Instante é uma carta de um filho para uma mãe que não sabe ler. Escrita quando o narrador, Cachorrinho, está perto dos trinta anos, a carta traz à luz uma história de família que começou antes de ele nascer ? uma história cujo epicentro tem suas raízes no Vietnã e que chega a Hartford, no Connecticut ? e que serve como porta de entrada para partes da vida dele que a mãe jamais conheceu, tudo levando a uma inesquecível revelação.

Emerson Gouveia 11/10/2021

Simplesmente incrível
Demorei um pouco para terminar a leitura desde livro, e acho que diversos fatores contribuíram nisso. Primeiro a densisade dele, e o momento que eu estava vivendo, e segundo, que eu não estava acostumado com o modelo que ele foi escrito.
Apesar do seu lirismo e se possuir uma quebra, acho que o livro tem que ser lido como um todo, sem necessidade ter algum sentido, até que em determinado momento ele fará.
Fiquei muito encantando com a escrita do Ocean Vuong, e como ele transporta para suas frases, sentimentos tão particulares mas que ao mesmo tempo, semelhantes com o se tantos.
Leitura incrível, e muito necessária, principalmente quando lemos mais conteúdos ocidentais.

MaPetrini 08/03/2022

Poesia em forma de história
Narrado em três partes, Vuong fala sobre sua infância, sobre família, sobre guerra e cicatrizes.
A memória da infância marcada pela dor é o que rege a primeira parte. ?Você é uma mãe, Mãe. Você também é um monstro. Mas eu também sou ? é por isso que eu não posso me afastar de você.?
A segunda parte mostra um autor que ?reflete sobre como seus sentimentos são condutores de suas ações?. É nessa parte também que ele descobre novos sentimentos (sua mãe personifica a dor, sua avó o conforto) e descobre o desejo e como é sentir-se desejado.
A terceira parte fala de luto e resignação.
Recomendo muito. Mas é um livro denso. ?????

Sara 04/12/2022

Vidas se sucedendo, pessoas tropeçando no destino umas das outras.
O quanto uma escolha pode ser a causadora da necessidade de se tomar uma segunda escolha e ainda mais difícil.
Dolorido, mas doce