Vida de Jesus

Vida de Jesus Georg W. F. Hegel

Resenhas - Vida de Jesus

jonasbrother16 15/03/2021

É difícil fazer aqui uma resenha de um livro de um filósofo como Hegel. Certamente um pequeno texto no Skoob não seria suficiente pra sumarizar qualquer obra dele, pela complexidade que elas apresentam. Então o objetivo aqui não é dizer tanto se o livro "vale" ou "não vale" (na verdade, minha ideia não é essa com qualquer resenha que eu faça aqui, embora de fato eu acredite haver coisas que são perda de tempo). É certo que qualquer coisa que Hegel escreveu é válida pelo menos como ferramenta pra entender o pensamento de uma época e muito do que se pensou depois dele. Quero mais dizer se eu gostei ou não de ler esse livro.

E a resposta é sim. O propósito de Hegel aqui é um pouco mostrar como ele entende o cristianismo, que não tem seu objeto no exterior, mas no interior do ser humano. E essa tese fica maravilhosamente apresentada numa recontagem da vida de Jesus, que, na narrativa de Hegel, não possui nenhum poder sobrehumano ou nenhum contato visível com o sobrenatural (lembrem-se, tudo o que importa no cristianismo, para Hegel, é a vida interior). Então cada evento, discurso e diálogo de Jesus com seus seguidores e inimigos é reimaginado à luz dessa ideia. Para além de dizer se eu concordo ou não com o Hegel (eu concordo só até certo ponto, se vocês quiserem saber), eu acho que o que ele fez aqui é por vezes bastante inspirado.

O livro só peca um pouco porque se torna repetitivo. Às vezes Jesus parece repetir as mesmas coisas mais uma vez. Mas isso é bom para que a mensagem fique bem marcada, e facilita a compreensão do livro. Realmente não é um livro difícil de se ler, ainda mais com a introdução do meu professor Oliver Tolle.