A metade perdida

A metade perdida Brit Bennett

Resenhas - A Metade Perdida

may.reader 17/12/2023

É sobre mais que uma vida inteira
Ler essa história foi uma experiência surpreendente, pois ela começou meio lenta, mas foi se desenvolvendo e mostrando como uma escolha pode mudar o rumo de sua vida e das pessoas próximas.
É claro que cada escolha é feita pensando no melhor, mas às vezes ela pode vir acompanhada da sensação de estar vivendo uma constante mentira e impactar vidas ao seu entorno.
Um livro maravilhoso que mostra as nuances da vidas e as dificuldades que encontramos no caminho.
Um enredo fluído, envolvente, sofrido, que me fez refletir muito. Recomendo.

eduarda628 17/12/2023

Desabei
Não sei nem por onde e como começar, só sei que me tocou mais do que eu já imaginava que tocaria. eu apostei tudo que esse seria meu livro do ano, e talvez realmente seja, se não for O, está bem bem próximo de ser.
racismo, colorismo, maternidade e jovialidade, todos esses temas se passando entre as décadas de 60 a 80, por diversos pontos de vista, desde o sul dos estados unidos até los angeles e nova iorque, na forma mais realista e extremamente doída possível, porque afinal, viver não é sempre mágico.

bia0:0 09/12/2023

Olá, estou de volta. A metade perdida, de Brit Bennett, vai contar a história das gêmeas Desiree e Stella, que decidem fugir de casa na adolescência e cada uma acaba trilhando seus caminhos. Após anos, o caminho das filhas delas acabam se cruzando.
Com uma excelente premissa, Britt a desenvolveu de uma excelente forma. Os personagens são bem desenvolvidos, reais com erros e profundos. Consegui me conectar com todas as quatro de alguma forma e acho que isso melhorou em mais ainda a minha experiência para com o livro.
Além disso, Britt trás assuntos importantíssimos na qual ela os aborda de maneira consciente e bem feita. Juntamente com essas pautas abordadas, a escritora trouxe representatividade para o livro além das pessoas negras. E fez isso de uma forma natural, demonstrando ser por que quis e não por se sentir obrigada.
Sobre a escrita, que delícia de escrita! É descritiva na medida certa, é fluida, te prendendo no livro, é crua, dura mas sensível e com tapas na cara de vez em quando.
O livro é muito mais sobre racismo e a suas consequências e sobre conflitos familiares do que qualquer outra coisa. A Britt foi criando essa história lentamente e gradativamente. A história não tem tantas reviravoltas.
Eu adorei o livro. Me senti acolhida e me fez me conectar comigo e com a minha cor um pouco mais. Eu senti muita tristeza e incômodo lendo esse livro, não por ele ser ruim, mas pelas situação que as protagonistas tiveram que se submeter. Eu fiquei muito muito triste na volta da Desiree pra Mallard e mais triste ainda ao perceber que a Kennedy parece com a Desiree na adolescência e a Jude, com a Stella. Único ponto que me incomodou, foi o final, que achei mal feito. Acabou, literalmente, do nada. Não senti que foi um real desfecho.
Bom, no demais, eu recomendo demais esse livro!! Esse livro é para aquele tipo de leitor(a) que ama livros com foco na construção dos personagens e que, de quebra, ainda aborda assuntos da atualidade. Até a próxima.
Lima O Limão 10/12/2023minha estante
Amei a resenha, agora falta eu atualizar a minha

bia0:0 10/12/2023minha estante
atualiza que eu quero lê!!

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2023

As irmãs Vignes são gêmeas idênticas. Quando, aos 16 anos, resolvem fugir de casa, elas não fazem ideia de como isso vai alterar suas trajetórias. Mais de uma década depois, uma delas volta para a cidade natal ― uma comunidade negra no sul dos Estados Unidos obcecada por novas gerações de pele cada vez mais clara ―, e o choque não poderia ser maior. Porque ela não apenas chega sem a irmã, mas com uma criança. Uma criança de pele muito escura.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555601541

Joanne.G.P. 03/12/2023

Leitura importante
?? interessante demais ler esse livro. Já comecei assim porque quero deixar bem claro que amei desde o primeiro capítulo e vou te contar o por quê:

?RACISMO E COLORISMO, a vivência de duas mulheres idênticas mas que vivem suas vidas de formas diferentes. Uma assumindo e escancarando sua negritude e outra que decidiu viver como uma mulher branca, trazendo à baila o desejo pelo status social e em virtude disso o apagamento histórico de toda uma geração. Questões como branqueamento e o racismo distinto que pessoas negros de pele clara e negros de pele retinta sofrem, tudo isso dentro da complexidade das relações familiares e de como as nossas escolhas definem quem somos.

?A partir daí vemos os desdobramentos de cada metade, suas relações familiares, sociais e conjugais e como suas vidas seguiram caminhos diferentes e as consequências na vida de cada uma.

"??? ?????? ?ã? ????? ???? ? ????? ???? ??????????. ? ?????????? ??? ??? ????? ??????."

?? MATERNIDADE: se tem um assunto que amo ler é sobre maternidade, mesmo não sendo mãe, eu amo ver nos livros essa relação tão complexa entre mãe e filho (vou trazer lista de indicação) e aqui nos vemos isso de uma forma muito interessante e intensa.

"?? ?? ????? ??? ?? ????? ????? ? ????? ???? ?????? ???? ??? ?????? ?????ç? ?????í?????, ??? ?????? ???? ????? ??????."

?Sem dúvidas o livro tem como foco principal seus personagens e a complexidade da vida. Eu fiquei fascinada por cada personagem, mesmo aqueles com escolhas questionáveis, mimados e covardes, me encanta essa realidade tão próxima.

?? Livros assim sempre me conquistam, mesmo com um final questionável ainda assim eu amei esse livro do início ao fim, cada pedacinho, ainda que monótono me ensinaram algo, me mostraram algum detalhe, recomendo muito a todos que querem ter uma experiência de leitura e ampliar sua visão sobre esse assunto.

Luana.Caroline 27/11/2023

Para despedidas, reencontros, partidas e recomeços...
Confesso que me surpreendi nesse livro, uma historia instigante, fluida e uma escrita que me prendeu. A autora soube abordar muito bem os temas aqui, violência domestica, abandono, perdão, transfobia, e principalmente o racismo na década de 80 de uma maneira incrível. Me apeguei aos personagens e pela suas vidas querendo saber qual seria o acontecimento e que rumo iria tomar. O final não foi aquele final incrível mas também não foi ruim, gostei dessa trama paralela e a visão de cada uma das irmãs. Recomendo demais uma ótima leitura com certeza.

Ceci 27/11/2023

Esse livro aborda temas importantes e que, mesmo nos dias atuais, são vistos com cara feia por muita gente.

Achei todo o desenvolvimento do livro muito interessante e muito sentimental, abordando principalmente o racismo e a importância da cor de pele para a sociedade dos anos 80.

Mas infelizmente, achei o final bem meia boca :(

Vitorseiti 26/11/2023

Até a Dua lipa leu
Esse livro foi outra grata surpresa que tive esse ano, trouxe diversos temas e cenários, que ainda que complexos, te cativam até o final. Você fica querendo cada vez mais saber o que acontece no final com as personagens.
O livro traz em alguns momentos uma atmosfera intimista, com segredos que somente as próprias personagens e o leitor sabem, dando um ar nebuloso a quem está lendo.
Em geral é um livro muito bem escrito e que te deixa com aquela sensação de melancolia e mistério no final, o qual, poderia ter sido um pouco mais desenvolvido na minha opinião.
Fun fact: a Dua Lipa leu esse livro esses dias atrás :)

Andy.Sena 26/11/2023

Curiosa estava por esse livro, mas terminei com um sentimento agridoce. Achei interessante a premissa da história, mas a lentidão, os diálogos desinteressantes, personagens meio rasos. Fora que achei a linha do tempo bastante confusa. Do nada, tinhamos uma mudança abrupta da história de uma personagem e já seguimos adiante com um novo plot e aquele outro lá, acabava esquecido no churrasco.

No início da história, estava mega curiosa para saber quem fim tinha levado a Stella, mas quando cheguei a descobrir, bateu uma saudade da Desirée (história bem mais interessante). E falando na Desirée, a história ficou incompleta, esquecida no tempo.

Enfim, uma leitura que não funcionou para mim.

Mariana 19/11/2023

Foi além das minhas expectativas, peguei o livro sem saber nada sobre a história, e me surpreendeu de uma maneira muito positiva.

Conta sobre a vida de duas irmãs gêmeas que seguem caminhos totalmente opostos. A forma que a consequência de suas escolhas afetam as filhas me tocou, conseguimos ver nitidamente que nem sempre o caminho mais fácil é o melhor.

E não podemos esquecer de como é posto o racismo, muito bom!

carol1625 17/11/2023

A Metade Perdida
Considero essa uma leitura obrigatória para todo ser humano!!
É cruel, poético, didático, emocionante e bem escrito. Me ensinou muito sobre segregação, luta racial, relações familiares e as complexidades disso tudo.
Os personagens são interessantes, possuem camadas e foram construídos através de uma excelente escrita.

resenhashorizon 16/11/2023

Um livro em camadas
Assim que terminei ?A metade perdida? precisei sentar e pensar um pouco sobre ele. é isso que esse livro é: uma coisa com camadas.

ele não foi o meu livro favorito, mas quanto mais eu penso nele, mais gosto dele. acho que é aquela experiência que você carrega consigo mesma como aprendizado, como uma coisa fascinante.

eu já sabia desde o começo que ia gostar dessa experiência.!

Letty 16/11/2023

Bonzin
Ele trata de questões raciais e tem muitas conversas que tratam sobre pontos dentro dessa temática. Achei mais legal do meio para o fim do livro, ficou mais fluída a leitura. Sobre as irmãs, a Stella fez o que a Desirée não teve coragem de fazer, teve um casamento bom com condições, mas o relacionamento baqueado com a filha. A Desirée, não se deu bem no casamento, tem uma vida humilde e sua relação com a filha é ótima. Me fez pensar que o essencial mesmo o dinheiro não compra, que são as relações e sentimentos. Rica e infeliz, pobre e feliz.