Sem Olhar para Trás

Sem Olhar para Trás Lannoy Dorin

Resenhas - Sem Olhar para Trás

Abibliodaminhavida 18/08/2021

?MUITAS FAMÍLIAS SÃO CONTRA O ABORTO?
?MUITAS FAMÍLIAS SÃO CONTRA O ABORTO, MAS NÃO ACEITAM EM CASA A FILHA SOLTEIRA GRÁVIDA? Olá, queridos leitores, tudo bem? A resenha de hoje é sobre o livro Sem Olhar para Trás, da autora Lannoy Dorin, pela Editora do Brasil (sim, esse também é nacional)
Sôninha é uma jovem de 15 anos, com uma família difícil de lidar e um namorado que a ama, mas será que ele está disposto a lidar com os problemas do casal?

Em uma reunião de estudos na casa de Paula, uma colega de classe, Sôninha, Vera, Paula e Zeza começam a contar sobre os problemas de suas vidas. Uns dias depois, Sôninha descobre estar grávida de seu namorado, Fernando, que manda ela abortar.

Desesperada, ela procura a ajuda de sua melhor amiga, Ângela, e de sua ex professora, D. Norma, que levanta alguns pontos importantes sobre o aborto. Os direitos do feto, os direitos da mulher sobre seu próprio corpo, os perigos do aborto, a responsabilidade do homem, o apoio da família, a visão religiosa, a maternidade solitária.

Sôninha se vê dividida por não saber o que fazer. Ela sente medo do aborto, sente medo da família agressiva, sente medo do namorado não ajudar e abandonar ela. Como uma jovem de 15 anos será capaz de criar uma criança sozinha, sem pai, sem família, sem emprego, tendo que abandonar seus estudos? Será que ela irá optar pelo aborto?

O livro é rápido, mas tenso e tem seus gatilhos. Nós ficamos apreensivos sobre o que Sônia irá decidir, sofremos com ela, sentimos as inseguranças dela, a frustração, a raiva e até nos questionamos sobre o que faríamos nessa situação.

O tema é super importante e ainda é considerado um tabu. A sociedade julga a jovem grávida, acha um absurdo uma criança criar outra criança e também acha um absurdo ela decidir abortar.

De qualquer forma, a mulher nessa situação irá sofrer e ser julgada. Mas e o homem? E se fosse sua filha? E se fosse você?