Favor fechar os olhos

Favor fechar os olhos Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Favor fechar os olhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcelo 16/12/2022

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Como todos os livros de Byung-Chul Han esse é um livro bem curtinho, mas que apresenta importantes reflexões sobre o tempo em que vivemos.

Nesse ensaio o autor aborda questões muito importantes de maneira muito coesa, sem muitos rodeios e delongas. Apresenta uma reflexão sobre como lidamos com o tempo, principalmente com o avanço constante da tecnologia e midias digitais. Aborda a busca (e a exigência da sociedade atual) em sermos cada vez mais produtivos num mundo que 24 horas por dia não são suficientes.

Segundo o autor, vivemos uma sociedade da performance, onde não fechamos os olhos para descansar e entender o que queremos de fato, tendo como resultado o cansaço e o Burnout. Nessa obra ele aborda a questão do tempo e de como não dominando mais o tempo e seus momentos o indivíduo acaba preso em um limbo existência cujo fim é a depressão.

Confesso que já li outros livros do autor que me chamaram mais a atenção ou que se mostraram mais profundos, mas é uma boa indicação de leitura.

Lulis 05/12/2022

Muito bom, mas sinto que perdi muito
O livro aborda questões muito importantes de maneira muito coesa, sem muitos rodeios e delongas, mas há muitos conceitos que exigem um conhecimento prévio por serem muito específicos e/ou de difícil tradução. Sinto que perdi muita coisa. Vale reler daqui um tempo.

André Aquino 26/10/2022

Que difícil!
Segundo contato com a obra de Byung -Chu Han, e que difícil leitura apesar de curta.
É necessário algumas releituras.

Rafael 08/09/2022

Necessário
O livro é extremamente cuto, com menos de 60 páginas escritas, porém trás uma discussão muito atual e importante. Como lidamos com o tempo, principalmente com o avanco constante da tecnologia e midias digitais, que estão nos condicionando a sermos mais produtivos num mundo que 24 horas por dia não são suficientes.

JuKirchhof 12/07/2022

5 minutos de leitura...
... e uma vida de reflexão. Byung-Chul Han apresenta nessas poucas páginas a percepção do nosso mundo que se acelera em ciclos infinitos e perde a razão de ser.

Não é meu preferido, mas como sempre, uma leitura de excelência.

Alice 08/04/2022

Me enxerguei em cada frase
Com a leitura desse livro eu pude ver o quanto estou cansada e condicionada a sempre procurar a próxima coisa, sem parar pra fechar os olhos; sem momentos de ócio em que eu simplesmente sente perto da janela e olhe para o céu sem rumo. E vejo que as pessoas ao meu redor também são assim, sempre glorificando essa ideia que nós temos de que ficar sempre ocupado é ótimo e enobrece a nossa alma e nos torna exemplo para os outros. Mas acredito agora que temos tempo para manter a constância sem termos que nos extenuar.

Jon 22/02/2022

Uma crítica da sociedade atual
O autor defende a tese de que vivemos uma sociedade da performance, sujo resultado é o cansaço e o bornaut. Nessa obra ele aborda a questão do tempo e de compo não dominando mais o tempo e seus momentos o indivíduo acaba preso em um limbo existência cujo fim é a depressão.

Isabelle Lopes 22/01/2022

Uma breve, porém encorpada, reflexão sobre nossa atual incapacidade de gerir o tempo (o nosso e o do outro), de encerrar um ciclo para - só então - iniciar um novo. De nos resguardar verdadeiramente do excesso de positividade que nos arrasta pelo tempo da sociedade do cansaço ("um imperativo do ser e fazer sempre mais que não permite nenhuma conclusão").

"Hoje, é  necessária uma revolução temporal, que gera um outro tempo, o tempo do outro, que não é  um tempo do trabalho, uma revolução temporal que traga de volta para o tempo o seu aroma".

Lukinhas 22/01/2022

Escrita confusa
entendi a mensagem do livro (eu acho) mas a escrita achei muuuuito confusa, não recomendo esse livro pra ninguém kkkkk

Lea.0 01/01/2022

Interessante
Eu acredito que todo o livro te chama para o ler no momento certo. Identifico esse livro como um livro perfeito para se ler nesse momento de início de ano. Ele retrata assuntos como o cansaço, o tempo, e o trabalho em foco, e faz com que a interligação entre esses 3 pontos nos leve a sociedade em que vivemos atualmente, tanto é que é citado no livro o famoso burnout.
Leitura rápida e simples, bruta ao fazer você refletir sobre coisas que parecem mundanas, diárias e obrigatórias ao meu ver.
Foi o meu primeiro livro do Byung e eu gostei muuito da escrita dele.

Daniel263 14/12/2021

Um ensaio do Carpe Diem
50º livro lido em 2021.

Escrito em 2013, não é um dos melhores livros do Byung-Chul Han, mas está longe de ser um dos piores.

Na realidade é um ensaio bem curto e gostoso sobre a bonança do desacelerar, do dedicar-se a si mesmo e ao outro.

Em capítulos curtos e bem amarrados, o autor critica a valorização da exploração da sociedade do desempenho, enaltecendo as vantagens de fechar os olhos para buscar um tempo menos focado em si, e mais voltado ao outro.

É uma leitura curta, mas que vale a pena!

site: https://www.instagram.com/p/CSAlpdwLiTC/

Flávia 03/10/2021

Sobre nossa incapacidade de concluir
O autor traz o sujeito do desempenho (me identifico) pra esse texto curto, onde o descanso não é possível e as coisas só acabam por interrupção e não conclusão. Boa reflexão, como sempre.

Bruna 21/09/2021

Apesar de ser bem curtinho, sinto uma necessidade de reler.
É o primeiro livro que leio do Han e fiquei surpresa por não encontrar uma linguagem super rebuscada. O autor traz reflexões profundas através de uma escrita fluida e até envolvente, se é que posso dizer assim.
Quando terminei a leitura, eu quis que ela durasse mais. Estou curiosa para ler os outros livros dele.

MaurAcio.Garrido 28/08/2021

É rápido mas demorado..
Claro que a leitura é rápida, mas o conteúdo é sempre denso...

A conclusão desse livro é de longe o encerramento do entendimento daquilo que foi escrito nele.

Eu particularmente utilizo livros e a leitura em si, como ferramenta. Sempre que termino uma obra, termino apenas a quantidade das páginas, mas nunca encerro o conteúdo absorvido.

Recomendo

Caio380 16/08/2021

Olhos fechados
Uma leitura rápida. Em 30 minutos você consegue ler tranquilamente essa pérola de Byung-Chul Han. Suas ideias podem parecer utópicas, mas são necessárias para enfrentar a crise civilizatória que vivemos. Ao fechar os olhos me coloco em outro mundo. Ao abri-los, retornamos ao caos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5