A Ameaça Esquecida

A Ameaça Esquecida Fábio Hingst

Resenhas - A Saga do Elly

Hora da Resenha 15/01/2022

Uma leitura envolvente e bem desenvolvida, claras referências a grandes escritores de fantasias épicas, uma ótima pedida para aqueles que querem iniciar a leitura no gênero!

site: https://youtu.be/fuhKhv230Ow

Aliel 19/01/2022

Uma grande fantasia épica
Autor: Fábio Hingst
Editora: Viseu
Gênero: Fantasia Épica
Páginas: 472
"Incrível como o rancor pode viver mais que a esperança."
--------------------------------------
--- Resenha ---
* Nesse livro, Fábio Hingst nos apresenta a Saga do Elly com uma escrita criativa e envolvente, intercalando os capítulos.
* O livro se trata de uma promissora era medieval, com confrontos entre keruns e grolls, num continente repleto de criaturas fantasiadas. Seu diferencial é exatamente esse, são seres diferentes dos que estamos acostumados a ler.
* Com uma antiga ameaça ressurgindo, os povos de Vhalos precisam tomar uma decisão. Gollen, o protagonista, tem uma missão a seguir, e é nesse caminho que vamos conhecendo os novos personagens da história.

--- Opinião ---
* O livro conta com uma descrição incrível e cenas fortíssimas. Mas, para que fique claro cada termo, o escritor traz um glossário que ajuda o leitor a se localizar nos personagens e palavras criadas na língua do povo principal.
* É nítido o trabalho por trás desse livro e esforço de Fábio. Além das novas raças e palavras, há também a criação de sistemas de contagem e medidas. É tudo novo, como uma fantasia pede para ser.

Giovana 20/12/2021

Empolgante até o fim e com muito gosto de quero mais...
Uma trama envolvente, com muitas aventuras, personagens intrigantes e que deixa o leitor ansioso pra saber qual o desenrolar da história. Vale muito a penaa!!!
fabio.hingst.1 20/12/2021minha estante
???

Hobbits Leitores 22/06/2022

Preciso da continuação para ontem!
Nunca fui de importunar escritores, mas: oh, Fábio! Cadê a continuação??? Como que você terminou o livro um daquele jeito???? Precisava mesmo??? Levei uma "portada" na cara?

Se bem que aquela "espiada pela fechadura" no epílogo: Gzuisss!

Sim! Já devem ter notado que esse começo foi meio louco? E isso se traduz em uma palavra: aflição!

Aflição de quem quer a continuação para ontem!

Muita coisa ficou não dita, quero saber de certo personagem (why? Why? Why???!!), eu fiquei empolgada pra caramba com o universo criado pelo Fábio!

Confesso que fazia tempo que não apreciava uma obra desta forma: com calma, muito interesse na história de todos, no que vai acontecer e por aí vai!

Eu fiquei deleitada! Não vou resumir a história toda aqui (confiram a sinopse nas imagens acima), pois quero passar minhas impressões sobre a obra (quero A Saga do Elly física ??). Então, bora que está tudo bem fresquinho (fiz a resenha assim que terminei a leitura):

- Em "A Ameaça Esquecida", acompanhamos a história de Gollen e Gildur (keruns), Iev (uma groll), Rakon (drokon) e Archibald (nahr e um dos meus preferidos, juntamente com o Rakon). Nesse livro, todos eles partem em uma jornada passando pelos mais diversos e sanguinolentos percalços: alguns para espionar o inimigo e cumprindo ordens de seu "governante", outros em busca de algo bem maior e que pode definir o destino de todos.

- Na abertura dos capítulos, há trechos de obras do universo de A Ameaça Esquecida, o que eu achei muito legal, pois basicamente é: A história contando a história (isso fez muito sentido no decorrer da leitura).

- Gostei muito da forma como o autor acrescentou cenas do dia a dia dos personagens, incluindo "ditados populares". Pensei: "Eles são gente como a gente", o que nos leva ao próximo ponto.

- Lendo a obra eu entendi perfeitamente o que o Fábio me contou em uma conversa: ele fez personagens "humanos", e não estou falando no sentido de raça, mas internamente falando, como eles agem, pensam, refletem, amadurecem (alguns nem tanto, aff). Eu fiquei encantada!

- O que eu mais gosto nos livros são os diálogos. Aqui essa parte é muito bem elaborada, eu prestei completamente atenção às explicações e em alguns pontos tive as mesmas dúvidas dos personagens e fiquei muito feliz tê-las respondidas na sequência.

- Em um momento estamos acompanhando uma luta sanguinolenta em outro, apreciando um fascinante diálogo, com palavras e emoções tão singelas que confesso: a obra fisgou meu coração rechonchudo.

- Thoruns, drokons, nahrs, kerianos e grolls: a obra faz o leitor querer saber mais de cada uma dessas raças. O universo criado pelo Fábio é simplesmente fantástico. A linguagem e suas pronúncias são fascinantes (no final da obra, você se depara com um apêndice fantástico)!

- Eu só não dei nota 5 por dois motivos: teve um certo acontecimento que me incomodou, foi tão rápido e muito óbvio, que me deixou matutando: "Que?! Mas, isso foi tão pá pum!". O segundo ponto foi que estava eu lá faceira lendo e de repente: bammm! Recebi uma portada na cara. "Como assim?! Cadê a continuação, meu filho?!". Obs: se bem que a espiada pela fechadura do epílogo amenizou a "portada"?

Se eu recomendo? Com certeza! Obrigada pela oportunidade Fábio! Quero continuar a acompanhar a Saga do Elly, mesmo ainda querendo bater nele? (leiam e saberão)!

fefesales 11/01/2022

Uma aventura épica e memorável!
?Vamos conversar um pouquinho sobre uma das melhores fantasias que já li na vida?

?Vamos começar pela escrita do autor que é uma verdadeira perfeição. O Fábio tem uma forma incrível de te cativar com as palavras que faz com que você queira engolir toda a história de uma vez só, ele consegue ter uma escrita ao mesmo tempo descritiva e detalhada mas que te deixa imersa na história o tempo todo.

? E a construção de mundo? Surreal, o autor criou um universo muito complexo que me deixou de queixo caído. Somos apresentados a 6 reinos e cada um deles tem sua peculiaridade e seu jeito de agir. E pasmem, CADA REINO TEM UM IDIOMA UNICO, sério, é muito impressionante.

?Agora vamos falar um pouco dos persongens que são perfeitos. Do secundário ao principal, todos são muito bem construídos, cada um tem a sua motivação e uma característica que é só sua, isso é algo que torna eles mais humanos(apesar de a maioria não serem humanos).

?O livro é bem profundo, uma fantasia épica de arrepiar. A obra tem cenas de luta excelentes, persongens engraçados e cativantes, personagens que te deixam com raiva/nojo e claro trajetórias que vão te emocionar e arrancar vários suspiros a cada página.

?Já vai se preparando para surtar bastante, a história toda é um turbilhão de emoções, também prepare o lencinho, pois o nosso querido autor não tem pena de nos fazer sofrer horrores.

?Eu, obviamente já favoritei e estou ansiosa pela continuação. Mas e vc? Vai se deixar levar pelos reinos e encarar essa aventura?

fabio.hingst.1 22/09/2021minha estante
Muito obrigado, meu querido!!! ?

Heloisa.Alexandre 29/08/2021

Sensacional
? N??o existe heroísmo n? guerr? e muito menos no mundo podre em que vivemos ?

? Uma história fantástica, bem construída e muito complexa.

? A Ameaça Esquecida é o primeiro volume de uma série e faz o seu papel muito introduzindo a esse mundo cheio de detalhes, criaturas e reinos. Fábio construiu todos os elementos, aqui presente, com muita maestria!

? Ele possui um ótimo enredo e épico! Os momentos na história são bem definidos, além de que temos mortes nessa história, o que nos passa uma sensação de medo e tensão ao longo de toda a história.

? Se tem algo que eu gosto em fantasias, é a construção da tensão pré-guerra, onde os personagens estão em constante receio, medo e desespero, montando estratégias e formando alianças com outros reinos, estabelecendo assim, uma trama política. Nessa história nós encontramos isso!

? No livro possuímos vários pontos de vista e alguns desses personagens estão do outro lado da moeda, como Yev e Gollen que são raças rivais e é interessante acompanhar as motivações desses personagens.

? A escrita do Fábio é imersiva e bem fluída, o que em parte foi responsável por eu ter feito essa leitura tão rápido. Ao longo da história, eu me sentia como se estivesse lutando nas batalhas ou indo nas jornadas de Gollen, Gildur e Archibald. É uma experiência incrível e que vale a pena ser conferida!

? A Ameaça Esquecida deve ser lido por todos os leitores fanáticos por fantasia, assim como eu. Se você é fã de As Crônicas de Gelo e Fogo, Senhor dos Anéis, A Roda do Tempo e Mistborn, eu tenho certeza de que vai amar tanto quanto eu!

??GATILHOS: Est*pro, violência explícita, tortura, vômito, gore e palavras de baixo calão.

Gaby 06/04/2022

Algo Novo Em Um Gênero Saturado
Se você procura uma leitura emocionante desde o primeiro capítulo, então deixa eu te apresentar "A Ameaça Esquecida". De uma forma única e primorosa, o autor nos envolve em uma narrativa familiar e ao mesmo tempo inovadora. Foi com muitas dores no coração que deixei de lado a leitura por conta das responsabilidades cotidianas, pois este é um livro que consegue trazer algo novo em um gênero extremamente saturado.

jeh 30/06/2021

Muito bom!
Livro muito bom! Nele nós acompanhamos a história do Elly, o ser chamado a ser o salvador do mundo, aquele que trará o equilíbrio entre as raças, enquanto as nações são ameaçadas por um inimigo há muito tempo vencido, mas que volta para destruir aqueles que hoje vivem em Vhalos. E tudo isso regado a intrigas e tensão entre as nações que já têm seus próprios costumes, regras e preconceitos entre si. Para mim, o ponto mais forte do livro é a CONSTRUÇÃO DO MUNDO. Fábio não poupou esforços para construir o mundo Etherya, que nos é apresentado na Saga do Elly. Ele criou várias raças diferentes com modos de vida, cultura, religiões, mitologias e línguas próprias cada qual condizente com o lugar criado. Foi tudo muito bem pensado e mostrado ao longo do livro, que tem um apêndice e um glossário riquíssimos para ampliar ainda mais a experiência do leitor. Foi um livro feito com muito cuidado. Para quem quer um livro com intriga política, guerra e magia, recomendo "A Ameaça Esquecida", com um ponto a mais por ser um livro nacional!
Só deixo o alerta de que não é um livro infantojuvenil. Ele traz cenas pesadas e muitas vezes bem detalhadas até demais, então se você não gostar de cenas assim, fica aqui a ressalva ;)

mi 02/06/2021

catapimbas
Sendo um livro de high fantasy "A Ameaça Esquecida" nos prende em um universo literário totalmente novo e apaixonante. Neste livro temos seres jamais vistos e termos jamais lidos, mas, não se preocupe, a obra não se faz confusa nem por um só momento, em parte por seu apêndice (nele, além de explicar diversos detalhes do livro, se encontra o glossário, onde todos os termos utilizados são explicados, como num dicionário).

Contendo uma escrita complexa, porém fluida, a história é narrada por diversos personagens simultaneamente, geralmente um personagem por capítulo, dando o devido destaque a todos eles.

Eu amei cada "simbologia" usado neste livro. Desde o manuseio até toda a história por trás de Ub (um dos Primais) e da criação de Etherya (o mundo em que o livro se passa). Além disso, a obra conta com diversos plot twists que te fazem perder o fôlego.

Se você gosta de livros passados em universos grandiosos cheios de fantasia, com criaturas mágicas, reinos, batalhas e que te faça viajar mesmo dentro de quatro paredes A Ameaça Esquecida foi feito pra você.

Estou ansiosa pela continuação.

P.S.: Yev, por que és tão perfeita??

Marina.Rezende 01/06/2021

Uma aventura ÉPICA!
A Ameaça Esquecida traz o mundo de Etherya, repleta de raças diferentes, mitos, cultura e modos de ver o mundo. O caminho de alguns se cruzam quando uma ameaça, há muito esquecida, retorna e abala todas as estruturas de paz de toda a Etherya.
Uma aventura muito gostosa de ler, criativa e cheia de aventuras! Quero muito conhecer o resto desse mundo. Ótima estreia do Fábio!

Carol Grayshadow 29/05/2021

A ameaça esquecida: A saga do Elly
"Em tempos difíceis, o povoado nortenho sofre ataques de uma ameaça há muito esquecida, mas que agora se emerge das sombras do passado, aniquilando vilas e cidades."

Uma fantasia épica com ótimos personagens e um mundo totalmente surpreendente.
Nesse livro seguimos a saga do Elly e como essa personagem vai descobrindo quem é e qual seu destino.
Mundo, idiomas, raças e muito mais foram criados pelo autor e com isso construindo uma história cada vez mais rica e fantástica.
Quer saber o que ou quem é a ameaça esquecida?
Quer saber quem é o Elly e qual o seu destino?
Pare tudo o que está fazendo e vá ler esse livro cheio de aventuras e reviravoltas.
fabio.hingst.1 31/05/2021minha estante
OBAAAAA, fico MUITO feliz que tenha gostado, de verdade!!! ???

Jacqueline 14/04/2021

Uma viagem através de muitas histórias
Eu encontrei o George R.R. Martin brasileiro. Por um momento achei que não ia sobrar personagens pro livro 2. Pisquei, um morreu, mas vem nessa resenha comigo.
Com uma escrita cativante, A Ameaça Esquecida é uma viagem entre muitas histórias que já li na minha vida, inclusive algumas bem recentes.
A divisão dos reinos de Vhalos me lembra muito as cortes de Prythian, da saga de Corte de Espinhos e Rosas. Dividido em 6 grandes reinos todos tem suas peculiaridades e os cidadãos são de "espécies" diferentes, porém todos com sua grandiosidade extremamente bem detalhada pelo autor. Me encantei principalmente com o rei humano de Aurion, único reino humano de Vhalos, um rei disposto a ajudar, zelando pelo seu povo e com um toque de deboche e alegria na fala. Assim como Ækirion, o Rei do Norte, Thandir, é um dos principais reis dessa história incrível, também tem um pedacinho do meu coração. Espirituoso, forte e que me lembra muito as histórias vikings que tanto adoro ler com sua brät cheia de anéis de këfla.
Mas assim como o amor criado por esses personagens, é impossível não ter um ódio fervilhante pelo rei de Ellos, Dérimos. Oh criaturinha desprezível e que eu iria amar de ver queimando junto a seu reino inteiro até tudo ser só cinzas ao vento.
Apesar de tudo, o grande protagonista é o Gollen, em busca de vingança pela sua família perdida, junta-se a outros seres para se vingar, ajudar seu reino e deixar seu pai orgulhoso.
A história tem tantos pontos magníficos que é impossível colocar todos aqui, todo o cenário construído pelo autor é uma viagem pelos recantos desse continente, as lendas criadas, os deuses e até a mais simples morte é como um furacão de emoções que toma o coração do leitor. Batalhas que lembram histórias do Rei Arthur, um estilo viking do povo do norte, livros e magia como em O Livro e a Espada, etc. Mal posso esperar pela continuação dessa saga maravilhosa.
fabio.hingst.1 15/04/2021minha estante
MEU DEUS, vou SURTAR com essa comparação!!! Hahahahahaha Muito obrigado mesmo pela resenha e fico muito feliz que você gostou assim!!! ?

Escritor.Lucas 19/03/2021

Épico
Um livro de fantasia sensacional narrado de forma que deixa a leitura super fluida. Livro de estréia de um escritor nacional que se mostra como uma grata surpresa. Em muitos momentos parecia estar lendo uma parte do Senhor dos Anéis. Detalhes extremamentes bem narrados. Extremamente recomendado. Parabéns pela obra, aguardo ansioso pelo Livro Dois.
fabio.hingst.1 19/03/2021minha estante
Fico feliz demais que tenha gostado do livro, meu querido!!! Obrigado demais pelo apoio e pelos elogios, sério, essas coisas que me movem como leitor!!! Um grande abraço!!! ?

fabio.hingst.1 20/03/2021minha estante
Muito obrigado pelo apoio, meu querido!!! Fico feliz DEMAIS que tenha gostado da trama!!! ? E adorei a comparação com o mestre dos mestres! Grande abraço!!!

Diogenes Ternero 24/11/2021

UMA FANTASIA ÉPICA!
A Ameaça Esquecida é o primeiro livro da Saga do Elly, servindo como base para o início dessa aventura épica em um universo fantástico. O livro funciona perfeitamente como ponto de partida para essa aventura, apresentando uma história complexa e intrigante.

O mais interessante é que temos a oportunidade de acompanhar essa história através do olhar de cada personagem, ou seja, o autor coloca o leitor em um dilema sobre quem é o vilão ou herói, se é que isso possa existir na história. Entender o ponto de vista de cada personagem é de extrema importância para compreender de fato o que está ocorrendo no mundo de Etherya.

O enredo gira em torno de uma guerra que está prestes a explodir, trazendo uma ameaça que estava esquecida. Cada reino tem suas próprias características, como raça, costume, linguagem e fauna. Coloco como destaque o Gollen, Yev e Rakon, cada qual com seu dilema, buscando realizar a sua própria vingança, mas que terão seus caminhos cruzados.

Se você gosta de fantasia, esse é um livro que você precisa conhecer. Prepare-se para uma aventura épica e viajar em um mundo incrível.

site: https://www.instagram.com/vagalumenerd/
Kastiel.com 24/11/2021minha estante
É livro único?

Diogenes Ternero 03/12/2021minha estante
Esse é o primeiro volume, funcionando muito bem como introdução para o universo, mas já acontece bastante coisa. Recomendo a leitura.