Dezessete mil sentidos para Benjamin Park

Dezessete mil sentidos para Benjamin Park Gabrielle Mariano

Resenhas - Dezessete mil sentidos para Benjamin Park

mochiiii 26/12/2023

MEU FAVORITO DE TODOS
Esse livro tem meu coração todinho, ja li mais de 10 vezes e ainda não te bo palavras direito para descrever o sentimento que foi ler todas as vezes

loisa5 30/11/2023

Um romance puro e acolhedor
Coisa mais linda, é de se ler com aquela lagrimazinha no canto do olho, uma fofura e sempre um dos meus favoritos.

beahdotae 25/11/2023

Inspirador
Decidi reler essa história que conheci pelo wattpad em 2018, a primeira junção dos mindinhos, o primeiro abraço, o primeiro beijo e as partes dolorosas foram tão impactantes como da primeira vez, se tornou meu livro favorito 2023. Chorei e ri junto com o Samuel, comemorei o desenvolvimento e amadurecimento de todos os personagens como se fossem da minha propria família. Esse livro é simplesmente fantástico e ensina que nem sempre estaremos bem ou felizes, que as coisas ruins também fazem parte da jornada e estamos todos sujeitos a errar, mas isso não muda o fato de que a vida é incrível. O azul se tornou a representação do amor pra mim

portelagu 22/11/2023

Azul é a cor do amor
Dezessete mil sentidos para benjamin park é um ótimo livro. A autora conseguiu escrever muito bem sobre todos os momentos, sem exceção alguma (apesar de acreditar que muita coisa poderia ter sido escrita de maneira mais rápida ou apenas cortada).

Esse livro traz muita representatividade sobre as pessoas autistas, a maneira em que elas vivem e enxergam o mundo. A leitura te faz prender em todos os personagens que são apresentados.

Foi lindo acompanhar a trajetória do Benjamin e do Samuel, apesar de cansativo em alguns momentos.

Esse livro me fez rir em muitosssss momentos, benjamin park eu te amo!!!!!!!!

anagfrds 18/11/2023

Este livro é um acontecimento.
"Benjamin Park, muito provavelmente, era o meu milagre particular."
O livro "Dezessete Mil Sentidos para Benjamin Park", escrito pela autora contemporânea Gabrielle Mariano, traz como enredo a história de dois protagonistas adolescentes que engatam uma amizade de forma inusitada e essa amizade acaba gradativamente sendo cultivada tornando-se um romance com o passar do tempo.

Um dos personagens principais, o Benjamin, possui TEA (Transtorno do Espectro Autista), e a autora aborda várias dificuldades, preconceitos e entre outras coisas que o garoto enfrenta possuindo autismo. Mas, mesmo com todo esse protagonismo vivido pelo Park, a história é em si, narrada pelo outro personagem principal, o Samuel Bertini.
"Quando eu era pequeno, o amor me parecia algo muito limitado. Não conseguia entender como alguém poderia amar mais de uma pessoa e não sabia diferenciar os tipos de amor existentes ? o fraternal, o unilateral, o recíproco etc. Eu era muito recluso dentro do meu próprio mundo e nunca ligava para ninguém que estivesse fora dele."
(Dezessete Mil Sentidos para Benjamin Park, pág. 6) Samuel é um jovem de 18 anos que não acredita no amor, possui muitos sentimentos destrutivos dentro de si, é introvertido e tem poucos amigos, mas, ao decorrer do livro descobre várias coisas novas sobre si mesmo e sobre sua mãe.
Quando decide finalmente se aproximar do seu vizinho, Benjamin, os dois passam por situações inesperadas e muito temidas por eles. Juntos, tentam achar um ritmo que, metaforicamente, consigam dançar juntos sem atrapalhar um ao outro.

Os acontecimentos passados no livro fazem o leitor transbordar emoções, sendo elas boas ou ruins. A autora possui uma escrita sensível, onde conecta a visão do mundo real com a fantasia presente no romance, ou seja, é mais do que comum se identificar com os trechos escritos nele, retratando sempre a evolução dos personagens, mostrando como a realidade afeta até mesmo eles. Por mais que esta seja uma história fictícia, é de imensa importância lê-la com atenção, já que se há tanto para aprender sobre como lidar com diversas situações sendo elas crises, violências e momentos de homofobia e outras coisas.

Pode-se dizer que a palavra chave dessa história é "amadurecimento". Os personagens amadurecem em todas as 600 páginas escritas. Amadurecem como pessoas, como amigos, como parceiros num relacionamento e como adultos, já que a vida inteira deles praticamente é narrada no livro. Desde eles mais novos, depois a adolescência, a maioridade e enfim, a vida adulta. A classificação indicativa do livro é adulta, pois ele conta com alguns gatilhos que podem causar desconforto nos leitores, então, é de grande responsabilidade de cada um saber que no livro há citações de: homofobia, problemas familiares, depressão, ansiedade, problemas de raiva, menção à doenças transmissíveis, preconceito, abuso sexual, menção à violência, câncer, morte e negligência familiar. O livro não é recomendado para pessoas com sensibilidade a esses temas abordados, não leiam caso isso afete sua saúde, os avisos são benéficos.
Outra parte que é de extrema importância ser abordada, é que uma das personagens secundárias se descobre uma mulher trans, então acaba passando por diversas dificuldades em seu meio social. É um ponto necessário do livro mostrar essa versão crua e amarga do mundo real, que infelizmente é muito vista. O Brasil é o país que mais mata pessoas destes gêneros no mundo. Precisamos dar voz a essas pessoas e colocá-las em mais espaços, como essa representatividade em livros.
"? Eu contei para os meus pais, disse que gostaria de fazer sessões com uma psicóloga para começar a minha transição ? ela começou a contar, escondendo o rosto com as mãos. ? A reação deles foi a pior possível, Samuel!" (Dezessete Mil Sentidos para Benjamin Park, 71%, Kindle).

O exemplar possui seus altos e baixos e seus pontos negativos e positivos. Claro que isso muda de leitor para leitor, mas num ponto de vista geral, seu ponto negativo é que o livro tem uma quantidade de páginas extensa que poderia ser diminuída, já que o enredo foi enrolado mais do que deveria. O final da história também foi um pouco corrido, como se a história tivesse perdido um pouco do seu tempo no início e no meio, então poderia melhorar nesse quesito. Tirando essas pequenas coisas, seus pontos positivos se sobressaem. A leitura é fluida então acaba sendo fácil de acompanhar e a história por mais que seja fictícia é conteudista, então, se aprende mesmo sem ter essa finalidade. Por fim, a história é cativante e surpreendente.

Para aqueles que gostam de romances avassaladores, com personagens que erram e acertam como as pessoas na vida real, que gostam de músicas antigas e de arte, de pintar e desenhar, de ter amigos presentes, esse livro é para vocês. É difícil indicar este livro para um público alvo apenas pelo seu breve conteúdo, mas, os fãs de romances e músicas são uma grande aposta do público central.
Caro leitor, Dezessete Mil Sentidos para Benjamin Park é um livro sobre as primeiras vezes da vida. Primeiras amizades, primeiros amores, primeiras descobertas e primeiras despedidas também. A primeira vez que ler esse livro será diferente de todas as outras, então aproveite e se divirta.

Por mais que a história seja deveras triste, todo o seu caminhar é caloroso e merece ser lido com apreço. Da mesma forma que para o Samuel Bertini achava que despedidas eram difíceis de viver, para o leitor abandonar o livro após a leitura será complicado, já que é um livro para ser guardado na memória. Não se preocupem em esconder as lágrimas também, a história é em si um pouco triste e até traumática, dependendo do seu nível de sensibilidade chorar também fará parte do decorrer da leitura. Não é tão fácil digerir certos parágrafos e capítulos, contudo, as doses de amor descritas nas páginas dele sanam toda e qualquer lembrança dolorosa que faz parte da leitura.

Um último fato sobre Dezessete Mil Sentidos para Benjamin Park é que história foi publicada em sua primeira versão pelo aplicativo de leitura Wattpad como uma fanfiction do grupo coreano BTS, e ainda pode ser encontrada lá. Mas, pelo seu alcance ter sido imenso, uma editora resolveu publicá-la como livro físico. Agora, o livro pode ser encontrado para a compra tanto no site da Editora Violeta quanto no app Kindle. Por fim, a nota para esse exemplar é 4,8/5 estrelas e ele está favoritado.

Recomendo a todos que se joguem de cabeça nessa história e saiam dessa leitura não da mesma forma que começaram, mas diferentes. Com pontos de vista diferentes e uma nova visão de mundo. Apoiem a leitura de nacionais, nosso país está cheio de escritores esplêndidos com obras incríveis que merecem ser vistas e lidas.

Eliot.Vincent 14/11/2023

Foi um dos melhores livros que eu já li NA MINHA VIDA, eu sou autista, e com certeza é o livro com maior representatividade, é incrível como o amor entre os dois é mostrado e adaptado, como eles constroem e evoluem juntos

Carol.Santos 07/11/2023

Azul como a cor do mar
Eu amo o livro por uma relação afetiva que eu tinha com ele mas acho que ele podia ter passado por uma revisão muita coisa poderia ter sido cortada ou modificada pra melhor fluidez da história mas mesmo assim ela não deixa de ser linda, sempre terei um carinho por ela.

honey 05/11/2023

Amei muito muito muito. a leitura é bastante fluida e nem um pouco massante, a história é a coisa mais linda do mundo. tem vários momentos sensíveis que tornam tudo ainda mais bonito e admirável, eu adorei muito mesmo

luiza2464 30/10/2023

Dmspbp
Foi o primeiro livro que eu comprei quando decidi que gostaria de começar a ler. O amor que eu sinto por esse livro não tá escrito. A história de Benjamin e Samuel me marcou muito e eu fiquei obcecada. É um livro incrível e eu amo de paixão!

Katchuze 21/10/2023

Perfeito!!
É uma das histórias mais lindas que eu já li, simplesmente perfeito. Cada sentimento que esse livro me trouxe foi único e maravilhoso, não sei nem como expressar o quão bom foi lê-lo. Com certeza virou um dos meus favoritos!!

Carol 07/10/2023

Looooooongo...
Um livro fofo, com uma história linda mas, com 600 páginas que poderiam facilmente ser 200...
Eu achei uma graça mas, não me prendeu.

Let 05/10/2023

Esse livro me ensinou tantas coisas sobre tantos assuntos diferentes que eu nem sei por onde começar.
É toda uma experiência, desde o momento que você abre aquele pequeno bloco de 600 e nem sei quantas páginas, quando você mergulha na história, nas emoções e pensamentos dos personagens, até o momento em que você o fecha, tendo a certeza de que acabou de ler uma história incrível.

É lindo ver os dois aprendendo sobre seus próprios limites e lidando com seus próprios traumas enquanto desenvolvem um relacionamento muito fofo.

Também é um excelente repertório sociocultural, fica aí a dica aos vestibulandos de plantão kkkkkk.

Eu adorei o livro, super recomendo para qualquer um que se interessar pelas temáticas abordadas nele.

Laurabloom 03/10/2023

Dezessete mil sentidos para amar esse livro.
Essa obra deveria estar em um museu isolada de todas as obras já feitas, é simplesmente o melhor livro que eu já li nesses 3 anos de bookstan.
A evolução e a jornada do Benjamin e do Samuel é muito linda, foi extremamente satisfatório ler e ver cada conquista deles.
Eu acho que vivi para ler esse livro. Sempre será meu favorito.