Dezessete mil sentidos para Benjamin Park

Dezessete mil sentidos para Benjamin Park Gabrielle Mariano

Resenhas - Dezessete mil sentidos para Benjamin Park

| Bea | 05/05/2023

Dezessete mil motivos para amar
Agora que eu finalizei o livro, vou fazer essa resenha por partes(e acho que vai ficar um pouquinho grande :/) mas enfim, vamos lá:

Tipos de representatividade que aparecem na narrativa: gay, bi, trans, comunidade autista... são essas que eu me lembro que aparece.

Alguns pontos negativos(pra mim): apareceram algumas coisas(bem poucas) na narrativa que me incomodaram um pouco, do meio pro final do livro os capítulos vão ficando maiores e isso é uma coisa que eu não gosto muito( porém a leitura flui bem, então fica equilibrado), e achei que o final foi um pouco corrido, mas que não deixa de ser bom.

Pontos positivos: a leitura flui muitoo bem, a diagramação é bem confortável; sobre os personagens e a narrativa- eu gostei muito do jeito que as coisas foram sendo construídas, a representação autista nesse livro apareceu de uma forma suave ( talvez???) mas bem longe de ser romantizada. Durante a leitura, a gente consegue perceber o amadurecimento dos personagens. É um caminho cheio de altos e baixos, fiz diversas marcações. Sinceramente, quando descobri a existência desse livro, achei que enfoque dele seria apenas no romance e tal( fui procurar prata e encontrei ouro rs), mas conforme ia passando as páginas, mais profundidade a narrativa ia ganhando. Como diz o Shrek, esse livro é que nem cebola pq tem várias camadas.
No geral, é uma leitura muito válida , o jeito da escrita da autora faz você se importar com os personagens, era um livro que eu queria a um tempinho e posso dizer que as expectativas que eu tinha sobre ele foram satisfeitas.

pjmyeon 04/05/2023

Um livro otimo, história linda, fazia um bom tempo que um livro me fazia chorar, esse definitivamente fez principalmente ali do meio pro final.
Apesar de ter gostado muito, eu acho que o livro poderia ser menor (não sei na vdd como ficou a versão física pq eu li a versão fic), tem muita coisa enrolada. Eu entendo a proposta de escrita que a autora quis ter, mas tinha momentos que não precisar ter toda a enrolação e divagação que tinha. Fora isso muito bom
Lindo eles adotando uma filhinha
Giovana 05/05/2023minha estante
Esse livro é perfeito

Ladymorovoz 25/04/2023

Inesquecível
Esse livro de todos os que eu li me marcou demais, tanto a escrita da gabi quanto todo o sentido da estória me deixou completamente rendida e apaixonada, o amor que envolve o benjie e o samu é algo inexplicável, eu sinceramente não sei o que eu mais amei nesse livro mas podem ter certeza que eu amei 99,9%, a descrição dos personagens, a emoção que ela coloca nos momentos certos, é tudo inebriante, eu demorei quase 6 meses pra terminar ele, mas unicamente por eu me sentir muito ligada aos personagens, principalmente o samu, e qualquer coisa que acontecesse à ele eu me sentia sensível demais, mas nunca vou me arrepender de ter lido ele com mais calma porque assim eu levei todo amor possível comigo, todos os momentos especiais deles e toda essa historia de amor. com certeza é u livro que eu super recomendo pra quem quer uma leitura que abra um pouco mais a sua mente em certos pontos, principalmente sobre o TEA.

Rafaela 25/04/2023

O amor é azul. e o azul é a cor mais bonita do mundo.
Não importa quantas vezes eu releia esse livro sempre vou ficar surpresa em como sou capaz de amar os personagens e a história, dês da primeira vez que li foi uma história que me prendeu do início ao fim, eu surtei de amor, de tristeza, chorei por me identificar com algumas coisas... ver eles passando pelos os problemas e crescendo é tão incrível. Amo meus meninos.?

"Se o mundo fosse uma paleta de cores pastéis, Benjamin seria meu azul favorito"

Brito 16/04/2023

MARAVILHOSO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO MEU LIVRO PREFERIDO DE TODOS OS TEMPOS TEM TUDO DE BOM MARAVILHOSO PERFEITO LINDO LINDO LINDO LINDO LINDO

Giovana 06/04/2023

Esse livro é perfeito, a história super bem desenvolvida e com informações essenciais que todos deveriam saber.
Também é ótimo como a autora nos fez perceber muitos pontos importantes do TEA, é muito bom ver a evolução dos personagens e da história. A escrita é muito boa e aconchegante, é claramente o tipo que livro que você me e não quer que chegue ao fim

tai 04/04/2023

Esse livro é TÃO necessário!
Todos deveriam ler esse livro! essa história é simplesmente linda. esse livro me doeu muito, muito mesmo, contém gatilhos que sim tem que tomar cuidado.. mas esse livro é taaaao necessário. você vai se apegando a história dos personagens, ao romance criado, as evoluções de cada um.. e meu deus, você vai chorar. mas cada lágrima derramada vai valer a pena, pois essa história vai mudar sua visão do mundo, de vdd! leiam. esse livro tem todo meu coração

Aliahtan 02/04/2023

Dezessete mil sentidos para Benjamin Park
"Porque o amor acalma.
O amor acolhe.
O amor cura.
E o azul é a cor mais bonita do mundo." ?

Eu li essa fanfic pelo Wattpad a uns quatro anos atrás e desde de então é uma das minhas fanfics preferidas. Reler e sentir outra vez aquele quentinho no coração com as interações fofas deles dois foi incrível, sem falar da trilha sonora IM PE CÁ VEL. Eu JURO que imagino esse livro virando uma adaptação pra filme maravilhosa com essas musicas.

Eu amo a sensibilidade que a autora teve pra desenvolver os temas que são abordados, apesar de durante essa releitura achar que tenham eventos dramáticos e mirabolantes demais com a maioria dos personagens e que isso deixou tudo meio irreal e inalcançável demais. (O que pouco importa, pq a gente quer mesmo morrer de amores pelo Park).

Me sinto muito feliz de poder conhecer essa história e de poder rever exatamente do jeitinho que eu li pela primeira vez. ?

Isa 01/04/2023

Perfeito
Aborda tantas coisas, cada assunto delicado descrito de uma forma cuidadosa e que nos faz ter certo tipo de identificação e uma grande empatia com todos que estão ali. Além da química incrível que ambos tem, estando sempre ali um pelo outro mesmo com tantas dificuldades.
Nunca marque tantas coisas em um livro como nesse, com certeza é um dos meus favoritos da vida!

Mari Mari 01/04/2023

Crescimento
O livro é um romance? Sim. Um casal que se apaixona e tudo mais.

Porém, o que mais destaca nas páginas é o amadurecimento de absolutamente todos os personagens.

Eu comecei a ler sem saber que a passagem de tempo era tão rápida, então acompanhar a década da vida deles foi, com certeza, uma experiência muito boa.

E eu posso falar, com todas as letras, que a expectativa em cima do Benjamin, por ele ser autista, é totalmente quebrada quando a gente percebe que é o Samuel quem precisa de cuidados ? todos precisam, mas o Samuel é relativamente o mais sensível ? e no começo ele quem mais precisa do Benjie.

Eu amei essa quebra de tabu, posso dizer assim. O Benjie ser autista não é um problema, não é visto como um desafio gigante em comparação aos próprios desafios da vida em si, é apenas uma condição a mais, e o livro trata isso de forma crua, e é perfeito.

Okayalaniss 28/03/2023

Completamente azul
Essa é uma história de amor, todo tipo de amor. Também é uma história de amadurecimento, de descobertas de traumas e superação.
Este livro é vida, em cada detalhe. Eu senti como se observasse os personagens de pertinho.
É impressionante a delicadeza em que a história vai sendo contada, em como os personagens vão sendo retratados, me senti parte do grupo, vendo a vida acontecer bem na minha frente. Cresci junto, sofri junto e amei junto.

Destaques da leitura:

"Com o passar do tempo, no entanto, você vai crescendo e percebendo que a vida não se resume à sua vizinhança ou a seus amigos da escola. Você aprende que existem pessoas no mundo, que elas possuem sentimentos e que cada uma delas sente as coisas de um jeito diferente. Você acaba se isolando cada vez mais dentro do seu quarto, porque é o único lugar onde consegue se refugiar dos problemas e se sentir seguro. Você passa a deixar de sair com seus amigos e começa a recebê-los somente em sua casa, porque se sente indisposto demais para pisar no lado de fora - exceto quando é obrigado a estudar para se tornar alguém que você não quer ser - e para enfrentar a realidade que cerca o mundo real." P.8

"Crescer é horrível.
E pior do que crescer é ter de desenvolver maturidade conforme o seu crescimento - outro aprendizado que somos obrigados a adquirir. E tudo isso é assustador demais para a maioria das pessoas, porque somos completamente inexperientes quando novos e não sabemos o impacto que temos na vida das outras pessoas." P.12

"Eu sempre fui muito fechado e só me importava realmente com algo quando me afetava, não ligava muito para o que acontecia ao meu redor ou com as outras pessoas - caso não fossem meus amigos, é claro. Sequer sabia quando eu havia ficado daquele jeito, mas tudo na vida tem uma consequência, e as coisas que você sente e faz também." P.18

"Sou uma pessoa que costuma pensar muito antes de decidir tomar uma decisão importante. Sabe, isso é considerado seguro em casos em que essa decisão pode mudar o rumo da sua vida de forma drástica, o que seria visto como uma virtude na personalidade de muitas pessoas. Mas, aparentemente, não na minha. O fato é que, no meu caso, eu penso demais, e isso acaba fazendo com que eu desista de fazer algo e decida me manter na minha zona de conforto, porque é bem mais seguro simplesmente continuar com a minha rotina e não me arriscar." P.43

"Sempre achei muito difícil lidar com sentimentos. Não necessariamente com os sentimentos das outras pessoas, mas com os meus. Ter de conviver com todas as sensações que me incomodavam no peito era assustador em quase todos os momentos." P.78

"Eu queria muito ter o que oferecer e acrescentar à vida das pessoas que eram importantes para mim; queria ser mais inteligente, ser uma companhia melhor, ter coisas interessantes para contar e ter mais confiança." P.79

"Lembra quando eu comentei que há inúmeras maneiras de ficar ou de se tornar solitário neste mundo? Essa constatação era reforçada a cada dia da minha vida. Eu não fazia de propósito, sabe, às vezes realmente precisava de um tempo só meu, mas acabava me acostumando a ficar sozinho e a me abstrair do resto.
Eu me acomodava no meu pequeno horizonte, gastava meu tempo não fazendo absolutamente nada de produtivo e não lembrava que havia pessoas lá fora que se preocupavam comigo; mas não era por eu não achar que se importavam, e sim porque eu me perdia na minha própria solidão, perdia a noção do tempo.
Era estranho.
E eu acabava machucando meus amigos nesse processo." P.84

"Está tudo um caos dentro de você, mas você ainda consegue levar a vida como se estivesse tudo normal. Só que, de repente, você grita, porque não aguenta mais fingir que está bem ou simplesmente está transbordando com aqueles sentimentos ruins." P.281

"Rotina não é sinônimo de ter uma vida sem graça." P.458

"É impossível fazer a vida andar para trás.
Aos poucos, nós vamos percebendo isso. Nada volta a ser como era antes, mesmo com o maior dos esforços; sempre há uma consequência, um preço, uma sequela, para aquilo que fazemos. E isso está presente em todos nós.
A ideia de que existem dias em que não nos sentimos fazer parte do mundo e que somos espectadores das vidas alheias também está presente em nós - como se fossemos um andróide programado para atuar como figurante, enquanto o resto das pessoas parece estar estrelando o próprio filme.

"Precisei de um tempo para entender que eu era o protagonista do filme da minha própria vida, porque sempre achei os meus dias monótonos demais para conseguir emocionar alguém. Eu não fiz uma descoberta que mudou a vida de todo um mundo, não era um cientista trabalhando na vacina de um vírus que matou milhares de pessoas e não pisei na Lua.
Mas, com o tempo, eu aprendi que não precisava viver nada dessas coisas para ser único, porque todos nós somos, de certa forma, únicos no mundo." P.480

"Eu me sentia solitário.
Mas era uma sensação de solidão completamente diferente do que já havia sentido anteriormente na minha vida; era inexplicável, como um eco ensurdecedor como se ela fosse apenas um objeto vazio - no meu corpo e em todo o meu mundo, como se tudo ao meu redor tivesse a mesma consistência e a mesma destrutibilidade de um papel.
Eu estava deprimido de novo.
Mas, dessa vez, era diferente.
Não estava deprimido pelas coisas que faziam falta na minha vida.
Mas pelas coisas que eu estava perdendo." P.508-509

"Existem momentos em que gosto de me perguntar quantas coisas diferentes podem acontecer comigo em uma simples caminhada. É uma maneira interessante de enxergar a vida. Afinal, você pode acabar se surpreendendo com o número de possibilidades diferentes e inesperadas que surgem durante esse percurso." P.528

"A vida é engraçada.
Pode ser trágica, em alguns momentos, mas é engraçada.
Não é engraçado o fato de você tentar levar a vida até mesmo estando no modo automático? Por que você não pode simplesmente esquecer de que está vivendo, querendo ou não? Não é engraçado o fato de, às vezes, você tentar viver um dia de cada vez, bem devagar, na esperança de que, em algum momento, você se sinta plenamente feliz?
É trágico, mas engraçado." P.548

"É engraçado parar para pensar no quão desesperados nos sentimos durante a nossa adolescência porque achamos que as coisas acontecem superdevagar. Quando atingimos uma certa idade e temos de enfrentar mais responsabilidades, o tempo começa a passar rápido demais, o que não chega a ser menos desesperador, de qualquer maneira." P.564

"É irônica a maneira como o tempo passa.
É irônico como sentimos falta de dias passados porque queríamos tê-los aproveitado mais, mesmo quando os aproveitamos da melhor maneira que podíamos na época em que os vivemos. É um sentimento que não conseguimos mudar, não importa quanto tempo passe." P.570

"A vida muda constantemente, e essa é uma verdade da qual não podemos fugir, mesmo quando queremos. E isso é desesperador." P.599

"Pessoas acontecem, dores também, e está tudo bem, porque tudo passa, tudo se transforma." P.599

"Porque o amor acalma.
O amor acolhe.
O amor cura.
O amor é azul.
E o azul é a cor mais bonita do mundo." P.599

celly_galindo13 26/03/2023

Os mil sentidos da vida
Ok, Benjamin Park merece esse final, o sofrimento que a autora traz para cada personagem pega muito o leitor, Samuel sofreu por falta materna, mas ganhou uma mãe logo após, ele acho que não seria amado e ben surgiu para mudar isso.
Uma história que traz amor de amizade, amor de família, amor romântico tudo embalado nas realidades cotidianas da vida, a realidade dói, contudo algumas coisas bonitas podem surgir na dor
Sorvete de ice blue, casamentos e gatos fofos estão no meu coração.

VihCS_0601 25/03/2023

O que dizer??
Olha, vou começar com algo que muitas pessoas podem achar que soa clichê, mas realmente foi uma das melhores leituras da minha vida.
Dezessete mil sentidos para park Jimin/Benjamin park foi um livro que me reviveu, me alegrou e me entristeceu, meu me destruiu e me restaurou, me fez rir e me fez chorar, me fez amar e me fez odiar, mas acima de tudo me fez respeitar.
A forma como a história foi escrita, retratando sempre a evolução dos personagens, foi incrível e realista.
Como estudante de Psicologia, posso dizer que minha mente se abriu muito ao que se trata do TEA. Começar a entender comportamentos, pensamentos, ver que as pessoas realmente tem uma visão fechada para certos tipos de transtornos e condições se tornou algo corriqueiro no meu dia a dia a partir do momento em que comecei a ler este livro.
Queria deixar meus parabéns à autora, por sua capacidade incrível e indiscutível de trazer a tona situações tão importantes e reais como as que acontecem aqui. A forma como os traumas foram abordados e superados, apresentados e tratados deveria ser um exemplo para outros autores!
Volto a dizer que realmente foi um dos melhores lidos em minha vida e com toda a certeza indicarei para que leiam!

Giovanna971 21/03/2023

Extremamente relaxante
Simplesmente PERFEITO! A escritora aborda de diversos temas importantes de uma forma ESPETACULAR e respeitosa. É um livro mega tranquilo, ótimo para dias onde você procura relaxar enquanto lê e escuta uma boa música.
Definitivamente lerei mais vezes.

Isabelle.Beraldo 21/03/2023

Azul ?
Demorei muito para ler, mas não arrependo, acho que ficaria muito triste se tivesse abandonado essa obra de arte

Confesso que chorei em TODOS os capítulos, Benjamin Park é coisa mais rica, cada página que eu lia, ficava mais apaixonada por ele

Não tem muito o que dizer, mas favoritei esse livro

"Se o mundo fosse um paletas de cores pastéis, Benjamin Park seria meu azul favorito"