A Coragem de ser Você Mesmo

Resenhas - A Coragem de ser Você Mesmo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Shirley 01/05/2022

Reflexões
O livro me fez pensar em mim, analisar o cotidiano, a minha forma de perceber e reagir ao mundo, me fez pensar, analisar a mim mesmo.
É auto conhecimento, é acolhimento, é enfrentamento.
Vale reler, porque há conceitos novos.
Muito além de "Auta ajuda"

Amanda Bonfim 16/01/2022

Bom, mas esperava mais! De qualquer forma, agradeço pela semente que o livro em mim plantou e que tanto fez sentido!

Evelin Bianca | @paginasete7 25/03/2024

#1 Nos encontrando em nós mesmos e em qualquer lugar
Iniciando as leituras de 2024, o livro A Coragem de Ser Você Mesmo é o segundo da autora Brené Brown que eu leio. Dessa vez o tema é pertencimento, como encontrá-lo sem abrir mão de quem somos.

Vivemos em um momento de desconexão espiritual, em que as pessoas buscam defender a todo custo suas ideias e excluir aqueles que pensam de forma diferente. Muitos escolhem não se posicionar de acordo com o que realmente acreditam, para que sejam aceitos e consigam se encaixar em algum lugar. Brené afirma que isso não é pertencer, "o verdadeiro pertencimento não requer que você mude, requer que você seja quem é".

A autora comenta sobre como a crise de desconexão que vivemos gera categorização e rótulos, o que leva a medo e solidão. Mostra como o ódio é resultado da dor, como desumanizamos os outros, e que a alternativa é nos aproximarmos e tentarmos entender os pontos de vista das pessoas. Em alguns casos, Brené entende que precisamos bater de frente, mas também ser curiosos, resistir à dicotomia do "nós contra eles", entendendo que na maioria das vezes existem mais do que dois lados nas situações.

Brené comenta sobre experiências de alegria e de dor coletivas, fala sobre redes sociais e a importância do contato face a face para produzir conexões verdadeiras. Apresenta a confiança em nós mesmos e nos outros para gerar pertencimento, nos chama a desbravarmos a nossa natureza selvagem, nos encontrarmos em nós mesmos, ao invés de tentar buscar "o lugar" ao qual pertencemos. "A gente só é livre quando vê que não pertence a lugar algum - mas sim a qualquer lugar, lugar algum mesmo. O preço é alto. A recompensa é ótima". (Maya Angelou). Boa leitura!

140 páginas
Lido: de 28/12/23 a 03/01/24

Carol 26/09/2023

Como sempre, Brené Brown nos trazendo diversas reflexões
Esse é o segundo livro da Brené que eu leio e, pra mim, ela nunca decepciona. Ela consegue contextualizar suas experiências de vida, unindo-as com suas pesquisas e nos fazendo refletir sobre situações do nosso próprio dia a dia com muita maestria.

A Brené podia ser apenas mais um ?coach? escrevendo livros sobre como alcançou seu sucesso, etc. No entanto, tem muita base científica em seus livros, ou seja, ela dedica seu tempo fazendo pesquisas para evidenciar tudo aquilo que nos traz. Isso pra mim tem muito valor!

Enfim, se você precisa resgatar, impulsionar ou reafirmar seu eu interior, seus propósitos e se reconectar com você mesmo: vale a leitura!

de Oliveira Costa Júnior 26/03/2023

"Pertencemos a qualquer lugar"
Um livro muito necessário para a nossa sociedade. O que a autora chama de natureza selvagem, eu interpreto como a nossa necessidade de equilibrar a nossa individualidade, como somos, junto a sociedade, onde pertencemos. A minha particular visão, após a leitura, é de que sim, pertencemos a nós mesmo, justamente por pertencermos ao todo.

msantos 07/02/2023

Como em todos os seus livros Brené Brown traz temas profundos e exemplos de sua própria vida para que possamos entender com clareza os tópicos abordados em suas pesquisas.
Recomendo a leitura com o coração aberto e com a real disponibilidade de nos examinarmos e mudarmos

Chelly @leiodetudo 31/01/2023

Gostei
"No momento, a maioria de nós está sem silêncio, optando por se proteger do confronto, do desconforto e da vulnerabilidade." O livro fala bastante de pertencimento e de que como é necessário se sentir parte de um grupo. Aborda as diferenças entre se adequar a um grupo para ser aceito e de quando não precisamos mudar nada em nós e ainda assim ser aceito.

CDL 25/07/2022

O que é pertencimento?
Mais um livro excelente da Dra. Brené Brown, o livro é sobre o verdadeiro pertencimento, que é ser quem você é, sem a necessidade de mudar para se ?encaixar?.

Costas fortes, fronte suave e coração indomado

Vanessa Daflon 18/07/2023

Leitura fácil, conceitos abordados de forma direta e com relatos emocionantes, este livro nos chama a entender e, principalmente, aplicar a nossa natureza selvagem. A mostrar-nos como somos e longe da expectativa do outro.

Pâmela Sell 09/10/2023

Tenha coragem
Meu primeiro livro da Brené Brown, e olha essa mulher tem um poder bem incrível com as palavras. Quero ler mais obras dela, principalmente a Coragem para ser imperfeito.
Este livro te abraça, e a Brené te impulsiona a ter coragem em ser quem você é, ter coragem, e enfrentar a sua natureza selvagem.
Ser você mesmo sem ter medo dos julgamentos, pertencer a si, e ter coragem para defender seus princípios sem se esconder atrás de ninguém.

Mips 14/11/2023

Livro extremamemte necessário
Livro incrível sobre o verdadeiro pertencimento, que é completamente diferente de adequação, em que você está num grupo porque é igual a ele. É estar em um grupo por ser quem você é, pertencendo primeiramente a si mesmo. Só conseguimos nos conectar verdadeiramente com as pessoas quando pertecemos a nós mesmos. E a conexão muitas vezes ocorre pelas dores e alegrias compartilhadas, e essa conexão é o que dá sentido à vida, que faz com que nos sintamos pertencentes a algo maior. Esse livro me fez refletir muito e também foi como um abraço quentinho e também desconfortável, em que me senti acolhida e também me fez repensar meus pensamentos e ações.

Cibele.Ferreira 12/01/2022

Eu pertenço a mim mesma
Esse livro nos faz refletir do que estamos buscando referente a auto realização, auto estima e aprovação. Uma leitura leve e ao mesmo tempo profunda, quase como se fosse uma sessão de terapia, fazendo resgatar do nosso interior os nossos valores e crenças e nos ajudando a identificar a importância do respeito a si mesmo.

Chelsea.Archer 21/12/2021

Muito bom!
Hoje finalizei A Coragem de Ser Você Mesmo da Brené Brown (@brenebrown)

E o que eu posso dizer pra vocês além de: leiam pra ontem?

Bem, meu favorito dela ainda continua sendo A Coragem de Ser Imperfeito. Mas esse outro livro contém muito mais dados sobre o quanto a gente anula as nossas próprias vontades e opinões para se ?encaixar?, para ter a sensação de pertencer a algum lugar (ou grupo).

E ela, como sempre, nos abre os olhos sobre uma infinidade de comportamentos que podemos modificar ou desenvolver para aprendermos que o primeiro lugar a que devemos pertencer é a nós mesmos.

Enfim, mais um tapa na cara de lições gentis e divertidas. Porque se não fosse assim, não seria Brene.

Amei.

Elida 15/12/2021

O livro fala sobre pertencimento, traz exemplos da vida da autora e situações pelas quais todas passamos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6