The Atlas Six

The Atlas Six Olivie Blake
Olivie Blake

Resenhas - The Atlas Six

Dai 30/08/2021

Me deixou perdida tipo cego em tiroteio
Confesso que até a metade do livro não me animei muito, talvez por conta da escrita mais poética (?). Também não sei se me faltou mais atenção, mas achei o universo complexo e muitos conceitos eu não compreendi (como a magia é aplicada em alguns cenários, por exemplo). Porém, insisti na leitura e fiz bem, pois é um bom livro, não achei que iria querer ler a continuação, mas o plot me empolgou muito.

julia 28/08/2021

Resenha: The Atlas Six
Olá, novo livro favorito! The Atlas Six era familiar no sentido de que estou muito acostumada a livros com 500 personagens e com um milhão de perspectivas, onde amo (quase) todos elas. E ainda! era tão diferente porque o enredo, embora assumisse o conceito comum de sociedades "secretas", virou isso de cabeça para baixo nas melhores e mais complexas formas possíveis e eu amei cada segundo! Olivie Blake merece todos os parabéns pelo que fez com este livro.

Não vou descrever detalhes porque não quero estragar nada para ninguém, mas direi que amei de verdade cada um dos personagens. Blake fez um trabalho incrível ao apresentá-los ao leitor durante o início do livro e desenvolvê-los ao longo da história. Eles eram todos tão diferentes, complexos e convincentes em suas vozes que sempre que eu tinha que deixar o livro de lado, eu sentia falta deles. Também devo dizer que a representatividade casual também foi excelente!

O ritmo foi um pouco lento no início, mas funcionou com a forma como Blake configurou e explicou a construção do mundo. Havia tanta coisa acontecendo em termos de magia das pessoas e estabelecimento da Sociedade e o que ela fazia, mas tudo era apresentado de uma forma que colocava cada personagem no centro das atenções. Algumas partes foram um pouco complicadas de entender, pelo menos pessoalmente, mas adorei a lenta descoberta do que diabos estava acontecendo.

Eu também não esperava de forma alguma a virada da história no final. Eu tinha minhas suspeitas em relação a um personagem, mas fui pega de surpresa com as revelações, já que elas não combinavam com o que eu pensava que estava acontecendo. Adorei ser surpreendida, no entanto, e isso me deixou muito animada com o que está por vir na série.

Recomendado para quem gosta de livros sobre sociedades secretas, estranhos grupos de pessoas unidas por uma causa e coisas mágicas assustadoras!

Mick 25/08/2021

Daora
Umas coisinhas meio previsíveis e/ou abrangente.
O começo não é lá mt bom
Mas o desenvolvimento ??
É isso, leiam
É bom? Sim
É perfeito? Não

julinha 24/08/2021

Personagens incríveis história talvez nem tanto
Desde o começo falei que iria fazer uma resenha de atlas six e cá estou eu.

Fui apresentada ao livro pelo tik tok, a capa me chamou muita atenção e desde então eu me interessei pelo livro, mas só agora que fui realmente ler. E devo dizer que eu adorei o livro mas principalmente majoritariamente o que me cativou mais, foram os personagens.

O plot do livro é bom e a estética nem se fala, toda essa coisa de dark academia, sociedade secreta não tão secreta, magia, física e psicologia caminhando juntas e poderes que não são tão comuns em livros de fantasia, se tornam características únicas, porém, a história em si é maçante de certa forma.
Por se tratar das seis pessoa mais talentosas do mundo eu esperava um pouco mais de ação de lutas e coisas do tipo mas é tudo muito leve muito calmo, muito questionamento e pouca ação em si.

Os personagens foram meu ponto chave no livro todo, apesar de esperar que alguns fossem mais explorados, todos são incrivelmente humanos mesmo sendo ?especiais?, as personalidades completamente diferentes coexistindo entre si aprendendo a conviver, o modo como eles se relacionam e estão dispostos a fazer tudo para conseguirem aquilo que querem e o fato de não se prenderem somente a uma pessoa dali me trouxe um apego muito grande com cada um.

Os diálogos tendem a ser um pouco complicados, pois em diversos momentos há metáforas com uma linguagem rebuscada trazendo a tona assuntos ligados a física e magia, porém isso é algo que eu amo de paixão, não é atoa que eu grifei quase todo o livro de tanta frase boa que eu gostava.

O final do livro realmente me surpreendeu, algumas coisas eu já tinha pegado no ar alguns capítulos anteriores mas em suma me surpreendeu demais, e eu como uma grande admiradora de livros com finais abertos estou deveras ansiosas para o próximo livro que eu espero que tenha mais daquilo que esse não teve, ação e aventura.

Isabela 17/08/2021

esse livro é tão bom que por causa dele vou começar a dar estrelas aqui, não merece menos do que isso depois da leitura PUTS

Debs 10/08/2021

Ao invés de ler as 468 páginas de The Atlas Six, leia a sinopse que dá no mesmo.
Livro tão bem escrito que chega uma hora que você tá lendo um monte de frase bonita de saco cheio porque não adianta o livro ser bonito se não tem absolutamente NADA acontecendo na história.

A única coisa interessante foi acontecer lá nos 10% finais do livro, eu falei "FINALMENTE" e aí do nada os personagens seguiram em frente, uma informação foi revelada e o livro acabou. Sinto que li uma introdução bizarramente prolixa.

A ideia da história é espetacular e os personagens são muito interessantes, mas a dinâmica entre o Seis não foi bem desenvolvida e consequentemente a história não conseguiu se costurar bem. A ida deles para a Sociedade se resumiu em questionar o que eram os seus poderes, ficar falando um monte de coisa desinteressante (e totalmente sem senso) sobre o funcionamento da mágica no mundo deles e não fazer nada com isso. *emoji de palhaço*

Muita gente gosta muito desse livro então pode ser que eu esteja sendo chata. Sempre que eu implico com um livro eu fico pensando que pode ser o momento do meu ciclo menstrual afetando o meu astral, só que nesse caso eu passei por um ciclo completo enquanto lia e em todas as fases dele eu achei esse livro um porre.

Estou muito decepcionada porque The Atlas Six tinha todos os meus elementos favoritos de ficção e não conseguiu entregar o que prometeu. E olha que eu dou 5 estrelas pra qualquer coisa que me entretém minimamente.

Cams 09/08/2021

Incrível
Esse facilmente virou um dos meus livros favoritos.

Toda a trama me prendeu desde os primeiros capítulos e eu passava o dia todo pensando em o que iria acontecer enquanto não podia ler. Os personagens são, em geral, muito interessantes - não exatamente gentis kkkk mas muito interessantes.

O livro é dividido em 8 partes muito bem separadas, com cada parte tendo um capítulo focado em um dos personagens - dessa forma achei que deu uma visão mais aprofundada sobre cada um deles e seus pensamentos mas sem ficar cansativo ou mal feito.

As reflexões e explicações sobre os fenômenos e poderes também são muito boas, principalmente porque a autora usa teorias reais da física e mistura com magia. Por esse mesmo motivo, achei que a leitura é um pouco mais difícil, juntando a física com um vocabulário de inglês mais elaborado.

Enfim, definitivamente acho que não se deve pular a leitura de The Altas Six, recomento demais! Agora é sofrer até o final de 2022, quando lança o próximo.
Gih 10/08/2021minha estante
Oiee vc poderia me dizer onde conseguiu comprar esse livro?? Queria muito ler mas nn sei onde comprar aqui no Brasil :/

Cams 11/08/2021minha estante
eu comprei pelo site da amazon mesmo!

livia 06/08/2021

n sei nem oq falar desse livro, é perfeito
ainda to em choque com tudo que aconteceu da metade pro final
Gih 09/08/2021minha estante
Oiee vc poderia me dizer onde conseguiu comprar esse livro?? Quero muito ler mas não sei onde comprar aqui no Brasil :/

Esther_ 29/07/2021

Um dos melhores livros que eu já li
eu sempre falo pra kct quando é um livro que eu não gosto, mas quando é um livro que eu gosto, eu nunca sei o que falar

personagens: 10/10
todos problemáticos, amei todos, me importo com todos
todo mundo tem uma personalidade bem definida. o único personagem que me deixou com uma sensação de interrogação tinha uma complexidade interessante (no final do livro) e o personagem que achei mais insuportável se tornou o mais intrigante ao meu ver (não vejo a hora do próximo livro para saber mais sobre ele)

mundo/magia: dark academia? PERFEITO. a magia? muito bem elaborada (tem algumas coisas que eu não entendi completamente, mas isso é culpa da minha burrice)

relações: o romance tá INCRÍVEL (acho que no próximo livro vai ser ainda melhor), sinto que a Parisa tem destaque nesse aspecto e eu amei o jeito como ela se relaciona com os outros. e mesmo que não seja uma situação de found family eu amei a coexistência que eles desenvolveram (não vou mentir que meu lado carente quer uma amizade maior entre pelo menos alguns, PRINCIPALMENTE NICO E LIBBY)

plot: tão bem feito que eu não sei nem o que falar (a vibe me lembrou The Umbrella Academy um pouco)

preciso do segundo livro pra ontem

Evelyn 17/07/2021

é o que q ta acontecendo ????!!
Acho que esse foi um dos livros mais diferentes que eu já li, me prendeu do início ao fim e o final foi muito louco, to ansiosa pra continuação.
bibia 06/10/2021minha estante
amg o inglês desse livro é de fácil compreensão? fiquei curiosa

Evelyn 07/10/2021minha estante
eu achei um intermediário avançado, tem umas questões sobre física que demorei pra entender principalmente no final, diria que tu deve tentar e ver se rola

Inhazinha 15/07/2021

excepcional
O que falar de uma obra prima dessas? Primeiro que a premissa do livro junta dois elementos muito amados por mim: magia e bibliotecas. E, por isso, achei que o que eu mais iria gostar seria o plot. Mas eu estava profundamente enganada. Os personagens são tudo pra história. Me agradou muito ver personalidades tão contrastantes convivendo, e isso criou uma dinâmica nova e muito bem vinda. Quando as perspectivas mudavam, você conseguia perceber o modo de escrita da autora mudando também, para se alinhar com o processo de pensamento de cada personagem. Temos um "antagonista", que, ao meu ver, tem os capítulos mais interessantes e instigantes. Temos também grande profundidade para a maioria dos personagens, o que me surpreendeu. A escrita da autora é simplesmente maravilhosa. Os momentos de explicações e reflexões não ficam nem por um momento maçantes, mas sempre despertam a curiosidade do leitor para saber mais. A criação do universo mágico foi exemplar, com regras e limites claros e uma explicação plausível por trás de tudo. Esses elementos só tornaram a história mais imersiva. Deem uma chance para ele. Leiam apenas o primeiro capítulo, que é incrível e serve muito bem para estabelecer o tom da história. Uma das minhas melhores leituras do ano e com certeza uma das melhores fantasias (ou seria distopia?) que eu já li. O único "ruim" é que ele ainda não foi publicado no Brasil, e o inglês é um pouco avançado. Mas se você têm condições, tenho certeza que vai gostar da experiência!

beatriz 08/07/2021

the atlas six
Gostei muito da premissa desse livro desde quando li e bom, a história e os personagens são ótimos. A construção dos 6 principais é incrível e ver eles lidando com tantos dilemas morais ao mesmo tempo que vão se relacionando e e aprendendo mais sobre os próprios poderes foi uma experiência bem legal.

O livro ficou bom pra mim entre 50 - 80%, que eu achei que realmente ia fazer valer todo o hype que vejo desse livro mas o final pra mim... não funcionou. achei confuso, devagar, sem ação. No entanto, acho que a continuação vai ser muito melhor.

Alana 08/07/2021

muito muito bom, o começo é um dos melhores começos que eu já li. algo que me prendeu demais a leitura é que tu consegue ver tuas próprias habilidades, medos e fraquezas em cada um dos seis. indo pro final comecei a sentir que eram tantos poderes e poréns que eu não fazia ideia de nada mais (único ponto negativo). várias frases grifáveis tmb

Teca 06/06/2021

já quero o segundo livro ??
comecei esse livro achando que ia ter a mesma vibe de Six of Crows e The gilded wolves, um grupo que se tornam amigos inseparáveis e vivem aventuras loucas e perigosas mas fui totalmente surpreendida, a vibe desse livro que por sinal não é young adult mas new adult é um grupo de pessoas que estão prontos para fazer o necessário para conseguir oque querem fazendo alianças sem sentimentos. Eu esperava muita ação nesse livro mas teve pouquíssima o que não é uma coisa ruim esse livro tem muita autodescoberta de todos os personagens e muita manipulação entre eles e no final um twist que ninguém espera ?
ansiosa para ler o próximo livro é saber o q vai acontecer

Gabriela 05/06/2021

"Knowledge is carnage. You can't have it without sacrifice."
Essa obra-prima apareceu para mim por meio de uma fanart no Tumblr: fui pesquisar sobre, achei a sinopse muitíssimo interessante, li muitas resenhas positivas e aqui estamos. Livro favoritado, amado, degustado. Difícil acreditar que esse livro nem editora tem: ele foi publicado de forma independente. Enfim, que boa surpresa.

Pegue as seis pessoas mais magicamente talentosas do mundo (que não pecam em pretensão), jogue todas para conviver juntas por um ano e prometa-lhes poder e erudição, mas abra só cinco vagas para entrarem numa antiga sociedade secreta que abriga todo o conhecimento mágico e científico existentes e veja o que acontece. “The Atlas Six” é uma história sobre ambição e ganância, sobre magia e ciência, acesso a conhecimento (quem se beneficia com sua restrição?) e excessos de poder com um pano de fundo distópico. Esse livro é um estudo de seus próprios personagens e acaba sendo conduzido, assim, mais pelos seis protagonistas (que possuem todos pontos de vista) do que pela trama em si. Por isso, os momentos de tensão ficam atrelados às dinâmicas e conflitos entre eles e cenas de ação são escassas, tornando o ritmo menos frenético.

"The world was mostly entropy and chaos; magic, then, was order, because it was control."

Uma vez que os personagens passam o livro inteiro estudando e pesquisando (já que estamos falando de Dark Academia^TM), as discussões podem se tornar técnicas, abordando principalmente conceitos de física (quântica). Temos conversas sobre buracos negros, buracos de minhoca, percepção de tempo, relatividade… Nesse sentido, o livro exige um pouco de engajamento do leitor para a compreensão dessas partes, mas nada exagerado. Pego esse gancho para realçar que ele não se encaixa bem na categoria YA, porque além de tratar de conceitos mais acadêmicos, possui uma narrativa menos didática (saltos no tempo, subtexto, inferências) e um conteúdo mais sexual, apesar de não chegar a ser descritivo como nos livros da Sarah J Maas, por exemplo.

Mas o que realmente me cativou e fez me APAIXONAR (para não dizer obcecar) pelo livro foram os personagens e as relações entre eles (o ponto mais forte)! Os múltiplos pontos de vista nos mostram suas visões conflitantes de mundo e como suas habilidades mágicas refletem quem eles são ou quem se tornaram. São personagens caóticos (haja caos!!!), cheios de defeitos, que parecem reais e muito cativantes. Destaque para meu filho cubano Nico de Varona, que já tem um pedaço do meu coração literário, e sua relação de amor e ódio com Libby Rhodes, com quem me identifiquei até mais do que gostaria. Só digo que tive várias borboletas (não, pássaros!) no estômago (sinônimos: sofrimento; morte).

"If not for her, Nico might not have noticed most of the things he did, and probably vice versa. A uniquely upsetting curse, really, how little he knew how to exist when she wasn't there."

Pela complexidade dos personagens, suas falhas e construções "cinzas", foi difícil ficar na cabeça de alguns (dois, na verdade) deles, vivenciando seus pensamentos ~moralmente controversos~. Até agora não consigo realmente engolir um deles, apesar de estar curiosa para saber como ele será desenvolvido no próximo livro e se ele terá alguma oportunidade de "redenção" ou aprofundamento psíquico. Todos são rivais, competindo entre si, mas precisam conviver entre si e formar alianças como estratégia para estarem entre os cinco selecionados, o que abre espaço para ótimas cenas!

Justamente pela "robustez" da narrativa, confesso que ainda estou um pouco confusa a respeito do sistema de magia e de como tudo funciona exatamente, o que espero que seja mais profundamente explorado no segundo volume, mas a ligação com ciência torna as coisas bem interessantes e mais concretas nesse mundo paralelo que a autora construiu.

Super recomendado, se você procura algo que tenha personagens apaixonantes e um plot original e inesperado, que não te deixa parar de ler (sinto que já escrevi demais e, ao mesmo tempo, não consigo colocar em palavras tudo que eu gostei dessa experiência).

The Atlas Six faz parte de uma série. O segundo livro, "The Atlas Paradox", tem previsão de lançamento para o final de 2022 (até lá, só sofrimento).