A boneca de Kokoschka

A boneca de Kokoschka Afonso Cruz

Resenhas - A boneca de Kokoschka

Lusia.Nicolino 29/04/2021

Imperdível! Às vezes, é preciso forçar o destino!
A boneca de Kokosha é o livro dentro do livro que Cruz nos entrega. Um jogo de matrioskas onde a realidade desvenda o sonho, onde acordar do sonho significa dar de cara com o pesadelo! Começamos em Dresden, devastada pelos bombardeios da segunda guerra. Na loja de pássaros, o jovem judeu Isaac Dresner se torna uma voz vinda do subsolo para orientar e confundir Bonifaz Vogel. Quem sobra sobre os escombros e que histórias constroem a partir daí? Uma história sensível, uma história inacreditável, uma história ressignificada personagem a personagem. Mathias Popa entre eles, o link, a ruptura, o lado feliz e infeliz da mesma moeda. Um livro que sempre constará na minha lista de preferidos.
Quem se aventurar por essa leitura vai terminar nos braços de Adele Varga. Às vezes, é preciso forçar o destino!

Quote: "O mundo é muito mais compacto quando não sabemos o que se passa à nossa volta. É uma coisa portátil que carregamos connosco para onde quer que andemos. Por outro lado, quando se revela para lá de esquinas, quando tem uma paisagem, torna-se um lugar difícil de suportar. Demasiado grande para a gaiola onde vivíamos. São assim todas as descobertas, medonhas."

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

JAlia 24/04/2021

Muito bom!
"Toda a gente à sua volta tinha razão e ele era uma ilha no meio daquela racionalidade, um hífen entre duas palavras, um elo perdido. No fundo, toda a evolução das espécies se sustenta em hífens, em elos perdidos e achados."
p.22

Mariana 12/04/2021

Escrita original e criativa
"A Boneca de Kokoschka" é uma verdadeira matriosca, com uma porção de histórias que saem umas de dentro das outras. O livro pode parecer meio nonsense às vezes, mas Afonso Cruz consegue amarrar as tramas de forma magistral.
A obra trata o tempo sem linearidade, de maneira totalmente inusitada. Como explica o personagem Isaac Dresner "O tempo não é uma seta do passado para o futuro, o tempo tem muitas dimensões, como o espaço. Anda para frente, anda para trás, mas também vai para os lados, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda, e na vertical, de cima para baixo e de baixo para cima.".
Gostei por ser um livro poético e filosófico, e ao mesmo tempo leve com uma escrita criativa e muito original. Destaque para as ilustrações e fotografias que compõem o livro, feitas pelo próprio autor, que é um artista completo: escritor, ilustrador, músico, fotógrafo e cineasta.
Montenegro 20/07/2021minha estante
Conheci Saint Petersburg e sua resenha me encantou :)

Mariana 20/07/2021minha estante
Que legal! Um dos meus sonhos atualmente é conhecer S. Petersburgo. ??
Mas só pra deixar claro, o livro não se passa na Rússia, tá!? É na Europa pós-guerra...

Montenegro 20/07/2021minha estante
Ah, li matrioska e logo pensei naquelas bonequinhas, rs. Já leu ?O palácio de inverno? de John Boyne? Se passa em S. Petersburgo.

Mariana 20/07/2021minha estante
Na verdade, o livro parece uma matriosca que vc vai abrindo e tem vários outros livros dentro dele rsrs

Não li!! Vc gostou? Li Noites Brancas que se passa em S. Petersburgo também! É mto bom ??

Montenegro 20/07/2021minha estante
O palácio de inverno é muito bom. Retrata o período dos czars. Li Noites Brancas quando voltei da viagem. Tive a sorte de presenciar esse belo fenômeno.

Mariana 20/07/2021minha estante
Que legal!! Já vou colocar na minha lista tbm! Obrigada pela dica ??

Tatiane 09/04/2021

História interessante!
Histórias dentro de outras histórias que vão se entrelaçando... no início parece que está tudo meio desconexo e estranho, mas depois vai pegando o ritmo das coisas!
Gostei bastante do autor, estou bem interessada em ler os outros livros dele. A escrita é bem fluida e interessante, com capítulos curtos, te deixando com mais vontade de continuar a leitura!
Lais.Soares 09/04/2021minha estante
Nossa sim! Os capítulos curtinhos, bem elaborados e poéticos fazem do livro um vício!

arlete.augusto.1 30/04/2021minha estante
Merece ser relido com calma, não acha? Depois que você pega o ritmo é que começa a apreciar de verdade a leitura. Muito bom!

@freitas.fff 24/10/2022minha estante
Tou amando o livro! Tinha lido de Afonso somente "Vamos comprar um Poeta", inclusive recomendo. :)