A boneca de Kokoschka Afonso Cruz

Resenhas - A boneca de Kokoschka

Licia Maria 12/01/2024

A ficção, e não o cão, é a melhor amizade do Homem
Toda vez que eu leio Afonso Cruz, cai um parafuso da minha cabeça ?

Vou precisar de uns dias pra processar as amarrações dessa teia que é A Boneca de Kokoschka.

Várias vezes eu pensei: não, péra, acho que ele colocou um pedaço de outro livro aqui... páginas depois vinha a amarração (e o barulho do parafuso caindo)

"São os outros que nos fazem viver"

Caroline.Mestanza 07/12/2023

Uma loucura, mas incrível ?
Leitura fácil, apesar de tantos vai e voltas e tantas histórias uma dentro da outra! Quando comecei a entender fiquei fascinada, mas confesso que algumas partes não entendi tão bem assim, e um ou outro personagem não fez tanto sentido na minha cabeça? Mas pensando que é um livro muito poético, no final acredito que não preciso entender tudo e sim apreciar! Recomendo muito, e agora vou levar o último dessa ?trilogia?!

Ricardo.Borges 14/11/2023

São os outros que nos fazem viver
O universo pode até ser uma combinação de letras (p.24), mas Afonso Cruz sabe mesmo é combinar as palavras (?numa loja de pássaros é onde se encontram mais gaiolas?) transformando-as em metáforas da vida (ou vice versa). Gosto de histórias que transmitem essa constante sensibilidade.
??O nosso corpo depende muito dos olhos dos outros. Se pudesses juntar todas as opiniões sobre ti mesma, estaria muito perto da visão de Deus?.
Em uma montagem alucinada de fatos sobrepostos e explorados em épocas e locais diferentes, os personagens são construídos com uma profundidade única, quase íntima, com seus pontos de vista radicalmente distintos e focos próprios.
Como num passe de mágica ? e com um design cuidadoso ? mesmo com ?um livro dentro do outro?, a história deslancha e culmina em final sóbrio e adequado, esclarecedor e, ao mesmo tempo, reflexivo.
?Os meus ângulos são todos os ângulos. [?] Também inclui as fantasias. E até o inimaginável. É do inimaginável que se faz a arte [?].Eu podia explicar-te o mundo, mas é tão difícil. [?] sou uma série de ângulos sobrepostos, de realidades umas em cima das outras.[?] sou um ser humano pisado por inúmeras perspectivas, avassaladoras??

Dani Gazaniga 23/10/2023

A boneca de Kokoscha
Após ser devastada por bombardeios e pelo terrível holocausto, a cidade de Dresden na Alemanha nazi nunca mais foi a mesma.

A obra apresenta alguns personagens em diferentes aspectos, a começar por Bonifaz Vogel, dono de uma loja de pássaros, utilizada como refúgio pelo judeu Isaac Dresner.

Com um breve passeio pela loja de pássaros, a leitura permite acesso a uma porta que nos revela outros caminhos, e assim nos é apresentado Mathias Popa, autor do livro A boneca de Kokoscha, que retrata a história do pintor Oskar Kokoscha e sua boneca feita à imagem e semelhança de sua mais antiga paixão.

Ao descobrir alguns enigmas e mistérios sobre A boneca de Kokoscha e seu autor, a jovem Adele Vargas surpreende ao leitor com questionamentos maduros e indecifráveis sobre os caminhos que o destino lhe reserva.

A escrita de Afonso Cruz é totalmente magnifíca e genial e pode ser claramente digerida como poesia para a alma.
"O que não é real é retratar as coisas apenas de um ângulo. [...] A verdade tem muitas perspectivas. Se nos limitamos a uma, estamos muito próximo do erro absoluto."

Andrea 26/09/2023

Um livro dentro do livro
A boneca de Kokoschka recebeu o Prêmio da União Europeia para a Literatura em 2012, mas este não é o único motivo pelo qual o livro do escritor português Afonso Cruz merece ser lido.

Com uma escrita que mistura agilidade, reflexões, cenas fortes, toques cômicos e lirismo, ele divide a sua boneca de Kokoschka em três partes mais o romance de Mathias Popa. Sendo a primeira parte referente a guerra, a segunda parte com as memórias de Isaac - e por tabela de Bonifaz e Tsilia - e seu encontro com Popa, o livro de Popa e a última parte onde temos um novo personagem.

Os capítulos são curtos, rápidos, as vezes fortes, outras vezes objetivos e também há momentos em que se explica um pouco mais sobre os personagens. A narrativa em sua maioria está em terceira pessoa, havendo alguns momentos nas memórias e cartas que o autor utiliza a narrativa em primeira pessoa.

O resultado é um livro envolvente que exige atenção para não se perder nos acontecimentos e reviravolta, pois se o início da história parece mais simples, no decorrer das páginas ela vai ganhar uma complexidade que não permite devaneios entre os parágrafos.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/08/a-boneca-de-kokoschka.html?m=0

camila1607 07/08/2023

Vocês precisam estar chapados pra entender esse livro.
this book is living in my head rent free fr

05/08/2023

A boneca de Kokoschka
Honestamente, demorei um pouco a pegar o ritmo da leitura e entender para onde toda a narrativa estava se encaminhando. Mas é muito interessante perceber que no fim somos a história é quase uma matrioska, uma contém a outra, que contém a uma.
Toda história se torna real quando alguém a lê.

Gisele567 29/07/2023

A boneca de koroschra
A obra de Afonso Cruz narra a história de diversos personagens que vão se encaixando e nos mostrando a história dentro da história, a arte dentro da arte.

Erica.Barone 27/05/2023

Um livro profundo, mas um pouco confuso. Um emaranhado de histórias poeticamente interligadas. Gostei, apesar da leitura ser um pouco truncada.

Leninha 21/04/2023

Muito bom!!
Um livro dentro de um livro, uma história dentro da história, que nos confunde quanto ao que é real e ficção. Deu um bug na minha mente mais amei ser lançada nesse abismo.
Perfeito e favoritado

deborahalmeidac 13/03/2023

Talvez eu não tenha entendido o livro, mas foi o do autor que menos gostei até agora. Sei lá, achei chato, me deixou entediada
Didio 09/08/2023minha estante
Achei que só eu havia ficado boiando nesse livro... Apesar de curto, achei sem emoção e alguns textos extremamente arrastados. Cansativo.

Helayne.Bessa 19/07/2022

... sinto que devo forçar o destino
Perfeito!
Não tenho palavras para descrever como amei esse(s) livro(s).
Nunca conto que vou me emocionar com as publicações da Dublinense, mesmo me emocionando sempre.
A história dentro da história, as frases perfeitamente encaixadas, as bocas em "o".
É bem o meu tipo e por isso só tinha como amar.

mimperatriz 08/07/2022

A boneca de Kokoschka
Fiquei interessada em ?A boneca de Kokoschka? ao entrar no estande da Dublinense na feira de livros que ocorreu no Pacaembu, SP, e ouvir a conversa entre a vendedora e uma pessoa interessada no livro. Fato que fui convencida sem qualquer esforço (e a outra interessada também) a comprá-lo e cá estamos!

Foi uma leitura deliciosa e feliz! Gostei muito da escrita de Afonso Cruz, que já conhecia através de ?Vamos comprar um poeta??

É um livro singelo e interessante. Fala sobre amor, guerra, medo, reencontros e desencontros.

O que mais achei interessante é que Afonso apresenta uma história no início do livro e várias outras no decorrer da leitura. Há uma alternância de protagonistas e uma transformação muito grande na história, sem contar que tem um livro dentro do livro.

Sim, A boneca de Kokoschka é um livro escrito por um dos personagens e é apresentado ao leitor no meio do livro!

O resumo contado na contracapa foca na história do início do livro que ocorre em Dresden durante a Segunda Guerra. Isaac, um jovem judeu, se esconde na loja de pássaros de Bonifaz.

Mas essa é uma pontinha da vida de Isaac e Bonifaz, que passa por muitos outro personagens que se tornam protagonistas em algum momento do livro. As histórias se cruzam e o leitor conecta os personagens e as histórias? enfim, é incrível.

Gostei muito da escrita, das surpresas, dos personagens e das mudanças de rumo no decorrer da leitura.

Apenas reforçou minha admiração por Afonso Cruz. Entrelaçar as histórias da forma que ele faz em A boneca de Kokoschka sem deixar o livro cansativo ou o leitor perdido, é genial.

Tenho mais um livro escrito por Afonso e já não vejo a hora de iniciar a leitura.

Marilia Verdussen 14/06/2022

Vale pelo autor
A primeira parte, muito linda, muito emocionante, se dá entre os bombardeios de Dresden na 2WW. Eu amei e adorei. Mas aí a história se desdobra de maneira confusa. A segunda parte é um livro dentro do livro, escrito por um personagem do livro. Não gostei nem desse livro dentro do livro nem do recurso. A terceira parte tenta dar conta da confusão e, apesar da escrita linda do Afonso Cruz, acabei desanimada o livro. Ainda assim, pretendo ler tudo que ele escreveu.

marcio.chiara 06/06/2022

Livro muito bem pensado
Uma série de contos avulsos revelam personagens e suas histórias.

Com a evolução do livro, estas histórias começam a se conectar, dando mais sentido ao enredo.

Escrito em diversos pequenos contos e da maneira que escrevi aqui, com um espaçamento visual entre estes contos, deixando a leitura mais fluida.

Suas personagens têm nomes de pessoas conhecidas no mundo real, como Imre Lakatos e o próprio Oskar Kokoschca.

Por vezes engraçado, porém, com muitas questões filosóficas que geram excelentes reflexões. Como exemplo:

?Não há barulho quando não há ninguém para ouvir?

Recomendo mais este livro de Afonso Cruz, que vem ocupando cada vez mais minha estante.
DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro