A Espera

A Espera Lygia Fagundes Telles

Resenhas - A Espera

murillogabrielf 17/04/2024

Olhos nos Olhos
Tomei a liberdade ? ou o atrevimento ? de escolher a trilha sonora de Nico e Maguí, digo, mais de Maguí sobre Nico. Bethânia cantaria perfeitamente esse trecho que somaria aos sons dos sinos e do relógio da Igreja: ?Quando talvez precisar me mim
Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim [?]?.

Alline 16/03/2024

Que irritação!!!!
Juro, esse conto me irrita do início ao fim! Meu coração não-romântico não consegue entender a lógica de certas atitudes, que acabam sendo tão nocivas a quem as pratica.

Raffa.CS 11/03/2024

Bem escrito, mas aquém do esperado.
Esse conto foi meu primeiro contato com a obra de Lygia Fagundes Telles. A história é bem escrita, com referências interessantes (sobretudo à mitologia grega), mas a leitura não me prendeu, tampouco me emocionou.
Já li ou ouvi em algum lugar que bons romances nos derrubam por pontos, ao passo que bons contos nos derrubam por nocautes (não me recordo da expressão exata).
Não ocorreu isso comigo na leitura desse conto. Contudo, por ser curto, bem escrito, e provocar algumas reflexões sobre espera, construção e expectativas de/em relacionamentos, valeu a leitura.

Mavi Melo 22/02/2024

Contos
Não tenho maturidade para contos, sempre fico esperando mais? Mas enfim, o conto é muito bom, mesmo sendo curtinho te coloca num lugar de reflexão

Clara 21/02/2024

Nossa, a maior riqueza dessa leitura com certeza foi a interpretação do professor Nilton Resende ao fim da leitura, Lygia tem uma escrita muito característica a qual ele comenta em seu artigo sobre o quanto os autores passam toda sua carreira tentando escrever os mesmos ideais com adaptações, com busca de melhorias.
Intenso, confuso, mas, com uma imagem sobre aqueles que fogem do amor, aqueles que não o querem sentir.
A história fala sobre um casal, um homem que vai embora, uma mulher que o espera a 10 anos, uma promessa de retorno, um retorno, uma nova fuga e uma grande decepção para aquela que fica a sua espera.

Mini Bittar 16/02/2024

Um conto nacional sobre a consequência de uma eterna espera na vida de uma heroína, muito interessante a escrita da Lygia, adorei o conto, foi um ótimo companheiro de madrugada.
mariaclara.pb 16/02/2024minha estante
Lygia é fantástica

Mônica 06/02/2024

Resolvi ler na tentativa de desfazer um preconceito antigo e mudar minha opinião sobre a autora. Provavelmente o título não foi a melhor escolha para o que eu pretendia. O texto é bem escrito, mas contos não é exatamente o tipo de leitura que me atraia. Terminei o livro com a sensação de ter perdido a maior parte da história.

keigowins 30/01/2024

Foi bem rapidinho de ler, fiquei bem triste pé marghí ter ficado sozinha e desolada por tanto tempo e depois de encontrar o grego. Gostei da relação abordada de liberdade e uma certa festa de comprometimento emocional, também envolve uma armagura muito grande e ressentimento.

julianii 15/01/2024

Decidi ler esse conto pra ter um primeiro contato com a escrita da lygia mas é tão curtinho socorro lkkkkkk a escrita me parece ótima mas ?? n tive mt oq avaliar aqui kkkkk

brunacardosom 14/01/2024

Amor ou desamor?
O que vemos aqui é um conto sobre o amor e também a ausência dele, no caso, ausência de amor próprio.

foi o meu primeiro contato com a autora, (que já tinha interesse em conhecer) porém, o conto não me cativou tanto? talvez tenha sido pela própria história, já que se trata de um homem que se ausenta por 10 anos por não se sentir capaz de se manter naquele relacionamento deixando sua amada sem qualquer explicação e que o espera esse tempo todo mantendo tudo exatamente igual. E quando ele volta, é pra dizer mais uma vez que irá embora, fazendo sua amada sofrer ainda mais. Mas mesmo assim, ela continua esperando, nos fazendo crer que aquilo torna-se um ciclo vicioso.

em um outro momento vou tentar outras obras da autora, pois apesar de não ter me conectado com os personagens nem com a história deste conto, gostei da escrita dela e senti necessidade de conhecê-la mais.