A Espera

A Espera Lygia Fagundes Telles

Resenhas - A Espera

julianii 15/01/2024

Decidi ler esse conto pra ter um primeiro contato com a escrita da lygia mas é tão curtinho socorro lkkkkkk a escrita me parece ótima mas ?? n tive mt oq avaliar aqui kkkkk

brunacardosom 14/01/2024

Amor ou desamor?
O que vemos aqui é um conto sobre o amor e também a ausência dele, no caso, ausência de amor próprio.

foi o meu primeiro contato com a autora, (que já tinha interesse em conhecer) porém, o conto não me cativou tanto? talvez tenha sido pela própria história, já que se trata de um homem que se ausenta por 10 anos por não se sentir capaz de se manter naquele relacionamento deixando sua amada sem qualquer explicação e que o espera esse tempo todo mantendo tudo exatamente igual. E quando ele volta, é pra dizer mais uma vez que irá embora, fazendo sua amada sofrer ainda mais. Mas mesmo assim, ela continua esperando, nos fazendo crer que aquilo torna-se um ciclo vicioso.

em um outro momento vou tentar outras obras da autora, pois apesar de não ter me conectado com os personagens nem com a história deste conto, gostei da escrita dela e senti necessidade de conhecê-la mais.

Keum 12/01/2024

Conto bem rápido e quando você chega no final, fica aquele eco de sentimentos misturados. "A Espera" não é só sobre esperar, é sobre a bagunça de emoções que vem junto. Lydia Fagundes Teles nos mostra que por trás de toda espera tem um bolo de emoções humanas que a gente nem sempre nota.

renattomd 12/01/2024

Conto curto e que traz bastante reflexão e emoção. Em poucas páginas a autora nos envolve no ambiente, no momento e com os personagens.

manda 10/01/2024

A espera
Definitivamente foi a escolha certa para conhecer a escrita da lygia! Animada para ler mais dela, me surpreendi

Graciele43 09/01/2024

readby 08/01/2024

A dor da espera
Diferente de alguns contos lidos recentemente, me senti totalmente cativada pela escrita emotiva e envolvente da autora Lygia Fagundes. É confrontador olhar para as duas faces da história: a esperança angustiante de quem fica e o medo indiferente de quem vai. Em suma, esse conto é fantástico, nos leva a uma reflexão das marcas, como dito por Nikos, deixadas em outras pessoas.

Dez anos de aventura. Agora ali estava, as mãos trêmulas, sem coragem de subir aquelas escadas e abrir a porta, ?voltei, Marghí, voltei!? O remorso por tê-la deixado assim, sem uma carta, sem nada, poderia ter-lhe dito simplesmente: ?Marghí, eu te amo mas não quero ficar, sou instável, tenho verdadeiro horror de me enraizar, me apoltronar na sua concha ? ô Marghí! Sou um grego meio louco, está me escutando?? Levantar âncoras. Mas quando se pilhava livre, a aflição da volta, desejo de estar onde não estava. O cansaço, o olho enevoado como o próprio horizonte, já não estava na hora? E o medo da volta, da realidade espantando o sonho, ?tenho medo, Marghí, medo de me enganar como já me enganei tantas vezes, quando pensava que era um amor definitivo, para sempre. Não era. No fundo de cada aventura, só vaidade. Ou horror da solidão. Acho que não presto, sou um desfibrado...?

Conceição 07/01/2024

Por um amor que exista
Se tu quer 10 minutinhos de suspiro, esse conto de Lygia Fagundes Telles vai cumprir essa missão e ainda te colocar em posição de pessoa reflexiva sobre o amor que a gente espera.

Ulissis Henrique 05/01/2024

O amor espera?
Um conto sobre espera, como o próprio título sugere, não é apenas uma espera física, mas também uma espera emocional e psicológica que todos enfrentamos pelo menos uma vez na vida.
Me fez refletir sobre como o amor se transforma ao longo do tempo. Será que ele ainda a ama verdadeiramente? Será que ela ainda o quer verdadeiramente ali?

Nayara364 03/01/2024

"A arte é uma constante caça, um constante retorno, uma constante espera. Um elemento, seja ele um objeto de cena, uma palavra, uma frase, um tema, pode esperar décadas até encontrar sua forma ideal. E a história do conto que ora lemos é uma inconteste prova disso."

Leticia305 03/01/2024

Esse Nikos é um chato e a Margarida é uma boba.
Não gostei muito, os textos complementares foram bem mais interessantes.

Bia* 03/01/2024

Meu primeiro contato com a autora foi esse conto, confesso que não gostei muito. É um conto curto sobre o reencontro de um casal.

Fabiana 31/12/2023

Final de ano agitado ?!?!? Só se for nas leituras..kk

Na insônia eu me pego lendo pra manter a mente sóbria. Um conto de Lygia, meu primeiro contato com a autora, e posso afirmar que sinto a necessidade de ler a obra dela.
36/23