A Espera

A Espera Lygia Fagundes Telles

Resenhas - A Espera

Vivi 26/05/2024

O conto é bom, mas não me pegou muito não, não sei se foi pela história ou pela forma como a narrativa foi construída, mas não foi marcante nem surpreendente nem despertou nenhuma reflexão ou sentimento

Gio 19/05/2024

Gostei
Sou muito suspeita para falar da lygia, mas esse conto é muito interessante e de rápida leitura. Eu leria até a lista de compras dela

brunadaguarda 18/05/2024

A espera
Sempre tive curiosidade para conhecer a escrita da Lygia Fagundes Teles, agora tenho mais curiosidade ainda. Esse conto foi curtinho, porém trouxe um misto de sensações, imagino o efeito que os livros dela causam. Não sei se essa foi a história ideal para eu começar a conhecer a escrita dela, mas com certeza vou continuar procurando outras.

ccellinantu 18/05/2024

é um ótimo livro! mesmo sendo curtinho me apaixonei.
li por conta de um trabalho no 8° ano e achei maravilhoso. lygia nunca erra

na.lauramendes 01/05/2024

A espera
Esse foi o meu primeiro contato com a obra de Lygia, pretendo ler mais obras dela. Essa edição é ótima, pois tem um artigo do professor Nilton Resende ao final do texto que permite que o leitor tenha uma visão mais abrangente do conto que acabou de ler. Como ele mesmo diz:
"Em Lygia Fagundes Telles, artista sempre insatisfeita e em movimento, um tema recorrente é a recusa ao amor, ao afeto, seja por medo, ambição, fragilidade [...] A espera? é, na verdade, uma reescrita do conto ?Uma história de amor?, numa possível tentativa da Lygia de mais uma vez ir atrás de dar conta desse tema da pessoa que foge do amor por crer que ele irá lhe tirar a liberdade; dar conta do homem desfibrado..."

No geral, não achei esse conto em específico muito impactante, mas estou curiosa para ler outros escritos da autora.

Carolina.Dall 28/04/2024

Por já ter lido contos magníficos da Lygia, este não me surpreendeu... Estava esperando alguma reviravolta no final, o que geralmente é marcante em seus contos, porém não acontece, a personagem parece parada no tempo, quase congelada

murillogabrielf 17/04/2024

Olhos nos Olhos
Tomei a liberdade ? ou o atrevimento ? de escolher a trilha sonora de Nico e Maguí, digo, mais de Maguí sobre Nico. Bethânia cantaria perfeitamente esse trecho que somaria aos sons dos sinos e do relógio da Igreja: ?Quando talvez precisar me mim
Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim [?]?.

Alline 16/03/2024

Que irritação!!!!
Juro, esse conto me irrita do início ao fim! Meu coração não-romântico não consegue entender a lógica de certas atitudes, que acabam sendo tão nocivas a quem as pratica.

Raffa.CS 11/03/2024

Bem escrito, mas aquém do esperado.
Esse conto foi meu primeiro contato com a obra de Lygia Fagundes Telles. A história é bem escrita, com referências interessantes (sobretudo à mitologia grega), mas a leitura não me prendeu, tampouco me emocionou.
Já li ou ouvi em algum lugar que bons romances nos derrubam por pontos, ao passo que bons contos nos derrubam por nocautes (não me recordo da expressão exata).
Não ocorreu isso comigo na leitura desse conto. Contudo, por ser curto, bem escrito, e provocar algumas reflexões sobre espera, construção e expectativas de/em relacionamentos, valeu a leitura.

Mavi Melo 22/02/2024

Contos
Não tenho maturidade para contos, sempre fico esperando mais? Mas enfim, o conto é muito bom, mesmo sendo curtinho te coloca num lugar de reflexão

Clara 21/02/2024

Nossa, a maior riqueza dessa leitura com certeza foi a interpretação do professor Nilton Resende ao fim da leitura, Lygia tem uma escrita muito característica a qual ele comenta em seu artigo sobre o quanto os autores passam toda sua carreira tentando escrever os mesmos ideais com adaptações, com busca de melhorias.
Intenso, confuso, mas, com uma imagem sobre aqueles que fogem do amor, aqueles que não o querem sentir.
A história fala sobre um casal, um homem que vai embora, uma mulher que o espera a 10 anos, uma promessa de retorno, um retorno, uma nova fuga e uma grande decepção para aquela que fica a sua espera.

Mini Bittar 16/02/2024

Um conto nacional sobre a consequência de uma eterna espera na vida de uma heroína, muito interessante a escrita da Lygia, adorei o conto, foi um ótimo companheiro de madrugada.
mariaclara.pb 16/02/2024minha estante
Lygia é fantástica