Positiva

Positiva Camryn Garrett

Resenhas - Positiva

Lucas dos Reis @EstanteQuadrada 06/04/2021

Não deixe nada te definir: um livro sobre amor e preconceito
Em ?Positiva? conhecemos a Simone, uma jovem de 17 anos que vive com HIV e é filha de um casal aquiliano (de dois homens).

No romance, ela está começando a explorar sua sexualidade quando recebe um bilhete ameaçando espalhar para toda escola que ela é HIV+ se ela não terminar com Miles, seu novo ficante.

Simone está na fase do ensino médio em que todos os alunos só pensam e falam sobre sexo e pegação. Para ela é tudo um pouco mais complicado, já que ela tem HIV, mas isso torna o livro ainda mais didático e interessante.

O livro tem uma vibe ?Sex Education?, a série da Netflix: fala sobre educação sexual de maneira leve e direto ao ponto.

Simone, seus pais, suas melhores amigas e até mesmo Miles, são personagens cativantes e que me fizeram querer conhecer ainda mais sobre suas histórias.

A Simone ser filha de dois homens tornou a história ainda mais emocionante pra mim. É difícil encontrar um livro YA com homens gays/bissexuais sendo pais e que sejam retratados com tanta naturalidade e leveza.

Por sinal, o livro inteiro é incrivelmentente bem humorado e me fez gargalhar em diversos momentos. É do tipo de leitura que te faz rir alto, de verdade.

E também é do tipo que emociona profundamente. A história tem diversas passagens marcantes e pessoais, narrando os dramas, preconceitos e medos que a Simone enfrenta todos os dias.

A Camryn Garret já se mostrou ser uma autora incrível no seu primeiro livro, que ela publicou antes dos 20 anos!

Já quero ler o próximo livro dela, que será lançado este ano nos Estados Unidos.

Positiva é definitivamente um livro que deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas!

Rafa.Meyer 07/04/2022

me interessei desde o começo pelo livro, porque nunca tinha lido nada parecido, a protagonista é uma mulher negra e também vive com HIV desde que nasceu, já que herdou de sua mãe biológica; a premissa em si parece ser melhor do que foi desenvolvido pelo livro, eu gostei, mas acho que estava com mais expectativas, confesso que achei até um pouco superficial, pareceu que a autora jogou algumas coisas e não deu tanto desenvolvimento e isso acabou prejudicando a minha experiência de leitura, mas mesmo assim eu indico, é rápido e o final vale a pena. Realmente Simone é uma pessoa muito forte, viveu muitas coisas e lidou com todas elas de cabeça erguida e como uma adolescente real lidaria!
JurúMontalvao 07/04/2022minha estante

Pollyanna Reis 13/08/2021

POSITIVA
Simone é uma adolescente de 17 anos, HIV positiva. Ela está envolvida no grupo de teatro, fazendo novos amigos e interessada em Miles, um gatinho da escola. Tudo parece está indo bem, pelo menos melhor do que na antiga escola, onde passou por momentos desagradáveis, pois quando uma amiga descobriu que Simone é HVI positiva, colocou a boca no mundo e as pessoas não reagiram com afeto e bom coração. Mas dessa vez ela acredita que será diferente, e está mais que disposta a guardar seu segredo.
O que ela não imagina, é que isso pode mudar a qualquer momento, pois um bilhete de ameaça começa a aparecer em seu armário, logo depois dela enfim, está envolvida com Miles. O bilhete é curto e grosso: Ela deve se afastar do Miles, ou seu segredo será espalhado. Agora ela precisa encarar isso, enfrentar tudo de cabeça erguida.
Gostei muito dessa leitura, no início não estava com muita expectativa, porém, isso foi mudando no decorrer da história. A amizade com certeza é o forte desse livro. Simone é uma garota chata em alguns momentos, mas conforme vamos entendendo tudo que ela teve que enfrentar, a gente meio que entende seu posicionamento.
Algumas coisas me incomodaram na leitura, mas não é nada que possa tirar o brilho dessa obra. Considero essa leitura de suma importância, uma leitura necessária à todos. Você pode ficar um pouco incomodado(a) com a personagem principal, com algumas atitudes dela, e sua obsessão por ?sexo?, mas dê uma chance, pois os temas trabalhado aqui, são interessantes e importantes, e a história é boa.

erikitavv0 18/03/2022

+++++
4?

Nesse livro, conta a história de Simone uma jovem de 17 anos, que possui HIV+. Mesmo com medo do que as outras pessoas vão achar dela, ela começa a fazer amizades e um amor, ela se apaixonar por seu colega de teatro. Assim a dúvida surge, enfrentar seus medos ou esconder o seu segredo?

Em decorrer da história, eu achei super interessante alguns temas abordados, temas de racismo, inclusão social, identidade de gênero e preconceito. Eu nunca tinha lido um livro que fala sobre esses assuntos com uma leveza e entendimento. O que não me fez dar 5 estrelas foi o fato de algumas momentos o casal principal não tinha um envolvimento bom.
A nossa personagem é tão desenvolvida que mostra todos esses temas com uma perspectiva impressionante. Eu realmente entre nesse livro sem esperar muita coisa e acabei encontrando algo diferente que nos outros livros. Mostrando que amor, compreensão, respeito deveriam ser o essencial numa sociedade. Recomendo muito.

Isis Costa 14/09/2022

Primeiro livro com essa temática
Simone Garcia-Hampton é uma adolescente de 17 anos, HIV positiva. Obrigada a mudar de escola quando a sua antiga não reagiu bem à essa informação. Simone Garcia-Hampton é uma adolescente de 17 anos, HIV positiva. Obrigada a mudar de escola quando a sua antiga não reagiu bem à essa informação.

A qualidade desse desenvolvimento é até difícil de resumir. Tudo que engloba o assunto HIV e o impacto social da desinformação acerca do assunto ? que gera o preconceito ? é indubitavelmente um dos ponto-chaves do enredo. De forma intrínseca na narrativa, a autora nos faz compreender, na perspectiva de quem é portador, o quão complicado é o cotidiano onde as pessoas julgam, apontam e reproduzem algo que não entendem. Fui impactada ao perceber que além de terem que enfrentar seus próprios medos, receios e as várias dúvidas pertinentes sobre ser soropositivo, eles ainda têm que aprender a lidar com as ideias preconcebidas daqueles que os apontam e/ou marginalizam ? explicando coisas que numa simples pesquisa na internet, seriam desmistificadas.

E a autora faz com que a vida da nossa protagonista não se resuma só ao fato de ser soropositiva e ao momentos difíceis. Simone é uma menina de 17 anos que está no auge das primeiras descobertas, das primeiras paixões, vivendo diversas aventuras e situações com as amigas, coisas comuns da adolescência. É incrível que mesmo com temáticas relativamente densas, o contexto não perde a leveza de ser um jovem adulto.

Simone é dona de uma personalidade adorável ? e acredito que pelo fato de tudo ocorrer pelo seu ponto de vista, é fácil sermos cativados pela mesma. Ela é uma garota intensa e que transborda sentimentos e sensações, mas nada que extrapole a realidade de uma jovem desbravando seus caminhos e escolhas.

O desfecho me deixou com um sorrisão no rosto, e é super condizente com toda a trajetória elaborada. Fico feliz de ter a oportunidade de conhecer um título fabuloso como esse. De uma forma geral, Positiva é um livro que demonstra que todos tem seu lugar sob o sol com suas diferenças e individualidades.

Nara 19/09/2021

Perfeito
A história da Simone é perfeita! Achei que o livro abordaria de uma forma mais pesada, mas o tema HIV é abordado de uma forma bem leve e clara. Simone é engraçada e adoro o fato do Miles ser um adolescente tão maduro.

Este livro foi uma ótima escolha.

Cássio Cipriano 25/07/2023

Um olhar diferente, sensível e didático para as vivências com HIV
Essa leitura me gerou tantos sentimentos, que só lendo para entender. A premissa é muito boa, principalmente pelo fato da autora abordar o HIV por uma ótica pouco explorada: a transmissão vertical, que ocorre quando a criança contrai o vírus na gestação, parto ou durante a amamentação. Já li diversas obras que abordam HIV, mas "Positiva" foi diferente de tudo o que já li e, apesar do tema central ser este, a história toca em outros assuntos importantes, como racismo, identidade, adoção, preconceito e superação. Além disso, o livro não deixa de ter aquele climinha gostoso das histórias que se passam no colegial e é cheia de referências ao teatro musical.

Na maior parte do tempo, "Positiva" é uma leitura leve e tranquila, que mostra a protagonista vivendo dilemas de uma adolescência comum, e eu vi que, para muitos leitores, isso foi considerado chato, mas eu gostei que a autora mostrou isso antes de trazer os dramas mais pesados para a narrativa. Se você lê com um olhar mais sensível, vai entender que, nos dias atuais, pessoas com HIV levam uma vida comum, sem muitas complicações no que diz respeito à saúde. Para mim, a autora mostrar como a Simone leva uma vida comum e "pacata", especialmente após tudo o que ela passou na sua antiga escola, foi uma abordagem muito legal.

Enfim, eu achei "Positiva" uma história incrível, potente e sensível, mas acima de tudo, comum... e é importante entender que, hoje em dia, pessoas vivem com HIV de forma comum e simples no que diz respeito à saúde. O que estraga as coisas é o preconceito, a desinformação e os tabus que ainda giram em torno desse tema. É nesse sentido que a sociedade precisa avançar e, infelizmente, evoluiu tão pouco. Para mim, essa é a grande lição da história. Em nenhum momento, o livro mostra a Simone tendo complicações de saúde ou o HIV sendo um empecilho pro seu bem-estar. Quem causa todos os desconfortos que ela sofre são as pessoas que não sabem nada sobre o HIV e ainda se mantém presas aos estereótipos antiquados. Nesse sentindo, inclusive, a história é bastante didática e discute tópicos importantes e que provavelmente alguns leitores terão contato pela primeira vez através desta história, como o uso de PreP e o status indetectável.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

Luhran 11/01/2022

infelizmente repleto de estereótipos desagradáveis.
Simone Garcia-Hampton é uma garota de dezessete anos, adotada por pais gays e que precisou mudar de escola por conta dos preconceitos que sofria após descobrirem que ela é soropositivo.

As perguntas sobre relações sexuais começam a se fazer mais presentes após a garota admitir pra si mesma sua paixão por Miles Austin, o garoto bonitão do colégio. Sua carga viral está sob controle, mas Simone ainda não sabe como proceder para revelar seu diagnóstico as pessoas que estão se tornando cada vez mais próximas.

Ela não pode se esconder para sempre, mas também não imaginava que colocariam uma bomba relógio em sua privacidade. Após receber um bilhete com ameaças em seu armário, Simone sabe que tem poucos dias de paz lhe restando até que tudo vire novamente um show de olhares preconceituosos.

Positiva tinha tudo e todas as coisas para ser um livro excelente, com pautas magníficas e repletas de conhecimento para quebrar nossa cara em mil pedacinhos, mas infelizmente se perdeu numa personalidade mesquinha e ingrata da personagem principal.

Simone é uma personagem que não cativa, mas obtém sucesso em nos afastar. A garota pode ter mil problemas reais, mas implica com vírgulas que ninguém liga. Suas atitudes com seus pais (que simplesmente são perfeitos e acolhedores) são desnecessárias e remetem a ingratidão.

O livro estava razoável, até a autora jogar personagens secundários do além nas ultimas páginas, o plot ser previsível e infelizmente repleto de estereótipos desagradáveis.

Angela 23/07/2021

"Positiva" narra a história de Simone, uma adolescente negra, pansexual, soropositiva, filha adotiva de pais gays, enfrentando os medos e a aceitação de si mesma ao experimentar a paixão pela primeira vez. Simone é a representatividade necessária, importante, para os nossos dias.
Simone acredita que as coisas serão diferentes na sua nova escola. Ser soropositiva não limita a garota fazer o que quer; com muitos amigos, diretora de uma peça de teatro e interessada em Miles, o seu único medo é de as pessoas descobrirem a sua doença e se afastarem, como aconteceu no seu antigo colégio.

Já em um relacionamento sério com Miles, ela sabe que precisa contar a ele que nasceu com HIV, mesmo que isso o aterrorize e desfaça o namoro, e quando tudo parece bem, ela é surpreendida com um bilhete ameaçando expor a sua doença para toda a escola se ela não terminar com ele, então a partir disso a autora cria um pequeno suspense de quem é o autor do bilhete e se Simone será capaz de renunciar o seu amor para manter o seu segredo.
Até então eu nunca lido um livro com essa temática, fiquei interessada desde quando vi o romance, mas me decepcionei com a leitura. Em “Positiva” Camryn Garret aborda inúmeras questões importantes: racismo, ISTs, homofobia, transição capilar, bullying, sexualidade na adolescência, mas nenhuma delas muito bem desenvolvidas, não existe aprofundamento nos temas, o livro apresenta muitos desvios na narrativa.

O livro é um young adult, necessário por trazer um tema pouco visto na literatura, um tabu, porém consta muitos defeitos que eu não consegui deixar de pontuar. Simone não me cativou, assim como nenhuma outra personagem secundária. Brigas entre amigas por conta de relacionamentos já não me interessam, e no livro, ao invés da autora levantar questões (nessa passagem) relevantes sobre o período de descobertas da sexualidade das meninas, ela desenvolveu uma discussão entre elas que me incomodou bastante por um motivo específico.

Um ponto positivo no livro foi a autora passar os dados de pessoas com HIV sem parecer matéria jornalística, então eu aprendi numa linguagem simples coisas que eu não sabia, mas ao meu ver, ela escolheu um caminho 'fácil' e comum nos romances para escrever a história de Simone. Saí da leitura desapontada.

(Eu escrevi e comentei essa resenha reconhecendo que o lugar de fala - em relação a determinados assuntos - não é meu).

Alessandra @talvez1livro 12/08/2021

Todo mundo deveria ler esse livro!
Simone é uma adolescente que acabou de mudar de escola. Ela tem dois pais maravilhoso que a adotaram quando era bebê. Ela saiu da última escola (um internato feminino) quando sua namorada conta para todo mundo que ela é HIV positivo.

Na nova escola, Simone está se descobrindo, conhece Miles e está se apaixonando por ele. Mas sabe que precisa contar para ele sobre seu diagnóstico, caso eles venham a ter relação sexual.

Esse livro é TÃO maravilhoso, ele fala sobre TANTA coisa importante, tantos tabus e preconceito. Fala sobre adolescência, sexo, racismo, homofobia, sobre o quanto às pessoas ainda são desinformadas sobre o HIV.

Eu acho que toda escola deveria ter esse livro como referência para tratar esses temas na adolescência!

Sério, perfeito demais esse livro!

#DLL Tema: Representatividade

becxj 01/03/2022

livro muito bom, aborda temas importantes, tem representatividade e possui ótimos personagens. o que me incomodou foi que o plot twist foi DO NADA

Carolina 05/02/2022

Falou tudo e mais um pouco
Uma história leve, divertida e profunda, aborda sobre o HIV de maneira bem didática mostrando que de fato a escritora pesquisou antes de fazer a história, não tenho nada a reclamar, realmente é um livro muito bom. Por ter essa pegada mais jovem ele alcança pré adolescentes e adolescentes, o que é maravilhoso!

Emilia 16/05/2021

Definitivamente não foi pra mim... Achei o livro muito chato e repetitivo. A autora deixou bem óbvio quem era a pessoa por trás dos bilhetes e quando houve a grande revelação, eu não fiquei nem um pouco surpresa. Achei Simone meio chatinha, só falava e pensava em sexo... Todo o resto da personalidade dela e do seu passado são desenvolvidos muito mal.

Gustavo.Marques 03/06/2021

Vale a pena?
A história do livro é muito boa, sua premissa faz com que fiquemos ansiosos para a leitura, mas, ao iniciar, não é um dos melhores sentimentos.
A história possui 3 tipos de representatividade e carrega imã história necessário, porém acredito que faltou um melhor desenvolvimento. Tendo alguns diálogos um pouco desnecessários e, até mesmo, engraçados pelo uso de algumas linguagens, levando o livro pra outro lado, que não o apresentado inicialmente.
Desde o início, somos levados a uma expectativa, uma mistura de raiva com curiosidade, mas nem esse momento foi capaz de me surpreender, tendo uma revelação já esperada e construído de uma maneira fraca.

Tha 14/08/2021

Positiva traz um assunto muito importante e pertinente para todos, inclusive para jovens e adolescentes. Aprendi muito com essa leitura.