A ilha do Dr. Moreau

A ilha do Dr. Moreau H. G. Wells

Resenhas - A ilha do Dr. Moreau

Paola 30/05/2022

...
Segunda obra de H. G. Wells que leio, e não me decepcionei.

A história não é muito detalhada, e para mim se pareceu muito com um conto; essa impressão se fez maior ainda, pois, por ser um gênero em parte de terror, me fez lembrar dos contos de Lovecraft que já li.

Para quem quer uma boa dose de ficção científica com uma pitada de horror, esse é um bom aperitivo.
Dani 30/05/2022minha estante
Sim!!!! E sempre que pensar nesse livro, vou me lembrar da coitada da onça

Paola 30/05/2022minha estante
Pois então, não sei como Predick consegui se "acostumar" com aquelas criaturas no meio do livro

Dani 30/05/2022minha estante
Pois é! Lei da sobrevivência? rs

Matheus 18/07/2020minha estante
Muito bem escrito. Fiquei com vontade de ler o livro!

vitoriadesiqueira 18/07/2020minha estante
Obrigada, Matheus! O livro é incrível, cheio de críticas; não vai se arrepender.

Jon 17/04/2024

A ilha do doutor Moreau
"Um animal pode ser feroz e pode ser sagaz, mas para dizer uma mentira é necessário ser um homem de verdade."

1887. Depois de um naufrágio, Pendrick é resgatado por um navio que o leva a uma ilha paradisíaca e afastada. Nesse lugar ele passa a conviver com dois médicos, Montgomery e Moreau, não demora muito para conhecer seus segredo e as estranhas criaturas que habitam por lá, meio humanas, meio animais.

Em alguns momentos a obra acabou me lembrando muito "A Revolução dos Bichos", obviamente, no que tange a humanização dos animais. Além disso, também há um toque de Frankenstein, ao entendermos as experiências feitas por Moreau, seus anseios, medos e motivações.
littleedolla 17/04/2024minha estante
Já leu? ?

Jon 17/04/2024minha estante
Já kkk

Isabella Pina 24/10/2023

Muito doidas as descrições, me deixava arrepiada só de imaginar e acho que nenhuma adaptação fez jus em mostrar esse horror de maneira visual.
queria conhecer mais das loucuras do dr moreau, mas é uma história bacana, me lembrou um pouco "o médico e o monstro" na vibe de você ir descobrindo aos poucos algo cada vez mais grotesco
Leiturista 24/10/2023minha estante
Concordo Isabella, esse livro é meio "único" acho que nunca mais vou ler algo parecido com esse, simplesmente genial

Renata 11/01/2024

Leitura fácil e rápida! Confesso que a história não me cativou tanto, mas tem seus momentos interessantes, como a descrição das criaturas da ilha.
Rodrigo.Kanno 19/04/2024minha estante
Legal , terminou o livro ???? ;-;

Aline Teodosio @leituras.da.aline 25/03/2022minha estante
Também pensei muito nessa questão que você citou. A ilha e a sua lei suprema é uma grande alegoria.

@bookss505 23/07/2021

Sera que somos bolhas sopradas pelo vento ?
Eu havia lido essa historia em uma versao reduzida e em quadrinhos e na epoca, confesso que foi muito confuso. Sentia que era uma boa historia mas eu precisava de mais detalhes para poder formular uma ideia e uma crítica a ela. Assim peguei a versão completa pra ler e tudo que eu esperava aconteceu. É um livro muito interessante, com uma história cativante, que nos deixa envolvida na leitura.
O relato de Pendrick sobre sua experiência na ilha, faz com que nós fiquemos pensando na primitividade dos animais e seres humanos. Como os animais, regrediram para seus instintos primitivos aos poucos após a morte do seu Mestre, nos faz associar aos seres humanos e em como nos comportariamos sem uma Lei suprema que castigue e puna quando sairmos da linha, e quebrarmos a regras.
Os seres humanos não são nada mais do que bestas adestradas e com medo de punições. O senso de bondade, empatia, solidariedade entre outros, nada mais são do que ideias construidas por uma sociedade ditada ppr regras e eticas, mas o que seria de nós sem elas? Apenas bestas em seu estado primitivo.
Pathy 31/01/2022minha estante
Bela resenha!

Lalesca0 08/07/2021

Dualidade
É uma leitura fluida que consegue passar o sentimento que o personagem estava sentindo (o nervoso, o medo, o cansaço). Traz uma dualidade interessante entre o que ser humano e o que é ser animal. Assim que terminei a leitura, fui ler algumas resenhas e percebi que tem uma frase que, ao ser traduzida nessa edição, perdeu um pouco o sentido, então vou deixá-la aqui:
"An animal may be ferocious and cunning enough, but it takes a real man to tell a lie." - ?Um animal pode ser feroz e sagaz, mas é necessário ser um homem de verdade para dizer uma mentira.?
Laila.Passos 10/07/2021minha estante

jamine 28/08/2020

Não diria que é um livro incrível, porém gostei bastante dele. Uma espécie de ficção científica primitiva e um tanto obscura. Esperava mais da história em si, entretanto a escrita é interessante e gostosa de se ler.

Lucas Garcia 21/10/2020

Talvez o melhor livro de H.G. Wells
Trama super envolvente, e história clássica que nunca vai envelhecer, sempre será incrível.
A tradução desta edição da Principis está perfeita, o livro é traduzido do texto integral em inglês.
Bom, por se tratar de uma história clássica não tem como fugir muito de spoiler, mas quanto menor for o conhecimento da trama, creio eu, que terá uma melhor experiência.
Falta eu ler outras obras do autor mas essa está sendo minha favorita até o momento, de publicação dessa resenha.
Resumindo: LIVRO MUITO BOM, LEIAM SEM MEDO!

@apilhadathay 21/11/2020

Mais um do Wells ??
Li essa tradução junto à do Bráulio Tavares, comparando ambas com o original de H. G. Wells. Notei algumas peculiaridades (uma maior afinidade com os termos originais de Bráulio x vocábulos mais politicamente corretos, como se considera hoje da parte da Mayra).

O livro é muito bom, mas é feito de extremos. Há horas em que pouco acontece e parece que estamos mesmo à deriva e tão perdidos quanto o Prendick na ilha e no mar, e outros de picos de ação absurda, de fazer você pensar "Como é que isso aconteceu?!!!". Horror, Terror, Ficção científica, tudo se reúne em mais uma grande obra wellsiana.

Wells escreve como um homem muito adiante de seu tempo, o que ele era. Biomedicina, ética na ciência são dois temas muito tratados. A figura do Dr. Moreau, a visão relativa e distorcida da dor do Outro são pontos fortes a debater na obra e super relevantes. Moreau é muito peculiar.

Edward parece estar completamente à deriva na vida. E olha... Por ter se perdido no mar e ser resgatado também lá... Tudo me leva a crer que, na verdade, a história inteira não passou de um grande devaneio de um homem sem comida e sem água, naufragado e à deriva em alto-mar. Simples assim. Recomendo, sim, pra quem ama esse autor fabuloso, um dos pais da FC, que merece ser mais lido e debatido!

Aline 22/11/2020

Perturbador
O livro é super direto e sem rodeios (o que é sensacional) é uma história realmente perturbadora e psicologicamente medonha....

William 16/12/2020

A ilha dos horrores.
Livro escrito em 1896 por H. G. Wells, onde temos a história de um naufrago, Prendich, que é resgatado por um navio transportando animais em direção a uma ilha. Durante a viagem, acontece um desentendimento entre o comandante do navio e o responsável pelos animais. Ai os animais, cargas e mais algumas pessoas, inclusive o naufrago, são colocados num barco e continuam a viagem até a ilha. Lá Prendich descobre que o médico responsável pela ilha, Dr. Moreau, realiza a vivissecção com os animais.
Além de ser um livro curto, 144 páginas, Wells nos leva a refletir sobre vários temas polêmicos. A primeira, a vivissecção de animais em nome da ciência. Foi uma parte da história que me deu frio na espinha. Imagina cortando um animal vivo, sem anestesia ou algo parecido para depois reconstruir para dar a forma de um humano ou emendando parte de um animal com outro para ver o que resulta. É de assustar e muito. Hoje em dia, existem três correntes básicas em relação a vivissecção de animais. A primeira temos os vivisseccionistas que são a favor, considerando que os benefícios são maiores que os malefícios causando aos animais, porém não igual na história. A outra corrente é dos 3Rs que baseia na substituição (replacement), redução (reduction) e refinamento (refinement). Segue o mesmo princípio dos vivisseccionistas, mas dentro de um conjunto de princípios para não realizar experimentos desnecessários com os animais. E por último temos a corrente abolicionista, que ao contrário dos vivisseccionistas são contra a prática, levando em conta que existem métodos alternativos eficazes. Então Wels leva-nos a pensar se a vivissecção é necessária para o bem da ciência. Para ser franco, depois que li a história, penso que não.
Um outro tema foi sobre a religiosidade. Temos que Dr. Moreau para dominar suas experiencias se coloca como Deus e quem sai de suas regras é brutalmente castigado podendo até ser exterminado. Fica a pergunta: O Homem pode bancar Deus em relação as outras criaturas? No final temos que os animais humanoides começaram a regredir, voltando para o seu estado primitivo, me lembrando um outro livro que li: Flores para Algernon, onde deixo uma outra pergunta: Será possível, através da ciência, deixar um ser humano ou um outro animal, mais inteligente do que era? É uma história que vale a pena ser lida, refletida e debatida.

Pathy 31/01/2022minha estante
Uma resenha belíssima!

William 31/01/2022minha estante
Obrigado

Thiago Gadelha 03/02/2021

Nao é só uma historia de monstro
Esse livro consegue abordar a questão moral da ciencia, aspectos humanos x animais e ate aspectos psicológicos em situações de estresse extremo. Acredito que é indispensável pra quem gosta de ficção.