Breu

Breu Iza Artagão

Resenhas - Breu

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Juh 17/07/2021

Já quero ler mais livros da autora
Um livro curto com uma história bem curiosa e intrigante.
Temos neste livro um mistério com um toque sobrenatural, que conforme fui desenvolvendo a leitura e com as narrativas do passado, imaginei o que poderia ter acontecido.
O final não é daqueles bem fechadinhos, com um desfecho total, mas é fácil imaginar conforme o que é entregue no final.

Dri - @leiturainsone 01/04/2021

Uma novela envolvente
Laura, uma mulher traumatizada e atormentada, busca uma mudança de vida nos ares do interior, servindo de acompanhante para uma senhora em estado vegetativo. Marina, uma garota apaixonada por livros clássicos, que morre prematuramente às vésperas do casamento. É pela perspectiva dessas duas personagens que, aos poucos, o leitor conhecerá a trama de Breu.

Quando Laura chega ao casarão, onde irá exercer sua função de acompanhante, logo tem uma sensação opressora, que desperta sua crise de ansiedade, mas isso não diminui sua esperança de alcançar um recomeço naquele lugar. É só quando conhece o quarto proibido da falecida Marina, que começa a acreditar que algo estranho ronda aquelas paredes. O que será que se esconde nas sombras daquele velho casarão?

Muitas dúvidas irão surgindo ao longo da história, são muitas as possibilidades de respostas, além de a narrativa ser contada por duas personagens, supostamente, não confiáveis: Laura esconde um passado que a persegue, traumatiza e dificulta seu senso de confiança e Marina é uma jovem reclusa que, aparentemente, conhece o mundo pelas lentes dos romances que lê. Porém, na minha leitura, achei que, em certos momentos, as referências ao clássico “O morro dos ventos uivantes” deixaram claras algumas das respostas!

Com uma trama envolvente, Breu é uma novela digna das diversas referências ao gótico contidas na narrativa. Uma história com personagens bem desenvolvidos, muitos mistérios e uma reviravolta atrás da outra. Se você gosta de livros perturbadores, com uma boa dose de suspense psicológico, salpicada de elementos obscuros e sobrenaturais, pode apostar nessa novela sem medo de errar!

Atila Guilherme 13/08/2021

Enigmático
Um livro sensacional. Uma história cheia de nuances desenvolvida através de uma escrita madura, gostosa e singular. Adorei

Guilherme.Menezes 24/08/2021

O LIVRO PRENDE DO INICIO AO FIM
Breu é um terror psicológico que nos faz pensar sobre a saúde mental, a história é imprevisível, nos prendendo do início ao fim em sua trama. Acompanhamos a vida de Laura, que após uma reviravolta em sua vida teve que se mudar para a casa da família Palumbo em São João da Boa Vista, precisou aceitar o trabalho de acompanhante da dona do imenso casarão, pois a mesma estava em estado vegetativo devido a um AVC. O que Laura não imaginava era o inferno de paranoias que tinha entrado.

A escrita fluida de Iza é incrível, pois no início do livro somos apresentados aos motivos que levaram Laura a se mudar, nos fazendo entrar de cabeça na história e já sentimos empatia pela personagem. A trama se passa em passado e presente, no presente estamos acompanhando a história de Laura no casarão da Família Palumbo, mas também somos levados ao passado para entender melhor o que ocasionou toda a trama da família Palumbo nos dias atuais, quando regressamos ao passado acompanhamos narrativa de Marina, a filha falecida de Carmen, a dona do casarão.

Ao longo da leitura diversas duvidas irão surgindo, uma mistura de suspense com sobrenatural prende a atenção do leitor, nos fazendo imaginar infinitas possibilidades para resolver o conflito do enredo, o livro citado “O Morro dos Ventos Uivantes” nos faz entender algumas questões sobre o contexto.
Breu é uma novela que nos prende em sua trama, senti um pouco de referência ao estilo gótico e achei isso incrível, muitos mistérios a serem resolvidos, reviravolta atrás de reviravolta.

Breu é um livro perturbador de suspense e terror psicológico, com elementos de sobrenatural. Iza Artagão acertou em cheio ao misturar esses subgêneros do terror, os personagens são bem trabalhados, a descrição das paranoias de Laura e as aflições de Marina nos dar a sensação de sentir o que suas personagens sentem e entender seus pensamentos, o que ajuda bastante com o mistério e suspense da novela.

annaandradeautora 25/08/2021

Mano do céu
Depois de tirarem meu cabaço para suspense, entrei de vez com várias histórias brs. A da vez é uma novela da Iza Artagão, por sinal, em breve lerei "Fome" também. Vamos ver por quantas noites ficarei vendo os personagens da autora nos cantos escuros da casa HAUSHAUSHA. Amém.

Nossa protagonista é Maria Laura, uma jovem sem sorte no amor que foi para a pequena cidade de São João da Boa Morte. Por quê? Bom, o job apareceu a vida tem dessas rsrs. O estranho começa com o cenário clássico de filme de terror: uma mansão velha com um passado reservado para poucos.

"Tem muito mais do que a memória dela naquele quarto."
"Existem seres que são assassinos por natureza. Servem para nos ensinar a não os subestimar, a enxergar o perigo onde menos se espera e saber que a gente não muda ninguém."
"Não é fácil viver reclusa e sozinha em seu quarto, tendo apenas livros como companhia [...]."

Na teoria, o plano de ganhar dinheiro era simples, trabalhar como acompanhante de Carmem. A senhora é a tal ricaça dona da casa, mas não administra nada pelo estado de saúde em que se encontra após o AVC (não está fácil). Então, o marido dela é quem toma conta de tudo e isso apenas instiga a curiosidade da nossa protagonista.

"Só faltou alguém avisá-la que ela está em uma história de suspense e que as coisas vão piorar."
"[...] quem ama tem medo de perder a pessoa amada. O que acaba acontecendo, de forma ou de outra."
"Se o mal não tivesse seu atrativo, o inferno estaria vazio como sala de aula de faculdade, na sexta à noite."

"Breu" me segurou até a última página em uma história envolvente que me fez roer as unhas. Perdi a quantidade de vezes que xinguei a Laura por não ter saído daquela mansão no primeiro dia HASUAHSUA. A desesperada aqui.

A fluidez da autora nos facilita ficar mais conectado com a história, além dos perrengues que Laura passa. As últimas páginas são de surtar e te levam a um final que dava para sacar antes, mas ainda é incrível.

Se você gosta do estilo e está procurando algo novo para ler, corre na Amazon e vai ler "Breu"!

site: beladistopia.com

Neidinhap 31/08/2021

Uma novela com ares de terror
Acabei esse livro agora e estou um tanto impactada, queria mais..
Fiquei um pouco frustrada por ter acabado tão de repente...
Parece que fiquei no limbo....

Nina 26/09/2021

O livro é uma novela psicológica de suspense, toda a história narrada em suas 90 páginas transcorre durante um espaço curto de dias, que começam no momento em que Laura acaba sendo obrigada a deixar sua vida para trás e recomeçar na cidade de São João da Boa Morte trabalhando como acompanhante de Carmem, uma senhora que após sofrer um AVC se encontra paralisada na cama. Durante os primeiros capítulos conhecemos traços da personalidade de Laura e Vicente, uma outra peça fundamental no enredo. A partir do finalzinho do primeiro terço da história, a narrativa começa a mesclar capítulos do passado e presente, e é desse ponto em diante que os vestígios da verdade aparecem, nos levando a juntar cada peça na tentativa de desvendar o que há por trás dessa história.

Em capítulos curtos e com uma narrativa em terceira pessoa muito fluida, cada capítulo acrescenta algo mais que ajuda tanto a desvendar o passado misterioso e obscuro de Laura, quanto o mistério por trás da família Palumbo.

Confesso que a cada capítulo lido, novas teorias se formavam em minha cabeça, como a própria Laura, eu passava cada linha procurando fatos que sustentassem minhas teorias sobre os Palumbo, bem como tentava entender o motivo dos traumas da Laura a assombrarem de forma tão realista e macabra após ela passar a morar na mansão.

Além disso, a escrita é bem objetiva, o que facilita uma leitura rápida.

E o final... Aí vocês precisam ler para conferir haha

Janaina 16/10/2021

O livro tem uma história intrigante, personagens bons. A autora deixou muito a desejar nos acontecimentos finais, muita coisa ficou sem explicação, sem desenvolvimento, me trouxe mais angústia não entender por completo o que havia acontecido do que contentamento com o final do livro. Achei que a autora pegou os acontecimentos finais e jogou no livro para que quem lesse ?se virasse? com as poucas informações e entendesse. Pecou nisso.

Giuliana Sperandio 18/10/2021

Sobre o livro sem spoiler.

Primeiramente devo falar que amei a complexidade dos personagens, a personagem principal sofre com transtorno de ansiedade, além dela, a autora aborda a síndrome de asperger e também um pouco do preconceito até mesmo familiar que pessoas com essa síndrome sofrem.

Bem, mas vamos ao que interessa, sobre o que é o livro afinal?

O livro conta a história de Laura, uma jovem que tem um passado traumatizante e passa por momentos complicados no relacionamento. Ela precisa se afastar de tudo e de todos para recomeçar a vida, então ela vê uma oportunidade surgir em um anúncio para cuidadora de uma senhora com AVC em uma cidade do interior.

O que ela não imaginaria que nessa casa isolada possui muitos mistérios sombrios e que seus próprios monstros voltariam para assombrá-la.

---
Minha opinião:

Eu não conhecia a autora @iza_artagao e já virei fã, sério, ela tem uma escrita viciante! As peças da história que também é um quebra-cabeça vão se juntando e você fica meio que uauuu!

O final é surpreendente e o único defeito é que eu queria mais.

site: https://www.instagram.com/p/CVIghMwhMdU/

Anne B. 18/10/2021

Um Thriller Psicológico que me cativou
A tensão da trama cresce de forma gradual e envolvente. Na qual os medos da Laura são alguns dos pontos de ruptura do desespero da personagem. A narrativa é envolvente, fluida e mostra que os medos da Laura nem sempre apenas conjecturas, mas sim o instinto dela se revelando e avisando.
Criei várias teorias e por fim confirmei várias delas... Recomendo demais esse livro.

mimosliterarios1 22/10/2021

Suspense de tirar o fôlego!
Laura descobre algo que muda o rumo da sua vida, agora só resta recomeçar na tranquilidade de uma cidadezinha, sendo cuidadora de uma senhora Palumbo, que se encontra em estágio vegetativo. O casarão dos Palumbo é cercado de uma aura sombria, cheia de mistérios, segredos, os quais Laura está disposta a descobrir a verdade custe o que custar.

A autora Iza Artagão tem o dom de criar obra fascinante, que mescla real e imaginário, com muito suspense, detalhes que promovem a total imersão do leitor, que sente "o cheiro do medo", além de uma pitada de sobrenatural, cenas de tirar o fôlego, reviravoltas, permitindo a construções de teorias, enquanto o quebra-cabeça sombrio é montado, peça a peça.

Uma obra de leitura extremamente fluída e envolvente, com representatividade, críticas sociais, abordagem de temas importantes como violência psicológica, relacionamento abusivo e tóxico, mentes sombrias, o peso das escolhas, traumas e suas origens, entre outros.

Poder acompanhar Laura, descobrir um pouco sobre seu passado, enquanto desvenda os mistérios da casa, levam o leitor a desconfiar de tudo e de todos. Mergulhe em Breu, fique de olhos bem abertos para cada detalhe e ouça cada pequeno aviso... surpreenda-se!

Jooy 22/10/2021

Muito bom!
Um livro curtinho, porém incrível. Fiquei viciada desde o momento que comecei a ler. Me deixou tensa, instigada e principalmente curiosa com tudo o que acontece e aconteceu naquela casa misteriosa e qual é o passado de Laura afinal.

_lekinha_a 22/10/2021

Totalmente inesperado
Sabe aquele livro que mesmo que você não conhecesse o autor muito provavelmente você compraria pela capa? Pois é... Breu está nesse nível para mim. Desde a primeira vez que eu vi a belíssima ilustração da capa eu soube que só estaria feliz quando tivesse a obra em mãos.

E já conhecendo a autora e sua escrita magnifica, eu já esperava por algo que vá me surpreender, afina, nas demais obras que li da mesma, os desfechos eram no mínimo inusitados e impactantes.

E com esse título, "BREU", que é, ao mesmo tempo misterioso, inusitado, intrigante e, principalmente, não entrega nada do quê iremos nos deparar no decorrer da leitura, a certeza de que eu precisava comprar esse livro só cresceu.

A sinopse contida no site da Amazon, por sua vez, só alimentou ainda mais as minhas curiosidade e expectativas, de sorte que, só me restava uma alternativa, comprar o livro. E assim eu o fiz.

E não me arrependi pois Iza tem um talento nata para nos conduzir pelas tramas do terror psicológico de maneira magistral, criando uma atmosfera soturna, sombria, cheia de mistério e terror crescente que não permite ao leitor desgrudar do livro por um único minuto.

E se isso não fosse o bastante, temos aqui duas protagonistas narrando a história, com pontos de vistas distintos e absolutamente contrários sobre as demais personagens o que te faz questionar a todo momento quem de fato está falando a verdade ou, se há um terceiro lado da história totalmente desconhecido para nós.

Tudo isso para culminar em um desfecho tanto inersperado quanto surpreendente que, com a permissão do trocadilho, irá te deixar literalmente no "BREU."

Serfelizlendo 22/10/2021

Leiam!!!
Eu amo a escrita da Iza e ler a novela "Breu" foi formidável!
A Laura acabou de passar por momentos bem contubardos e necessitando de uma mudança de vida, decidiu ir trabalhar para uma distinta senhora acamada em um velho casarão misterioso.
Obviamente, logo que pisa em tal lugar, começa a ter sensações estranhas. Sua apreensão chegará em um ponto onde seus nervos não irão resistir por muito tempo e, assim se iniciará uma corrida pra tentar entender o que está acontecendo.
Eletrizante!
Achei a forma como foi escrito bem diferente do que estava acostumada a encontrar nos trabalhos da autora, mas um diferente mega bom pois fui incapaz de parar de ler.
Precisava de respostas!
Porém, cada página me fazia a ter mais dúvidas.
Não dá pra confiar em ninguém ali.
Os personagens são muito bem desenvolvidos e possuem um toque real que prende a atenção.
Tem inúmeras reviravoltas!
Um boa estória misteriosa com um toque gótico; as referências ao maravilhoso "O Morro dos Ventos Uivantes" (meu livro favorito da vida) deram um vigor e um ritmo a mais ao contexto central.
Confesso que algumas partes foram bem, bem perturbadoras na hora em que estava lendo. Amei isso!
"Breu" só tem um defeito: é curto!
Adoraria que fosse um calhamaço só pra ter mais e mais coisas pra ler.
É do tipo que além de não dar vontade de fazer pausas, não dá vontade de tetminar porque fica bem claro que será difícil encontrar outra coisa tão boa pra ler em seguida.
Super recomendo!
É ideal pra essa época do ano.
Leiam sem medo!

Rafaela 23/10/2021

Breu
Um livro curto, porém intenso que faz você dividir do que realmente deve acreditar. Um desenvolvimento rápido que te prende e deixa com gostinho de quero mais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5