Breu

Breu Iza Artagão

Resenhas - Breu

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafa 26/04/2022

Não sei se gostei ou não rs
Escrita bacana, capítulos curtos mas... não sei parece que faltou alguma coisa ?
Caio 06/06/2022minha estante
Faltou um ?motivo? kkk

Rafa 07/06/2022minha estante
Acho que foi isso mesmo kkkk

Dri - @leiturainsone 01/04/2021

Uma novela envolvente
Laura, uma mulher traumatizada e atormentada, busca uma mudança de vida nos ares do interior, servindo de acompanhante para uma senhora em estado vegetativo. Marina, uma garota apaixonada por livros clássicos, que morre prematuramente às vésperas do casamento. É pela perspectiva dessas duas personagens que, aos poucos, o leitor conhecerá a trama de Breu.

Quando Laura chega ao casarão, onde irá exercer sua função de acompanhante, logo tem uma sensação opressora, que desperta sua crise de ansiedade, mas isso não diminui sua esperança de alcançar um recomeço naquele lugar. É só quando conhece o quarto proibido da falecida Marina, que começa a acreditar que algo estranho ronda aquelas paredes. O que será que se esconde nas sombras daquele velho casarão?

Muitas dúvidas irão surgindo ao longo da história, são muitas as possibilidades de respostas, além de a narrativa ser contada por duas personagens, supostamente, não confiáveis: Laura esconde um passado que a persegue, traumatiza e dificulta seu senso de confiança e Marina é uma jovem reclusa que, aparentemente, conhece o mundo pelas lentes dos romances que lê. Porém, na minha leitura, achei que, em certos momentos, as referências ao clássico “O morro dos ventos uivantes” deixaram claras algumas das respostas!

Com uma trama envolvente, Breu é uma novela digna das diversas referências ao gótico contidas na narrativa. Uma história com personagens bem desenvolvidos, muitos mistérios e uma reviravolta atrás da outra. Se você gosta de livros perturbadores, com uma boa dose de suspense psicológico, salpicada de elementos obscuros e sobrenaturais, pode apostar nessa novela sem medo de errar!

@emcadacapa 06/04/2021

(Insira aqui tudo que é perfeito)
Laura perdeu as estribeiras, foi algo sem pensar, afinal o que mais você pode esperar de uma mulher que foi enganada durante 2 anos pelo namorado? Edu estava a traindo com a amiga dela, a vadia da Bianca. Agora, como se não bastasse a traição, Laura estava com um ordem de restrição em seus registros criminais. O jeito é ir para o interior, longe o suficiente senhor juiz? Como perdeu o emprego, não faria mal aceitar a oportunidade de ser acompanhante de uma senhora que sofreu um AVC, calmaria e um emprego que não exigisse experiência, o que poderia dar errado?

?Qual o problema dessa casa, meu Deus!?

E é com isso que Breu começa, é assim que Iza Artagão lhe enfeitiça, pois não há outra forma de dizer o que essa narrativa faz com a gente. Eu me vi completamente preso nessa história, sabe quando você vai prendendo a respiração preocupado, ansiando pelo que pode, ou não, acontecer logo mais na frente? Pois é, foi assim que eu li essas 90 páginas.

O plot desse livro é algo completamente inesperado, você duvida de todo mundo que aparece, até a cortina parecia ser culpada de tudo ali, mas não consegui me antecipar para o que vinha pela frente. Como sempre, Iza te leva a pensar, a tirar algumas conclusões próprias acerca da história e do desfecho. Sem dúvida alguma essa é minha leitura favorita dela, favoritado com sucesso e se preparem, vou panfletar esse livro até todo mundo que gosto ler ele.

Laíss 09/04/2021

RESENHA - "Breu” / Iza Artagão
Minha sanidade morreu? “Click. Breu”

Será que eu não estive nesse casarão essa semana? A escrita, muito bem construída, faz com que quem está lendo se sinta no meio dos acontecimentos. A quantidade de detalhes foi um dos motivos para que a novela se tornasse um favorito!

Após decepções e traumas, Laura decide arriscar em um novo trabalho, algo diferente: ser cuidadora de uma idosa incapacitada, que sofreu um AVC. Ela já chega com surpresas, e talvez, arrependimentos.

Na casa – que eu não ficaria nem três minutos – conhecemos uma funcionária, o marido da mulher e sua filha, Marina.

A Marina é a minha favorita. Ela tem síndrome de Asperger, então é difícil para a garota se encaixar no mundo, mesmo se esforçando. Apesar dos pormenores, com o decorrer do livro, vamos conhecendo mais e mais de sua história. A vontade de salvá-la do mundo, é enorme.

É uma trama surreal, incrível. Não superarei tão fácil. Não há um narrador onisciente, que está vendo tudo e todos, assim, a gente vai conhecendo o lugar e os personagens aos poucos, o que deixa bem mais interessante.

“Sonhos vívidos deixam um gosto ruim na boca e a mente impressionada.”

Temos, também, elementos sobrenaturais (ou reais? nunca saberemos).
Para variar, não acertei o final. Mas posso dizer que o mistério construído... é muito bom!

Gatilhos para violência doméstica, agressões, alucinações e possíveis outros!!

Disponível no KU

Lucas | Luterário 11/04/2021

Um thriller psicológico eletrizante
O conto flui de uma maneira incrível. Laura vive seus piores pesadelos na mansão de São João da Boa Morte.

Kell 11/05/2021

Eletrizante e muito bom!
Em pleno Carnaval, Laura descobre uma traição de seu noivo com uma amiga dela e acaba atacando eles. No que ela os ataca, quase mata a outra mulher.

Mesmo sendo presa em flagrante, ela consegue um alvará de soltura. Lhe é imposto somente que cumpra com uma medida protetiva para que fique longe de sua amiga e do ex noivo com quem morava. Logo, ela se vê obrigada a arrumar outro lugar pra viver.

O que encontra é uma casa no interior do Rio de Janeiro, onde ela vai trabalhar como acompanhante de Carmem Palumbo, uma senhora que sofreu um grave AVC e vive aos cuidados do marido muitos anos mais novo, Vicente.

Já na casa, ela estranha certas exigências de Vicente como quanto a medicação e os banhos de Carmem, que são trabalhos exclusivos dele, mas aceita tudo sem questionar.

Laura tem problemas no passados que transparecem muito no seu modo de ser hoje, então na primeira noite, entre ouvir ruídos indefinidos, ver coisas que não sabe se são reais ou não e ter pesadelos, ela não passa nada bem.

Os dias vão passando e quanto mais ela aprofunda na história daquela família e suas tragédias, mais angustiada fica.
O novo ambiente não está lhe fazendo bem e inúmeras vezes ela vislumbra brechas de sua infância, os fantasmas da época querendo assombra-la de novo.

As descobertas chocantes que ela faz sobre os Palumbo a levam a um fim surpreendente e muito eletrizante.

Ok, meu livro favorito da Iza acabou de ser atualizado. Ela como sempre me fazendo de palhaça numa história, impressionante.

As últimas páginas, meu deus do céu, eu nem pisquei enquanto lia! Bastante envolvente mesmo e eu recomendo para todos.

AnaC14 20/05/2021

Imperdível
Breu - Iza Artagão - Premiada como autora revelação pelo III Prêmio Aberst 2020, é Iza quem nos presenteia com essa obra incrível. Não se deixem enganar pela abertura levemente cômica da história. Encontramos a protagonista vestida de sereia, numa audiência de custódia em pleno Carnaval. Após descobrir uma dupla traição, Laura acaba se envolvendo numa confusão que a leva à prisão em flagrante por tentativa de homicídio. Ao ser contemplada pelo juiz com a liberdade provisória, ela se vê diante da chance de recomeçar. Esta será a última vez que a veremos experimentar uma sensação de alívio. A partir daí, a protagonista será desafiada, capítulo a capítulo, por mistérios incompreensíveis e passará por momentos de angústia que a farão questionar seus sentidos e até mesmo sua sanidade. Maravilhoso acompanhar o desenvolvimento da trama.
A personagem Marina é um caso a parte? Não tenho palavras para adjetivar o quão perfeita é a apresentação dessa personagem. É ler para crer.

Renato Zanotte 21/05/2021

O fim de um recomeço
Laura acabou sendo punida por seus erros, e por conta disso, foi recomeçar sua vida em uma cidade do interior como cuidadora. A Família Palumbo precisava de alguém para tomar conta da matriarca, Carmem, que sofrera um AVC. Ao chegar no chalé da família, Laura conhece Vicente, marido de Carmem. Trinta anos mais novo e com um ar misteriosos, assim como a casa e seus móveis antigos e pouca iluminação.

O que era para ser um recomeço torna-se um verdadeiro inferno. Traumas de Laura emergem, o passado mexe na maçaneta do seu quarto. O que está acontecendo? Será tudo real? Seria loucura? Para quem pedir ajuda?

Breu é uma história tensa, que acaba por aflorar o que temos guardado lá no fundo. E ao final você não terá apenas dúvidas da sanidade de Laura, como também - caro leitor - duvidará da sua própria.

Joseli Medeiros 10/06/2021

Um suspense que te deixa aflito
UM LIVRO COM UMA PEGADA SOBRENATURAL E SUSPENSE, ME PRENDEU DESDE O INÍCIO.
LAURA SOFRE COM SEUS TRAUMAS DE INFÂNCIA, DEPOIS DE UMA DECISÃO DE UM JUIZ ELA ARRUMA UM EMPREGO EM UMA MANSÃO NO INTERIOR COMO ACOMPANHANTE DE UMA SENHORA ACAMADA, ELA SÓ NÃO ESPERAVA OS DANOS QUE ISSO CAUSARIA EM SUA VIDA JÁ CONTURBADA. UM SUSPENSE PSICOLÓGICO.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 11/06/2021

Surto atrás de surtooo!!
No final daquele dia de carnaval, Laura se vê enclausurada dentro de uma delegacia e com uma tentativa de homicídio em sua ficha. Por ordem judicial, a mulher teve que se afastar completamente de sua vida na cidade e tomar novos rumos. Nisso ela decidiu ir trabalhar como cuidadora de uma idosa rica no interior.

Tudo estava as mil maravilhas até a primeira noite...

"? ???? ????? ??????, ????? ????, ????? ???? ? ????????-?? ????, ???? ?? ??????? ?? ????, ??? ???? ????? ????? ??????????, ?????????? ??? ?????????"

Naquele momento ela foi totalmente fisgada pelo medo e tudo que parecia um sonho foi se tornando um pesadelo...

A narrativa da Iza é muito gostosa e fluída, o enredo então deixa o leitor ávido por respostas. Nesse ponto temos a sacada principal dessa obra: que respostas? A autora vai te dar todas e nenhuma, as que eu acho que são as reais, podem não as que você acha! Final aberto? Não exatamente isso, a gente vai juntando os fatos ao longo do livro, mas esses fatos podem levar à várias conclusões!

(Confira o post completo no Instagram @lendocomanatureza)

Tathi (@Doidosporserieselivros) 15/06/2021

Olá queridos amigos leitores! Pode não parecer, mas um dos meus gêneros favoritos é o suspense ou terror , acabo lendo muitos romances por causa do IG, porém quando dá eu fujo para o meu favorito.
Recentemente conheci a autora @iza_artagao no Instagram, e ontem comecei a leitura de Breu, de autoria dela.
E quase morri mandando áudio no direct até finalizar o livro (o que fiz em tempo recorde por não conseguir largar). E vamos as minhas impressões!

?? "Nenhum livro de terror era páreo para o seu passado. "

Laura acabou de passar por mais um baque em sua vida já traumatizada, descobriu estar sendo traída por sua amiga e seu namorado, depois de surtar e quase matar a garota, ela recebe uma ordem de restrição. Sem ter onde morar ela aceita emprego em uma mansão com uma história sinistra, que ela vai descobrir pouco a pouco.

??? "Existem seres que são assassinos por natureza. Servem para nos ensinar a não os subestimar, a enxergar o perigo onde menos se espera e saber que a gente não muda ninguém."

A escrita da autora é nada menos que viciante. Não tem como desgrudar do livro até saber o que aconteceu de verdade.
Durante a leitura o leitor faz mil teorias na cabeça, porém não sabemos o que é real e o que é um surto da cabeça de Laura pelas circunstâncias da casa.
Também ficamos divididos entre acreditar que tudo que acontece tem causas psicológicas ou sobrenaturais.

A narrativa alterna passado e presente fazendo com que o "vilão" permaneça escondido até o final.

Além da trama de terror, o livro traz à tona assuntos como violência contra a mulher, transtornos psicológicos, e maternidade tóxica.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e me apaixonei literalmente, devo trazer novas resenhas de livros de sua autoria em breve.

Breu está disponível em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

#breu #izaartagao #terror #stephenking #edgarallanpoe #lovecraft

Joseane 17/06/2021

Gostei
Uma novela misteriosa bem legal. Me prendeu e fiquei curiosa para saber logo o que estava acontecendo naquela casa estranha. Estou gostando de conhecer a escrita da Iza ?

Ruh 20/06/2021

Acho que sou burra
A escrita é muito boa, envolvente e fluída. Tirei um tempo pra ler tudo da autora e acho que meu cérebro não me acompanhou nessa viagem, porque li contos e essa novela e não entendi NADA.
Qual é o passado da protagonista? A acusação feita sobre ela é plausível? Ela é doida ou assassina? Muitas dúvidas, por mais que saiba que a autora curte histórias em abertos, detesto sair com a sensação que não entendi o que estava lendo. Ainda tenho o livro Fome para ler, mas se continuar nesse mesmo ritmo provavelmente pararei de consumir Iza Artagão, não por ela não ser uma boa escritora, porém eu sinto que as histórias não me dão nada de muito concreto e me deixam a deriva.

Maria 07/07/2021

minha opinião:
Talvez ele fosse merecedor de 4?, mas pela forte semelhança com verity (e eu não gostei muito de verity) então diminui.

A trama segue o mesmo roteiro, porém eu achei a justificativa para a "aproximação" dos nossos protagonistas mais justificável por conta do fator sobrenatural da história, pois, diferente de em verity, nossa Lowen brasileira (a Maria Laura) é muito mais sensata e sabe identificar um abusador de longe! A sequência de fatos e o plot antes do final foram até interessantes, mas como eu não tinha me conectado com os personagens, fiquei surpresa ali na hora, depois passou e eu praticamente esqueci. Em contra partida, da mesma forma que teve em verity tivemos algumas cenas que eram pra ser uma prévia do plot, mas que olhando agora foram completamente sem graça.

Um ponto importantissimo: essa questão de voltar no tempo pra contar pra gente como as coisas chegaram até ali (olhando do ponto de vista do outro protagonista) pra mim, estragou completamente a surpresa do final!!!! Na verdade, forma como a história foi encerrada foi tão "solta" que só esses flashback mesmo pra dar alguma coerência pra cena final. O que valeu a pena foi o trocadilho do título do livro na última linha, como se fosse um "fim".

cedofeito 14/07/2021

Muito bom!
Até agora minha obra favorita da Iza. Nem tudo fica super explicado, mas eu gostei, o escritor não precisa deixar tudo mastigado pra quem lê. Gostei muito do tom sobrenatural e das reviravoltas da história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5