Fredric, William e a Amazona: Perseguição e Censura aos Quadrinhos

Fredric, William e a Amazona: Perseguição e Censura aos Quadrinhos Jean-Marc Lainé...

Resenhas - Fredric, William e a Amazona: Perseguição e Censura aos Quadrinhos

Vania.Cristina 07/10/2021

Gostei, mas...
O tema me interessa bastante. Gostei da obra não estabelecer herói ou vilão, uma vez que os dois personagens principais possuem muitas camadas. Também gostei que a obra não facilita para o leitor, mas o instiga a pesquisar mais, para entender melhor. O traço em alguns momentos me pareceu excessivamente rígido, o que pra mim foi desconfortável, e talvez a intenção tenha sido essa mesma. A obra mantém o tempo todo um certo distanciamento, sem aprofundar os sentimentos envolvidos em tantas questões delicadas que aparecem no texto e no traço. Todas essas escolhas me fizeram sentir falta de uma certa dose de paixão na obra, e de mais emoção. Não que a emoção não esteja lá... ela aparece em vários momentos: no descontentamento da esposa do Marston, nos pesadelos de Wertham, mas passamos muito rápido por tudo isso. Acredito que seja uma obra que precisa de leituras de apoio e de releituras.

Flavio - @geekcorp303 22/05/2021

Aqui vemos a disputa entre 2 homens que tinha pensamentos diversos em relação aos impactos dos gibis na vida das crianças na década de 40/50, um era totalmente contra os tipos de histórias que estavam circulando e o outro criou a Mulher Maravilha o que trouxe muitas meninas a consumir esse tipo de arte que até aquele momento era praticamente dominado por homens, mas quando surge o Comics Code Authority que veio para censura os gibis e com isso quase causou a ruina desse mercado.

A arte do Thierry Oliviernas é linda toda em preto e branco e só com alguns quadros coloridos, o roteiro é do Jean-Marc Lainé como é uma história baseada em fatos, se você não conhece minimamente o que aconteceu pode te deixar um pouco confuso do que está rolando, não é uma leitura voltada exatamente pro entretenimento e diversão, ela é pra quem deseja conhecer mais sobre o que aconteceu na época da censura dos quadrinhos, mas vale muito a pena!

Willian 23/03/2023

Uma Boa Base
Demorei um pouco pra entrar na narrativa mas depois fluiu bem, é um bom material de começo, e sem palavras para o material bônus que foi bem enriquecedor.

Emerz 13/06/2023

Um bom material de leitura para quem quer iniciar uma pesquisa sobre o tema.

O gibi aborda de forma acessível a discussão e os eventos que levaram à criação do selo de autocensura. Trazendo assim para leitores que querem entender melhor o tema, um ponto de partida para começar suas leituras e estudos sobre o tema de censura e história dos quadrinhos.

Conta com uma arte incrível que aumenta mais a qualidade da obra, simulando quando precisa os traços da época citadas.

Realmente uma boa obra para início de estudos.

Dallaz.leandro 13/06/2023

Bom, mas nada alem disso...
Achei o quadrinho interessante, nada de extraordinário, mas interessante. O roteiro é bacana, gostei da narrativa.
A arte achei bacana também, combinou com o roteiro. Me lembou bastante as artes de Charles Burns (Black hole).

Gabi 05/11/2022

Interessante
Boa leitura, achei que as informações foram passadas de forma meio desconexas no início, mas depois melhorou bastante.

LuBroggi 09/07/2023

Censura e violência
É uma HQ sobre o criador da mulher maravilha, heroína incrível, porém o cara tinha duas esposas, algo bem abjeto, e um médico/psiquiatra que vê nas HQs uma fonte para a violência no contexto estadunidense. Eu achei bem legal as duas perspectivas sobre o mundo dos super-heróis e a questão histórica, mas o criador da mulher maravilha me deixou enojada.

Bruno Henrique 26/08/2022

O Tema do quadrinho é muito interessante e as decisões lara contar essa história também. Mas a narrativa é muito apressada e da impressão de superficialidade e deixar muitas lacunas. Serviu para me deixar curioso e ir atras de mais informações sobre o assunto tratado

Renan 27/07/2023

Nada salva
Para começar, não gostei do desenho, ele é estranho e congelado. A história também na desenvolve bem, são várias celas uma depois da outra sem uma fluidez de narrativa. É tão superficial que só dá para entender a história se já conhecer ela.

Leo Ximenes 29/07/2023

Esquecível
Um período intrigante relatado de maneira pouco inspiradora e bastante engessada. Nada nessa obra empolga e talvez o mais interessante sejam os extras no final da edição.

Nessa 02/03/2022

Para curiosos
HQ conta de onde surgiu a censura aos quadrinhos nos anos 50. Interessante a título de curiosidade. Tem uns extras interessantes . Mas é bem por cima não tem grande profundidade

Bruna - @libros.et.libri 23/11/2021

Um bígamo, um psicologo forense e a origem da Mulher Maravilha!!!!
Acompanhamos momentos chaves da vida de dois homens que impactaram de maneiras diferentes o desenvolvimentos dos quadrinhos no EUA. O Dr. Fredric Wetham e o pscicólogo William Marston.

🩺O Dr. Marston era um bígamo, que mantinha em sua residência a família com a mulher e com a amante. Foi o desenvolvedor do polígrafo, e em 1922 o apresenta para que possa ser utilizado nos tribunais. Já em 1928 começa a utilizá-lo para entender as preferências do público em Hollywood.

🩺Já o Dr. Fredic era um especialista em psicologia forense, que mantinha correspondência com Freud. Ele afirmava que o contexto social é determinante para a psique humana, e por isso considerava o poligrafo charlatanismo, pois a pressão sanguínea não poderia precisar as respostas dos pacientes.

💥Em 1941 com o objetivo de atrair as jovens leitoras Marston cria a mulher maravilha, uma heroína que simbolizava a força das mulheres.
Enquanto isso o Dr. Fredric passa a entrevistar as crianças para ver suas opiniões e o que absorvem dos quadrinhos e a influência que exercem sobre elas. É dessa maneira que em 1954 é aberta a comissão que iria julgar os possíveis efeitos dos quadrinhos policiais e de super-heróis sobre as crianças, que culminaria na criação do Comics Code Authority.

Apesar de Fredric ser considerado um conservador retrogrado em relação aos quadrinhos, ofereceu acompanhamento psicológico a ex-combatentes negros e à famílias pobres no Harlem.

📰Além dos dois personagens principais podemos observar também em várias cenas a Banca de Jornal, que é sensível às mudanças da sociedade e em suas prateleiras podemos ver a evolução do mercado.

O estilo da HQ é diferente das atuais, sendo profundamente inspirado no EC Comics

site: https://www.instagram.com/libros.et.libri/

renattomd 12/01/2024

Para mim, o roteiro podia ser um pouco mais detalhado, mas os textos de apoio no final complementam bem esses detalhes. A HQ em si é bem interessante.

Denaldi 13/05/2021

Assunto interessante mas desenvolvimento mediano
Já faz um tempo que tenho me interessado pela história dos quadrinho. E, conhecendo o que foi o Comics Code Authority, fique intusiasmado com esse quadrinho.

Resumidamente é mostrado uma perspectiva histórica do que acontecia nos EUA à época, o que levou à criação da Mulher Maravilha e também ao código de auto censura do mercado. Bem como o trabalho contra os quadrinhos do psiquiatra Fredric Wertham.

Isso tudo é interessante mas achei o roteiro fraco e superficial no modo como o assunto foi abordado. Não sei se isso se deve ao fato de já ter lido várias vezes sobre o assunto em diferentes oportunidades.

A arte também não me chamou muito a atenção. A representação da cidade e paisagens são muito boas, mas as pessoas em vários momentos são estranhas e estáticas.

Até o momento esse foi o quadrinho mais fraco que eu li do PN.