A Nuvem do Não-Saber

A Nuvem do Não-Saber Anônimo do Século XIV

Resenhas - A Nuvem do Não-Saber

Marcos606 05/04/2023

Considerado o maior clássico espiritual do movimento místico do século XIV na Inglaterra. É um tratado sobre a vida contemplativa escrito para a instrução de um discípulo que já passou pelos estágios preparatórios da oração discursiva e agora se encontra em estado de privação e escuridão, "como se fosse uma nuvem de desconhecimento". O autor anônimo enfatiza a primazia da vontade (como faculdade de amar) sobre o intelecto no trabalho de contemplação, sintetiza com habilidade magistral a doutrina tradicional e argumenta com o pensamento estritamente fundamentado característico da teologia tomista. Sua habilidade em trabalhar a linguagem e as imagens das escrituras na própria textura de sua prosa é uma característica de seu estilo de prosa marcadamente original e vigoroso. Aqui a experiência ou percepção mística mais desejável não era de unidade, mas sim o nada.

A união com Deus pela via negativa, que descreve o que Ele não é.

Eliane Maria 13/04/2016

O que eu achei do livro.
Trata-se de explanar a espiritualidade contemplativa.
Para essa espiritualidade Deus está no silêncio, na quietude do coração.
Ele está em ti e você está Nele.
Um exemplo que caracteriza bem esse tipo de oração:
Naquele tempo, Jesus entrou numa aldeia. E uma mulher, de nome Marta, recebeu-O em sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra.

Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços; e, aproximando-se, disse: «Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar.»

O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada. » [Lc 10, 38-42]
Marta representa os filhos quem se preocupam demais com as coisas a volta.
Maria, representa os filhos que escolheram contemplar o Senhor, no silêncio do seu coração.

Paulo Henrique 09/10/2012

Leitura Difícil - Livro para ser Estudado!
Leitura dificil, complicada....
Para completar a leitura deve ter muita força de vontade, não ter pressa e se deter em cada parte, para estudar mais a fundo. Contém preciosas lições a cerca da espiritualidade sublime da oração contemplativa. Seria bom se alguém escrevesse algo que comentasse a leitura, para facilitar o estudo.
É um livro para ser estudado!

Sol Invictus 02/02/2012

Opinião de Aldous Huxley
"[A nuvem do Não-saber] é a mais bela flor da literatura mística medieval. Escrito por um inglês anônimo do século XIV, a Nuvem da Ignorância é, a um tempo, profundamente original e amplamente representativa do seu gênero. Era seu autor um homem que combinava altos dotes espirituais e um notável talento filosófico e literário com um profundo conhecimento e amor da tradição. No âmbito restrito deste livrinho figura, em sua essência, todo o desenvolvimento medieval do misticismo dionísico e, ao mesmo tempo — como observa um escritor católico moderno, o padre John Chapman — "parece condensarem-se todas as doutrinas de São João da Cruz com cem anos de antecedência"..."

Trecho retirado do livro "Eminência Parda", Globo, 1943