The Butcher Boy

The Butcher Boy Patrick McCabe

Resenhas - Butcher Boy

Agatha | @estantedelivrossp 02/07/2022

Bleh
Confesso que comprei esse livro pela capa e título, imaginava algo bem sangrento e com muitos crimes, mas me decepcionei.

Pontos negativos: a leitura demorou a engatar pq a narrativa é feita para passar como o Francis imaginava, ou seja, é bem corrido, não tem pausa (como capítulos) e as falas se confundem com a narração pq não tem pontos para diferenciar. Além disso, o que é imaginário e o que é real também se confundem por não serem separados.

Pontos positivos: as mortes que tiverem na história me deixaram bem impressionada e a maneira como é retratada a perturbação do Francis é envolvente por não saber o que ele é capaz de fazer

O final: fiquei bem decepcionada, com o decorrer da história eu esperava um final bem diferente, por isso, razoável.

mere 15/06/2022

Um livro que comecei a ler só por ser da caveirinha que eu amo. Mas dessa vez nâo me pegou como geralmente os livros da DarkSide me pegam. Apesar de ser um gênero que eu gosto muito. Dessa vez não fluiu.

iammoremylrds 14/06/2022

gostei bastante da obra, é bastante cativante, gostei do modo peculiar/ nada convencional que a história é narrada, que, as vezes pode até te confundir um pouco, um livro perturbador, difícil de digerir.

Kess 08/06/2022

Francie Brady, o menino açougueiro!
A história tem uma narrativa totalmente conflita, tanto na escrita que não possui pontos e nem vírgulas...misturando a realidade com a imaginação de uma mente infantil e perturbada (que de certa forma é compreensível para o leitor "entender" o motivo do garoto agir de tal forma).

Francie Brady o garotinho que veio de uma familia desestruturada apresenta traços de desequilíbrio mental, desenvolve distúrbios de personalidade e em muitos momentos, fica complicado de compreender o que é realidade e o que se passa só na mente de Francie. Ainda assim, é possível criar um vínculo com o personagem e torcer pelo seu melhor.

É uma leitura hipnótica e paranoica devido a primeira frase: "Todos me procuram pelo que eu fiz com a Senhora Nugem." e mesmo tendo um desfecho previsível não deixa de ter ser extremamente impactante (de deixar lágrimas nos olhos).

Francie é realmente um monstro, mas é tão cativente que não tem como o leitor não amá-lo. (o que me deixou por muito tempo pensativa e conflituosa).

NUNCA DEMOREI TANTO PARA LER UM LIVRO DE POUCAS PÁGINAS!

Emmyli.Moraes 24/05/2022

O design do livro é perfeito, um dos mais lindos que tenho, isso foi uma das coisas que me chamou atenção inicialmente. Quanto a história, acho que criei muita expectativa baseada nas resenhas, falam que é perturbador, mas é bem fraco. Falam que é intencional, mas achei que a falta de pontuação tornou a leitura massante.

Jr. 05/05/2022

Decepcionante
O livro é muito lento e maçante. A forma que foi escrito não ajuda a focar na leitura. É bem difícil acompanhar e vc tem que prestar muita atenção pra entender tudo o que está acontecendo. Só assim consegue notar as variações que acontecem na história, de como aos poucos o personagem vai perdendo a sanidade e mostrando sua psicopatia.
Polyy 05/05/2022minha estante
Credo, e ainda quer me vender ??

Jr. 05/05/2022minha estante
Uma coisa não tem nada a ver com a outra

Ane 01/05/2022

Terminei esse livro ontem e esqueci de atualizar aqui.
No começo foi difícil me adaptar a escrita, sem pontuações nem separação de diálogos ou pensamentos, talvez por ser o fluxo da consciência do Francis Brady.
Consegui perceber que depois de sua volta da "garagem" ele já não reconhecia o que era real e o que era parte de sua fértil imaginação. É um bom livro

Bruna2012 27/04/2022

Eu comprei esse livro como um presente de aniversário pra mim mesma, esperei sair da pré venda e tudo .. quando comecei ler, foi uma decepção pras minhas expectativas, por que a forma como foi escrito deixa uma leitura muito confusa, fica fácil de se perder e ter que reler o parágrafo de novo... Mas a história é boa

Gabriela.Schlesner 22/04/2022

Chato
Achei chato, muito ruim e escrita péssima. Pelo menos a capa é bonita, pq o conteúdo do livro eu odiei kkk

Sara.Larissa 29/03/2022

Eu criei muita expectativa com esse livro e no fim, não era o que estava esperando.
Achei a leitura um pouco confusa e a história um pouco lenta pra se desenvolver, apesar disso teve partes em que me surpreendi, um exemplo foi a forma como ele narra a loucura tão bem. Enfim.

Mariana 23/03/2022

Perturbador
Decidi reler esse livro, um dos meus favoritos de anos atrás. Confesso que me lembrava pouco da história, e no começo, me assustei: como um livro tão perturbador poderia ser um dos meus favoritos ao longo da minha adolescência?
Ao final consigo entender, e acredito que isso se deve principalmente a amarração da narrativa e ao fato dele ser extremamente bem escrito. Conseguimos entrar no mundo do personagem, sentir o que ele sente, pensar da forma como ele pensa, ver o mundo através dos seus olhos (excelente trabalho de tradução, inclusive!), mesmo sendo um mundo paranoide, perverso, revoltante, sujo, repleto de humilhações e abusos, que é o que vai levando o personagem à loucura, literal e visceral.
É perturbador estar dentro da mente de um esquizofrênico, nos confunde, nos irrita, dá um "nó na garganta" (tradução utilizada para essa mesma obra aqui no Brasil), e é triste demais. Não é uma leitura agradável, ela é pesada, difícil, nojenta, asquerosa, e por isso não é um livro a ser lido rapidamente, em momentos de descanso. Particularmente, quando eu o estava lendo, eu terminava suas páginas esgotada. Foi difícil reler, e não sei se repetirei essa experiência no futuro, pois é preciso coragem. Hoje, entendo os motivos dele ter sido um dos meus favoritos, mas confesso que ele não é mais, e acho que isso se deve ao fato de já ter estado com esquizofrênicos reais, atendendo-os em terapia. Sei hoje que essa experiência é bem mais complexa e difícil. Ainda assim, acredito que vale muito a pena experimentar a obra e refletir sobre a loucura, principalmente nessa edição, que conta com uma análise interessante do contexto da Irlanda ao final, país em que se passa a história.

v i a n n e 19/03/2022

Confused
I was only able to understand a little of these books when I went to see ready-made reviews of it, because just by reading it I didn't understand anything at all.

suellen 15/03/2022

Particularmente não gostei, achei a leitura super chata. Li me arrastando, simplesmente pra não deixar o livro pela metade. Óbvio que muitos gostaram, mas eu fiquei junto com quem detestou.

Tai 14/03/2022

Peculiar
Livro bem confuso, parece um diário antigo sem nexo e com erros ortográficos. Todavia, a proposta do autor é exatamente essa, se perder na mente caótica do protagonista que por vezes se passa por Philipi. Particularmente, tal proposta dificultou meu entendimento e, consequente, meu apego ao personagem, mas valeu a experiência.

O menino Francis é uma criança intensa, que vive na Irlanda na metade do século XX e seu crescimento é marcado por abusos e horror. A história não é linear e nem segue uma direção. São vivencias, lembranças e traumas, misturados e estagnados no interior do jovem. E por meio dessa escrita imersa é possível presenciar bem o que rapaz passa.

Peculiar