The Butcher Boy

The Butcher Boy Patrick McCabe

Resenhas - Butcher Boy

Ray.pcte 02/05/2024

A experiência de leitura com esse livro é difícil de explicar. É brutal, feroz, violento, ácido, bem humorado, que lida com sentimentos e sensações que todo mundo já experimentou, porém em uma intensidade tamanha que acaba aproximando o livro de uma obra de terror. Aqui temos uma história sobre a infância, mas ao invés de inocência e descobertas, temos um jovem cruel e revoltado chamando Francis ?Francie? Brady.

Evelini.Monte 28/04/2024

Nome da obra
O livro é totalmente diferente do que imaginei quando li o nome da obra. Aqui temos um garoto esquizofrênico e psicopata. A leitura é confusa no início porque a narrativa acompanha a mente perturbada do menino. Mas o enredo não é surpreendente e o final é simples e previsível.

Trajano 19/03/2024

Indigesto
Um livro que maltrata pela narrativa bruta, suja, amarga e revoltante. Como não odiar o Francis? Um menino psicopata com as piores intenções, destrutivo e cruel, mas também rodeado de gente ruim que o despreza e isso era uma das coisas que primeiro me dava raiva. Não davam devida atenção ao Francis e aos seus atos vis. Ele era um garoto claramente ultra problemático e as pessoas ao redor pareciam fermentar essa posição nele. Em várias cenas eu xingava ele, mas em seguida xingava as pessoas que estavam com ele na cena (menos o Philip, foi o personagem que eu mais tive pena durante a história). A verdade é que o Francis era podre e todo mundo do livro era podre também, nem os padres se salvavam.

Fora toda a história contada, é deveras interessante (e um pouco difícil de ler) a história, por ser um fluxo irregular, já que simula o próprio Francis contando, cheio de onomatopeias e referências a música e outras coisas culturais da Irlanda. Senti certas dificuldades às vezes, tendo que voltar um pouco.

isa 16/03/2024

Tantas coisas?
Pensei, pensei e repensei em tantas coisas pra escrever, mas não acho que algo que eu tente escrever resuma o que acontece e o que achei do livro.

merillyn.andrade 08/03/2024

Achei o livro extremamente triste, uma sucessão de tragédias. Mas acho que o autor fez um ótimo trabalho mostrando as coisas do ponto de vista de uma criança que teve uma infância tão traumática e que se "tornou mau".

Lua 24/02/2024

Não gostei do livro. A parte que mais gostei foi no final, onde fala o contexto histórico e como foi desenvolvido as ideias para a criação da história.
Creio que se essa parte fosse colocada no início, iria gostar bem mais.

Bmtts 21/01/2024

Alguém devolve meu tempo, pelo amor de Deus.
Que filme de terror, foi essa leitura.
Livro ruim, enredo ruim e personagens ruins o combo completo.
A primeira leitura PÉSSIMA do ano, parabéns.

Emanuelly7 20/12/2023

Decepcionada.
Eu esperava tanto... Mas acabei largando na metade é um livro com uma história muito boa realmente e é lindo, porém deixa a desejar bastante é bem confuso e me perdi bastante, esse livro me trouxe uma grande ressaca literária fiquei coisa de meses nele para ler só metade.
Uma coisa que cansa é o fato de não ter capítulos, realmente fiquei triste por que a história promete muitoo.

bubli 29/11/2023

Comprei o livro pela capa chamativa e a pequena descrição atrás, mas não esperava que a escrita fosse assim. demorei para me acustumar e ainda achei confuso :/ na minha pessoa, teria que ler mais uma vez para entender os acontecimentos do modo certo, mas é uma leitura interresante

izarateiro 28/11/2023

Julguei pela capa e me dei mal
Só posso dizer que não é meu tipo de leitura. Ler um livro todo corrido de palavras vomitadas não rolou pra mim. Não tem pontuação, não tem capítulo?A história até poderia ser promissora mas não me pegou. Ah, também não achei pesado como geral falou, achei triste isso sim.

Nay Arca 20/11/2023

Que leitura chata, no começo achei que tinha baixado uma tradução ruim, aí fui ver uma resenha e vi que se tratava de um menino com esquizofrenia. Achei chato

Hector.Vallejos 18/11/2023

Bom, foi o primeiro livro do autor e acho que criei muita expectativa com a história, vi muitos comentários falando que era um livro muito pesado mas não é tudo isso, tem algumas cenas fortes, mas daí falar que é muito pesado é um pouco exagerado, talvez seja pesado para alguém que não tem muito costume de ler terror ?

Agora falando da história, até que é boa... Vai num ritmo bem rápido, no começo pode até ficar um pouco confuso o jeito que o personagem vai contando as coisas, mas depois de algumas páginas você consegue entrar no ritmo.

Ana Luiza 02/11/2023

Existem muitas coisas tristes no mundo, e essa, é uma delas (...)
ATENÇÃO: O LIVRO CONTÉM GATILHOS DE VIOLÊNCIA, SUICÍDIO, PEDOFILIA, ALCOOLISMO E ABORDA TRANSTORNOS MENTAIS.

A história de Francis Brady é, acima de tudo, um retrato de uma sociedade.

Ainda hoje, muitas pessoas acabam se tornando um reflexo da forma com que são tratadas e do ambiente em que se desenvolvem.

Em Burcher Boy, Patrick McCabe cria um retrato de uma Irlanda perdida em seus próprios valores, em conflito direto com aqueles quem tentavam dominá-la: a nova burguesia europeia.
Ao inserir um conflito entre famílias: uma, emergente, membros da burguesia e símbolo de prosperidade, enquanto a outra, o retrato de uma sociedade medíocre.

A história do menino açougueiro, trata da maldade humana e da crueldade, de forma desesperada. Contudo, após finalizar a leitura, discordo daqueles que atribuam a maldade somente ao protagonista, mas atribuo ainda (senão, mais) àqueles que vivem ao seu redor.

Aos fãs de histórias como Psicose, Butcher Boy é um prato cheio. Além de se relacionar com grandes histórias de horror, enquanto atribui a seus personagens características já conhecidas, especialmente em Norman Bates (esquizofrenia e psicose), ainda são trazidos à narrativa, diversos assuntos incômodos, como o suicídio, o alcoolismo, a depressão e a pedofilia (especialmente dentro de instituições religiosas).

Uma história narrada inteiramente sob o ponto de vista de um personagem com traços de esquizofrenia e surtos psicóticos não é, nem de longe, uma leitura agradável, mas tampouco pretende ser.

Instagram: @anawithcoffee

isa 24/10/2023

Abuso constrói abuso
Esse livro foi comprado sem que eu soubesse nada a seu respeito.
um livro que necessita de uma atenção especial durante a leitura, ou você não entende mais nada. senti vontade de abandonar, não pelo fato de ser ruim, mas por ser real demais. a vida e a construção psicológica dele são trágicas. ele sente a necessidade de ser aceito e de rir de alguma coisa, a mente esquizofrênica e não linear cria uma narrativa irreal e cheia de lapsos pq a mente dele, na defensiva, não deixa que ele sinta o que realmente acontece.
é um soco na boca pensar em quantas crianças passam por essa situação de abuso e negligência e em consequência, alimenta a mente que já não é sã.
não foi um livro prazeroso de ler, é doloroso e desgastante, no fim, você não sabe por quem chorar.

Leticia_3615 05/10/2023

Razoável
Começo falando da escrita: ruim, mas proposital. De início, ela é péssima, mas conforme o livro passa, é perceptível o motivo e fica boa. Só é preciso acostumar-se com ela primeiro.
O enredo é bom, e seria ótimo se não gastasse tanto tempo desnecessário, algumas páginas não precisavam estar no livro. Por isso, parece que nada acontece ate algo acontecer, e dai se repete porque sempre demora demais.
Apesar disso, algumas coisas são apressadas.
Não entrega o que promete ja que pela sinopse, você espera muito mais.
Além disso, o personagem principal irrita muito.
O final é bom, as mortes são boas e A morte é muito boa.
Não leria de novo, mas não me arrependo de ter lido.