The Butcher Boy

The Butcher Boy Patrick McCabe

Resenhas - Butcher Boy

Nicky 14/01/2023

Perturbador
O livro todo é narrado pelo ponto de vista do Francis, um garoto com severos transtornos mentais, por conta disso a história conta com vários erros de grafia, português e falta de pontuação. Isso faz com que você ame ou odeie o livro, não tem meio termo. Pra mim, foi um livro sensacional, poder ver os delírios da cabeça dele e a percepção que ele tinha dos outros e dele mesmo é algo incrível, recomendo a leitura, mas fique avisado que a compreensão pode ser um pouco difícil pelos motivos citados acima

EmiM. 13/01/2023

mano, o que foi isso?
quando abri o livro a primeira coisa que notei foi como ele é escrito. sem vírgulas ou pontos em certos parágrafos e algo totalmente sem pé nem cabeça.
como o nosso personagem (e como eu depois de terminar essa bomba).
com certeza é um livro pesado, que deixa um gosto amargo na boca e que te faz ficar com raiva de cinco mil personagens diferentes e eu levei cinco socos no rosto lendo tudo.
a capa é agradável, eu gostei da cor rosa e do porco na frente, como se misturasse o terror da história com o brilho da infância (ou a falta dela, já que o menino não tem UM minuto de paz, mds).
é isso, sofri demais por isso dou cinco estrelasKSKSKSK
Renan 31/01/2023minha estante
Eu abandonei a leitura por causa da maneira que é escrito, até achei que o meu veio com algum defeito kkkkk mas agora entendi a proposta do livro, vou dar uma segunda chance.

CAMBARÃ 07/01/2023

Comprei o livro pela capa e achei que a história era totalmente diferente da que eu imagina.ele poderia ser melhor se a história fosse contada pelo narrador e não o personagem principal já que ele tem problemas mentais mas escreve de maneira confusa.
A melhor parte do livre de fato fica no posfácio onde o autor explica toda parte histórica do livro e sendo assim recomendado a leitura

Gabi Martins 04/01/2023

Profundo e tão triste...
Eu chorei do início ao fim do livro. Mesmo o jeito tragicômico que o personagem narra a história não consegue tirar o caráter depressivo do livro. É um livro com muitos gatilhos: abuso, suicídio... Não consegui deixar de ter empatia por Francie em nenhum momento, um garoto tão marcado por tristeza na vida, que processa os traumas de um modo alheio, talvez por sempre ter tido que lidar com eles. Toda a vida dele o molda para o que ele faz em seguida, em cada segundo de leitura se sente que não poderia acabar de outra forma.
Foi um livro que me tocou muito e me fez pensar muito na vida.

Larissa.Rodrigues 30/12/2022

Achei prolixo.
O modo como a narrativa é tratada, sem muitos pontos, quebra de parágrafo, assim de um jeito meio frenético já passa a impressão de "loucura", te ajuda a entender o personagem, mas me incomodou no início, o jeito de descrever os fatos assim, de supetão, me deixou com dificuldade de entrar na história.
Tudo no livro ajuda a moldar a personalidade do Fracis, os pais psicologicamente problemáticos, o ambiente hostil, o abandono de pessoas em quem ele confiava, o abuso. "Francis é o herdeiro de uma mãe depressiva e suicida, e de um pai alcoólatra".
Isso, na Irlanda no século XIX acontecia frequentemente, e só nos mostra um pedaço da história, num breve romance sobre um menino açougueiro.

Deise.Ayako 29/12/2022

Gente?
Olha não é um livro fácil, é narrado pelo personagem principal e como sempre a darkside fazendo tudo, eu gostei sim mas tem cenas bem pesadas

Bruna 24/12/2022

Estranho...
Esse livro é um pouco confuso, mas de uma certa forma, interessante.
Ele escrito de uma forma que não estou acostumada e por isso acredito que devo ter perdido alguns detalhes da história.
É bom, os relatos são instigantes e te fazem querer saber mais, mas a forma de escrita acaba desencorajando um pouco.
Indico que insista na história até uns 40 ~ 45%, ao menos.
Da pra acostumar com o estilo e finalizar o livro, afinal é bem curtinho.

Kauan.0 19/12/2022

Acho que o problema de fato seja o meu gosto, pois fui garrar interesse pelo livro no final dele. Até cheguei a parar ele por um bom tempo, o motivo foi que no meio dele achei a história muito monótona e repetitiva, mas não final mudei meu conceito, daqui um tempo pretendo reler.

Scaldini 16/12/2022

Bizarro
O personagem principal é bizarro, psicopata, estranho mas ainda tive uma simpatia por ele, faz um tempo que li, mas lembro que o sentimento final foi: que porr* acabei de ler??

carlistar 14/12/2022

"Todas as coisas lindas deste mundo são mentira."
Ao finalizar a leitura de Butcher Boy concluo que é surpreendente - pra não dizer fascinante - o modo como em sua escrita, Patrick McCabe flutua entre a realidade do povo irlandês e o exagero da ficção. No início era complicado entender aquele mundo através do olhar de Francis, demandando mais tempo para compreender cada cena, entretanto, dado o mesmo motivo que torna a narrativa bruta, é passível de se compreender as motivações do personagem ao longo da história. Em um cenário de abusos dos mais diversos tipos, o menino açougueiro é um reflexo não só dos problemas da própria Irlanda da época, como também manifesta em seu caráter as marcas de uma criação conturbada em meio ao alcoolismo, transtornos mentais e conflitos de classes.

Sarah 10/12/2022

Livro meio confuso
Me forcei a terminar a leitura e descobrir o que aconteceria com o Francis, travei em diversas partes da história.
Quase desisti da leitura, mas não me arrependo de ter continuado.

O livro pode acabar sendo pesado para algumas pessoas por tratar também de temas como a pedofilia, alcoolismo, suicídio e abandono.

Piovsss 09/12/2022

Confuso e cruel
é um bom livro, mas a escrita é tão confusa, uma história tão devagar e quando acontece algo relevante é cruel. Eu não tenho uma opinião concreta para esse livro, mas acho que se a escrita não fosse tão confusa seria sensacional

LollaBunny 06/12/2022

Bem interessante
O modo como o livro é escrito é bem legal, trás até nós a subjetividade do protagonista por conta que não ha muita pontuação e também tem algumas palavras informais no meio, da para entender muito bem o ambiente do personagem e eu gostei bastante disso apesar de que para leitores mais exigentes e que não perceberam o motivo da escrita ser um pouco ?errada?, pareça ser um livro ruim, gostei bastante

Taís 02/12/2022

Esperava mais...
Achei uma leitura bem leve, esperava algo sangrento e com muito horror, mas não, retrata muito bem como é a mente de um esquizofrênico e com desordem de personalidade pois, o livro todo é escrito pela ótica de Francis, então faz você mergulhar fundo na mente e em certas alucinações que o personagem tem ao longo da história, além da leitura corresponder muito com o que já foi a Irlanda e um pouco com que ela ainda é...

Dâmares Liberato 18/11/2022

É um livro que não irá agradar a muitos, pra mim mesmo foi difícil concluir a leitura, me obriguei a terminar.
A escrita do livro é confusa, por ser na visão do personagem principal que tem pensamentos confusos e provavelmente seu diagnóstico seria esquizofrenia, então pode ser meio complicado acompanhar o fio da meada.
Entendi o motivo do autor ter escrito de tal forma, porém como disse no começo é difícil agradar a muitos esse leitura. Mesmo sendo uma leitura cansativa, vale a pena para quem gosta de temas relacionados a psicoses e crimes, talvez esse tipo de leitor seja o público alvo para esse livro.