A Sombra de Innsmouth

A Sombra de Innsmouth H. P. Lovecraft

Resenhas - A Sombra de Innsmouth

Silvio.Felipe 09/04/2024

Angustiante ?
Ambientação detalhada até demais, mas faz você ficar querendo saber como e onde, que formato e o porquê, o que leva e até quando. Ótimo conto, recomendo demais.

Luiz Souza 13/01/2024

Cidade Misteriosa
O livro conta a história de um jovem que vai numa cidade bem esquisita e lá se depara com algumas pessoas e situações bem estranhas e surreais.

Gostei bastante do conto , foi minha primeira experiência de leitura com esse autor e achei muito criativa seu jeito de desenvolver a narrativa.

Ótima leitura.

Mari Vannucci 07/01/2024

Ali estava, conforme percebi, a sombria e misteriosa Innsmouth.
Chato, muito arrastado e repetitivo.
Não consigo gostar das obras de Lovecraft, não tem jeito, acho muito maçante.
Várias vezes quis desistir da leitura, ele dá muitas voltas e fala a mesma coisa quinhentas vezes? o conto poderia terminar com metade das páginas.
Só o final que salvou essa história e olhe lá.

Camila0831 28/04/2023

Real para povos miscigenados, mas terrivelmente ofensivo
Caso deixemos de lado toda a xenofobia e o racismo que parecem ser ponto de partida e mote da narrativa, temos aqui um fascinante relato de transformação humana e direcionamento evolutivo rumo a um povo ancestral, eterno, primitivo e que, se buscarmos suficientemente fundo em nossas origens, faz parte, de alguma forma, de cada um de nós. Bem real para povos miscigenados como o brasileiro, mas, por ser visto com esse nível de horror e asco, terrivelmente ofensivo.

noiteadentro0 02/04/2023

Uma história tensa.
Uma história que começa arrastada, cheia de explicações que acabam nos fazendo mergulhar no que o narrador nos conta até que somos jogados a Innsmouth.

Não foi um livro fácil de ler no começo, fiquei pensando no que ele me levaria, mas depois vale a pena.

De início temos o narrador nos preparando em sua viagem pela Nova Inglaterra, buscando suas raízes, até que surge o nome Innsmouth, um vilarejo falido, sombrio, de população inóspita.

Por razões financeiras ele decide ir para Innsmouth, mas também a curiosidade lhe chama.

A viagem parece uma narrativa de ida para SeteAlém e isso eu gostei, a entrada na cidade é bem interessante... e os fatos que temos após isso são os melhores possíveis, torna a narrativa muito boa e a gente lê sem nem ver as páginas passarem.

Aconselho a leitura para qualquer fã de Lovecraft que ainda não a leu, assim como também a qualquer pessoa que esteja pensando em começar a ler Lovecraft.

O que mais gostei da edição da Hedra foi a introdução, além de ser um artigo curto, aprendemos algumas coisas sobre a escrita de Innsmouth e o comportamento de Lovecraft no período que a escrevia, sem contar também com indicações de outras leituras para complementar a história, como Celephäis (1920 - 11 anos antes) e A Coisa na Soleira da Porta (1933).

Matheus 15/03/2022

Fantástico e grotesco
Finalmente terminei de ler esse conto. Demorei mais do que o normal para o meu ritmo comum de leitura, mas valeu a pena.
A história de Inssmouth demora pra te agarrar, já no início o protagonista viaja pra essa cidade misteriosa com fama de gente esquisita. A impressão é que a cidade guarda algum segredo, algum tipo de coisa que apenas eles podem saber, e qualquer turista seria considerado um invasor bisbilhoteiro se tentasse visitar a cidade.
Como eu disse, a história demora um pouco para prender, mas pouco a pouco o ar de mistério da cidade vai sendo construído, e você se prende mais e mais. Depois que o protagonista passa a perceber o que há de estranho naquele lugar, as coisas começam a ficar bem sinistras.
A parte do velho bêbado, já perto do final, realmente me deu medo (e olha que eu não me emociono tão facilmente), e a revelação do final foi bem legal.
Meu lado historiador/arqueólogo daria tudo pra conhecer Inssmouth, mas meu lado leitor de ficção sabe que essa não seria a melhor das ideias.

DominicSReynaldo 01/03/2022

Mais do mesmo
Como eu já havia dito ao lonhmgo da leitura, esse conto é a mesma fórmula batida do Lovecraft. Pode ter sido genial no ano de lançamento, mas quando a gente para pra ler todos os contos dele, vê que é tudo igual.
Viajante/cientista>lugar remoto com alusões racistas e xenofóbicas>Evento "inexplicável"> terror "indescritível"> revelação que o protagonista sucumbiu a loucura ou a seita

Juliane.Sturm 02/12/2021

Alucinação ou lucidez?
A Sombra de Innsmouth (1936) é a única obra do autor publicada em vida, que apresenta os horrores de um universo onde aberrações monstruosas ameaçam o futuro da espécie humana.

O conto, que se passa em 1927, é narrado por um jovem à princípio não nomeado que durante uma viagem pela Nova Inglaterra ouve muitas lendas acerca da tal cidade portuária de Innsmouth ? lendas brutais, diga-se de passagem. Ao conversar com o bilheteiro da rodoviária de Newburyport, para conseguir passagens de ônibus mais baratas, ele fica sabendo de um desvio por Innsmouth que lhe pouparia uns bons dólares. Porém o bilheteiro o adverte: coisas sinistras acontecem por lá, cidade aliás, que nem consta nos mapas.

O terror neste conto é subjetivo e crescente, aparece em determinados momentos o que eleva a tensão enquanto acompanhamos o narrador em suas descrições perfeitas - que realmente faz a gente viajar para este lugar e ter uma imersão incrível na história.

O final, com a revelação da identidade do narrador, é macabro e surpreendente, mas não quero dar spoiler: leiam!

Em alguns momentos deste conto, pude associar a outros dois: A música de Erich Zann e Os gatos de Ulthar. Não sei se foi alucinação minha (não duvido de Lovecraft fazer isso com as pessoas kkk), mas tive a impressão de que eles puderam complementar muito a história, fazendo com que ficasse mais aterrorizante.

Leiam todos os contos de Lovecraft (só os evite à noite, senão há o risco de perder o sono de vez, ainda mais se fizer como eu que leio com uma trilha sonora de fundo).
Guilherme Amaro 01/07/2022minha estante
Qual trilha sonora vc recomenda? Rsrs

Lukedo 18/02/2021

Ele começa bem, e com uma ótima premissa. Eventualmente o livro vai ficando cada vez mais entediante, porém ainda assim gostavel. Mas a partir do momento em que acaba o relato do Zadok, o livro toma um rumo horrível, e o final é a pior coisa que eu li esse ano. Estou seriamente pensando em rever meus favoritos do Lovecraft pra saber se é nostalgia pura ou realmente tem os méritos que eu lhes dei.

tistu 17/09/2020

Um dos meus favoritos do autor. Adoro a aversão que ele tinha em relação à família (o personagem e o autor).

Maria3897 06/08/2020

Maravilhoso
É um conto voltado ao terror ficional, a apreensão de algo fora da realidada da mente sã. O ponto forte do livro é a trama e o medo em cima do qual é desenvolvida a cidade de Innsmouth. As descrições do surreal são me deram calafrios.

Rafael Possani 23/06/2020

Recomendo.
Leitura rápida e simples. Talvez por causa da minha edição eu notei algumas palavras bem formais, mas é uma forma de melhorarmos nosso vocabulário, então não considero ruim. Com relação a histórica eu gostei do fim só gostaria que ele se aprofundasse mais nas descrições e no enredo, pois achei curto. Li, pois uma das missões do jogo Bloodbourne foi influenciado pelo livro e pude notar as poucas semelhanças. Foi meu primeiro texto de Lovecraft e com certeza lerei outros.

Daniel Muniz 08/03/2020

Lovecraft é mestre!!!
Mais uma excelente novela de Lovecraft. Narrada em 1ª pessoa, nos leva para dentro da estória sombria do povo e da cidade de Innsmouth. Cada vez mais acho seus textos brilhantes, levando realmente a uma imersão no horror cósmico de que tanto falam. Recomendadíssimo para quem curte terror...