Notas sobre o luto

Notas sobre o luto Chimamanda Ngozi Adichie




Resenhas - Notas sobre o luto


544 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Rosangela Max 19/10/2021

Verdadeiro.
A autora representou, como ninguém, as fases do luto.
É um sofrimento que nos consome e somente o tempo nos mostra como lidar com a dor e com a saudade.
Pedro 19/10/2021minha estante
Dizem que o tempo sara tudo.




Gessyka.Loyola 13/02/2024

O Luto.
"Nós não sabemos como será o nosso luto até o nosso luto acontecer."
Realmente um livro curto e muito triste, dá pra sentir a dor da autora á perda do pai, num momento tão terrível e de forma tão repentina e brutal que foi a pandemia do corona vírus.
comentários(0)comente



peü 20/09/2021

Razoavelmente razoável
Infelizmente, preciso - e devo - ir na contramão das percepções de outros usuários que relatam profunda emoção e sensibilidade ao decorrer da leitura - não desmereço-os, assim como espero não ser desmerecido. Pois para mim, foi uma obra razoavelmente razoável (recorro ao pleonasmo para expressar fielmente essa característica do livro rs).
Boa parte dessa impressão origina-se do fato da sinopse ser tão poderosa, tão bem construída e tão instigante, contudo, o conteúdo apresentado no livro não condiz minimamente com tal promessa sinóptica. Desse modo, decepciona profundamente, até desmotiva, pois ao decorrer dos curtos capítulos é nítido a carência da tal grandeza refletiva devastadora, do tal debruçamento da autora nas dimensões familiares e culturais do luto e das tais ponderações da solidão e da raiva. Ademais, algumas notas sobre o luto são sublimes, ainda assim, no geral, decepciona amargamente por prometer tanto e entregar tão pouco.

Outros pontos acerca da obra: I. leitura rápida (em única sentada é possível ser tudo), II. leitura fácil e fluída, III. não crie tantas expectativas e IV. assim como outros livros da autora, "Como Educar para o Feminismo", "O Perigo de uma História Única" e "Sejamos Todos Feministas", talvez não compense comprar, pelo motivo de ser tão curtinhos e breves.
comentários(0)comente



Rê Lima 20/05/2021

Quem já perdeu o pai, a mãe, um parente muito próximo vai se identificar. Achei real, doloroso e interessante como as memórias de quem partiu permanecem para nos confortar.
comentários(0)comente



Wanessa Braga 03/08/2023

Notas sobre o luto
Exercer a empatia através de memórias que não são minhas. me conectar com a dor da Chimamanda que perdeu o pai em 2020, no meio do caos de uma pandemia mundial, sem (GRAÇAS A DEUS) não ter perdido nenhum parente.
ler sobre morte, sobre luto, sobre dor e perda. sobre a vida que fica despedaçada e incompleta. sobre a vida, do que jeito que é e tem que continuar sendo.
biam 03/08/2023minha estante
que resenha linda!


ca.rol 03/08/2023minha estante
resenha linda!




Vica Maltez 23/11/2022

Completa
Minha primeira leitura dessa autora e ja foi uma ótima experiência. A dor da Chimamanda é praticamente palpável, ela traduz esse sentimento, o luto, de forma visceral, apesar de eu ter perdido minha avó e meus animais, e ela o pai, senti essa cumplicidade nas palavras e sentimentos dela, afinal é mt fácil se sentir sozinho com toda a angústia, e ela ter compartilhado isso de uma forma tão profunda, significou bastante para mim que ainda estou no processo, meu segundo favorito do ano sem sombra de dúvidas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Layla.Ribeiro 13/02/2022

Leitura emocionante , sobre algo difícil , doloroso que inevitavelmente iremos passar um dia, esse livro pra mim foi um desabafo, uma reflexão e trouxe um pouco conforto no coração.

? O Luto não é etéreo , ele é denso, opressivo, uma coisa opaca. O peso é maior de manhã, logo depois de acordar: um coração de chumbo, uma realidade obstinada que se recusa a ir embora.?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lari 02/05/2022

Profundo
Chimamanda nunca nos desaponta. Mas este livro em especial apresentou seu íntimo. Seu momento de luto e o abrir dos olhos para uma realidade tão conhecida de todos. Consigo sentir cada lágrima em cada palavra.
comentários(0)comente



Paloma 06/08/2021

O vazio do adeus definitivo.
"O luto é uma forma cruel de aprendizado. Você aprende como ele pode ser pouco suave, raivoso. Aprende quanto do luto tem a ver com palavras, com a derrota das palavras e com a busca das palavras."
___

'Notas sobre o Luto' nos apresenta um relado sincero da Chimamanda em relação a morte do pai. Ela escreve sobre seu pesar, sua saudade, incertezas, medos e sua raiva. Também ensina um pouco sobre como o falecimento é processado pela sua cultura igbo e claro, como sua família está tentando seguir a vida sem uma peça tão valiosa agora.

E se você espera encontra palavras de conforto, frases arrebatadoras e filosóficas sobre a morte... não achará. Nas poucas páginas, lemos um desabafo sensível e real de um sofrimento cru e opressor, que só está a procura de uma válvula de escape.

Ao final, estava com as inevitáveis lágrimas nos olhos e o coração apertadinho, tanto por solidariedade pela perda da família Adiche, como também por relembrar todos os adeus dolorosos que tive que dá ao longo do ano de 2020.

__

"Eu hoje me envergonho das palavras que já disse a amigos enlutados. 'Encontre paz nas suas lembranças', eu costumava dizer. Ter um amor arrancado, sobretudo quando isso é inesperado, e depois ouvir que se deve recorrer às lembranças. Em vez de virem me acudir, minhas lembranças trazem eloquentes pontadas de dor que dizem: 'É isso que você nunca mais vai ter.'"
comentários(0)comente



Marcia.Santos 22/06/2021

O luto
Ler um livro que fala a respeito da dor de perder um ente querido, foi para rever conceito e repensar a importância que cada um tem.
comentários(0)comente



Vini Ribeiro 24/04/2022

O corpo do pai insepulto. A sua memória insepulta também. A filha não sabe lidar com o corpo do pai que se decompõe com o simbolismo dessa sua incapacidade decorrente da sua posição social e do país no qual vive?
comentários(0)comente



Júlia 27/04/2023

Impressionante!
Esse livro me tocou demais! Curto e totalmente direto, Chimamanda fala sobre a dor da perda do seu pai. Sensível, triste e maravilhoso!
comentários(0)comente



Bia 06/06/2021

Saudades de um pai
Relatos com mescla de revolta e aceitação com a partira-se inesperada de um pai. De forma sensível notas de um luto retrata um momento de aceitação da partida inesperada de uma pai que muito deixou em suas lembranças e na pessoa que se tornou.
comentários(0)comente



544 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR