Notas sobre o luto

Notas sobre o luto Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Notas sobre o luto

Rosangela Max 19/10/2021

Verdadeiro.
A autora representou, como ninguém, as fases do luto.
É um sofrimento que nos consome e somente o tempo nos mostra como lidar com a dor e com a saudade.
Pedro 19/10/2021minha estante
Dizem que o tempo sara tudo.

Gessyka.Loyola 13/02/2024

O Luto.
"Nós não sabemos como será o nosso luto até o nosso luto acontecer."
Realmente um livro curto e muito triste, dá pra sentir a dor da autora á perda do pai, num momento tão terrível e de forma tão repentina e brutal que foi a pandemia do corona vírus.

peü 20/09/2021

Razoavelmente razoável
Infelizmente, preciso - e devo - ir na contramão das percepções de outros usuários que relatam profunda emoção e sensibilidade ao decorrer da leitura - não desmereço-os, assim como espero não ser desmerecido. Pois para mim, foi uma obra razoavelmente razoável (recorro ao pleonasmo para expressar fielmente essa característica do livro rs).
Boa parte dessa impressão origina-se do fato da sinopse ser tão poderosa, tão bem construída e tão instigante, contudo, o conteúdo apresentado no livro não condiz minimamente com tal promessa sinóptica. Desse modo, decepciona profundamente, até desmotiva, pois ao decorrer dos curtos capítulos é nítido a carência da tal grandeza refletiva devastadora, do tal debruçamento da autora nas dimensões familiares e culturais do luto e das tais ponderações da solidão e da raiva. Ademais, algumas notas sobre o luto são sublimes, ainda assim, no geral, decepciona amargamente por prometer tanto e entregar tão pouco.

Outros pontos acerca da obra: I. leitura rápida (em única sentada é possível ser tudo), II. leitura fácil e fluída, III. não crie tantas expectativas e IV. assim como outros livros da autora, "Como Educar para o Feminismo", "O Perigo de uma História Única" e "Sejamos Todos Feministas", talvez não compense comprar, pelo motivo de ser tão curtinhos e breves.

Rê Lima 20/05/2021

Quem já perdeu o pai, a mãe, um parente muito próximo vai se identificar. Achei real, doloroso e interessante como as memórias de quem partiu permanecem para nos confortar.

Wanessa Braga 03/08/2023

Notas sobre o luto
Exercer a empatia através de memórias que não são minhas. me conectar com a dor da Chimamanda que perdeu o pai em 2020, no meio do caos de uma pandemia mundial, sem (GRAÇAS A DEUS) não ter perdido nenhum parente.
ler sobre morte, sobre luto, sobre dor e perda. sobre a vida que fica despedaçada e incompleta. sobre a vida, do que jeito que é e tem que continuar sendo.
biam 03/08/2023minha estante
que resenha linda!

ca.rol 03/08/2023minha estante
resenha linda!

Vica Maltez 23/11/2022

Completa
Minha primeira leitura dessa autora e ja foi uma ótima experiência. A dor da Chimamanda é praticamente palpável, ela traduz esse sentimento, o luto, de forma visceral, apesar de eu ter perdido minha avó e meus animais, e ela o pai, senti essa cumplicidade nas palavras e sentimentos dela, afinal é mt fácil se sentir sozinho com toda a angústia, e ela ter compartilhado isso de uma forma tão profunda, significou bastante para mim que ainda estou no processo, meu segundo favorito do ano sem sombra de dúvidas.

Layla.Ribeiro 13/02/2022

Leitura emocionante , sobre algo difícil , doloroso que inevitavelmente iremos passar um dia, esse livro pra mim foi um desabafo, uma reflexão e trouxe um pouco conforto no coração.

? O Luto não é etéreo , ele é denso, opressivo, uma coisa opaca. O peso é maior de manhã, logo depois de acordar: um coração de chumbo, uma realidade obstinada que se recusa a ir embora.?

Lari 02/05/2022

Profundo
Chimamanda nunca nos desaponta. Mas este livro em especial apresentou seu íntimo. Seu momento de luto e o abrir dos olhos para uma realidade tão conhecida de todos. Consigo sentir cada lágrima em cada palavra.

Paloma 06/08/2021

O vazio do adeus definitivo.
"O luto é uma forma cruel de aprendizado. Você aprende como ele pode ser pouco suave, raivoso. Aprende quanto do luto tem a ver com palavras, com a derrota das palavras e com a busca das palavras."
___

'Notas sobre o Luto' nos apresenta um relado sincero da Chimamanda em relação a morte do pai. Ela escreve sobre seu pesar, sua saudade, incertezas, medos e sua raiva. Também ensina um pouco sobre como o falecimento é processado pela sua cultura igbo e claro, como sua família está tentando seguir a vida sem uma peça tão valiosa agora.

E se você espera encontra palavras de conforto, frases arrebatadoras e filosóficas sobre a morte... não achará. Nas poucas páginas, lemos um desabafo sensível e real de um sofrimento cru e opressor, que só está a procura de uma válvula de escape.

Ao final, estava com as inevitáveis lágrimas nos olhos e o coração apertadinho, tanto por solidariedade pela perda da família Adiche, como também por relembrar todos os adeus dolorosos que tive que dá ao longo do ano de 2020.

__

"Eu hoje me envergonho das palavras que já disse a amigos enlutados. 'Encontre paz nas suas lembranças', eu costumava dizer. Ter um amor arrancado, sobretudo quando isso é inesperado, e depois ouvir que se deve recorrer às lembranças. Em vez de virem me acudir, minhas lembranças trazem eloquentes pontadas de dor que dizem: 'É isso que você nunca mais vai ter.'"

Marcia.Santos 22/06/2021

O luto
Ler um livro que fala a respeito da dor de perder um ente querido, foi para rever conceito e repensar a importância que cada um tem.

Vini Ribeiro 24/04/2022

O corpo do pai insepulto. A sua memória insepulta também. A filha não sabe lidar com o corpo do pai que se decompõe com o simbolismo dessa sua incapacidade decorrente da sua posição social e do país no qual vive?

Júlia 27/04/2023

Impressionante!
Esse livro me tocou demais! Curto e totalmente direto, Chimamanda fala sobre a dor da perda do seu pai. Sensível, triste e maravilhoso!

Bia 06/06/2021

Saudades de um pai
Relatos com mescla de revolta e aceitação com a partira-se inesperada de um pai. De forma sensível notas de um luto retrata um momento de aceitação da partida inesperada de uma pai que muito deixou em suas lembranças e na pessoa que se tornou.