Te odeio, mãe! Com todo meu amor

Te odeio, mãe! Com todo meu amor Luciana de Gnone...

Resenhas - Te odeio, mãe! Com todo meu amor

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 27/01/2022

Ótima proposta!
Faz algum tempo que li pela primeira vez as autoras Luciana e Juliette, saber dessa antologia me deixou curiosa para ler mais das autoras.

Aqui encontrei vários contos trazendo diferentes ângulos da maternidade. Confesso que amei os 2 primeiros contos, gostei muito dos outros 2 e nem tanto do último.

De forma geral foi uma leitura muito fluída, rápida e que valeu a pena!

3,5 estrelas leitura muito boa!

Ingrid454 25/11/2021

Te Odeio, Mãe! Com todo o meu amor – Várias Autoras
A narrativa varia entre primeira e terceira pessoa, dependendo do estilo escolhido por cada uma das autoras em seus contos. É uma antologia composta por cinco histórias de diferentes mães cada uma com suas vivências e experiências das mais diversas, apesar de que algumas nem merecem este título de ” Mãe ” já que o instinto materno passou longe, porém, não deixam de ser menos marcantes ou trazer um ensinamento por causa disso.

Nesta antologia temos a oportunidade de nos aventurar conhecendo a vida de 5 diferentes mulheres que tem uma coisa em comum: a maternidade. Algumas tem similaridades com nossas próprias mães, outras parecem mais com a madrasta homicida da Branca de Neve. É uma leitura bastante intensa que trará fortes emoções, demonstrando uma visão completamente diferente sobre a maternidade que nos leva a reflexão.

site: https://amoraescrita.wordpress.com/2021/11/25/resenha-te-odeio-mae-com-todo-o-meu-amor-varias-autoras/

Carolina.Souza 03/10/2021

muitos sentimentos
acabei esse livro muito emocionada porque passar por cada história e por cada escrita que o compõe me trouxe um misto de sentimentos que nossa, tive que dar aquela parada para respirar, sabe?
apesar do livro tratar de um assunto tão comum, essa relação entre mães e filhos, as narrativas são únicas, nos despertam sentimentos diferentes e saem do óbvio.
adorei a experiência de ler estas histórias.

Mundo da Vavah 22/08/2021

Cinco histórias de mães com muito a ensinar, bem diferentes entre si e com vidas muito distintas. Nessa antologia encontramos uma diversidade de gêneros muito interessante mas que trouxeram mães e filhos bem reais.

Encontramos uma mãe perdida entre a sua felicidade e a de todos da sua casa, confusa entre qual a melhor decisão a ser tomada, pois a felicidade dos demais sempre esteve acima de tudo, até o momento em que fica impossível viver sem pensar na sua própria satisfação. Ela está cansada de ser humilhada e o mais importante de tudo, ela tem uma filha super companheira que a apoia em tudo e luta demais pela felicidade da mãe.

Conhecemos também aquela velha história de uma jovem que engravidou no auge das decisões importantes da vida, teve que adiar a maioria de seus planos e se via sempre em questionamento se o pai da filha ficou com elas por amor ou por obrigação, mesmo após tantos anos juntos. Mas parece que chegou o momento de tomar a decisão, de cada um seguir sua vida e viver o que foram "impedidos". Porem agora eles é que tem uma filha adolescente e que não aceita seus pais separados. Culpa a mãe por essa decisão e não está disposta a ouvir nenhuma explicação nem considerar os sentimentos de ambos. A grande questão é, eles se amam? A construção dessa família despertou o amor entre eles ou é apenas algo intrínseco aos que viveram?

E temos uma mãe super aventureira, jovem, cheia de energia, que após perder seu grande amor, encontra nos filhos e seus amigos, uma forma de se reerguer. Descobre aventuras e passa a fazer coisas que nunca imaginou. Com uma alma CSI, talvez adquirida pelos anos de convivência com seu falecido marido, precisa resolver um mistério que ocorre durante uma viagem com seus filhos. Ela não mede esforços para descobrir a verdade e se envolve em um grande perigo colocando em risco a sua própria vida.
Não poderia faltar uma mãe toxica e abusiva, afinal, elas podem ser minoria, mas elas existem e nós precisamos entender o quanto isso pode afetar o futuro dos filhos. Uma mãe narcisista, doente e egoísta. Não mede palavras para torturar e maltratar parece seu prazer maior. E mesmo após anos e anos não consegue enxergar o quanto ela faz suas maiores riquezas sofrerem.

E uma mãe que abandonou seu grande sonho da juventude para se dedicar completamente a família e aos filhos, sempre fez de tudo por eles e revive memórias super prazerosas desde o nascimento do primeiro dos seus três filhos. As dificuldades, alegrias e momentos de desespero que toda mãe vive em determinadas situações, mas quando todos crescem, seguem suas vidas e seu ninho fica vazio, ela começa a pensar que talvez chegou o momento de resgatar o velho sonho e curtir um pouco o seu próprio prazer. Ocupar a sua mente com algo que não seja apenas a felicidade dos outros mas a sua também.

Um livro lindo e encantador, com momentos de amor, tensão, ódio e reflexão. Mas muito emocionante em todos os sentidos possíveis. Amei conhecer todas essas famílias.

@umaleituraenadamais 17/05/2021

Uma palavra. Vários sentimentos.
Mãe. Se vc é uma pessoa "normal", que nasceu de uma família "normal" e sei lá mais o que estou querendo dizer aqui, mas a verdade é que a palavra "Mãe" qd mencionada a gente já tem inconscientemente aquela sensação de respeito, e acredito que estamos certos. Afinal, a regra é que mãe seja uma protetora desde o ventre qd o filho é gerado até a idade adulta qd se pode "andar" com a próprias pernas e devolver tudo em amor.
Essa série de contos escrito por autoras talentosíssimas falando sobre esse tema é uma obra - prima pq elas conseguiram falar de várias formas e de diversas maneiras trazer esse assunto mãe que me deixou maravilhada. Vou descrever somente um pouco de cada conto o que senti ao ler cada um deles. Não vai ser na ordem que está no livro, mas na ordem que li.
O primeiro foi o Conto: Malu&Luma que conta a históra da Malu uma menina que ficou grávida com apenas dezesseis anos de um garoto que nem era seu namorado e que ela sabia que ele nem estava apaixonado por ela. Tudo acontece qd os dois estão mais velhos e Luma agora adolescente diz que odeia a mãe pq decide se separar do pai. Eu amei esse conto primeiro pq foi a Amanda que escreveu e acho que até a lista de compras de mercado que ela escreve eu vou amar ler...kkkkkkkkkkk. Segundo, pq eu achei a Malu uma mulher forte desde que ela com apenas dezesseis anos de idade e recebendo toda um peso de culpa por está grávida tão nova amadureceu rápido e lindamente. O conto é simplesmente incrível. Há boatos que a autora vai escrever mais sobre a Malu e o ex. Aguardemos ;)
O segundo conto foi "Nunca é tarde" da Amélia Lobo. Outro conto que tbm amei e confesso que fiquei apreensiva pq em dado momento achei que a protagonista não iria fazer o que tanto o leitor deseja para a vida dela. Não vou entrar em mais detalhes pq qqr coisa que a gente pode falar de um conto vai sair spoiler.
O terceiro lido "Aí Tem Treta" da Luciana Gnome. Esse foi o conto que me arrancou risadas. Essa é a mãe aventureira. Dp que ficou viuva, Tereza para se aproximar de seus filhos começa a participar de corridas e todas as aventuras com seus filhos. Até o dia que ela aprende a saltar de paraquedas e uma treta muito grande aconteceu e ela quer descobri o que foi.
O proximo conto lido foi "Passarinha". Aqui eu me identifiquei como filha. Pq aqui o conto mostrou como a mãe se sente qd os filhos saem de casa e ela que passou toda uma vida cuidando de toda a família se sente abandonada. Aqui nós aprendemos o que é a Síndrome do Ninho Vazio. Achei muito interessante. Marcela Brazão está de parabéns pela sensibilidade de como escreveu essa história.
E por ultimo "Nossa mãe Maria" escrito por Juliete Vasconcelos foi o conto que mais me sensibilizou. Chorei. Chorei muito. Pq todos os outros contos a regra é que as mães protejam seus filhos. Aqui a autora nos trouxe um assunto muito pesado "Mães Narcisistas". É doloroso demais ler sobre como uma mãe pode ser tão má com seu próprio filho e as graves consequências que isso pode trazer para a criança qd cresce.
E é isso. Como disse seria breve em todos os assuntos.
Recomendo demais a leitura desse livro.

Jamile.Lucato 17/05/2021

Diferente
Vários tipos de mãe e em vários cenários diferentes. São contos cativantes, que te deixam a todo momento a se perguntar: qual tipo de mar eu seria e qual tipo de filho eu sou?

Samira 14/05/2021

Falando sobre a maternidade em cinco contos
Apaixonada por essa coletânea aqui temos 5 contos que trazem estórias distintas de mães e suas relações com seus filhos.
Cada conto traz uma experiência diferente além de muito aprendizado e acho que ajuda a mistificar aquele ditado que de mãe só muda o endereço acho que vai muito além do que só isso assim como independente das gestações cada filho será único.
Vale muito a pena a leitura, além da escrita das autoras serem ótimas também.

Gabi Giffoni 10/05/2021

Esse é um livro que conta o ponto de vista de 5 mães em relação a relação que tem com seus filhos. Eu adorei. Achei muito interessante a ideia de as autoras terem juntado 5 contos de mães diferentes. Super indico. E é uma leitura super rápida e viciante. Tô com um gostinho de quero mais.

Jana 09/05/2021

Cinco contos
São cinco contos com autoras diferentes aqui vc encontrará as mais diferentes tipos de mães! Serão mães que vc vai querer abraçar, aconchegar e outras que vc vai querer festejar a vida e terá também ranço básico!?
Adorei cada um deles com suas peculiaridades!

Rafa Lugão 09/05/2021

Maternidade real
Um livro que aborda a maternidade de varias formas diferentes. Tratando de temas e relações delicadas e extremamente importante de serem discutidas e, que nos 5 contos, as autoras abordaram com um cuidado e dedicação especial. A desmistificação da maternidade como um conto de fadas, fantasioso e irreal tbm foi feita, como uma forma de demonstrar que as mães também precisam, e merecem, ser cuidadas.

Lu Colorada 08/05/2021

Um livro que todos precisamos ler
Falar de mãe é complicado né?
É sempre aquele misto de amor e ódio... É todos sabemos que a linha tênue entre os dois é ultrapassada com mais frequência que gostaríamos.

Esse livro de escritoras brasileiras trás 4 contos com mães diferentes.

Com certeza, você vai identificar situações ou uma delas inteiramente igual a sua.

Mas o que tem de igual em todos? A vida e o que as mães são capazes de fazer pelos filhos e com os filhos, tanto para o bem, quanto para o mal.

Recomendo demais a leitura, que é fluida e tão legal que não dá vontade de parar até chegar o fim!

Maria15475 08/05/2021

Gostei!
5 contos diferentes nos montando a realidade de cada mãe e nos emocionando com as estórias de lutas, amores e dores, mas sempre tentando ser a melhor mãe.

Celina 08/05/2021

Emocionante
Adorei todos os contos e a maneira como cada um retrata a vida de mães que existem em nossa realidade, sendo que as mesmas passam por lutas, conflitos, passado em prol de um bem maior, o amor infinito que sente por seus filhos ??. Adorei ler esse livro na véspera do dia das mães, que aliás devemos comemorar todo dia??. Parabéns autoras, escrita muito leve e que nos cativa a cada página ??.

Jojo 08/05/2021

Mães e suas formas de viver e amar
São 5 contos que fazem rir e emocionar, ao ler notamos que por trás de cada mãe existem mulheres que tem suas histórias, dores, lutas e amores, mas cada uma delas tentam ser mães a sua maneira, seja acertando ou errando.
É uma leitura necessária para todos os momentos, porém no Dia das Mães torna-se mais especial.

Natalia | @_lendoumlivro 07/05/2021

Legal
A antologia é boa, bem rapidinha de se ler. A que mais fiquei chocada e tive uma raiva imensa da mãe foi na "Nossa mãe, Maria" se ela fosse uma mãe que amasse seu filho, desse carinho como ela dava para filha muitas coisas seriam evitadas.