Animal

Lisa Taddeo

Resenhas - Animal

Giuliana 22/10/2023

.......
É bom só que poderia ser muito melhor, tive a impressão que a autora quis jogas vários temas polêmicos e não se aprofundar em nada, enredo bom, execução média

lu 28/10/2023

Que livro! A todo momento na leitura eu fiquei me perguntando como pode um livro retratar exatamente a minha mente, depois ver que na verdade nenhuma experiência é única e retrata a mente das mulheres no geral mas como pode esse livro ser único? Cru, visceral, literalmente animal e meu deus. Eu ainda tô em choque como ele retratou tão bem até pensamentos intrusivos, as relações complexas com as mulheres em nossa volta e a percepção que temos dos homens é muito parecida. Nossa, que LIVRO, que experiência de leitura...não é rápida mas é unica.

LorenaFontes 29/10/2023

Um pouco confuso
Eu estava animada por ver várias pessoas fazendo vídeos sobre esse livro. Ele começa bem impactante, mas depois a história fica parada entre quebras de infância, adolescência, vida adulta, presente. Parece que a história não vai a lugar algum e eu fiquei empacada junta por vários meses. Depois que a Joan encontrou Alice a história deu uma andada. Foi aí que eu entendi as nuances e todos os abusos sofridos pela Joan. O que não salvou a história de as vezes ficar meio ridícula, como na parte do ab*rto.
Algumas coisas não deram para entender, o final ficou uma bagunça com mistura de final de novela da globo, onde todo mundo fica feliz e o crime dela nunca será investigado.

Babi Nole 30/10/2023

A escrita da autora é completamente viciante, lia bastante sem nem perceber. O enredo é relativamente simples, mas , os pensamentos da personagem, suas abordagens e as situações que ela passam tanto na infância quanto na vida adulta enriquecem a história e fazem mulheres se identificarem bastante e partilharem dessa raiva corrosiva presente na maioria. A única coisa que achei que ficou solta foi o final, não entendi muito bem o que aconteceu.

dedeni 15/11/2023

Uma história pessoal narrada em 1 pessoa, a principio não se entende pra quem de fato a protagonista está contando todos aqueles acontecimentos, mas com o decorrer dos capítulos vamos entendendo o propósito.

Pra mim esse é um daqueles livros em que ficamos divididos entre ter empatia e ódio da personagem principal, ela é totalmente pirada egocentrica e ao mesmo tempo cativante, acredito que essa ambiguidade de sentimentos nos prende a história e a leitura, mesmo que em alguns momentos deixasse a impressão de estarmos sempre na mesma página.

Não conhecia a escrita da autora então não sei se algumas escolhas foram propósitais pra nos deixarmos desconfortáveis.
De qualquer forma pra mim muitas atitudes da protagonista não poderiam ser aceitas ou relevadas só por a mesma ter tido uma infância traumática, logo achei alguns pontos da conclusão um tanto desonesto, mas por fim até que me senti bem com o final da protagonista ou seja, mas uma vez sentimentos contrários.

Mas a melhor coisa pra resumir essa leitura é que esse é mais um livro de mulher doida, pirada, maluca, então pra quem gosta desse tipo de leitura é uma ótima escolha.

tangerina4 04/01/2024

Primeiro de 2024?
Com certeza é um daqueles livros que em algumas partes, precisa dar uma pausa de uns minutos pra continuar a leitura, de tão pesado que é
É muito interessante o jeito que a autora mostra pra gente como a mente da Joan funciona, e ao mesmo tempo ela querendo nos mostrar que a protagonista não é flor que se cheire, consegue também fazer com que o leitor sinta uma empatia, por tudo que ela passou (e não foi pouca coisa)
A história foi muito bem construída, a única coisa que não me agradou muito, foi o final que ficou muito confuso
Enfim né, livro de mulher louca, amo??

Bruna3553 09/01/2024

A mulher que sofre, mas que erra
Comecei a leitura totalmente perdida, não conseguia me identificar com a personagem até a metade do livro. Mas depois, com o tempo, foi ficando cada vez mais intenso, mais cru, mais pesado. O livro é muito bom, mas precisa ter estômago e ser mulher. Homens, jamais entenderão.

Greyci.Oliveira 10/01/2024

Fúria feminina
"Você começa a entender a natureza humana em um nível celular quando um homem mais velho fica obcecado por você."

Essa personagem, essa história, tudo me deixou presa desde a primeira página. Os acontecimentos eram tão absurdos e ao mesmo tempo tão familiares, que parecia que eu estava lendo vários dos meus pensamentos intrusivos. Absolutamente genial!

Karina 10/01/2024

Animal
Começo por dizer que esta é uma leitura intensa, um romance bastante perturbador.Joan, a protagonista, passou a vida suportando diferentes tipos de abusos de homens, desde a sua infância até a vida adulta.Ela mantém um relacionamento com um homem casado que a pega no flagra em um encontro romântico com outro homem. O amante comete um ato chocante de violência na sua frente, provocando um grande desejo de fuga em Joan. Ela foge para Los Angeles em busca de Alice, a única pessoa que pode ajudá-la a entender um evento traumático de seu passado que a transformou em grande parte em quem ela é hoje.O livro explora as maneiras pelas quais os homens, na maioria das vezes, projetam seus desejos nas mulheres, subjugando-as ou violando-as.

É fácil julgar Joan à primeira vista. Uma mulher aproveitadora, que usa os homens para conseguir luxos. E não é sempre assim com as mulheres? Somos julgadas por cada atitude, enquanto para o homem, "é da sua natureza".

Joan não é a heroína dos romances, ela não é agradável e certinha. Na superfície, nossa protagonista vê sexo, dinheiro, luxo e vantagens em cada homem. Pouco importa se ele é casado ou não, o que importa é o que ele pode lhe dar. Mas a necessidade de Joan por luxo e experiências sexuais tem pouco a ver com prazer. Entendemos isso ao longo do romance.
Este não é um livro fácil de digerir, não é fácil de concluir. Pode ser que você desista (eu quase desisti). Mas se você tiver paciência para passar por esses pensamentos detestáveis de Joan, conseguirá ver uma mulher carente que busca afirmação em cada relacionamento tóxico, que busca o carinho paterno em cada homem que encontra e que já foi abusada de tantas formas ao longo de sua vida.

Joan foi exposta desde cedo à sexualização feminina e aprendeu a usar isso como uma arma, um meio de troca. À primeira vista, você pode pensar que é totalmente diferente de Joan, não se identificar com ela. Mas passando por esse comportamento superficial dela e chegando à profundidade, poderá ver que todas nós mulheres temos algo em comum com Joan. "Você é todas nós. Você é a parte de nós que não queremos assumir", assim diz uma das personagens do livro.

Aqui vemos a representação da fúria feminina em sua forma mais pura. Taddeo ilustra a transformação de uma mulher de presa a predadora.

Como o título do livro diz, "Animal" não é um romance bonito; é algo cru, cruel e animalesco, sem censura. Vai te chocar e te enojar, mas também te fazer refletir sobre ser mulher, as relações com os homens e os perigos que nos rondam em qualquer fase da vida.

Cindy 23/01/2024

A Joan se mostra inicialmente como louca e depois fica claro que além de louca ela é extremamente traumatizada. Demorei bastante nessa leitura, o livro só engatou do meio para o final para mim, mas é um livro e tanto. Admito que eu não esperava muito dos gatilhos que tiveram, e todos eles me deixaram enjoada. É uma história pesada, mas apesar de tudo o que é relatado no decorrer do livro, eu só queria um final ?feliz? para ela. Achei o final um pouco corrido e confuso, mas não interferiu no o que a história mostrou pra mim.

mareparts 27/01/2024

Simplesmente visceral
Forte, impiedoso, primitivo e doloroso. essas são algumas das palavras que eu usaria para descrever esse livro. eu quis lê-lo muito rápido, porque ele te cativa, te envolve e te prende, mas tomei o cuidado de ler em doses menores, pois ele é pesado. eu recomendaria essa leitura a todas as pessoas que estão abertas a serem constrangidas pela natureza humana mais brutal. não é uma leitura exatamente fácil, a personagem não é fácil de se conectar e muito menos o enredo da história é simples. e esses também são motivos para ler o livro.

_txisr 07/02/2024

Odiei
Me arrestei o livro inteiro na leitura e não consegui criar conexão com a personagem. Espera bem mais :/

Gabriella Gomes 20/02/2024

Um livro sobre como homens arruinam a vida de mulheres e como mulheres tem que conviver com pequenos estupros durante toda a vida. Um livro bem pesado e explícito, com diversos gatilhos, mas que me prendeu do início ao fim.

Lara 25/02/2024

Desconcertante
O livro é todo uma narrativa de uma mulher de uns 30 e poucos anos, a qual parece totalmente perdida emocionalmente. A leitura é fluida, nos deixa com curiosidade para saber que fim vai ter aquela história meio absurda mas carregada de muitos sentimentos. Em algumas partes do livro, acabei me perdendo nas informações, pois a narradora estava narrando algo atual e depois se fundia com flashbacks do passado. Ai como ela narrava em partes, eu acabava não entendendo completamente de quem ela estava falando, ainda mais porque as pessoas atuais da vida dela remetem a experiências/pessoas do passado. O livro é desconcertante, tem partes bem desconfortáveis que não compreendi porque ela se deixava chegar naquela situação, mas enfim, acho que uma pessoa que cresceu em meio ao caos e que não aprendeu a não repetir apenas vivências tóxicas, acaba tendo essa vida vazia mesmo.