As Primeiras Quatro Estações

As Primeiras Quatro Estações Fernanda Witwytzky

Resenhas - As Primeiras Quatro Estações

faabilps 06/03/2023

Ao ler esse livro, podemos perceber a real importância de uma mãe, de um pai, de uma rede de apoio! Inspiração de família!

thai 25/02/2023

#5 ? Tudo sobre Ele. ??
"Durante esse ano, me entreguei nos braços do meu Criador para que Ele me ensinasse a ser mãe, e ali acabei conhecendo mais do amor de Deus por mim."

essa é uma frase que de fato me marcou nesse livro. é claro que todo o restante teve toda uma participação importante, e que livro, mas que livro!! resolvi fazer essa resenha um tempo depois de terminá-lo, porque de fato precisei de um tempo para assimilar toda a maravilha que ele é.
o que mais me encanta é a Fernanda contar a verdade nua e crua sobre sua maternidade, e como ela relaciona essas vivências com a experiência dela com Deus, e eu acho isso muito lindo!! foi um dos motivos que eu escolhi dar 5 estrelas para esse livro.
eu achei sensacional a parte onde ela fala que como seus gêmeos ficavam acordados de madrugada, ela decidiu fazer daquele momento, o momento de oração a Deus, com seus filhos.
Fernanda, se eu pudesse dizer qualquer coisa a essa mulher, eu diria: obrigada.
não é preciso vivenciar a maternidade para sentir a intensidade que é esse livro, e a importância que de fato a maternidade têm.
esse livro ampliou minha visão, e encheu meus olhos! simplesmente incrível. por mais livros que contam a verdadeira essência de nossa alma, contendo nossa força e vulnerabilidade.
simplesmente, maternidade.

Carolina.Riccioni 24/01/2023

Esse livro, na versão impressa, é uma experiência. Cada página tem detalhes lindos. É o tipo de livro para ler em tardes tranquilas, tomando um chá, para apreciar cada capítulo.

Não sou mãe, mas por gostar e acompanhar a anos a Fernanda, comprei o livro e não me arrependi. Levarei comigo os conselhos dados ao longo das páginas para usá-los na minha vez, quando for conhecer e desfrutar da maternidade.

Apenas uma observação para quem ainda não leu: o livro não é denso, os textos não são muito longos e muitas páginas do livro são preenchidas apenas com desenhos..etc. Para alguém isso pode ser um defeito, para outros, pode ser uma qualidade. Eu leio livros bem densos, mas parar e apreciar essa leitura mais rápida me fez bem. Recomendo a experiência.

daday :) 10/01/2023

indispensável
É um livro voltado para o público de mamães. não sei como, mas tenho livro em casa e resolvi dar uma lida, no início achei que fosse sobre outra temática, mas quando vi que era sobre maternidade eu quis ler.
eu amei a forma como a autora fez uma analogia das fases de desenvolvimento dos bebês com as estações, e mostra que a maternidade não é bem o conto de fadas que as eedes socais mostram. também amei que a cada capítulo ela deixava bem claro a necessidade de pedir ajuda dos Céus, e assim foi sábia e contou suas experiências para outra pessoas.
Importante lembrar que cada fase de um bebê é única, por mais difícil que seja, um momento vai passar e sentiremos falta. Quando li não percebi que não sabia o quão é importante ter uma rede de apoio para a casa que acabou de ter novos moradores. só penso na minha tia que está esperando um bebê e no quanto poderei dar um suporte para ela nesse momento tão especial e de descobertas.
simplesmente, muito necessário ??.

Yasmim 16/12/2022

LINDO!
Terminei em 2h, comprei pra dar de presente a uma amiga que teve bebê, fui dar uma lida e acabei me apaixonando. Não sou mãe ainda mas me encantei com o livro. ?

Thalyta 06/12/2022

Consolo
Esse livro é um abraço para as mães recém nascidas rsrs
Chorei em algumas partes e em outras me senti recebendo certa esperança!
Por aqui é mais difícil as mulheres mais velhas me confortarem emocionalmente pela situação difícil sem dizer q ainda vai piorar ou coisa parecida kkk
A maternidade faz vc se sentir mal por n conseguir de doar os 100% ou mais e esse livro é um consolo pra mãe e mostra tbm q não é preciso dar conta de tudo e com tanta pressa. Cada estação traz e leva coisas diferentes e apenas temos que vive-las sem tanto sofrimento por achar que aquele tempo vai ser pra sempre( com certeza n será kk)

ps: Amo acompanhar a Fernanda??

vica 25/11/2022

Uma obra de arte
Tenho um total de zero filhos e mesmo assim corri pra comprar esse livro. Sempre fui rodeada por crianças pequenas, sou a prima mais velha, sou a irmã mais velha de dois, então consegui visualizar claramente cada estação que a Fer descreveu com tanta sensibilidade e aprendizados.

A autora te abraça com palavras acolhedoras e com a sua experiência nos mostra a importância de centralizar Deus, mesmo nessa fase da maternidade.

Além de trazer esperança, de que apesar dos dias difíceis, cada estação vale a pena ser vivida, principalmente porque elas passam. O projeto gráfico é lindo, cheio de referências ao nome do livro, a capa é uma das mais lindas da minha estante.

No começo do livro a Fer disse que sentiu falta de um material que de fato abraçasse as mães, e eu tenho certeza que ela conseguiu criar um presente e tanto pra quem está vivendo essa fase. Quando eu for mamãe, sem dúvida esse livro será relido.

Carine 08/11/2022

Realidade e leveza
Assim como os outros livros da Fernanda Witwitzky, esse parece uma conversa sincera e acolhedora. Não sou mãe, mas a temática maternidade muito me interessa e esse livro apesar de apresentar informações e dicas importantes para as mamães, acredito que é muito mais um abraço.
A realidade da maternidade é apresentada com leveza. As dores, os perrengues e as angústias são retratados com sensibilidade e esperança.

Lua 07/11/2022

Leitura leve e importante
Fernanda aborda o primeiro ano da maternidade de maneira leve, simples e pessoal. Toca no coração de cada mãe, da dicas valiosas. Vale a pena a leitura.

Thalia.Vicente 25/10/2022

Comecei esse livro só por estar gostando da escrita da Fernanda, já li os outros dois. Mesmo não tendo filhos foi uma leitura muito leve e edificadora, a forma como ela utilizou dos perrengues para mostrar que no final fica tudo bem é muito lindo de ver.

ffernandaprates 25/09/2022

Leitura necessária! Por muitas vezes me vi perdida dentro da maternidade e saber que há pessoas que passam pelo mesmo processo que eu foi um tanto reconfortante. E essa leitura foi uma forma de conduzir minha maternidade dentro de uma visão espiritual.. na qual me fortaleceu e me deu novas pesperctivas. ?

Byanca.Magnus 05/09/2022

Um abraço materno.
Acredito que quando se é mãe de primeira viagem esse livro serve como um abraço, tem dicas, conselhos e relatos que eu não sabia que precisava. Vi que teve quem deixou de ler por questões religiosas, a autora faz inúmeras referências bíblicas e citações de versículos mas pra mim serviu como exemplo de gratidão, mesmo não sendo crente, as vezes só o fato de sermos gratas por tão pouco em dias tão ruins podem mudar toda nossa perspectiva encima das verdadeiras dificuldades da maternidade! ??

Talita.Wondracek 03/08/2022

meu Deus
comecei lendo quando minha bebê tinha 2 meses e eu achava que minha vida tinha acabado e se tornado um ciclo de: dá mamá, arrota, troca fralda, faz dormir e repete pra sempre. comecei em lágrimas.
terminei quando minha filha tinha 7 meses, dormia a noite toda sozinha no seu quartinho, se alimenta bem e tem se desenvolvido perfeitamente. a vida ficou mais leve. terminei em lágrimas. esse livro me abraçou do começo ao fim.

leticiagussao 30/07/2022

Mesmo não sendo mãe me senti tocada!
Acompanho a Fernanda desde o seu começo na internet quando o vídeo do nascimento dos gêmeos viralizou. Ler As Primeiras Quatro Estações foi uma revelação incrível do que ela não transpareceu nas redes sociais durante o crescimento dos bebês.

Analisando o público-alvo do livro, que são as mães, possui um conteúdo riquíssimo e muito válido. Acredito que para as mães lerem um livro que aborda sobre a realidade que elas viveram, vivem e viverão é muito acolhedor. Gostei bastante também dos ganchos que a autora faz com sua visão cristã. São insights que estão extremamente ligados ao dia a dia da maternidade.

O mais engraçado é que mesmo não sendo mãe pude desfrutar de muitos conselhos e orientações que são aplicáveis na minha vida hoje: sendo estudante do ensino médio, tendo 16 anos e namorando há 3 anos. Se você está em dúvida de ler por conta do seu estágio de vida, não tenha medo!

Depois de finalizar esse livro minha admiração pela Fernanda só aumentou e meu desejo de ser mãe daqui uns anos também.

Mariana 30/06/2022

As primeiras quatro estações
Leitura rápida e de muito aprendizado. Me identifiquei com várias situações e peguei muitas dicas para o futuro.