Ester na Casa da Pérsia

Ester na Casa da Pérsia Emilio Garofalo Neto

Resenhas - Ester na casa da Pérsia

Fernanda 13/01/2022

Um deleite ?
Nunca havia tido contato com um estudo tão belo sobre Ester. A Ester, que também é Hadassa... mesmo que uma Hadassa escondida.

É sobre as dores e as delícias que vivemos aqui, na casa da Pérsia; debaixo de governos muitas vezes injustos e assistindo a tudo como se Deus não estivesse lá... (Mas ele está).

Além disso, há o lembrete implícito: Lembre da sua identidade em Cristo. Aprenda com os erros alheios e etc...

Eu amei desde as notas introdutórias às notinhas de rodapé (admito, também ri muito com essas últimas).

Foi o primeiro livro do Emílio que eu li, apesar de já ter ouvido seus sermões.

Uma benção poder ler isso aqui.

paulafreire 18/01/2022

surpreendente!
longe de ser mais um resumo expositivo histórico do livro de Ester, o pastor Emílio, com sua sabedoria e franqueza, nos leva a refletir sobre o nosso presente, nossa postura, nosso legado, nosso testemunho cristão.

revi conceitos antigos sobre essa história tão rica (e ainda hoje pouco esclarecida) e abri meus olhos para vários aprendizados necessários à minha vida.

a história não é apenas sobre Ester, ou sobre Modercai, ou sobre Assuero... é sobre você, sobre mim, sobre a vitória de Cristo por nós e sobre seu retorno triunfal à Terra para nos levar para a tão esperada glória eterna!

leia e reveja o que você já aprendeu sobre esse momento marcante, doloroso e especial dos judeus (e se sinta parte da história deles).

Laryssa7 02/03/2023

Gostei muito da escrita, fluída e até rolava umas ironias rs mas trazem muitos princípios importantes pra nossa vida relacionado a história de Ester na Casa da Pérsia como o autor chama, no começo ele trouxe uma perspectiva diferente de alguns pontos, mas vale super a pena a leitura ??

Victoria 07/02/2024

Me apaixonei por esse livro
É uma leitura bastante detalhada do livro de Ester, mas escrita de uma forma tão fluída que parece que o Emílio está sentado na sua frente lhe explicando a bíblia, acrescentando alguns dados históricos, exemplos e reflexões. Eu amei demais, ainda mais porque essa leitura veio pra mim em um período em que eu literalmente precisava aprender a lidar melhor com "a vida cristã no exílio secular" em que vivemos. É um ótimo livro sobre um tema muito necessário, no qual o autor consegue trazer conclusões específicas e esperançosas sobre esse cenário, com um toque de ironia em diversas partes, o que deixa a leitura ainda melhor. Fiz várias marcações e sei que provavelmente vou precisar voltar nelas de vez em quando, a história de Ester é antiga e conhecida, mas essa releitura é atual e essencial para abrir nossa mente.

Evy 22/02/2022

Que perspectiva
Eu amo a história de Ester, mas confesso que antes de ler Ester na casa da Pérsia ainda tinha uma visão romântica dos fatos.

Emílio me levou aprofundar sobre quem era Ester e Mardoqueu, suas falhas e seus acertos, suas fidelidades a Deus e seus deslizes, mostrou que Ester não era uma heroína era gente como a gente!

Super recomendo a leitura, ela é profunda, trás riqueza histórica e teológica.

Foi uma leitura que me enriqueceu bastante!

Carla Gracy Tavares 24/02/2022

Tesouros escondidos.
Esse livro nos leva a mergulhar e refletir na nossa vida cristã como peregrina nessa terra, nos faz analisar quanto ao nosso posicionamento, a dar uma basta em algumas situações, a se decidir, não pensando apenas no seu bem estar, mas de todo uma nação.
Deus agiu de forma escondida dessa história. Ao mesmo tempo escondido e presente.

Rayane 18/01/2023

Maravilhoso!
Emilio tem o dom de pregar e escrever com excelência. Já escutei inúmeros sermões dele e dessa vez resolvi aproveitar uma promoção e finalmente ler um livro desse magnífico pregador.

E que grata surpresa! Nessa obra, o autor conversa com o leitor e mostra, com uma linguagem simples e divertida, tudo o que se pode extrair do livro de Ester.

O mais legal do livro, é que ele não é cansativo, cheio de versículos e citações, não, parece realmente um diálogo, como se fosse uma pregação transcrita.

Confesso que antes, eu possuía uma visão romântica do livro, sem compreender com profundidade o que de fato se passou lá. Como o próprio autor afirma: "A gente tende a querer classificar as pessoas como heróis e vilões. E Ester, assim como tantos outros, resiste a essa classificação simplista".

Profundo, mas fácil de ler, com ótimas referências e bom senso de humor, uma excelente leitura.

Bell 30/04/2023

Que leitura maravilhosa e edificante!!
Nunca tinha visto o livro de Ester dessa forma, na verdade eu não dava a devida importância ao livro de Ester.
Emílio me levou a várias reflexões sobre minha vida, me identifiquei com Ester, Mordecai e até mesmo com Hamã rsrs como somos limitados!
Mas Deus é infinitamente bom!!

Como diz Barry Webb:

?O livro de Ester é de fato uma vestimenta festiva, uma veste para usar quando nos sentirmos estonteados, de novo, com alguma forma inesperada que Deus nos resgatou, e estivermos prontos para celebrar. Mas também é uma veste para usar quando as forças armadas contra nós parecerem todo-poderosas, quando rir pode ser a única forma de ficar são [...] É nos vestirmos com a verdade de que Deus é soberano, e ser lembrados de que ele é sempre conosco, mesmo quando parece ausente, e que nada vai impedir seus propósitos. Vestir o livro de Ester é afirmar que Deus é nosso redentor, e partilhar a risada do céu?.

"Como a gente fica? Às vezes, a gente fica semeando e chorando. Às vezes, a gente fica como quem sonha com a boca cheia de riso. Às vezes, a gente se veste de pano de saco e cinzas. E, às vezes, a gente faz festa e celebra. E vai alternando. O livro de Ester é acerca disso."

Deus é bom o tempo todo! ?

Cris 23/04/2022

Que livro maravilhoso! Eu já conhecia a história de Ester, judia que vivia na Pérsia de Assueiro, já tinha feito um estudo sobre o livro, mas essa leitura ampliou muito a minha visão teológica e bíblica sobre a história. Recomendo muito.

Bruna 02/02/2023

Simplesmente incrível!!!!

Trouxe uma exposição bíblica e perspectiva muito rica acerca do Livro de Ester (que nunca tinha visto/lido em canto nenhum hahah)!

O autor faz uma relação maravilhosa de todo o Livro/vida de Ester e do povo de Deus com nossa vida cristã no mundo secular em que vivemos. Dentre tantas lições valiosas e reflexões edificantes que podemos tirar com essa leitura, destaco algumas delas: a importância de afirmarmos nossa identidade e não nos assimilarmos na ?Pérsia? secular que vivemos, como Deus age mesmo quando parece que Ele não está agindo- por diversas vezes Ele age de forma escondida na nossa história; escondido, mas ao mesmo tempo presente. E que Ele pode usar as más intenções dos inimigos para avançar Seus planos redentivos. E no final de tudo isso, haverá o triunfo da casa de Deus sobre a casa da Pérsia.

Não lerei mais a história de Ester da mesma forma. Que eu possa sempre me lembrar que assim como Ester e Mordecai, faço parte do povo de Deus, algo muito maior do que eu!

Jheyssyka 17/02/2024

Descortinando a história
O que falar desse livro, só gratidão ao Emílio pela brilhante escrita. Ester era uma história de princesa da Disney, história essa que nada se parecia comigo (antes de ler o livro do Emílio, rs), hoje, Ester é uma das minhas histórias favoritas, Emílio revelou a verdadeira Ester, aquela que muito se parece conosco, aquela que vivia na Pérsia....
Não vou falar mais, só leiam.....

Hosana 13/04/2023

Uma história que aponta para Cristo
Emílio trouxe a muitos(inclusive eu)uma nova perspectiva da história da Ester, muitas vezes dita como heroína mas que na verdade é uma pecadora (redimida pela graça) _ como todos nós, e sua história se olhada dessa maneira tem muito mais beleza pois nos aponta ao Deus que trabalha no silêncio, ao Cristo que venceu nossas batalhas na cruz _ apesar de nossos insistentes pecados.

Gabriela 31/07/2022

Estamos na casa da Pérsia...
Estamos na casa da Pérsia, distantes de nossa terra, de nosso lar celestial, mas não é por isso que devemos nos envolver com as coisas da Pérsia, com as coisas do mundo. O autor explica, de forma excelente, fatos ocorridos no livro de Ester, incluindo informações externas que não contém na bíblia, enriquecendo nosso conhecimento. Confesso que foi um baque pra mim deixar de ver Ester como aquela princesinha obediente e cheia de qualidades (que aprendemos desde sempre), mas ainda bem que existe na bíblia alguém parecido comigo, uma mulher pecadora, que se envolveu com as coisas da Pérsia, escondeu a sua identidade, mas mesmo assim, Deus a usou de forma maravilhosa para o engrandecimento do Seu nome. Sério, leia esse livro, super indico, marcou a minha trajetória cristã e enriqueceu o meu conhecimento sobre a palavra de Deus.

maressaneves 16/08/2022

Sempre achei que sabia a história de Ester...
Mas descobri coisas tão reveladoras e que me fizeram olhar para Ester de forma tão mais humana e atual, gente como agente sabe?
Amei demais o paralelo com a vida cristã nos dias de hoje e indico demais a leitura! Sensacional!!!

Alyne.Scarpioni 27/09/2021

uma exposição belíssima sobre o livro de ester e a comparação com os dias atuais de exílio do povo de Deus. vale muito a pena a leitura, inclusive em pequenos grupos ou discipulados.