O último caso de Sherlock Holmes

O último caso de Sherlock Holmes Arthur Conan Doyle

Resenhas - O último caso de Sherlock Holmes

Matt 25/07/2022

Péssimo, repetitivo...
Diferente de outros livros da série que li, esse contém varias histórias curtas. Por algum motivo esse tipo de formato já não me agrada, e para piorar, as narrativas se parecem bastante. Chega um ponto que a leitura fica exaustiva de tão semelhantes que os contos são.

Matheus 21/07/2022

Melhor livro do ano... só que não! :/
Livro ?: O Último Caso de SH
Autor ?: Arthur Conan Doyle
Faixa etária ?: +12
Nota ?: 2?

Decepcionante, entediante e irrecomendável; "O Último Caso de Sherlock Holmes" foi uma ida ao fundo do poço depois de 9 livros e me trouxe um misto de tédio e raiva por esperar algo muito maior de um último livro.

A obra de Arthur Conan Doyle traz uma sequência dos sete últimos casos do detetive Sherlock Holmes depois que retornou de sua aposentadoria, segue abaixo o nome dos casos:

(1) A aventura de Wisteria Lodge, (2)a aventura dos planos do Bruce-Partington (3)a aventura do pé-de-diabo, (4) a aventura do círculo vermelho, (5) o desaparecimento de Lady Frances Carfax, (6) a aventura do detetive moribundo, (7) o último caso de Sherlock Holmes.

É com grande tristeza que devo dizer: Não gostei. O mês de Julho estava apenas com leituras favoritadas, mas esse livro não foi nada disso, pelo contrário, foi um mar de sentimentos negativos.

Ele se mostrou confuso e repetitivo frente aos outros casos do detetive Sherlock Holmes, além de vários trechos problemáticos racistas que ficam explícitos ao longo do livro. Apenas dois casos tiveram minha concentração total e ainda assim não foram tudo isso.

E agora vamos falar sobre outra coisa: o último caso. Eu achei uma ideia criativa colocá-lo na mesma linha do tempo da Primeira Guerra Mundial, mas ele se mostrou muito fácil, simplório e mal-desenvolvido. Podia muito bem ser um caso difícil, interessante e que marcasse a vida do leitor (tudo que "O Cão dos Baskerville" foi para mim) e não foi nada disso.

Não vou me estender muito falando mal desse livro, afinal o livro também não é tão grande assim e é o que ajuda no momento de tomar fôlego, fiquei extremamente triste com essa decepção.

Não recomendo esse livro para leitores, mas se um dia tiver vontade de conhecer mais sobre o detetive Sherlock Holmes eu dou duas dicas: (1) ler apenas dois ou três livros pequenos, afinal ler todos é "fogo" (desculpa a expressão), ou (2) assistir a série Sherlock, afinal é muito divertida e viciante.

Obrigado por lerem até aqui .)
ChielleK8 22/07/2022minha estante
Nossa, não lembro de quando li, mas é uma pena que você não tenha gostado :/

Matheus 23/07/2022minha estante
É :/ esperava mais depois é 8 livros (A edição da Principis é a segunda que mais tem livros)

Matheus 23/07/2022minha estante
*de

julia 08/07/2022

não acredito que acabou!!!! adoro o sherlock e o watson, gostei muito de alguns casos mas achei o último meio raso, esperava um pouco mais por ser o último sabe?? mas esse livro foi ótimo

Bruna3772 15/03/2022

O último livro de Sherlock e confesso que me decepcionei como nunca em um livro , Sherlock é tão bem construído com casos incríveis e maravilhosos.
Com casos complexos e desfecho incríveis que mostram como a mente brilhando e magnífica dele funciona, os 7 primeiros contos até que são ?ok?
O último caso foi decepção pura , não ouve mistério, crime , investigação , apenas um diálogo sem contexto e uma despedida sem emoção , sem sentimento algum , sem aquele ar de Sherlock , como se não tivesse fim.
Foi uma despedida triste por não ter sido boa e não pq acabou.

calebsrodrigues 07/03/2022

A despedida do maior de todos!
Um dos últimos livros de contos das aventuras de Sherlock e Watson. A qualidade das histórias do Conan Doyle, como sempre, dispensam comentários. Contudo, os contos desse livro são um pouco mais sucintos e sem grandes reviravoltas, como em outros livros. Mesmo assim, cada conto é misterioso e instigante, e, ainda, possui um "tom" de despedida, sendo impossível não se emocionar com a conversa final entre Sherlock e Watson.

A aventura de Wisteria Lodge - 4
A Aventura dos planos de Bruce-Partington - 5
A aventura do pé-do-diabo - 4
A aventura do círculo vermelho - 4
O desaparecimento de Lady Frances - 5
A aventura do detetive moribundo - 5
O último caso - 5
Gabriela Peres 19/03/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado! Traduzi dois dos contos deste livro ? Os planos de Bruce-Partington e O desaparecimento de Lady Frances ? e são os meus preferidos dessa leva. Realmente não tem como não se emocionar com a conversa final entre os dois :)

calebsrodrigues 19/03/2022minha estante
Que demais saber disso! As traduções dessa coleção da principis estão maravilhosas. Parabéns pelo trabalho de vocês :)

Gabriela Peres 20/03/2022minha estante
Obrigada

Gisa 21/02/2022

Ok
O livro é bom. Tem contos bem desenvolvidos, na mesma linha dos outros. Mas deixa a desejar. O último conto é meio sem pé nem cabeça, nem de longe encerra a carreira majestosa de Sherlock como deveria. Os outros contos são ok, mas um personagem como esse merecia um livro de encerramento com contos melhores do que "ok".

lauvwxyz 17/02/2022

o maior da indústria!
o jeito que o sherlock sempre faz tudo pra conseguir o que quer, amo a persistência e a resiliência dele. um ótimo livro, mas um estudo em vermelho ainda está como meu favorito.

bels 20/01/2022

Me decepcionei um pouco com este livro. Os últimos casos de Sherlock não foram nem de longe memoráveis e o último caso dele foi muito mal desenvolvido.

Camilly 17/11/2021

Nao achei nem de longe o melhor livro da saga. Alguns casos ficaram bem confusos e não deu aquela ideia de despedida. Mesmo assim não deixa de ser incrível em tudo o que o Sherlock passa. De longe um dos melhores personagens de ficção

Caio.Davantel 01/11/2021

Quase no fim!
Mais uma coletânea de contos magníficos do grande Sherlock Holmes. O livro tem o título de "o último caso", no entanto, ainda não é encerrada as histórias desse ícone da literatura. Os contos são mais uma vez muito interessantes e que nunca deixam de te surpreender. Me pergunto até onde vai a imaginação e a genialidade de Conan Doyle, pois todos os livros mantiveram a mesma linha de apresentação. Penúltimo livro deste grande personagem, e que tenho o prazer de ler. Incrível!