O último caso de Sherlock Holmes

O último caso de Sherlock Holmes Arthur Conan Doyle

Resenhas - O último caso de Sherlock Holmes

Alexandra.Helmer 24/02/2024

Então,
Achei que iria gostar mais do que gostei verdadeiramente.
Descobri que prefiro muito mais os romances do que os contos, mas esses em específico não me agradaram tanto quanto gostaria.

Talvez eles fossem feitos para se ler um de cada vez e não como um livro só? Talvez

Resolução muito rápida para um romance e muito longa para um conto pra mim

Stt4nlez 05/02/2024

Razoável
Amo as histórias de Sherlock Holmes mas esse livro real me decepcionou no final. Eu li ele aguardando ansiosamente pela última história, onde Sherlock Holmes ajudaria na guerra, mas... Foi muito mal desenvolvido. É um clássico, é verdade, mas não vou medir palavras em falar sobre.
Acho que dessas a minha história favorita foi a Aventura do Detetive Moribundo. Eu realmente gostei muito dela pois achei meio diferente, então não vou dizer que esse livro foi péssimo. Foi razoável. Acho que o que estragou foi o final.

Kah Diniz 20/07/2023

Arthur Conan Doyle não prometia nada e entregava tudo com essas aventuras. Quanto mais eu lia, mais inveja sentia do Watson, por poder participar de todas as aventuras com Holmes.

Gabriel 08/03/2023

A Marvel do século XIX
Enquanto eu lia eu só pensava "será que Martin Scorsese consideraria que os contos de Sherlock Holmes, tão exaltado na literatura inglesa, não é literatura?". Assim como os filmes da Marvel, Sherlock Holmes é puro entretenimento, e não por isso se deve considerar que não seja literatura... Não tem nada de profundo que nos chame a reflexão e não levo em conta a parte técnica que ambos são ricos. Os filmes da Marvel são sim cinema, Sherlock Holmes é sim literatura! Valeria um artigo refletindo toda a ideia de Eagleton sobre o que é literatura, relacionar com as ideias de Scorsese do que é cinema etc etc.

~leh 09/02/2023

O último caso de Sherlock Holmes
??????????

Arthur Conan Doyle e o seu personagem mais famoso

Vocabulário perfeito

Me lembra muito o estilo de Agatha Christie (no sentido do desfecho)

Sete capítulos. Sete casos diferentes. A mesma pessoa resolvendo.

Julia 02/02/2023

Um Adeus Singelo
Gostei dos contos, dos mistérios, mas não chegam a ser tão bons, na minha opinião, quanto os de "A Volta de Sherlock Holmes", senti que o autor, com esse livro, tinha a intenção apenas de mostrar pra onde estava caminhando o encerramento dos personagens. O "Último Caso" foi breve e bem diferente do padrão, achei que foi um fim singelo mas acredito que deve ter sido significativo na época, já que aparentemente foi escrito durante a primeira guerra.

Quando acabei senti imediatamente saudades, como se tivesse me despedindo de amigos íntimos. Os livros de Sherlock Holmes tem um lugar especial no meu coração e com certeza vou reler.
Thay262 05/02/2023minha estante
Concordo plenamente e assino em baixo ??
O fim se passar na primeira guerra é significativo pro contexto da época. Sei que no geral o Conan só continuou as histórias por pressão do público e por grana, não se engajando tanto no enredo. Mas realmente a criação desses personagens e suas personalidades são únicas, quando terminei também deu um aperto do coração. Os casos tem uns bons outros ruins, mas o Sherlock e Watson é oque faz essa coleção de 9 livros serem tão apaixonantes, talvez por isso exista tanta adaptações deles dois, pois não importa tanto o enredo se a dupla é maravilhosa.

Natasha.Louredo 19/01/2023

O Adeus de Sherlock Holmes
O livro ?O Último Caso de Sherlock Holmes? é uma coletânea de contos de várias épocas da vida do detetive.

É uma coletânea pequena, de fácil leitura e todos os contos me agradaram. Ainda fico impressionada com a forma com que ele desvenda os casos apenas com observações e a partir destas, deduzindo praticamente tudo o que aconteceu.

E, apesar de todos os contos serem ótimos mistérios, o que mais me agradou foi "O Desaparecimento de Lady Frances Carfax", o fato de Holmes ter deixado passar uma observação valiosíssima para desvendar o caso e isso quase ter custado a morte da vítima, fazendo dele mais humano e nos mostrando que até mesmo o Sherlock Holmes comente deslizes, e nas palavras do próprio Holmes: "Só pode ser como um exemplo daquele eclipse temporário a que até mesmo a mais equilibrada das mentes pode estar sujeita. Deslizes como esse são comuns a todos os mortais e grandioso é aquele que é capaz de reconhecê-los e consertá-los."

mariaprocacino 03/01/2023

O último caso.
O livro contém vários casos de Sherlock Holmes, mas eu achei eles mal desenvolvidos, era como se a solução estivesse muito fácil, o autor não desenvolveu muito. Porém o livro é uma leitura bem rápida e com personagens que muitos já conhecem e gostam.

Lupi 21/12/2022

S-lock lover
Como ele é tão perfeito.
Não poderia expressar o quanto eu amo essa saga, todos os casos, a amizade dele com o Watson e como eu fico atenta, tentando desvendar o mistério antes dele.

Alexia192 12/12/2022

Várias histórias...
Honestamente ando preferindo livros que contam as histórias de forma comprada ultimamente. Mas não musa o fato de tbm gostar dos unitários.

Carolline 13/08/2022

Meio decepcionante
Pra mim o Sherlock Holmes sempre foi um homem de personalidade forte, determinado. Mas nesse livro eu sinto que ele perde um pouco da sua essência, fica dependente das pessoas. Algo que ele não ?acredita? tanto eu diria. Esse foi o último livro da coleção mas não achei que a história dele pudesse terminar desse jeito. Esperava mais.

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 06/08/2022

Uma ótima leitura para sair da ressaca
A obra é uma seleção de contos, os quais mostram os trabalhos dos detetives pouco antes da aposentadoria. Ambos estão mais velhos e cansados, porém apenas fisicamente, já que a mente e a percepção estão mais afiadas do que nunca.

Mantendo a tradição, todos os contos são narrados pelo ângulo de Watson, exceto pelo último, o qual está em terceira pessoa. Mesmo com essa diferença, não achei ruim a experiência de leitura, pois foi uma bela forma de dar fechamento às aventuras da dupla, deixando Watson brilhar como um dos protagonistas.

Além disso, como ambos estão mais velhos, percebi que se entenderam ao longo da carreira. O que foi perfeito para o desfecho do último conto, literalmente, o "adeus'' dessa dupla que ganhou meu coração de leitora. Terminei com certa nostalgia das aventuras e dos personagens.

De modo geral, foi uma boa experiência, que concluí devagar, pelo simples motivo de querer ficar mais tempo com eles e apreciar lentamente suas últimas aventuras. Recomendo a leitura, especialmente se você gosta de mistérios mais clássicos com uma pegada leve e sem gatilhos.

site: https://mundinhodahanna.blogspot.com/2022/08/o-ultimo-caso-de-sherlock-holmes-arthur.html

Charlieb612 31/07/2022

Casos emocionantes, apesar de curtos
Aqui temos 7 contos de vários casos de Sherlock Holmes, alguns com situações que, para mim, já se tornaram até previsíveis por conta da quantidade de obras que já consumi dele em toda a minha vida, de forma que não me surpreendo totalmente com as respostas óbvias para casos que aparentam ser sobrenaturais

Em um dos contos havia uma personagem com o meu nome (apesar de ser a vítima do mistério, pelo menos tinha uma certa relevância para o compreendimento da resolução do caso)

Mais um combo de histórias do Holmes pra minha lista, e que eu adorei, claro

Matt 25/07/2022

Péssimo, repetitivo...
Diferente de outros livros da série que li, esse contém varias histórias curtas. Por algum motivo esse tipo de formato já não me agrada, e para piorar, as narrativas se parecem bastante. Chega um ponto que a leitura fica exaustiva de tão semelhantes que os contos são.