O último caso de Sherlock Holmes

O último caso de Sherlock Holmes Arthur Conan Doyle

Resenhas - O último caso de Sherlock Holmes

calebsrodrigues 07/03/2022

A despedida do maior de todos!
Um dos últimos livros de contos das aventuras de Sherlock e Watson. A qualidade das histórias do Conan Doyle, como sempre, dispensam comentários. Contudo, os contos desse livro são um pouco mais sucintos e sem grandes reviravoltas, como em outros livros. Mesmo assim, cada conto é misterioso e instigante, e, ainda, possui um "tom" de despedida, sendo impossível não se emocionar com a conversa final entre Sherlock e Watson.

A aventura de Wisteria Lodge - 4
A Aventura dos planos de Bruce-Partington - 5
A aventura do pé-do-diabo - 4
A aventura do círculo vermelho - 4
O desaparecimento de Lady Frances - 5
A aventura do detetive moribundo - 5
O último caso - 5
Gabriela Peres 19/03/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado! Traduzi dois dos contos deste livro ? Os planos de Bruce-Partington e O desaparecimento de Lady Frances ? e são os meus preferidos dessa leva. Realmente não tem como não se emocionar com a conversa final entre os dois :)

calebsrodrigues 19/03/2022minha estante
Que demais saber disso! As traduções dessa coleção da principis estão maravilhosas. Parabéns pelo trabalho de vocês :)

Gabriela Peres 20/03/2022minha estante
Obrigada

Matheus 21/07/2022

Melhor livro do ano... só que não! :/
Livro ?: O Último Caso de SH
Autor ?: Arthur Conan Doyle
Faixa etária ?: +12
Nota ?: 2?

Decepcionante, entediante e irrecomendável; "O Último Caso de Sherlock Holmes" foi uma ida ao fundo do poço depois de 9 livros e me trouxe um misto de tédio e raiva por esperar algo muito maior de um último livro.

A obra de Arthur Conan Doyle traz uma sequência dos sete últimos casos do detetive Sherlock Holmes depois que retornou de sua aposentadoria, segue abaixo o nome dos casos:

(1) A aventura de Wisteria Lodge, (2)a aventura dos planos do Bruce-Partington (3)a aventura do pé-de-diabo, (4) a aventura do círculo vermelho, (5) o desaparecimento de Lady Frances Carfax, (6) a aventura do detetive moribundo, (7) o último caso de Sherlock Holmes.

É com grande tristeza que devo dizer: Não gostei. O mês de Julho estava apenas com leituras favoritadas, mas esse livro não foi nada disso, pelo contrário, foi um mar de sentimentos negativos.

Ele se mostrou confuso e repetitivo frente aos outros casos do detetive Sherlock Holmes, além de vários trechos problemáticos racistas que ficam explícitos ao longo do livro. Apenas dois casos tiveram minha concentração total e ainda assim não foram tudo isso.

E agora vamos falar sobre outra coisa: o último caso. Eu achei uma ideia criativa colocá-lo na mesma linha do tempo da Primeira Guerra Mundial, mas ele se mostrou muito fácil, simplório e mal-desenvolvido. Podia muito bem ser um caso difícil, interessante e que marcasse a vida do leitor (tudo que "O Cão dos Baskerville" foi para mim) e não foi nada disso.

Não vou me estender muito falando mal desse livro, afinal o livro também não é tão grande assim e é o que ajuda no momento de tomar fôlego, fiquei extremamente triste com essa decepção.

Não recomendo esse livro para leitores, mas se um dia tiver vontade de conhecer mais sobre o detetive Sherlock Holmes eu dou duas dicas: (1) ler apenas dois ou três livros pequenos, afinal ler todos é "fogo" (desculpa a expressão), ou (2) assistir a série Sherlock, afinal é muito divertida e viciante.

Obrigado por lerem até aqui .)
ChielleK8 22/07/2022minha estante
Nossa, não lembro de quando li, mas é uma pena que você não tenha gostado :/

Matheus 23/07/2022minha estante
É :/ esperava mais depois é 8 livros (A edição da Principis é a segunda que mais tem livros)

Matheus 23/07/2022minha estante
*de

Julia 02/02/2023

Um Adeus Singelo
Gostei dos contos, dos mistérios, mas não chegam a ser tão bons, na minha opinião, quanto os de "A Volta de Sherlock Holmes", senti que o autor, com esse livro, tinha a intenção apenas de mostrar pra onde estava caminhando o encerramento dos personagens. O "Último Caso" foi breve e bem diferente do padrão, achei que foi um fim singelo mas acredito que deve ter sido significativo na época, já que aparentemente foi escrito durante a primeira guerra.

Quando acabei senti imediatamente saudades, como se tivesse me despedindo de amigos íntimos. Os livros de Sherlock Holmes tem um lugar especial no meu coração e com certeza vou reler.
Thay262 05/02/2023minha estante
Concordo plenamente e assino em baixo ??
O fim se passar na primeira guerra é significativo pro contexto da época. Sei que no geral o Conan só continuou as histórias por pressão do público e por grana, não se engajando tanto no enredo. Mas realmente a criação desses personagens e suas personalidades são únicas, quando terminei também deu um aperto do coração. Os casos tem uns bons outros ruins, mas o Sherlock e Watson é oque faz essa coleção de 9 livros serem tão apaixonantes, talvez por isso exista tanta adaptações deles dois, pois não importa tanto o enredo se a dupla é maravilhosa.

Caio.Davantel 01/11/2021

Quase no fim!
Mais uma coletânea de contos magníficos do grande Sherlock Holmes. O livro tem o título de "o último caso", no entanto, ainda não é encerrada as histórias desse ícone da literatura. Os contos são mais uma vez muito interessantes e que nunca deixam de te surpreender. Me pergunto até onde vai a imaginação e a genialidade de Conan Doyle, pois todos os livros mantiveram a mesma linha de apresentação. Penúltimo livro deste grande personagem, e que tenho o prazer de ler. Incrível!

Camilly 17/11/2021

Nao achei nem de longe o melhor livro da saga. Alguns casos ficaram bem confusos e não deu aquela ideia de despedida. Mesmo assim não deixa de ser incrível em tudo o que o Sherlock passa. De longe um dos melhores personagens de ficção

bels 20/01/2022

Me decepcionei um pouco com este livro. Os últimos casos de Sherlock não foram nem de longe memoráveis e o último caso dele foi muito mal desenvolvido.

lauvwxyz 17/02/2022

o maior da indústria!
o jeito que o sherlock sempre faz tudo pra conseguir o que quer, amo a persistência e a resiliência dele. um ótimo livro, mas um estudo em vermelho ainda está como meu favorito.

Gisa 21/02/2022

Ok
O livro é bom. Tem contos bem desenvolvidos, na mesma linha dos outros. Mas deixa a desejar. O último conto é meio sem pé nem cabeça, nem de longe encerra a carreira majestosa de Sherlock como deveria. Os outros contos são ok, mas um personagem como esse merecia um livro de encerramento com contos melhores do que "ok".

Bruna3772 15/03/2022

O último livro de Sherlock e confesso que me decepcionei como nunca em um livro , Sherlock é tão bem construído com casos incríveis e maravilhosos.
Com casos complexos e desfecho incríveis que mostram como a mente brilhando e magnífica dele funciona, os 7 primeiros contos até que são ?ok?
O último caso foi decepção pura , não ouve mistério, crime , investigação , apenas um diálogo sem contexto e uma despedida sem emoção , sem sentimento algum , sem aquele ar de Sherlock , como se não tivesse fim.
Foi uma despedida triste por não ter sido boa e não pq acabou.

julia 08/07/2022

não acredito que acabou!!!! adoro o sherlock e o watson, gostei muito de alguns casos mas achei o último meio raso, esperava um pouco mais por ser o último sabe?? mas esse livro foi ótimo

Matt 25/07/2022

Péssimo, repetitivo...
Diferente de outros livros da série que li, esse contém varias histórias curtas. Por algum motivo esse tipo de formato já não me agrada, e para piorar, as narrativas se parecem bastante. Chega um ponto que a leitura fica exaustiva de tão semelhantes que os contos são.

Charlieb612 31/07/2022

Casos emocionantes, apesar de curtos
Aqui temos 7 contos de vários casos de Sherlock Holmes, alguns com situações que, para mim, já se tornaram até previsíveis por conta da quantidade de obras que já consumi dele em toda a minha vida, de forma que não me surpreendo totalmente com as respostas óbvias para casos que aparentam ser sobrenaturais

Em um dos contos havia uma personagem com o meu nome (apesar de ser a vítima do mistério, pelo menos tinha uma certa relevância para o compreendimento da resolução do caso)

Mais um combo de histórias do Holmes pra minha lista, e que eu adorei, claro

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 06/08/2022

Uma ótima leitura para sair da ressaca
A obra é uma seleção de contos, os quais mostram os trabalhos dos detetives pouco antes da aposentadoria. Ambos estão mais velhos e cansados, porém apenas fisicamente, já que a mente e a percepção estão mais afiadas do que nunca.

Mantendo a tradição, todos os contos são narrados pelo ângulo de Watson, exceto pelo último, o qual está em terceira pessoa. Mesmo com essa diferença, não achei ruim a experiência de leitura, pois foi uma bela forma de dar fechamento às aventuras da dupla, deixando Watson brilhar como um dos protagonistas.

Além disso, como ambos estão mais velhos, percebi que se entenderam ao longo da carreira. O que foi perfeito para o desfecho do último conto, literalmente, o "adeus'' dessa dupla que ganhou meu coração de leitora. Terminei com certa nostalgia das aventuras e dos personagens.

De modo geral, foi uma boa experiência, que concluí devagar, pelo simples motivo de querer ficar mais tempo com eles e apreciar lentamente suas últimas aventuras. Recomendo a leitura, especialmente se você gosta de mistérios mais clássicos com uma pegada leve e sem gatilhos.

site: https://mundinhodahanna.blogspot.com/2022/08/o-ultimo-caso-de-sherlock-holmes-arthur.html

Carolline 13/08/2022

Meio decepcionante
Pra mim o Sherlock Holmes sempre foi um homem de personalidade forte, determinado. Mas nesse livro eu sinto que ele perde um pouco da sua essência, fica dependente das pessoas. Algo que ele não ?acredita? tanto eu diria. Esse foi o último livro da coleção mas não achei que a história dele pudesse terminar desse jeito. Esperava mais.

Alexia192 12/12/2022

Várias histórias...
Honestamente ando preferindo livros que contam as histórias de forma comprada ultimamente. Mas não musa o fato de tbm gostar dos unitários.