Gostaria que você estivesse aqui Fernando Scheller

Resenhas - Gostaria que você estivesse aqui

Juju 13/02/2022

Gostaria que você estivesse aqui
Foi difícil eu me apegar a esse livro e entendê-lo. Mas depois que isso aconteceu, a leitura passou num piscar de olhos. Conhecer "melhor os anos 80" através de uma ficção foi experiência bem interessante.

Dri Stone 06/02/2022

As histórias de vidas que se entrelaçam
O livro é gostoso de ler, com uma narrativa fluida e confortável que faz você querer seguir adiante e ir conhecendo os caminhos seguidos pelos personagens que crescem diante dos seus olhos. As histórias se entrelaçam com maestria pq o autor tem um jeito bom de conduzir cada personagem, não deixando a narrativa se tornar cansativa. O carinho e torcida vai crescendo pelos personagens e é tão bom ler livros assim..
só acho que alguns desfechos poderiam ter sido melhor desenvolvidos mas em suma o livro é muito bom.

Claudia.Correia 02/02/2022

Gostaria que você estivesse aqui
Inácio, Selma, César, Baby e seu Rosalvo. Cinco vidas, cinco histórias entrelaçadas na década de 80 na cidade maravilhosa.
Desigualdade social, homossexualidade, AIDS, o nascimento do rock nacional entre outros temas abordados pelo autor Fernando Scheller nessas cinco histórias. O amor e a dor de cada personagem são narradas com uma sensibilidade que me emocionou. Cada personagem tem um pouco de cada um de nós e o autor foi ímpar nos sentimentos dessa trama. Leitura que flui, não consegui largá-lo até chegar ao fim.

Sandra216 30/01/2022

Gostaria que você estivesse aqui
Livro com escrita envolvente, daquelas que você sempre quer ler mais um pouquinho. Narra a história de cinco pessoas muito diferentes entre si e constrói a interligação entre elas de uma maneira muito interessante. E descreve muito bem as vivências de uma época muito marcante. Interessante pra quem viveu nessa época, pois estimula a memória e avaliação de fatos muito importantes da história e da própria vivência de cada um. E também para quem não viveu essa época, permitindo compreender um pouco mais a nossa história.

Ahta_Cristina 26/01/2022

Mergulho nos anos 80
Achei que o livro ia ser algo meio meloso, mas me surpreendi, a escrita é suave, você consegue ler tranquilamente, a forma como é narrado achei muito peculiar, sempre transitando entre um e outro. A parte que eu mais adorei no livro foi a descrição do encontro com a morte que um dos personagens teve.
O livro também retrata que muita coisa melhorou (em questão de preconceito), porém no que tange a pobreza, continua igual e que as facções sempre foram um problema nas favelas do Rio (estado onde se passa a história), mesmo os anos 80 aparentando ser uma época onde as coisas eram "melhores" mesmo não tendo tanta tecnologia, parece que o convívio com as pessoas era real e não artificial e supérfluo como é hoje em dia.

Kaue Garcia 25/01/2022

Uma saga linda de amor e música
Demorei para ler este livro talvez pq soubesse que precisava me preparar para o que leria! Histórias lindas, emocionantes, personagens fortes e muito bem construídos que tem em comum além da música, a necessidade grande de lutarem por suas batalhas internas! Apenas leiam porque o livro é incrível! Ansioso para ler o outro livro do autor ainda este ano

camilavitoria_ 24/01/2022

me surpreendeu bastante! em algum momento da vida quando li sobre ele pela primeira vez eu guardei a informação de que eram histórias que aconteciam no rio de janeiro, mas não me aprofundei na sinopse e me surpreendi com a conexão das histórias e os temas fortes. gostei bastante da escrita e me emocionou.

Juli 19/01/2022

Rio
Achei uma livro de fácil leitura, e me senti tentada a continuar ler

Achei que alguns personagens foram mal aproveitados

Também me fez chorar em algumas partes

Isabele.Veras 15/01/2022

Gostaria Que Você Estivesse Aqui
Um livro de um autor brasileiro que se passa no Rio de Janeiro na década de 80. O livro é separado em 3 partes, de 80 à 82, de 83 à 86 e de 87 à 89. O livro é contado na visão de cada personagem sendo eles: Inácio, Baby (menina que o Inácio é apaixonado), César (melhor amigo do Inácio), Selma (mãe de César) e Rosalvo (um senhor de Minas que foi p RJ atras de vingança. O livro em si tem muitas falhas, achei a escrita dele nada contínua pois quando sai da visão de um personagem para o outro, meses ja tem se passado, deixando assim muitas questões em aberto. Confesso que foi o primeiro livro de autor brasileiro que eu li (fora os clássicos) e sinceramente não achei essas coisas todas... É uma leitura boa, abrange muito sobre o início da Aids, mas ao mesmo tempo ele deixa muito em aberto a questão da vingança do Rosalvo. Creio que o autor falhou um pouco nessa separação ao dar mais importância a uns personagens do que a outros.

Rusinha 13/01/2022

Intenso. Joga luz em momentos de nossa história como humanidade que são poucos explorados e que precisam ser vistos, pensados e repensados para que não se repita a forma como tratamos os demais seres humanos.

maria 12/01/2022

se teve algo que aprendi enquanto lia "gostaria que você estivesse aqui" foi: não crie expectativas.

comecei a leitura animada, pronta para embarcar no rio de janeiro em 1980. infelizmente, durante a leitura ambos estes aspectos me soavam tão irrelevantes e nem sempre conversavam com o pensamento dos personagens, quase como se o autor tivesse cometido certos anacronismos.

outro ponto que preciso ressaltar é como passei todo o livro sentindo falta de algo, mas não sei falar o que é. quase todos os aspectos do livro são forçados, o enrolar da história, a escrita e até mesmo os personagens! estes não tem a complexidade necessária para haver uma conexão e uma compaixão por eles. acho possível que eu sinta essa insignificância pelos 5 protagonistas por conta do espaçamento da história, que ao tentar abordar toda a década de 1980, omite muitos acontecimentos importante na vida dos personagens e tornam-se apenas comentários pontuais que impedem uma conexão por parte do leitor.

me dói fazer uma resenha tão negativa, mas ao decorrer das páginas só me apareciam mais e mais críticas. pelo menos a capa é bonita!
Juliene.Cecilia 09/02/2022minha estante
Concordo, Maria! O escritor pecou em várias partes, contraditórias, sem nexo. Sofrido de ler rs